Competitividade empresarial: conceito e principais vantagens!
BLOG
Time Pontotel 2 de outubro de 2024 Departamento Pessoal

Por que manter a competitividade empresarial é importante a empresa? Veja como e quais os benefícios!

Veja qual a importância de manter a competitividade empresarial, as boas práticas para fazer isso e qual é a vantagem desse fenômeno.

Imagem de Por que manter a competitividade empresarial é importante a empresa? Veja como e quais os benefícios!

Competitividade empresarial é um conceito bastante estigmatizado no ambiente corporativo, por relacionarem tal fenômeno às relações empresariais tóxicas e ao ritmo frenético do mercado.

Entretanto, é importante entender que a competitividade empresarial contribui para a evolução do mercado, para a diferenciação dos negócios e para a cultura de inovação dentro das empresas. 

Se incentivada com moderação, a competitividade empresarial mantém empresa e equipe atualizadas e permite que o público consumidor possa ter acesso a soluções cada vez melhores e alinhadas com suas necessidades. 

Se você tem interesse em saber mais sobre competitividade empresarial, continue lendo este artigo. Confira abaixo quais serão os tópicos abordados:

Boa leitura!

O que é competitividade empresarial?

Pirâmide formada de blocos de madeiras

A competitividade empresarial dentro de um negócio trata-se da competência da organização para se manter em destaque entre seus concorrentes. Ou seja, é quando uma empresa apresenta diferenciais que fazem com que ela continue sendo uma opção relevante para grande parte do seu público consumidor. 

E o que seriam esses diferenciais? São as famosas vantagens competitivas. Geralmente, elas estão relacionadas às tendências do mercado e às necessidades dos clientes, que sempre se modificam, já que são impulsionadas pela própria competitividade empresarial. 

É importante lembrar que o termo propriamente dito é um fenômeno que refere-se à concorrência entre as empresas no ambiente corporativo, pois se não houvesse disputa entre as organizações, não haveria necessidade de se destacar. 

Isso leva a discussão para um ponto crucial da competitividade empresarial: quanto mais empresas surgem no mesmo nicho de mercado, maior é a competitividade.

De onde surgiu o conceito de competitividade empresarial?

De acordo com o dicionário financeiro

“Em Economia o conceito da competitividade está ligado aos estudos sobre os mercados onde existem diferentes níveis de concorrência, partindo da ideia da concorrência perfeita, onde o mercado é completamente livre e competitivo.”

É difícil definir quem foi o responsável por cunhar o termo, visto que é um conceito já conhecido há alguns anos no mundo empresarial. Mas pode-se afirmar que ele surgiu depois da Revolução Industrial, com o aumento da demanda e da produção de produtos, que levou os primeiros autores a dissertarem sobre o tema. 

Vale destacar que foi entre os anos 1950 e 1980 que surgiram conceitos sobre estratégia empresarial. A partir desse momento, passou a ser cada vez mais necessário para uma empresa se destacar no mercado.

O que são vetores da competitividade empresarial?

Para se manter competitiva e desenvolver vantagens em relação a suas concorrentes, uma empresa deve investir em determinadas áreas. Essas são conhecidas como “vetores da competitividade empresarial”. 

Conheça os quatro principais vetores a seguir: 

Capital humano

O capital humano é um dos fatores mais importantes de uma organização, pois são as pessoas que fazem uma empresa funcionar. Portanto, pode-se inferir que o sucesso de um negócio depende diretamente da qualidade de seu quadro de colaboradores e da performance destes. 

Por isso, é vital para o bom desempenho de qualquer corporação contar com uma boa gestão de capital humano. Isso significa investir em um bom clima organizacional, em um time bem preparado de recursos humanos e em capacitações e treinamentos frequentes para a equipe, além de uma liderança humana e competente. 

Inovação

Outro vetor essencial para a manutenção da competitividade empresarial é o investimento em uma cultura inovadora no ambiente de trabalho. Isso garante que os colaboradores estarão atualizados com as tendências tecnológicas e o momento de seus concorrentes, o que torna possível perceber oportunidades de crescimento no mercado e trabalhar em cima delas. 

Essa vantagem competitiva têm interferência direta na qualidade dos produtos e serviços do negócio e possibilita que a empresa continue sendo uma opção relevante para o público. 

Relacionamento

Um bom relacionamento entre empresa e clientes sempre foi um fator importante para um negócio se manter competitivo. Com o passar do tempo, esse vetor torna-se ainda mais importante, porque ele permite que a organização esteja ciente das necessidades dos consumidores.

Um relacionamento próximo e cuidadoso é essencial também para a reputação empresarial. Um bom atendimento, por exemplo, é capaz de fidelizar consumidores e garantir vantagens competitivas para o negócio. 

Organização 

Por fim, a organização é um fator valioso nessa disputa. Empresas organizadas têm melhor gestão de processos, o que faz o negócio fluir como um todo. 

Ter esse controle, apesar de sua necessidade parecer óbvia, não é uma prioridade para todas as empresas. Portanto, as organizações que investem na organização se destacam.

Qual a importância da competitividade empresarial?

Quatro pessoas observam uma mulher apresentando

A competitividade empresarial é importante para a sustentabilidade dos negócios. Esse fenômeno, que faz as empresas disputarem a preferência dos consumidores, é o que retroalimenta o mercado e mantém ele em constante evolução. 

Para as empresas, é essencial permanecerem atentas às tendências de mercado, às mudanças sociais e econômicas e às necessidades de seus consumidores, fatores que as motivam a ser cada vez mais inovadoras. Sem a competitividade empresarial, não haveria razão para evoluir nesse sentido. 

Michael Porter, em seu livro “Competitive Strategy”, descreve esse benefício na própria conceituação de competitividade empresarial: 

“A competitividade empresarial é a ideia de que a competitividade é algo vinculado à sobrevivência e ao desenvolvimento da empresa, o que implica um sentido temporal de sustentabilidade.”

Confira a seguir alguns outros benefícios do fenômeno:

Valor agregado

A competitividade empresarial agrega valor aos produtos e serviços de uma empresa porque incentiva-os a se manterem modernos, ou seja, a não ficarem estagnados ou ultrapassados. 

Plano de negócios

A competitividade empresarial impulsiona a empresa a criar um plano de negócios para organizar-se melhor, visto que a organização é um dos principais vetores do fenômeno. Isso é positivo não só para se manter relevante no mercado, como também para o bom funcionamento de uma corporação. 

O plano de negócios evita muitos problemas administrativos e prepara a empresa para vários cenários. 

Vantagem competitiva 

Enfim, a competitividade empresarial faz com que as organizações busquem melhorias constantes e vantagens competitivas, que terão resultados diretos no seu crescimento e, consequentemente, na sua saúde financeira.

Como manter a competitividade empresarial?

Quatro pessoas observando um caderno

Agora que você já sabe o que é a competitividade empresarial e quais são seus benefícios, chegou a hora de entender como estimular essa competência dentro de uma empresa. 

Estude o mercado e se mantenha atualizado

Inicialmente, é importante adotar o estudo do mercado e das suas atualizações na cultura da empresa. Promover esse hábito entre os colaboradores e, principalmente, entre os líderes ou tomadores de decisões é o que assegura um entendimento de quais são as oportunidades de crescimento e onde há espaço para se obter vantagens competitivas.

Uma empresa que não se mantém por dentro das tendências, do momento dos concorrentes e das demandas dos consumidores corre sérios riscos de tornar-se antiquada e ser esquecida. 

É possível fazer isso adicionando iniciativas como benchmarking e palestras corporativas à rotina da organização. 

Escute seus clientes 

Outra dica essencial é a de manter um relacionamento próximo com os clientes, pois esse contato é o responsável por permitir que a empresa entenda onde o mercado ainda não está atendendo aos consumidores. 

Com essas informações, é possível implementar melhorias para fidelizar a clientela da organização e atrair uma parcela ainda maior de consumidores, ou seja, aumentar o market share da companhia.  

Uma prática que pode ajudar é a aplicação de pesquisas de satisfação entre os clientes, questionários para avaliar os produtos ou serviços da empresa com o objetivo de identificar aperfeiçoamentos. 

Reduza custos

É vital também reduzir custos desnecessários para investir nas áreas certas. Por isso, é indispensável que a empresa seja organizada, o que possibilita uma visão estratégica de seus processos e ajuda a distribuir gastos de maneira assertiva.  

Otimize produção e processos

A redução de gastos implica também em otimizar processos falhos dentro da empresa. Assim, a empresa reduz o investimento em tempo, dinheiro e esforços que não estão cumprindo com as expectativas e potencializa seus resultados. 

Essa movimentação conta principalmente com a ajuda do departamento de Recursos Humanos, responsável por analisar a trajetória de processos e identificar os gaps. 

Conclusão

A competitividade empresarial, apesar do estigma ruim, é saudável para a sustentabilidade dos negócios quando incentivada com responsabilidade. No decorrer do artigo, o motivo para promovê-la ficou claro: é um fenômeno que fomenta a inovação do mercado. 

Isso porque a competitividade empresarial faz com que as empresas se dediquem a construir vantagens competitivas para destacarem-se no mercado. 

Além disso, é uma competência que possui grande valor para as organizações, porque agrega valor para seus produtos ou serviços, estimula seu sucesso e as instiga a criarem seus planos de negócios. 

Entretanto, para manter a competitividade empresarial, a empresa deve investir em quatro vetores principais: capital humano, inovação, relacionamento e organização. Portanto, ela deve estar atenta a alguns passos importantes, como o estudo do mercado, as opiniões dos clientes, a redução de custos e a otimização de processos. 

Só assim é possível manter a competitividade empresarial na empresa.

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe o blog Pontotel e fique por dentro de todas as atualizações do mundo corporativo.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel
Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!