O sucesso do processo de comunicação de uma empresa é decisivo para que ela atue estrategicamente no mercado e obtenha resultados satisfatórios. A comunicação digital é um método que pode contribuir nesse caminho.
Por meio da comunicação digital, a empresa consegue utilizar canais para agilizar o compartilhamento de informações, a troca de informações e o acesso a conteúdos relevantes por parte do público-alvo.
Uma pesquisa realizada pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) revelou que, para 83% das empresas, a comunicação digital ampara e orienta as decisões do negócio.
Sabendo da importância e da diferença que uma boa comunicação proporciona à empresa, este artigo abordará os seguintes assuntos sobre o tema:
- O que é comunicação digital?
- Qual a importância da comunicação digital nas empresas?
- Quais são as estratégias eficazes para uma boa comunicação digital?
- Quais competências são essenciais para que um profissional alcance uma comunicação digital efetiva?
Quer saber mais sobre como deve funcionar a comunicação digital na rotina da sua empresa? Então, acompanhe este conteúdo e tenha uma boa leitura.
O que é comunicação digital?
A comunicação digital se refere a um método de troca de informações utilizando ferramentas tecnológicas.
O principal objetivo da comunicação digital é agilizar o processo de comunicação, expandindo o alcance e os meios pelos quais a transmissão de informação se faz necessária.
O processo que envolve a era digital utiliza canais tecnológicos como e-mails, aplicativos de mensagens, sites, softwares de videochamada e outros. A adoção de uma comunicação digital traz maior flexibilidade e alcance na troca de informações.
Qual a importância da comunicação digital nas empresas?
A comunicação digital no mundo contemporâneo é uma ferramenta essencial em uma sociedade que exige decisões muitas vezes instantâneas.
Com uma troca de informações e conteúdos mais rápida, a empresa pode tomar decisões mais estratégicas e assertivas. A seguir, é possível conferir alguns pontos que mostram a importância da comunicação digital.
Ampliação de visibilidade e alcance
A comunicação digital garante uma ampliação da visibilidade e do alcance da informação. Isso porque, com ferramentas tecnológicas, é possível envolver indivíduos de lugares distintos instantaneamente, independentemente da distância física.
Além disso, a informação pode ser replicada nos mais variados canais de comunicação, como blogs, redes sociais, sites, newsletters, e-mail marketing, etc., potencializando as chances de ampliação do alcance da mensagem que a empresa deseja passar.
Agilidade na transmissão de mensagens
A comunicação digital agiliza a transmissão de mensagens, uma vez que diversas ferramentas tecnológicas neste método oferecem a troca de informações em tempo real.
Aplicativos como o WhatsApp, por exemplo, permitem que as pessoas se comuniquem a qualquer hora e lugar. Deste modo, independentemente do modelo de trabalho, presencial, semipresencial ou teletrabalho, o processo de comunicação fica mais fácil e rápido.
Assim, a empresa consegue agir com rapidez na correção de erros ou na definição de objetivos e prioridades em todos os momentos.
Fortalecimento da imagem corporativa
O fortalecimento da imagem corporativa da empresa no mercado depende de uma boa comunicação digital.
Neste sentido, as ferramentas tecnológicas contribuem para a organização ter uma presença constante online, envolvendo-se diretamente com o cliente de forma mais próxima, por meio de blogs, sites e redes sociais.
A comunicação digital permite também que sejam criados conteúdos relevantes e de qualidade, como artigos, infográficos, vídeos e outros, aproximando a empresa do seu público-alvo e afirmando a credibilidade e a imagem da empresa no setor.
Facilitação da comunicação interna
Com a comunicação digital, a comunicação interna se torna mais rápida e eficaz, contribuindo com a integração dos setores e o trabalho em equipe, já que é mais fácil alinhar as tarefas e atividades utilizando ferramentas de comunicação instantâneas.
A comunicação interna é facilitada com o uso de novas tecnologias, pois o acesso às informações se torna mais simples e móvel, permitindo que colaboradores, até em trabalho remoto, contribuam com o trabalho e se comuniquem instantaneamente com os colegas.
Quais são as estratégias eficazes para uma boa comunicação digital?
Uma boa comunicação digital exige da empresa estratégias eficazes que de fato a façam aproveitar com maior eficácia todas as ferramentas e facilidades que esse método pode oferecer.
Sendo assim, a seguir, confira as principais estratégias de uma comunicação digital assertiva.
Produção de conteúdo claro e relevante
Uma boa comunicação digital depende da produção de conteúdo claro e relevante sobre a empresa, os serviços e os produtos que ela tem a oferecer. Esses materiais podem criar relevância para a marca no mercado, engajando e atraindo o público-alvo.
Conteúdos claros e relevantes auxiliam a uma aproximação do cliente com a marca, motivando o público a se envolver com o que é publicado pela empresa e incentivando-o a interagir e compartilhar os conteúdos.
De acordo com uma pesquisa de 2021, realizada pelo Data Reportal, 83,5% dos brasileiros usam a internet para procurar alguma informação, o que demonstra a importância das empresas produzirem conteúdos relevantes.
Uso de chatbots e Inteligência Artificial (IA)
O uso de chatbots e IA pode contribuir para que o processo de comunicação digital atinja seus objetivos mais rapidamente. Isso porque a IA, com seus sistemas e softwares, oferece um controle completo das atividades, com uma gestão de dados em tempo real.
Já com os chatbots, a empresa pode criar uma forma instantânea de interação com os clientes para tirar dúvidas, atender demandas e resolver problemas, com processos automatizados que atendam as necessidades do cliente a qualquer hora do dia.
Segundo um estudo da IBM, mais de 41% das empresas no Brasil utilizam na sua rotina alguma ferramenta baseada em IA.
Linguagem respeitosa e inclusiva
Para a comunicação digital dar certo, a empresa precisa ter preocupação com a linguagem utilizada.
Isso significa que a organização deve criar processos inclusivos e respeitosos, para que todos os setores e profissionais possam participar e se envolver com essa nova realidade. Devidamente alinhados, eles terão maior facilidade para se comunicar com os clientes.
Por meio de uma comunicação digital eficiente, os colaboradores ficam mais engajados e dispostos a atingir os objetivos propostos, já que estarão devidamente alinhados com as demandas que eles devem atender.
Quais competências são essenciais para que um profissional alcance uma comunicação digital efetiva?
A implementação da comunicação digital efetiva exige que os profissionais envolvidos neste processo possuam algumas competências para facilitar uma visão analítica do negócio, aliada a uma habilidade de lidar com novas tecnologias.
Conheça algumas destas competências essenciais.
Habilidade em tecnologias emergentes
O mercado atual exige um conhecimento profissional por parte dos colaboradores em relação às novidades do setor em que atuam.
Para o uso de uma comunicação digital, é essencial que os gestores tenham habilidade em tecnologias emergentes, como IA, Big Data, Internet das Coisas e outras tecnologias.
Essa habilidade em lidar com a inovação contribui para que a comunicação digital se torne uma cultura da empresa, criando incentivos para os colaboradores utilizarem-na e ajudarem a empresa a se tornar mais ágil nas suas ações.
Adaptabilidade e aprendizado contínuo
A comunicação digital transforma o burocrático em tecnológico e estratégico.
Entretanto, para que essa implementação seja efetiva, é primordial uma disposição a se adaptar às mudanças, com propensão para um aprendizado contínuo em meio às novidades e tecnologias emergentes do mercado.
Quando a empresa abre as portas para a inovação e é mais flexível com o uso de novas tecnologias, ela tem mais chances de se tornar competitiva no mercado e alcançar seus objetivos mais rapidamente.
Pensamento analítico
O pensamento analítico aparece como outra competência importante para a gestão da comunicação digital. O gestor com pensamento analítico tem grande preocupação com a comunicação e integração das pessoas em torno dos objetivos da empresa.
A propósito, o gestor analítico é aquele que consegue organizar as informações com base em dados concretos para então amparar as tomadas de decisões, agindo de maneira mais estratégica e assertiva.
Conclusão
A comunicação digital é parte integrante do mundo contemporâneo, entregando aos gestores ferramentas tecnológicas para que os processos se tornem mais ágeis, estratégicos e eficientes.
Por meio dela, a empresa consegue expandir a troca de informações através de canais que fazem a mensagem chegar instantaneamente ao público-alvo.
Porém, é essencial criar estratégias para a comunicação digital alcançar seus objetivos. Para isso, é importante focar na criação de conteúdos relevantes e o uso de novas tecnologias, e ter como prioridade uma comunicação clara e inclusiva.
Além disso, é importante conhecer as competências necessárias para implementá-la, conforme mencionado no artigo.
Assim, o investimento em uma comunicação digital eficiente pode fortalecer a imagem da empresa no mercado.
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