Muito se fala sobre estratégias Omnichannel, e como elas facilitam a comunicação das empresas. Mas o que poucos sabem é que essas ferramentas estão diretamente relacionadas à comunicação bidirecional.
É por meio da comunicação bidirecional que os contatos mais eficientes acontecem. Isso porque, nesse estilo de comunicação, existe uma interação real entre duas partes, facilitando relações de trabalho e pessoais de quem se relaciona dessa forma.
Não é à toa que a Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna de 2022 revelou que 88% dos CEO’s valorizam a comunicação interna, afinal, é por meio da comunicação bidirecional que as estratégias de negócios se tornam mais assertivas.
Deu para perceber o quanto esse tema é importante tanto para a comunicação interna como para a comunicação externa das empresas? Pensando nisso, neste conteúdo terá tudo o que você precisa saber sobre comunicação bidirecional. Aqui, você aprenderá:
- O que é comunicação bidirecional?
- Qual o objetivo da comunicação bidirecional?
- Por que aplicar o conceito de comunicação bidirecional?
- Quais os principais benefícios da comunicação bidirecional?
- Existe alguma desvantagem na comunicação bidirecional?
- Qual a diferença entre comunicação bidirecional e unidirecional?
- Como aplicar a comunicação bidirecional?
Aproveite o conteúdo!
O que é comunicação bidirecional?
Você pode até pensar que não sabe o que é comunicação bidirecional, mas a verdade é que essa ferramenta de linguagem faz parte do cotidiano, e acontece de maneira imperceptível.
A comunicação bidirecional nada mais é do que um tipo de comunicação baseada na interação entre o emissor — quem fala —, e o receptor — quem recebe a mensagem. E, nela, a interatividade ocorre automaticamente, já que todos os envolvidos na conversa têm oportunidades de resposta.
Para simplificar, pense em uma situação do dia a dia, em que um empregado atuando em home office precisa comunicar seu chefe sobre alguma tarefa.
A primeira coisa que o profissional faz é enviar uma mensagem para o seu líder e, após isso, esperar a resposta dele. A resposta do supervisor por gerar um diálogo, que automaticamente se transforma em uma comunicação bidirecional.
Qual o objetivo da comunicação bidirecional?
Sem dúvidas, o principal objetivo da comunicação bidirecional é manter um canal de comunicação sempre aberto, e esse tipo de canal é essencial em relacionamentos pessoais e profissionais.
Empresas precisam saber se comunicar e receber feedbacks, tanto dos colaboradores quanto dos seus consumidores, pois esse estilo de comunicação facilita a fluidez das conversas e, principalmente, amplia a visão de diversos processos, por sempre considerar dois pontos de vista.
Por que aplicar o conceito de comunicação bidirecional?
O conceito de comunicação bidirecional não é nada novo, mesmo assim, nem todos os negócios têm o hábito de manter um canal de comunicação aberto com os seus profissionais ou clientes.
Esse estilo de comunicação favorece as estratégias de diversas formas, pois, além de melhorar a maneira como os empreendimentos avaliam os seus processos, também é um modo de reduzir conflitos e melhorar os relacionamentos de maneira geral.
Quais os principais benefícios da comunicação bidirecional?
De modo introdutório, já deu para perceber que a comunicação bidirecional soma diversos benefícios, não só para as empresas, mas para o relacionamento das pessoas no geral. Mas que tal conhecer esses benefícios mais a fundo? Confira:
Transmite confiança e transparência
A comunicação bidirecional estimula relacionamentos que rendem muitos feedbacks e diálogos; isso estimula a confiança entres equipes e demonstra a preocupação do empreendimento com todas as opiniões.
Além disso, esse estilo de comunicação também reflete na transparência dos relacionamentos, pois o canal de comunicação fica sempre aberto para que problemas possam ser resolvidos rapidamente.
Controle de crises
Partindo do tópico anterior, pode-se dizer que a comunicação bidirecional não só melhora os relacionamentos, como também ajuda no controle de crises. Isso porque, com essa metodologia comunicacional, os negócios se tornam muito mais atentos às opiniões, tanto dos seus profissionais quanto dos seus consumidores.
Sendo assim, com um canal de comunicação aberto, as empresas têm muito mais agilidade para detectar problemas e evitar que estes se transformem em grandes crises.
Melhora nas vendas
Um dos principais métodos de propaganda que as empresas utilizam ainda é o “boca a boca”, ou seja, ter uma comunicação bidirecional não só com funcionários, mas também com clientes, tende a estimular mais retorno para os negócios.
Esse tipo de melhoria se relaciona diretamente com o tipo de tratamento que as empresas oferecem para os seus consumidores, refletindo muito na satisfação dos clientes e, por consequência, nas vendas.
Humanização da marca
Não importa o canal que a empresa escolha para realizar suas interações com seus colaboradores, seja via mensagens, videochamadas ou reuniões semanais. O fato é que todo negócio precisa contar com uma estratégia de comunicação que possibilite mais proximidade com os seus funcionários.
Ao investir na comunicação bidirecional o ganho é geral, e isso deve ser observado também no contato com os clientes, em que o suporte deve ser eficiente, a fim de proporcionar experiências incríveis para os consumidores, tornando a marca mais próxima de quem precisa por meio de uma imagem corporativa mais humanizada.
Existe alguma desvantagem na comunicação bidirecional?
Todo processo tem o seu lado positivo e negativo, e com a comunicação bidirecional não seria diferente.
É importante compreender que, quando uma empresa se abre para uma comunicação bidirecional, ela também fica exposta a feedbacks negativos, a falta de fit cultural, e até mesmo a incapacidade de retornar interações.
Essas são apenas algumas das desvantagens de apostar em um processo de comunicação bidirecional. Ainda assim, é importante dizer que esse estilo de comunicação é muito mais benéfico do que prejudicial, considerando que diversas empresas sofrem com o efeito silo por falta de comunicação adequada com seus profissionais e clientes.
Qual a diferença entre comunicação bidirecional e unidirecional?
Quando falamos em comunicação, é importante considerar que existe a comunicação unidirecional e a comunicação bidirecional. Ao longo desse conteúdo, ficou evidente que a comunicação bidirecional envolve sempre locutores e receptores, com a possibilidade de interação no processo de diálogo entre os dois.
Já na comunicação unidirecional, não existe essa troca interativa, e toda a comunicação é realizada por apenas um interlocutor. Esse é o tipo de comunicação de revistas e jornais, por exemplo, em que não existe interação e toda a comunicação acontece diretamente, sem a possibilidade de resposta.
Claro que, com o advento da internet e todas as novas tecnologias, a comunicação unidirecional perdeu seu destaque, considerando que hoje o direito de respostas é dado em todos os veículos de comunicação, mesmo que essa resposta aconteça com um certo delay.
Como aplicar a comunicação bidirecional?
Após entender o conceito e os benefícios da comunicação bidirecional, é hora de aprender como colocá-la em prática. Vamos lá?
Redes sociais
Hoje em dia, é difícil encontrar quem não tenha ao menos uma rede social e nunca reclamou sobre alguma empresa ou produto por meio desses canais. Por isso, ter presença nessas redes e gerar diálogos é tão importante quanto contar com um canal de atendimento.
Claro que gerir redes sociais gera tempo, dedicação e dinheiro, mas é nelas que a maioria das interações acontecem. Saber lidar com esses canais pode evitar muitos ruídos de comunicação e também colocar empresas em evidência.
Avaliações online
Avaliações não servem apenas para apontar problemas, isso porque os negócios podem tornar as avaliações online ótimos instrumentos de interação, principalmente quando os resultados não são o esperado.
Esse tipo de feedback ajuda as empresas a entenderem seus problemas e, com isso, encontrarem soluções que sirvam como resposta para interações ruins, seja com clientes ou com funcionários.
Pesquisas de satisfação e opinião
Assim como as avaliações, as pesquisas de satisfação e opinião também podem ser utilizadas como filtro de problemas e identificação de soluções para os negócios.
No entanto, esse tipo de pesquisa é mais direcionado a questões internas das empresas, ajudando a criar ambientes de trabalho mais saudáveis e alinhados.
Interatividade com os clientes
A interatividade com os clientes é algo totalmente ligado à comunicação bidirecional, que só funciona nesse formato de comunicação.
É fundamental que as empresas se preocupem em dar retornos eficientes para os seus consumidores, seja por meio de um e-mail, SMS, WhatsApp e até mesmo nas redes sociais.
Esse tipo de contato estimula a boa experiência dos clientes e reflete não só em vendas, mas também em posicionamento de marca, evidência no mercado e muito mais.
Conclusão
Ao longo desse conteúdo, foi possível aprender que a comunicação bidirecional é algo natural e que acontece diariamente nos contatos, sejam eles de trabalho ou vida pessoal.
Essa estratégia é muito eficiente para os negócios que queiram se destacar no mercado, por criar um bom relacionamento não só com os seus funcionários, mas, principalmente, com os consumidores, por meio de interação frequente e respostas ágeis ao longo de um contato direto.
É importante considerar também que, quando uma comunicação bidirecional não ocorre eficientemente, os ruídos podem gerar problemas de relacionamento; por essa razão, é importante que todos os feedbacks sejam analisados de maneira construtiva.
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