Comunicação aberta: a chave para um diálogo de sucesso!
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Time Pontotel 15 de abril de 2024 Gestão de Pessoas

Descubra como desenvolver uma comunicação aberta, conheça seus benefícios e como o RH pode incentivar!

Entenda o que é a comunicação aberta e como essa estratégia comunicativa pode melhorar a colaboração e criatividade no negócio!

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As habilidades de comunicação são fundamentais no mercado de trabalho, sendo essenciais para o sucesso de projetos e o alcance de metas e objetivos. Dentro desse contexto, a comunicação aberta emerge como um pilar, permitindo a troca franca de ideias, a resolução eficaz de conflitos e o fortalecimento dos relacionamentos interpessoais. 

Promover um ambiente transparente e com menos falhas processuais só é possível a partir da comunicação aberta. Essa prática tem sido cada vez mais cobrada pelos funcionários para a construção de um melhor relacionamento entre empresa e empregado.

Neste artigo, será possível entender com mais detalhes a comunicação aberta, a partir dos seguintes tópicos:

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Boa leitura!

O que é comunicação aberta?

A comunicação aberta é um processo em que há abertura para que informações sejam trocadas livremente entre as pessoas envolvidas. É uma prática comunicativa que promove transparência no trabalho, confiança e colaboração, permitindo mais liberdade para compartilhar ideias, decisões, opiniões e feedbacks.

Em um ambiente empresarial com comunicação aberta ou open communication como é conhecido o termo em inglês, os colaboradores são encorajados a expressar seus pensamentos e ideias sem medo de críticas ou julgamentos. Essas ações estimulam o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis, tanto pessoais quanto profissionais, e promovem uma cultura de respeito e compreensão mútua.

Qual a importância de uma comunicação aberta?

A comunicação aberta é uma ferramenta importante para a empresa, responsável por trazer benefícios significativos para a gestão e a relação com os colaboradores. Por meio dela, é possível construir um ambiente propenso à inovação, pois todos se sentem livres para dar ideias, participar e contribuir ativamente com o sucesso da empresa.

Além disso, é uma ótima forma de melhorar a satisfação dos funcionários, porque ao ser transparente na comunicação, especialmente com processos, tomada de decisões e acontecimentos internos, a empresa aumenta a sensação de pertencimento e a motivação de seus colaboradores.

Como desenvolver uma comunicação aberta?

pessoas sentadas em uma mesa e tendo uma comunicação aberta

O desenvolvimento da comunicação aberta acontece por meio de planejamento de comunicação e práticas diárias que devem fomentar o diálogo e a transparência. Veja a seguir as dicas para desenvolver uma comunicação aberta na empresa. 

Invista em um plano de comunicação

O plano de comunicação de um negócio é responsável por instruir a maneira de se comunicar da empresa. Sendo assim, é importante construir esse plano com orientações voltadas para a comunicação aberta, incluindo pilares como transparência, clareza, consistência e autenticidade.

Dê abertura a debates 

Na comunicação aberta, deve-se fomentar um ambiente colaborativo, sendo essencial criar espaços para debates e envolver todos na criação de ideias e processos. A crescente valorização do empoderamento da participação dos funcionários é evidente, com 69% das empresas implementando programas de incentivo à criação de ideias pelos colaboradores, conforme aponta um estudo da Aevo.

Faça retrospectivas

A adoção de retrospectivas é uma ótima estratégia para refletir sobre o trabalho passado, identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Elas promovem a comunicação transparente, pois permitem que os membros compartilhem abertamente suas experiências e perspectivas.

Vantagens da comunicação aberta para a empresa

Implementar uma política de comunicação aberta é uma das boas formas de estruturar e aperfeiçoar os processos de comunicação da empresa, um fator necessário para melhorar os relacionamentos internos e os resultados.

Um estudo da The Economist feito com executivos americanos demonstrou que 44% deles identificaram problemas de comunicação como o um dos principais responsáveis por atrasos ou problemas na finalização de projetos.

As vantagens mais evidentes da comunicação aberta podem ser notadas a partir das seguintes mudanças: 

  • Melhoria das relações interpessoais;
  • Facilidade na resolução de problemas;
  • Fomento da confiança e transparência;
  • Estímulo à criatividade e inovação;
  • Aumento do engajamento e da colaboração.

Vantagens da comunicação aberta para os colaboradores

A comunicação aberta é também vantajosa para os colaboradores, por ser capaz de melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho, fomentando um ambiente mais saudável e amigável. Além disso, ela possibilita um espaço para o estímulo da criatividade, o que pode ajudar o colaborador a explorar todo o seu potencial e a crescer profissionalmente. 

Segundo uma pesquisa da Universidade de Bath, a falta de apoio dos colegas de trabalho é uma das principais barreiras para o estímulo à criatividade. Por isso, em um ambiente de comunicação aberta, no qual há apoio mútuo, os funcionários podem se sentir mais livres para se expressarem e contribuírem ativamente. 

Como o RH pode incentivar uma comunicação aberta?

pessoas tendo uma comunicação aberta

No contexto da comunicação aberta, o RH pode ser um dos precursores do movimento na empresa, sendo responsável por fomentar essa cultura em todos os setores do negócio. Estratégias como endomarketing, incentivo aos colaboradores e políticas transparentes são fundamentais nesse processo. Entenda esses recursos com mais detalhes!

Invista em endomarketing

As estratégias de marketing direcionadas aos colaboradores, chamadas de endomarketing, são importantes para a comunicação aberta. Ao promover o engajamento e a participação ativa dos funcionários, o endomarketing cria um ambiente propício para a troca de ideias e feedbacks, fortalecendo a cultura organizacional e promovendo uma comunicação mais transparente. 

Envolva os funcionários

O envolvimento dos funcionários em ações é uma forma de favorecer a cultura da comunicação aberta. Para isso, podem ser feitos momentos de descontração entre os colaboradores, sessões de feedback, fóruns online, dinâmicas em grupo e mais. Neste momento, é importante pensar em ideias que proporcionem a participação de todos. 

Promova a transparência organizacional

Incentivar uma cultura de transparência organizacional pode ser uma das ações mais importantes para a comunicação aberta, pois, uma vez que já existe uma cultura de transparência, a prática da comunicação aberta flui naturalmente. 

Conclusão

Portanto, foi possível perceber que a comunicação aberta é uma estratégia importante para melhorar a comunicação interna e as relações entre os colaboradores, além de estimular a criatividade e a inovação.

Seguindo as dicas apresentadas neste texto, sua empresa conseguirá adotar boas práticas para fomentar a comunicação aberta.  

Continue acompanhando os textos do blog Pontotel para se atualizar com as tendências mais relevantes do setor corporativo! 

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