Muito mais do que falar sobre a empresa, a comunicação corporativa visa conhecer o ambiente interno e externo da organização para identificar oportunidades e recomendar ações de comunicação que possam resultar em uma identidade, imagem e reputação positiva.
Mesmo com tantas vantagens, a verdade é que muitos empresários e gestores ainda não veem a importância dessa prática, nem o fato dela estar diretamente relacionada ao planejamento estratégico e à tomada de decisões gerenciais.
Na verdade, seu principal objetivo é melhorar a percepção de valor da marca entre seus públicos, focando em dois fatores: a estratégia de posicionamento da marca e a experiência de uso, que se traduz em seu posicionamento na prática.
Sendo assim, explicaremos para você o que é comunicação corporativa, qual a sua importância para a empresa e seus principais benefícios. Veja a seguir os tópicos que abordaremos neste texto:
- O que é comunicação corporativa?
- Por que a comunicação é importante para a empresa?
- Quais os benefícios da comunicação corporativa?
- Exemplos de ruídos na comunicação corporativa
- Como melhorar a comunicação corporativa?
Vamos lá!
O que é comunicação corporativa?
Cada empresa precisa se comunicar com seu público, seja para informar notícias, resultados, mudanças ou para educar o mercado, e a comunicação corporativa afetará diretamente a visibilidade e repercussão da marca.
Esta área é responsável pela manutenção da imagem da empresa e pode reunir diversos profissionais para este fim.
A comunicação corporativa envolve relações com a mídia, comunicação interna, comunicação com investidores e clientes, produção de conteúdo entre outras atividades.
Para a transmissão de mensagens podem ser utilizados os mais diversos canais e ferramentas, como: sites, blogs, vídeos, publicações impressas, comunicados de imprensa, email marketing, redes sociais, relatórios, apresentações, etc.
A comunicação corporativa deve representar a voz da empresa. Portanto, deve ser feita de forma integrada, consistente e com mensagens unificadas entre todas as partes. Ao mesmo tempo, é preciso determinar as características de cada público e ajustar a linguagem e o formato para que todos possam entender melhor.
Uma boa estratégia de comunicação corporativa pode não só trazer reputação para a marca, mas também ajudar a fortalecer a conexão com o público-alvo. É a ponte por meio da qual a empresa pode transmitir as mensagens solicitadas da maneira mais eficiente possível.
Não podemos esquecer que se trata de uma via de mão dupla: a comunicação corporativa também deve estar preparada para ouvir e responder às necessidades do público. Só que a comunicação corporativa tem duas esferas: a interna e a externa. Vamos entender um pouco mais de cada.
Comunicação corporativa interna
Algumas das ferramentas de comunicação interna mais comuns são reuniões, conferências, entrevistas, apresentações ou projetos de mídia impressa, como brochuras, boletins informativos ou cartas comerciais.
Essas ferramentas são utilizadas para anunciar algo, tomar decisões e compartilhar informações, visões e opiniões gerais com toda a organização. A comunicação interna é uma ótima maneira de fornecer um bom ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, ajudar a aumentar a produtividade dos funcionários.
De acordo com a cultura e estrutura hierárquica da empresa, a comunicação interna pode ser dividida em horizontal ou vertical. A comunicação entre pares é horizontal. Vertical se refere à comunicação interna entre os diferentes níveis hierárquicos da organização.
Comunicação corporativa externa
A comunicação externa da empresa inclui o processo de comunicação com atuais e potenciais investidores, clientes e outras instituições. Ela é responsável por como a empresa espera ser vista pelo mundo corporativo, é também uma forma de moldar a imagem e a identidade da marca.
Os meios de comunicação externa mais utilizados são: publicidade, marketing e relações públicas.
Campanhas publicitárias e eventos promocionais também são ferramentas de comunicação externa.
E além desses, anúncios de TV, anúncios em jornais, jingles em rádios, eventos promocionais ou eventos para prospectar negócios ou patrocínios fazem parte dos meios de comunicação externa de uma empresa.
Por que a comunicação é importante para a empresa?
A comunicação em si é importante para melhorar o contato com todos os públicos de relacionamento da empresa. Além disso, é importante que os processos sejam executados adequadamente.
Ao estruturar a comunicação corporativa, os pedidos são melhor compreendidos, os avisos e sugestões são comunicados e todas as outras atividades são devidamente organizadas. Desta forma, o retrabalho é reduzido, mais tempo é ganho e as dores de cabeça (quase) desaparecem.
Quais os benefícios da comunicação corporativa?
A comunicação corporativa transparente é de grande importância para sua empresa, principalmente em momentos de crise, quando os funcionários se sentem vulneráveis e temem não serem aceitos pela empresa.
A comunicação corporativa é extremamente importante e, se bem feita, pode trazer os seguintes benefícios:
Melhora o clima organizacional
Ao estabelecer uma comunicação corporativa clara e transparente, os colaboradores podem compreender tudo o que se passa na empresa, tendo assim um sentido de participação e motivação para o desempenho das suas tarefas e trabalho em equipe, e como consequência o clima organizacional sofre melhorias.
Fortalece a cultura da empresa
Esse benefício traz resultados dentro e fora da empresa. Ao manter uma comunicação transparente, deixando claras as posições em suas políticas e atividades, a empresa ganha mais respeito e destaque fortalecendo assim sua cultura.
Diminui os ruídos de comunicação
A boa comunicação com os colaboradores e o ato de informar claramente sobre o que está acontecendo na empresa evita abrir espaço para especulações, teorias, rumores e fofocas na organização.
Fortalece a sua marca
A comunicação é fundamental para o fortalecimento da marca, a empresa cria personalidade e voz, ganhando credibilidade e relevância junto aos seus clientes, parceiros e investidores, mesmo em meio a vários ruídos.
Proporciona diferencial competitivo
A comunicação assertiva com o público-alvo é essencial para aproximar as pessoas e transformá-las em futuros clientes. Essa interação pode ocorrer, entre outros, por meio de conteúdo de blog, redes sociais, desenvolvimento de anúncios e email marketing.
E os malefícios de uma comunicação corporativa ruim?
Para que a gestão funcione adequadamente, processos, ferramentas e pessoas devem estar alinhados, portanto, uma comunicação corporativa ruim pode afetar todo o processo do seu negócio. Listamos os perigos da má comunicação corporativa abaixo:
- Atraso no fornecimento de informações;
- Burocracia entre processos;
- Atraso na entrega ao cliente;
- Falta de conhecimento no próprio processo;
- Insatisfação do funcionário;
- Conflitos na cultura organizacional.
Exemplos de ruídos na comunicação corporativa
Abaixo estão alguns exemplos de ruídos na comunicação corporativa, causados pelos 5 fatores mais populares.
Estrutura física: Neste caso, estamos falando de objetos e estruturas que contribuem para a obstrução de uma comunicação clara e transferência de informações. Móveis barulhentos, equipamento disfuncional, ambiente externo excessivamente movimentado, etc;
Fatores psicológicos: Essa causa do ruído está relacionada ao desempenho de cada funcionário ou equipe. Para contornar isso, é preciso fazer uma análise do ponto de vista da gestão de pessoas e trabalhar a saúde mental e a inteligência emocional dos indivíduos para que eles voltem à atenção ao que importa e foquem na rotina;
Desvios técnicos: Neste caso, o problema está relacionado ao canal de comunicação ou técnica utilizada para transmitir as informações. Pode ser uma solução desatualizada, disfuncional ou inadequada para os hábitos dos funcionários;
Dificuldades linguísticas: Aqui, estamos nos referindo à incompatibilidade de linguagens. Esses casos são frequentemente vistos em empresas altamente hierárquicas, que não entendem a importância de se comunicar em uma linguagem que todos possam usar;
Impactos físicos: Assim como o impacto psicológico, o impacto físico está relacionado à condição do funcionário. Nesse caso, porém, envolvem condições físicas que impedem a correta absorção de informações, como doenças, deficiências e desconfortos.
Como melhorar a comunicação corporativa?
A comunicação corporativa é um fator importante para uma organização operar com o máximo de integração e produtividade. Portanto, é essencial que os funcionários sejam capazes de se comunicar de forma eficiente com outras pessoas e com a equipe. Tudo isso contribui para aumentar a satisfação da empresa com seus colaboradores e vice-versa.
Para expandir a comunicação da empresa e melhorar os resultados organizacionais, siga estas 4 dicas:
Aplicar a cultura organizacional na prática
Uma forma muito eficaz de integrar os funcionários e melhorar a comunicação corporativa é aplicar a cultura organizacional na prática, seja por meio de vídeos, palestras, projetos de voluntariado e qualquer tarefa que permita aos funcionários trabalharem juntos.
Valorização o trabalho dos funcionários
Se você realmente deseja melhorar a comunicação em sua empresa, é preciso incentivar o funcionário.
Para atingir esse objetivo, é importante oferecer incentivos como, por exemplo, bônus de produtividade. Outra atitude extremamente positiva é realizar periodicamente uma pesquisa com os colaboradores para saber o que eles pensam da empresa, ouvir suas sugestões de melhorias, feedbacks, entre outros.
Organize reuniões mais informais
Independentemente de sua hierarquia dentro da empresa, o que mais irrita os colaboradores são as reuniões longas e improdutivas. Para reverter esse quadro, vale a pena investir em um novo modelo de reuniões, mais moderno e informal, para que os gestores possam conhecer melhor seus colaboradores.
Desta forma, os encontros aproximam pessoas que se tornam menos reativas, mais participativas e mais abertas às decisões da empresa.
Fortalecer a comunicação entre equipes
Além de apostar em reuniões mais informais para melhorar a comunicação corporativa, também é importante a troca de ideias entre as equipes. Líderes que apostam nesse tipo de comunicação acabam por conhecer melhor os integrantes da empresa, fortalecendo relacionamentos e impactando positivamente o ambiente de trabalho, tornando o ambiente de trabalho descontraído, positivo e aberto.
Com isso, os gestores que ouvem seus funcionários também têm uma vantagem, pois se houver algum problema na empresa, eles serão os primeiros a saber e a tentar solucionar o problema de forma mais tranquila e saudável.
Conclusão
Com a globalização e a maior integração entre as pessoas, as empresas não podem mais trabalhar da mesma forma desatualizada e obsoleta. Portanto, a comunicação corporativa é absolutamente necessária para o aprimoramento do negócio, pois promove a integração das áreas da empresa, aumentando a produtividade.
Uma empresa que não faz um bom trabalho de comunicação corporativa pode correr o risco de perder clientes e prejudicar sua reputação, acarretando em problemas e atritos internos, além de enormes perdas econômicas.
Como vimos, a falta de uma estratégia de comunicação corporativa eficaz acabará por causar prejuízos. Portanto, é necessário que as empresas não ignorem a comunicação corporativa, pois ela afetará todos os aspectos do negócio e os fatores estratégicos mencionados neste artigo.
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