Essencial no contexto empresarial, o comportamento seguro traz uma gama de benefícios para as empresas e seu quadro de funcionários. Afinal, não se resume a promover um ambiente de trabalho com menor ocorrência de acidentes: trata-se de desenvolver uma cultura que preza pela vida dos colaboradores, mantendo-os satisfeitos e produtivos.
Nesse sentido, o estudo “Análise da eficácia dos métodos de treinamento de segurança” destaca que os métodos de treinamento eficazes para promover segurança no trabalho são aqueles que envolvem os alunos. Ou seja, os “métodos de treinamento ativo com elementos de discussão e gamificação, realidade aumentada e virtual, demonstrações e simulações”.
Neste conteúdo, será possível entender a importância de ações para promover um local de trabalho seguro. Aliás, conforme o estudo citado, os treinamentos de segurança, um dos pilares do comportamento seguro, devem focar o equilíbrio: “os melhores resultados de treinamento podem ser alcançados pela combinação de vários métodos de treinamento”.
Para tratar o tema com mais detalhes, este texto focará os tópicos a seguir:
- O que é comportamento seguro?
- Benefícios do comportamento seguro na empresa
- Principais práticas de comportamento seguro
- Estratégias para promover o comportamento seguro na empresa
Tenha uma ótima leitura!
O que é comportamento seguro?
O comportamento seguro é, no contexto empresarial, um conjunto de ações e decisões tomadas em prol do desenvolvimento de um local de trabalho com maior segurança.
Em outras palavras, essa gama de atitudes que os funcionários adotam visa minimizar os riscos que existem na empresa, evitando a ocorrência de acidentes de trabalho.
O que é DDS?
DDS é a sigla para a expressão Diálogo Diário de Segurança. Em termos simples, trata-se de uma reunião que pode ser feita todos os dias logo no início do expediente. Também pode ocorrer antes de os funcionários realizarem uma atividade específica na organização.
Esse diálogo se caracteriza como uma reunião informal e rápida, que dura de 5 a 15 minutos. Nela, os funcionários discutem e revisam procedimentos de segurança que as tarefas a serem feitas precisam. É um jeito de promover o comportamento seguro.
Benefícios do comportamento seguro na empresa
Infelizmente, no Brasil, os acidentes de trabalho são frequentes. Conforme o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desde 2012, já foram notificados quase 8 milhões de acidentes com trabalhadores de carteira assinada.
Diante disso, quando o comportamento seguro é adotado nas empresas, ele traz inúmeros benefícios aos funcionários. Afinal, em essência, tal comportamento torna o local de trabalho mais saudável e produtivo. Isso é resultado dos benefícios específicos a seguir:
- Redução de acidentes e lesões: ao adotar práticas seguras, bem como utilizar EPIs, por exemplo, o número de acidentes diminui na empresa;
- Aumento de produtividade: o fluxo de trabalho dos funcionários é favorecido com o comportamento seguro, pois terá menos acidentes para interromper as atividades;
- Melhoria do clima organizacional: quando se sentem seguros no dia a dia, os funcionários trabalham livres de preocupações, ao passo que se sentem valorizados pela empresa, que adotou práticas de segurança para mantê-los protegidos. Isso também acaba diminuindo o número de conflitos e tensão entre eles.
Principais práticas de comportamento seguro
Há maneiras práticas para promover o comportamento seguro na empresa, que, somadas, tornam o local de trabalho mais produtivo e com funcionários longe de acidentes e lesões.
Inclusive, Edmar Rezende, CEO da Erplan, destaca o seguinte: “Um bom programa de comportamento seguro passa pelo entendimento e a compreensão da metodologia, que tem como objetivo promover e fortalecer cada vez mais a cultura de prevenção e redução de riscos da organização”.
A seguir, veja as principais práticas para promover segurança na empresa.
Adotar procedimentos de segurança
Essa prática consiste em seguir todos os procedimentos que a empresa definiu previamente para as atividades serem feitas com segurança e conforme o que determinam as normas regulamentadoras.
É o caso do segmento de construção civil. Recortando um dos vários cenários que existem nesse tipo de empresa, os trabalhadores precisam seguir um procedimento pautado no comportamento seguro para operar um guindaste corretamente: verificar o equipamento antes de usá-lo, sinalizar áreas perigosas, entre outros procedimentos.
Uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs)
O uso dos EPIs, aspecto já brevemente citado, também é outra prática que promove o comportamento seguro nas empresas: para cada segmento, há um conjunto de equipamentos de proteção individual.
A NR 6, também chamada Norma Regulamentadora 06, trata especificamente a respeito dos “requisitos para aprovação, comercialização, fornecimento e utilização de Equipamentos de Proteção Individual”. Para exemplificar tais equipamentos em alguns cenários, veja:
Segmento | EPIs |
Construção civil | Capacete de segurança, botas de segurança, cinto de segurança, luvas de proteção e óculos de proteção. |
Indústria química | Máscaras respiratórias, aventais de proteção química, luvas de borracha e visores. |
Indústria metalúrgica | Máscara de soldador, botas de segurança com biqueira reforçada e luvas de soldador. |
Comunicação efetiva sobre riscos
Todos os segmentos possuem riscos, demonstrando a importância de comunicar assertivamente esses riscos. Há várias formas de fazer isso, como palestras e treinamentos de segurança. Se houver mudanças nos procedimentos de segurança, a empresa pode usar comunicados internos para informar isso.
A propósito, o Diálogo Diário de Segurança, abordado anteriormente, também se encaixa como mecanismo para comunicar — e relembrar aos funcionários — os riscos de uma atividade.
Treinamentos de segurança
Outra prática de comportamento seguro são os treinamentos de segurança, também chamados de treinamentos NR. Além de fazer parte das obrigações da empresa, tais treinamentos são um meio de os funcionários adquirem os conhecimentos e as habilidades necessárias para fazer uma atividade com segurança.
Outros possíveis treinamentos de segurança são:
- Treinamento de evacuação de emergência;
- Treinamento de operação de máquinas e equipamentos;
- Treinamento de ergonomia e postura.
Estratégias para promover o comportamento seguro na empresa
A seguir, confira as principais estratégias para empresas promoverem o comportamento seguro.
Cultura organizacional voltada para a segurança
É necessário que a empresa promova uma cultura organizacional pautada no comportamento seguro. Isso vai desde a liderança, que precisa ser exemplo na adoção de práticas de segurança, até o incentivo dos colaboradores para que, continuamente, adotem ações seguras.
Para promover essa cultura, a empresa também deve envolver os funcionários tanto na identificação de riscos quanto na implementação das medidas de segurança. A ordem de parada exemplifica isso: presente em diversos setores, se um funcionário identifica um risco, ele pode dar a ordem para a interrupção de uma atividade.
Sobre essa participação ativa do funcionário, Thiago Liguori, médico e diretor de saúde da Pipo Saúde, afirma: “Vemos a cocriação, por exemplo, com comitês de segurança (CIPA). Nele, existem regras que colocam o colaborador no centro da tomada de decisão e participação”.
Campanhas de conscientização
A empresa também pode implementar campanhas de conscientização para educar os funcionários sobre a importância do comportamento seguro no cotidiano. Promover o Abril Verde é um exemplo disso, que se materializa por meio de palestras, treinamentos e até decorações verdes na empresa: fitas, adesivos, cartazes, balões, etc.
Sistemas de recompensa e reconhecimento
Por último, outra forma de a empresa promover o comportamento seguro se dá por meio dos sistemas de recompensa focada nos funcionários que adotam, de forma exemplar, as práticas de segurança.
Esse reconhecimento pode ser feito com um programa de incentivo: com ele, o funcionário pode ganhar um voucher de presente ou mesmo um dia de folga. Tal reconhecimento também pode ser feito publicamente durante reuniões.
Conclusão
O comportamento seguro, como visto ao longo deste conteúdo, é essencial para a empresa, especialmente aos funcionários, que podem trabalhar em segurança. Obviamente, tal comportamento assume particularidades a depender do segmento empresarial, mas em todos eles é o responsável por criar um local de trabalho com menos acidentes e lesões.
Nesse sentido, as organizações precisam adotar as melhores práticas para que seu quadro de pessoal esteja, rotineiramente, imerso em boas práticas, seja promovendo treinamentos de segurança ou criando programas de recompensa. Somadas, essas medidas favorecem o desenvolvimento de uma cultura organizacional fundamentada em segurança no trabalho.
Gostou deste conteúdo? Continue conferindo outros temas interessantes acessando o blog Pontotel.