Comunicar-se bem é uma habilidade de extrema importância para toda liderança, pois isso proporciona uma relação mais efetiva com colegas de trabalho, superiores e clientes. Por isso, cada vez mais as empresas buscam por profissionais que consigam manter uma comunicação de alta performance.
Ter uma boa comunicação é essencial para evitar erros, retrabalhos e repetição constante de informações. Essa habilidade é considerada um recurso importante para garantir o sucesso da empresa e, por isso, é importante que toda gestão conheça as melhores técnicas para aprimorar a comunicação.
Para ajudar a implantar uma comunicação de alta performance na sua empresa, este texto irá apresentar os seguintes tópicos:
- O que é a comunicação de alta performance?
- Qual é a importância da comunicação de alta performance?
- Quais são os pilares da comunicação de alta performance?
- Quais são as vantagens competitivas de empresas com comunicação de alta performance?
- Como implementar a comunicação de alta performance?
- Habilidades de liderança que contribuem para a comunicação de alta performance
- Quais são os desafios na busca pela comunicação de alta performance?
Aproveite o conteúdo!
O que é a comunicação de alta performance?
A comunicação de alta performance é a capacidade de realizar a troca de informações de forma eficiente, clara e objetiva. É um processo que exige o uso de várias habilidades comunicativas, como escuta ativa, empatia e expressão clara de ideias, bem como a capacidade de fazer a gestão de conflitos.
Essa habilidade tem como princípios o entendimento mútuo, a promoção à colaboração e a redução de mal-entendidos, com o intuito de maximizar o impacto das mensagens transmitidas. Uma parte do sucesso das equipes e organizações depende da capacidade de implementar uma comunicação de alta performance.
Qual é a importância da comunicação de alta performance?
Uma comunicação de alta performance é importante, principalmente nas empresas, pois promove a eficiência, a colaboração e a obtenção dos resultados desejados. Isso porque uma boa comunicação auxilia na troca de ideias e informações entre departamentos, equipes e lideranças, facilitando a tomada de decisões rápidas e precisas.
A adesão de uma melhor comunicação pode trazer inúmeros benefícios, como:
- Agilidade na troca de informações e ideias;
- Colaboração e trabalho em equipe;
- Fortalecimento das relações interpessoais e construção de confiança;
- Melhora na execução de projetos;
- Otimização do trabalho;
- Alcance de metas e objetivos;
- Satisfação de trabalhadores e clientes;
- Diminuição de erros e retrabalho;
- Melhoria na resolução de conflitos e na gestão de crises.
Assim, percebe-se que é fundamental comunicar-se de forma eficaz para garantir o triunfo pessoal e organizacional.
Quais são os pilares da comunicação de alta performance?
Para garantir uma comunicação de alta performance, é preciso ter habilidades que vão além do ato de emitir uma mensagem; é necessário também um envolvimento com o receptor.
Por isso, os pilares da comunicação de alta performance integram habilidades diversas, que envolvem tanto quem envia como quem recebe a mensagem. Entre elas, estão:
- Assertividade: manter uma postura respeitável, com exposição de bons argumentos e articulação de ideias com segurança;
- Receptividade: estar aberto a novas ideias e perspectivas, considerando opiniões diferentes;
- Autenticidade: expressar as próprias crenças e ideias com coragem e firmeza, mantendo sua personalidade própria;
- Empatia: colocar-se no lugar do outro, buscando entender e se conectar;
- Clareza: comunicar-se de forma clara, objetiva e sem ambiguidades, garantindo que a mensagem seja compreendida;
- Escuta: dar espaço para que o outro se expresse e demonstre interesse em sua fala.
Quais são as vantagens competitivas de empresas com comunicação de alta performance?
Os benefícios de uma comunicação de alta performance na empresa possibilitam que ela se destaque entre as demais e obtenha uma série de vantagens competitivas. Entenda a seguir quais fatores favorecem esse cenário.
Melhor cooperação e colaboração
Uma comunicação de alta performance possibilita uma melhor troca de informações, de ideias e de feedback entre os funcionários, promovendo a colaboração e reduzindo mal-entendidos. Isso fortalece o engajamento e a confiança, proporcionando melhor cooperação e trabalho em equipe para alcançar objetivos comuns de maneira eficaz.
Engajamento dos colaboradores
Existem diversas estratégias comunicativas que podem ser usadas para melhorar o engajamento dos colaboradores.
Algumas opções são solicitar recomendações, estimular a participação, criar ambientes propícios para a troca de informações e fomentar a cultura de feedback. Quando a gestão se preocupa em estabelecer bons canais de comunicação, os colaboradores se sentem mais confortáveis em se engajar nas atividades.
Maior produtividade
Uma pesquisa realizada pelo McKinsey Global Institute revelou que a produtividade no trabalho pode aumentar de 20% a 25% em empresas onde os funcionários estão conectados e bem informados sobre as atividades da organização.
Esse dado comprova como uma comunicação de alta performance ajuda na produtividade, diminuindo erros, falhas de comunicação e instruções incompletas, bem como evitando o retrabalho.
Cultura organizacional fortalecida
Segundo o pesquisador João José Azevedo Curvello, em seu livro “Comunicação Interna e Cultura Organizacional”, a boa comunicação é uma característica relevante para o fortalecimento da cultura organizacional.
Por meio da comunicação, é possível captar a lógica das relações internas, suas contradições e mediações para melhor compreender os estágios administrativos e os sucessos e fracassos organizacionais.
Tomada de decisões mais informada
A implementação de uma comunicação de alta performance é crucial para facilitar a tomada de decisões bem informada. Ao fornecer acesso a informações relevantes e perspectivas e opiniões variadas, os colaboradores são capazes de conduzir uma análise abrangente e precisa das situações.
Imagem corporativa positiva
A comunicação eficaz desempenha um papel significativo no desenvolvimento de uma imagem positiva de uma corporação. O uso de diálogos transparentes e profissionais, tanto com os stakeholders internos como externos, promove a confiança, a credibilidade e a reputação positiva da organização no mercado.
Como implementar a comunicação de alta performance
Assim como qualquer desenvolvimento de nova habilidade entre os funcionários de uma empresa, para implementar a comunicação de alta performance, é preciso treinamento e desenvolvimento constante de líderes e liderados.
Uma das opções principais é a contratação de um curso de comunicação, mentoria ou workshop para os funcionários. Após isso, devem ser aplicadas mudanças na rotina da empresa.
Mudanças essenciais incluem a utilização de ferramentas e tecnologias de comunicação adequadas para a promoção de reuniões produtivas, sempre promovendo a comunicação interdepartamental e enfatizando a importância do feedback construtivo.
Além disso, para promover colaboração, engajamento e sucesso geral da comunicação na empresa, é necessário utilizar métricas e indicadores para rastrear e avaliar resultados. Ao aderir a essas medidas, a empresa pode estabelecer um ambiente de comunicação com alta performance.
Habilidades de liderança que contribuem para a comunicação de alta performance
A boa comunicação de uma liderança afeta de forma positiva todo o seu time. Por esse motivo, é importante que o líder tenha determinadas habilidades para alcançar uma comunicação de alta performance.
Escuta ativa
A habilidade da escuta ativa é responsável por promover a empatia, fortalecer relacionamentos e melhorar a tomada de decisões, resultando em uma comunicação mais eficaz e colaborativa. Isso acontece porque ela possibilita uma compreensão mais profunda das necessidades, preocupações e ideias dos colaboradores.
Empatia
Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Catalyst em 2021, profissionais que trabalham em organizações empáticas tendem a sentir menos estresse, são mais inovadores e permanecem no emprego por mais tempo.
A empatia no trabalho é um dos pilares da comunicação de alta performance. Colocar-se no lugar de outra pessoa é uma ótima forma de entender as dores e compreender com clareza o que o outro está tentando comunicar.
Comunicação clara e transparente
Ter uma comunicação clara e transparente promove a compreensão mútua, evita mal-entendidos, constrói confiança e envolve os membros da equipe. Isso leva a uma colaboração mais eficaz, alinhamento de metas e melhores resultados organizacionais.
Feedback construtivo
O feedback construtivo é uma habilidade de liderança que contribui para a comunicação de alta performance, pois permite a melhoria contínua, o desenvolvimento profissional e a construção de relacionamentos, levando a uma comunicação mais eficaz e a resultados superiores.
Gerenciamento de conflitos
Por meio de uma comunicação aberta, empática e assertiva, divergências podem ser resolvidas em conjunto para evitar mal-entendidos e conflitos e, assim, criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
Quais são os desafios na busca pela comunicação de alta performance?
No esforço para alcançar uma comunicação de alta performance, inúmeros obstáculos devem ser superados. Esses obstáculos incluem, entre outros:
- Diferenças culturais;
- Estruturas hierárquicas;
- Interferências na comunicação;
- Resistências em se adaptar às mudanças;
- Falta de recursos para treinamento e desenvolvimento.
Para superar esses desafios, uma empresa deve se esforçar para promover uma cultura que valorize a comunicação aberta, investir em treinamento e fornecer suporte e incentivos para a prática contínua de técnicas de comunicação eficazes.
Conclusão
Dessa forma, ficou evidente como uma comunicação de alta performance pode melhorar a rotina de trabalho de diversas formas possíveis. Porém, para alcançar uma comunicação cada vez mais eficiente, é preciso de investimentos e uma expansão dessa cultura comunicativa.
Com as dicas apresentadas nesse artigo, sua empresa estará mais preparada para elevar o nível de comunicação entre os profissionais e, assim, construir um ambiente de trabalho que valorize uma boa comunicação.
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