Promover a diversidade e inclusão nas empresas é uma tarefa que requer mudança de hábitos e pensamentos. Assim como a comunicação inclusiva!
Por isso, não adianta que a organização cumpra apenas a lei de cotas e contrate pessoas com deficiência, ela deve ir além.
Ou seja, ter um espaço físico adequado para receber esses profissionais, ter condições de trabalho adequadas e trabalhar ativamente na promoção de uma comunicação mais inclusiva.
Logo, a comunicação inclusiva torna-se um elemento importante para promover a inclusão de pessoas com deficiência dentro da organização.
Neste artigo você vai aprender tudo sobre o assunto, como colocá-la em prática e qual a importância dessa comunicação dentro das empresas.
Veja os tópicos que serão abordados:
- O que é a comunicação inclusiva?
- Principais características de uma comunicação acessível
- Inclusão pela comunicação no Brasil
- Qual a importância da comunicação inclusiva?
- Principais impactos da comunicação inclusiva nas organizações
- Como colocar em prática a comunicação inclusiva na empresa?
Quer saber mais? Continue acompanhando!
O que é a comunicação inclusiva?
A comunicação inclusiva nas organizações diz respeito ao processo de eliminar barreiras na comunicação entre as pessoas que fazem parte da empresa.
Principalmente em situações em que é preciso solicitar alguma informação, pedir ajuda ou explicar alguma coisa que foi questionada.
Dessa forma, as empresas precisam garantir que a comunicação ocorra de forma clara e objetiva, pois assim, o colaborador com deficiência consegue ter mais autonomia no seu dia a dia e reduz a rotatividade de profissionais PCD.
Portanto, uma comunicação inclusiva ocorre quando ela possibilita que todos possam compreender a mensagem que está sendo passada. Assim, ela utiliza:
- Linguagem de amplo entendimento: a linguagem utilizada na mensagem não exclui as pessoas de baixa escolaridade ou que não conheçam outros idiomas;
- Utiliza corretamente as terminologias;
- Traz representatividade e não reproduz estereótipos;
- Dá voz a diversidade.
Principais características de uma comunicação acessível
Como vimos, a comunicação acessível é aquela que pode ser compreendida por qualquer pessoa independente do seu grau de escolaridade, posição hierárquica, etc.
Assim, a pessoa que se preocupa com a acessibilidade da comunicação, é aquela que fala de forma clara, coerente, simples e direta.
Além disso, para ser considerada como acessível, o emissor da mensagem deve se preocupar ainda com os seguintes fatores:
- Saber qual a melhor forma para enviar a mensagem (áudio, texto, vídeo, etc);
- Inclusão de pessoas diversas;
- Simplicidade na comunicação.
Inclusão pela comunicação no Brasil
A inclusão de pessoas com deficiência em empresas brasileiras começou a partir da Lei de Cotas (lei nº 8.213/91) onde diz que:
Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:
I – até 200 empregados……………………………………………………………………………….2%;
II – de 201 a 500…………………………………………………………………………………………3%;
III – de 501 a 1.000……………………………………………………………………………………..4%;
IV – de 1.001 em diante. ……………………………………………………………………………..5%.
V – (VETADO).
A partir disso, as empresas passaram a ser obrigadas a realizar a contratação de pessoas com deficiência. Porém, a inclusão vai além disso.
No ambiente digital, os conteúdos produzidos não são acessíveis a todas pessoas da população, pois não são utilizadas todas as ferramentas de acessibilidade.
Ou seja, a inclusão pela comunicação deve levar em consideração todos os formatos e recursos para que todos tenham acesso às informações.
Qual a importância da comunicação inclusiva?
Todas as pessoas têm o direito à comunicação. E esse direito é garantido através de uma comunicação acessível.
As empresas devem ir além do que a lei determina, como a contratação de PCD, por exemplo. É necessário ter um ambiente adequado para incluir esses profissionais nas rotinas da organização.
Portanto, uma comunicação acessível é importante para incluir todos os grupos de pessoas que fazem parte da empresa ou de um grupo social.
Assim, essas pessoas terão seus direitos básicos garantidos e passam a se sentir parte de um grupo da sociedade. E isso melhora a auto-estima e engajamento dos indivíduos.
Por que se faz tão necessário?
Conseguir uma vaga de trabalho no mercado brasileiro não é uma tarefa simples, principalmente para os PCD.
Segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,4% das pessoas acima de 2 anos de idade possuem algum tipo de deficiência, o que representa 17,3 milhões de pessoas.
Ainda segundo o IBGE, a inclusão de PCD no mercado de trabalho é um obstáculo ainda maior.
Pois 68% das pessoas com deficiência não possuem escolaridade completa para poder ingressar no mercado de trabalho e apenas 28,3% possuem idade para trabalhar (acima de 14 anos de idade).
Portanto, quando uma pessoa com deficiência consegue ingressar no mundo corporativo, é extremamente importante que a organização se preocupe com a inclusão desse profissional nas rotinas do dia a dia.
Assim, as empresas precisam promover um ambiente acessível, além de treinamentos e capacitação para que o profissional consiga realizar suas atividades.
Além disso, é necessário utilizar uma linguagem acessível para que o colaborador compreenda o que está sendo dito e o que ele precisa fazer.
Através dessas ações, o profissional consegue realizar suas atividades e crescer profissionalmente, diminuindo a rotatividade dos colaboradores.
Principais impactos da comunicação inclusiva nas organizações
É importante dizer que, através de uma comunicação assertiva, as organizações têm muito a ganhar, pois, isso ajuda a otimizar a produtividade dos colaboradores e a empresa consegue expandir os seus negócios.
Por isso, vamos ver quais as principais vantagens que a comunicação inclusiva pode gerar para as organizações. Acompanhe!
Gerar consciência organizacional
Adotar medidas mais inclusivas nas empresas é uma forma de gerar maior consciência organizacional dos colaboradores.
Desse modo, os líderes precisam apoiar a diversidade da equipe para que o clima dentro da empresa seja leve e descontraído.
Além disso, é importante mostrar à equipe o que a organização tem feito para contratar pessoas com deficiência e qual a forma correta de se comunicar com elas. A diversidade e inclusão também é um meio de fortalecer a imagem da empresa no mercado.
Forma equipes mais criativas e produtivas
Ao ter uma equipe mais diversificada, a empresa consegue proporcionar novas experiências aos colaboradores, assim é possível melhorar a convivência entre os membros da equipe e melhorar a troca de ideias.
Dessa forma, é possível que a empresa tenha uma equipe mais criativa que pensa “fora da caixa”. Esse novo modelo de equipe, também impacta a rotina do dia a dia, que se torna mais produtiva e agradável.
Além disso, adotar a comunicação mais acessível, faz com que a organização crie um ambiente onde é possível desenvolver as habilidades dos indivíduos, aumentando a produtividade da equipe como um todo.
Aumenta a competitividade do negócio no mercado
A partir do momento que a gestão corporativa passa a compreender a importância de cada funcionário, incluindo as pessoas com deficiência, ela pode obter melhores resultados e lucros.
Isso acontece pois, a comunicação acessível favorece a competitividade da empresa e é possível atrair e reter novos talentos dentro da organização.
Além disso, adotar a acessibilidade na comunicação, fortalece a imagem da empresa no mercado. Pois, não são todas as empresas que estão abertas a quebrar os paradigmas em que acreditam.
Dessa forma, a empresa se diferencia dos concorrentes no mercado e demonstra que se preocupa e respeita o próximo, independente da sua condição física.
Como colocar em prática a comunicação inclusiva na empresa?
Como vimos até agora, é extremamente importante que as empresas adotem uma comunicação inclusiva para que todos consumidores e funcionários compreendam a mensagem que está sendo passada.
Além disso, as empresas também precisam se preocupar em ter uma comunicação digital inclusiva, assim, os consumidores conseguem entender o que está sendo dito no meio digital.
Por isso, vamos ver quais ações as organizações devem adotar para colocar em prática a comunicação inclusiva.
Realize workshops
Uma das formas de promover a comunicação inclusiva entre as equipe é através de workshops.
Nesses eventos, os colaboradores terão acesso a informações sobre o que é inclusão na empresa, qual a forma correta de se comunicar com as pessoas, entre outros.
Dessa forma, os colaboradores terão os conhecimentos necessários para evitar casos de preconceito e discriminação com os outros funcionários. Pois, a educação é a base para a mudança de comportamentos.
Contrate pessoas com deficiência e coloque-as nos debates sobre comunicação
É importante que a empresa crie espaços onde seja possível conversar sobre diversidade e que haja troca de informações.
Nesses momentos de bate-papo, é possível dar voz aos diversos tipos de funcionários e incluí-los nas discussões.
Assim é possível ter diferentes percepções sobre o assunto e identificar possíveis problemas que os colaboradores estejam enfrentando no dia a dia.
Importante ressaltar que, cada funcionário com deficiência, exige diferentes níveis de acessibilidade. Portanto, a organização deve incluí-los no processo de planejamento para entender a necessidade de cada um.
Evite ao máximo o capacitismo
O capacitismo corresponde a discriminação, opressão ou ao abuso de alguma pessoa com deficiencia. Isso inclui termos pejorativos e falta de acessibilidade aos locais públicos.
Além disso, a pessoa com deficiência não deve ser tratada como heroína e guerreira, por fazer suas atividades do dia a dia.
Ou seja, é necessário que não se fale apenas da condição física da pessoa com deficiência, mas sim, o que ela representa para além disso, isto é, seus talentos, sua representatividade, etc.
A sociedade no geral, deve tratar os PCD como pessoas comuns e não lembrar deles somente em datas comemorativas ou em situações trágicas.
Utilize da descrição de imagens
O instagram é uma das redes sociais mais populares atualmente e a sua principal forma de comunicação é por meio de imagens e vídeos.
Porém, essa forma de comunicação pode se tornar uma barreira para as mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil.
Para fazer a inclusão desse grupo de pessoas no instagram, em outras redes sociais e até em sites, é necessário descrever as imagens.
O texto alternativo ou “texto alt” é utilizado para descrever as imagens para as pessoas com deficiência visual que utilizam os leitores de tela.
Para fazer a descrição é precisa se atentar aos seguintes pontos:
- Escrever as palavras corretamente;
- Não iniciar a descrição com “imagem de…”;
- Fazer uma descrição breve;
- O alt text não deve ser o mesmo da legenda.
Além disso, o texto alternativo é um recurso que contribui para o conteúdo do site ter melhor posicionamento no google, por isso, ele deve ser utilizado de forma correta.
Utilize legenda em Libras
Para que a comunicação inclusiva seja eficiente, ela deve levar em consideração as características de cada indivíduo.
Por isso, é preciso estar atento ao consumo de vídeos por pessoas que possuem deficiência auditiva. Nesses casos, o ideal é utilizar as legendas descritivas ou interpretação em libras.
Assim, é possível garantir que todos tenham acesso a filmes, séries, vídeos no youtube, entre outros conteúdos disponíveis na internet.
Tenha ferramentas e empresas para te auxiliar nesse processo
Algumas empresas podem não ter os recursos próprios adequados para colocar em prática a comunicação inclusiva.
Dessa forma, se torna necessário contratar profissionais especializados, como tradutores de libras, intérpretes, etc.
Além disso, também é importante tornar a empresa mais acessível com rampas, banheiros para pessoas com deficiência, sinalização em braile, entre outros.
Conclusão
Promover a comunicação inclusiva nas empresas e na sociedade, é garantir o acesso à informação, conscientizar a população sobre a diversidade e dar espaço para que as pessoas possam discutir sobre esse assunto.
Incluir uma comunicação assertiva na empresa é uma forma de garantir bons resultados e maiores lucros para a organização.
Além disso, uma empresa mais inclusiva demonstra que se preocupa, respeita e confia nas pessoas com deficiência.
Por isso, se a sua empresa já contrata profissionais com deficiência mas não se preocupa com a comunicação inclusiva, é hora de mudar esse pensamento.
A verdadeira inclusão é quando todos têm acesso às mesmas informações e são respeitadas mesmo diante de suas diferenças.
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