Comunicação digital: descubra como potencializar!
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Time Pontotel 17 de abril de 2024 Gestão de Pessoas

Comunicação digital: estratégias e competências para o sucesso empresarial

Descubra como implementar uma comunicação digital na sua empresa e conheça a importância dela para agilizar os processos organizacionais.

Imagem de Comunicação digital: estratégias e competências para o sucesso empresarial

O sucesso do processo de comunicação de uma empresa é decisivo para que ela atue estrategicamente no mercado e obtenha resultados satisfatórios. A comunicação digital é um método que pode contribuir nesse caminho. 

Por meio da comunicação digital, a empresa consegue utilizar canais para agilizar o compartilhamento de informações, a troca de informações e o acesso a conteúdos relevantes por parte do público-alvo. 

Uma pesquisa realizada pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) revelou que, para 83% das empresas, a comunicação digital ampara e orienta as decisões do negócio. 

Sabendo da importância e da diferença que uma boa comunicação proporciona à empresa, este artigo abordará os seguintes assuntos sobre o tema:

Quer saber mais sobre como deve funcionar a comunicação digital na rotina da sua empresa? Então, acompanhe este conteúdo e tenha uma boa leitura. 

O que é comunicação digital?

A comunicação digital se refere a um método de troca de informações utilizando ferramentas tecnológicas. 

O principal objetivo da comunicação digital é agilizar o processo de comunicação, expandindo o alcance e os meios pelos quais a transmissão de informação se faz necessária.

O processo que envolve a era digital utiliza canais tecnológicos como e-mails, aplicativos de mensagens, sites, softwares de videochamada e outros. A adoção de uma comunicação digital traz maior flexibilidade e alcance na troca de informações. 

Qual a importância da comunicação digital nas empresas?

Uma mulher usando seu smartphone com ícones sociais

A comunicação digital no mundo contemporâneo é uma ferramenta essencial em uma sociedade que exige decisões muitas vezes instantâneas. 

Com uma troca de informações e conteúdos mais rápida, a empresa pode tomar decisões mais estratégicas e assertivas. A seguir, é possível conferir alguns pontos que mostram a importância da comunicação digital.

Ampliação de visibilidade e alcance

A comunicação digital garante uma ampliação da visibilidade e do alcance da informação. Isso porque, com ferramentas tecnológicas, é possível envolver indivíduos de lugares distintos instantaneamente, independentemente da distância física. 

Além disso, a informação pode ser replicada nos mais variados canais de comunicação, como blogs, redes sociais, sites, newsletters, e-mail marketing, etc., potencializando as chances de ampliação do alcance da mensagem que a empresa deseja passar. 

Agilidade na transmissão de mensagens

A comunicação digital agiliza a transmissão de mensagens, uma vez que diversas ferramentas tecnológicas neste método oferecem a troca de informações em tempo real. 

Aplicativos como o WhatsApp, por exemplo, permitem que as pessoas se comuniquem a qualquer hora e lugar. Deste modo, independentemente do modelo de trabalho, presencial, semipresencial ou teletrabalho, o processo de comunicação fica mais fácil e rápido. 

Assim, a empresa consegue agir com rapidez na correção de erros ou na definição de objetivos e prioridades em todos os momentos. 

Fortalecimento da imagem corporativa

O fortalecimento da imagem corporativa da empresa no mercado depende de uma boa comunicação digital.

Neste sentido, as ferramentas tecnológicas contribuem para a organização ter uma presença constante online, envolvendo-se diretamente com o cliente de forma mais próxima, por meio de blogs, sites e redes sociais. 

A comunicação digital permite também que sejam criados conteúdos relevantes e de qualidade, como artigos, infográficos, vídeos e outros, aproximando a empresa do seu público-alvo e afirmando a credibilidade e a imagem da empresa no setor. 

Facilitação da comunicação interna

Com a comunicação digital, a comunicação interna se torna mais rápida e eficaz, contribuindo com a integração dos setores e o trabalho em equipe, já que é mais fácil alinhar as tarefas e atividades utilizando ferramentas de comunicação instantâneas. 

A comunicação interna é facilitada com o uso de novas tecnologias, pois o acesso às informações se torna mais simples e móvel, permitindo que colaboradores, até em trabalho remoto, contribuam com o trabalho e se comuniquem instantaneamente com os colegas.

Quais são as estratégias eficazes para uma boa comunicação digital?

Uma boa comunicação digital exige da empresa estratégias eficazes que de fato a façam aproveitar com maior eficácia todas as ferramentas e facilidades que esse método pode oferecer. 

Sendo assim, a seguir, confira as principais estratégias de uma comunicação digital assertiva. 

Produção de conteúdo claro e relevante

Uma boa comunicação digital depende da produção de conteúdo claro e relevante sobre a empresa, os serviços e os produtos que ela tem a oferecer. Esses materiais podem criar relevância para a marca no mercado, engajando e atraindo o público-alvo. 

Conteúdos claros e relevantes auxiliam a uma aproximação do cliente com a marca, motivando o público a se envolver com o que é publicado pela empresa e incentivando-o a interagir e compartilhar os conteúdos. 

De acordo com uma pesquisa de 2021, realizada pelo Data Reportal, 83,5% dos brasileiros usam a internet para procurar alguma informação, o que demonstra a importância das empresas produzirem conteúdos relevantes. 

Uso de chatbots e Inteligência Artificial (IA)

O uso de chatbots e IA pode contribuir para que o processo de comunicação digital atinja seus objetivos mais rapidamente. Isso porque a IA, com seus sistemas e softwares, oferece um controle completo das atividades, com uma gestão de dados em tempo real. 

Já com os chatbots, a empresa pode criar uma forma instantânea de interação com os clientes para tirar dúvidas, atender demandas e resolver problemas, com processos automatizados que atendam as necessidades do cliente a qualquer hora do dia.

Segundo um estudo da IBM, mais de 41% das empresas no Brasil utilizam na sua rotina alguma ferramenta baseada em IA. 

Linguagem respeitosa e inclusiva

Para a comunicação digital dar certo, a empresa precisa ter preocupação com a linguagem utilizada. 

Isso significa que a organização deve criar processos inclusivos e respeitosos, para que todos os setores e profissionais possam participar e se envolver com essa nova realidade. Devidamente alinhados, eles terão maior facilidade para se comunicar com os clientes. 

Por meio de uma comunicação digital eficiente, os colaboradores ficam mais engajados e dispostos a atingir os objetivos propostos, já que estarão devidamente alinhados com as demandas que eles devem atender. 

Quais competências são essenciais para que um profissional alcance uma comunicação digital efetiva?

Duas pessoas sentadas à mesa com laptops

A implementação da comunicação digital efetiva exige que os profissionais envolvidos neste processo possuam algumas competências para facilitar uma visão analítica do negócio, aliada a uma habilidade de lidar com novas tecnologias. 

Conheça algumas destas competências essenciais.

Habilidade em tecnologias emergentes

O mercado atual exige um conhecimento profissional por parte dos colaboradores em relação às novidades do setor em que atuam. 

Para o uso de uma comunicação digital, é essencial que os gestores tenham habilidade em tecnologias emergentes, como IA, Big Data, Internet das Coisas e outras tecnologias. 

Essa habilidade em lidar com a inovação contribui para que a comunicação digital se torne uma cultura da empresa, criando incentivos para os colaboradores utilizarem-na e ajudarem a empresa a se tornar mais ágil nas suas ações. 

Adaptabilidade e aprendizado contínuo

A comunicação digital transforma o burocrático em tecnológico e estratégico. 

Entretanto, para que essa implementação seja efetiva, é primordial uma disposição a se adaptar às mudanças, com propensão para um aprendizado contínuo em meio às novidades e tecnologias emergentes do mercado. 

Quando a empresa abre as portas para a inovação e é mais flexível com o uso de novas tecnologias, ela tem mais chances de se tornar competitiva no mercado e alcançar seus objetivos mais rapidamente.

Pensamento analítico

O pensamento analítico aparece como outra competência importante para a gestão da comunicação digital. O gestor com pensamento analítico tem grande preocupação com a comunicação e integração das pessoas em torno dos objetivos da empresa. 

A propósito, o gestor analítico é aquele que consegue organizar as informações com base em dados concretos para então amparar as tomadas de decisões, agindo de maneira mais estratégica e assertiva. 

Conclusão 

A comunicação digital é parte integrante do mundo contemporâneo, entregando aos gestores ferramentas tecnológicas para que os processos se tornem mais ágeis, estratégicos e eficientes. 

Por meio dela, a empresa consegue expandir a troca de informações através de canais que fazem a mensagem chegar instantaneamente ao público-alvo.

Porém, é essencial criar estratégias para a comunicação digital alcançar seus objetivos. Para isso, é importante focar na criação de conteúdos relevantes e o uso de novas tecnologias, e ter como prioridade uma comunicação clara e inclusiva. 

Além disso, é importante conhecer as competências necessárias para implementá-la, conforme mencionado no artigo. 

Assim, o investimento em uma comunicação digital eficiente pode fortalecer a imagem da empresa no mercado.

Já adotou ferramentas para evoluir na comunicação digital da sua empresa? Se gostou deste conteúdo, acesse o blog Pontotel e leia mais artigos como este.

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