As habilidades de comunicação são fundamentais no mercado de trabalho, sendo essenciais para o sucesso de projetos e o alcance de metas e objetivos. Dentro desse contexto, a comunicação aberta emerge como um pilar, permitindo a troca franca de ideias, a resolução eficaz de conflitos e o fortalecimento dos relacionamentos interpessoais.
Promover um ambiente transparente e com menos falhas processuais só é possível a partir da comunicação aberta. Essa prática tem sido cada vez mais cobrada pelos funcionários para a construção de um melhor relacionamento entre empresa e empregado.
Neste artigo, será possível entender com mais detalhes a comunicação aberta, a partir dos seguintes tópicos:
- O que é comunicação aberta?
- Qual a importância de uma comunicação aberta?
- Como desenvolver uma comunicação aberta?
- Vantagens da comunicação aberta para a empresa
- Vantagens da comunicação aberta para os colaboradores
- Como o RH pode incentivar uma comunicação aberta?
Boa leitura!
O que é comunicação aberta?
A comunicação aberta é um processo em que há abertura para que informações sejam trocadas livremente entre as pessoas envolvidas. É uma prática comunicativa que promove transparência no trabalho, confiança e colaboração, permitindo mais liberdade para compartilhar ideias, decisões, opiniões e feedbacks.
Em um ambiente empresarial com comunicação aberta ou open communication como é conhecido o termo em inglês, os colaboradores são encorajados a expressar seus pensamentos e ideias sem medo de críticas ou julgamentos. Essas ações estimulam o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis, tanto pessoais quanto profissionais, e promovem uma cultura de respeito e compreensão mútua.
Qual a importância de uma comunicação aberta?
A comunicação aberta é uma ferramenta importante para a empresa, responsável por trazer benefícios significativos para a gestão e a relação com os colaboradores. Por meio dela, é possível construir um ambiente propenso à inovação, pois todos se sentem livres para dar ideias, participar e contribuir ativamente com o sucesso da empresa.
Além disso, é uma ótima forma de melhorar a satisfação dos funcionários, porque ao ser transparente na comunicação, especialmente com processos, tomada de decisões e acontecimentos internos, a empresa aumenta a sensação de pertencimento e a motivação de seus colaboradores.
Como desenvolver uma comunicação aberta?
O desenvolvimento da comunicação aberta acontece por meio de planejamento de comunicação e práticas diárias que devem fomentar o diálogo e a transparência. Veja a seguir as dicas para desenvolver uma comunicação aberta na empresa.
Invista em um plano de comunicação
O plano de comunicação de um negócio é responsável por instruir a maneira de se comunicar da empresa. Sendo assim, é importante construir esse plano com orientações voltadas para a comunicação aberta, incluindo pilares como transparência, clareza, consistência e autenticidade.
Dê abertura a debates
Na comunicação aberta, deve-se fomentar um ambiente colaborativo, sendo essencial criar espaços para debates e envolver todos na criação de ideias e processos. A crescente valorização do empoderamento da participação dos funcionários é evidente, com 69% das empresas implementando programas de incentivo à criação de ideias pelos colaboradores, conforme aponta um estudo da Aevo.
Faça retrospectivas
A adoção de retrospectivas é uma ótima estratégia para refletir sobre o trabalho passado, identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Elas promovem a comunicação transparente, pois permitem que os membros compartilhem abertamente suas experiências e perspectivas.
Vantagens da comunicação aberta para a empresa
Implementar uma política de comunicação aberta é uma das boas formas de estruturar e aperfeiçoar os processos de comunicação da empresa, um fator necessário para melhorar os relacionamentos internos e os resultados.
Um estudo da The Economist feito com executivos americanos demonstrou que 44% deles identificaram problemas de comunicação como o um dos principais responsáveis por atrasos ou problemas na finalização de projetos.
As vantagens mais evidentes da comunicação aberta podem ser notadas a partir das seguintes mudanças:
- Melhoria das relações interpessoais;
- Facilidade na resolução de problemas;
- Fomento da confiança e transparência;
- Estímulo à criatividade e inovação;
- Aumento do engajamento e da colaboração.
Vantagens da comunicação aberta para os colaboradores
A comunicação aberta é também vantajosa para os colaboradores, por ser capaz de melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho, fomentando um ambiente mais saudável e amigável. Além disso, ela possibilita um espaço para o estímulo da criatividade, o que pode ajudar o colaborador a explorar todo o seu potencial e a crescer profissionalmente.
Segundo uma pesquisa da Universidade de Bath, a falta de apoio dos colegas de trabalho é uma das principais barreiras para o estímulo à criatividade. Por isso, em um ambiente de comunicação aberta, no qual há apoio mútuo, os funcionários podem se sentir mais livres para se expressarem e contribuírem ativamente.
Como o RH pode incentivar uma comunicação aberta?
No contexto da comunicação aberta, o RH pode ser um dos precursores do movimento na empresa, sendo responsável por fomentar essa cultura em todos os setores do negócio. Estratégias como endomarketing, incentivo aos colaboradores e políticas transparentes são fundamentais nesse processo. Entenda esses recursos com mais detalhes!
Invista em endomarketing
As estratégias de marketing direcionadas aos colaboradores, chamadas de endomarketing, são importantes para a comunicação aberta. Ao promover o engajamento e a participação ativa dos funcionários, o endomarketing cria um ambiente propício para a troca de ideias e feedbacks, fortalecendo a cultura organizacional e promovendo uma comunicação mais transparente.
Envolva os funcionários
O envolvimento dos funcionários em ações é uma forma de favorecer a cultura da comunicação aberta. Para isso, podem ser feitos momentos de descontração entre os colaboradores, sessões de feedback, fóruns online, dinâmicas em grupo e mais. Neste momento, é importante pensar em ideias que proporcionem a participação de todos.
Promova a transparência organizacional
Incentivar uma cultura de transparência organizacional pode ser uma das ações mais importantes para a comunicação aberta, pois, uma vez que já existe uma cultura de transparência, a prática da comunicação aberta flui naturalmente.
Conclusão
Portanto, foi possível perceber que a comunicação aberta é uma estratégia importante para melhorar a comunicação interna e as relações entre os colaboradores, além de estimular a criatividade e a inovação.
Seguindo as dicas apresentadas neste texto, sua empresa conseguirá adotar boas práticas para fomentar a comunicação aberta.
Continue acompanhando os textos do blog Pontotel para se atualizar com as tendências mais relevantes do setor corporativo!