Tudo sobre como ser um bom líder e 5 dicas essenciais!
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Time Pontotel 25 de agosto de 2023 Departamento Pessoal

Como ser um bom líder? Veja 5 dicas essenciais, tipos de liderança e qual o papel do RH na formação de um líder!

Saiba sobre como ser um bom líder: qual o papel da liderança, as principais características de um líder de sucesso e como se tornar um.

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A liderança é um dos principais cargos de uma organização. O líder é a figura que irá gerir e potencializar os núcleos da empresa. Portanto, nessa posição, contar com profissionais que estejam sempre em busca de como ser um bom líder é essencial para o sucesso do negócio. 

Ao contrário do que as pessoas costumam pensar, a liderança é uma habilidade que se desenvolve, ou seja, não necessariamente se nasce com a capacidade de liderar. Entretanto, para que um profissional esteja preparado para assumir este cargo, antes ele precisa aprimorar algumas soft skills, e o departamento de Recursos Humanos pode ajudá-lo neste processo. 

Quer entender como ser um bom líder? Neste artigo, há 5 dicas essenciais para desenvolver uma boa liderança. Confira a seguir os tópicos que serão abordados: 

Aproveite a leitura!

Qual é o papel de um líder no trabalho?

O líder é quem gere e guia equipes de um negócio. Este profissional fica responsável pelas decisões do setor e por representá-lo, além de representar a cultura organizacional da empresa. 

As decisões do líder devem sempre levar em consideração as metas da organização, o bem-estar da equipe e a evolução profissional dos liderados. É importante lembrar que o bom líder também tem a função de inspirar, valorizar e direcionar seu time. 

Assim, o líder desempenha o papel de representante do grupo. Ele usa seu carisma para unir os profissionais do time, sua visão estratégica para potencializar as habilidades de cada membro, sua empatia para ouvir e respeitar as individualidades de cada um e, por fim, sua diplomacia para tomar as melhores decisões para todas as partes.

Como identificar um bom líder de equipe?

A primeira coisa a se considerar para identificar um bom líder é verificar se ele está alinhado aos valores da empresa. Isso porque, às vezes, o profissional tem todas as habilidades de liderança desenvolvidas, mas sua falta de identificação com a cultura organizacional do negócio faz com que ele não seja um bom líder para sua equipe, já que terá de representar valores nos quais não acredita. Por outro lado, esse mesmo colaborador pode ser um gestor incrível para outra corporação, onde possua fit cultural com essa organização.   

Outro ponto importante para saber se um profissional é um bom líder ou não é identificar se ele possui escuta ativa e empatia com seus liderados. Afinal, o bom desempenho de uma liderança está diretamente ligado à capacidade desta de ser observadora e estratégica, e, para isso, é preciso colocar em prática essas soft skills a todo momento. 

A diplomacia é também uma característica comum aos bons líderes, pois tomar decisões e solucionar conflitos está presente na rotina deles. Logo, faz-se necessário que as lideranças saibam resolver divergências e lidar com diferentes situações de forma pacífica, com respeito ao próximo e inteligência.

Principais características de um líder de sucesso

Fit cultural com a empresa, escuta ativa, empatia e diplomacia são algumas das já citadas características relevantes. Mas também vale ser mencionada a inteligência emocional, pois este profissional precisa lidar com conflitos de forma equilibrada, além de saber escutar e comunicar críticas. 

Ele também deve saber gerir tempo e tarefas de forma estratégica, levando em consideração não só os interesses da empresa, mas também as necessidades e as limitações da equipe. Um líder de sucesso deve defender tanto as metas do negócio quanto as demandas dos seus liderados. 

A maioria dessas características pode ser aprimorada, mas existem pessoas que têm mais facilidade de desenvolvê-las ou já as têm desenvolvidas; estes são conhecidos como “líderes natos”. 

Entretanto, essas soft skills também são naturalmente trabalhadas durante os anos de experiência, e é por isso que é comum no mercado ver líderes nas faixas etárias acima de 40 anos.

Quais os tipos de lideranças?

A liderança pode ser uma combinação de estilos e que um líder eficaz pode adaptar seu estilo de liderança conforme necessário para atingir os resultados desejados. Existem vários tipos de liderança que são reconhecidos, sendo os mais comuns:

Liderança autocrática 

O líder autocrático é aquele centralizador. Ou seja, a liderança que prioriza os interesses da empresa. Esse perfil também costuma realizar os feedbacks abertamente. 

Por ser um modelo centralizador, os membros podem sentir que têm pouca autonomia. Mas o ponto positivo é que este tipo de líder é muito presente e envolve-se em todas as questões referentes ao setor. 

Liderança democrática 

Este perfil foca no desenvolvimento do grupo com uma postura diplomática. A liderança democrática procura ouvir os pontos de vista e considera todas as opiniões igualmente importantes. 

Os seus feedbacks negativos não são feitos com o intuito de responsabilizar ou constranger um membro, mas, sim, com o objetivo de buscar soluções e meios para que a falha não se repita. 

O líder democrático acredita que o crescimento da empresa está diretamente ligado ao crescimento profissional dos membros e que os interesses e o bem-estar dos colaboradores são tão importantes quanto os do negócio. Dessa forma, este líder tem como prioridade um ambiente de trabalho saudável e o desenvolvimento do time. 

Liderança liberal

Já a liderança liberal tem uma postura menos centralizadora, deixando sua equipe livre para tomar decisões. O ponto positivo desse perfil de líder é que os membros do grupo podem exercer sua autonomia e todos possuem a chance de participar ativamente das escolhas do setor. Entretanto, quando isso acontece de forma exagerada, a equipe pode sentir-se perdida e sem a orientação adequada.

Como ser um bom líder?

Três mulheres conversando

Para ser um bom líder, o primeiro passo é o autoconhecimento. O profissional que anseia pelo cargo de liderança deve reconhecer seus pontos altos e baixos. Por meio desta percepção, é possível saber quais habilidades será necessário aperfeiçoar e quais skills ele pode usar a seu favor. 

Além disso, é importante que o bom líder esteja sempre em busca de aprimorar seus conhecimentos, por meio de palestras, cursos, workshops, benchmarking, entre outros. Ele deve procurar se instruir e se atualizar com as tendências do mercado. Até porque, a liderança deve incentivar essa curiosidade e determinação na sua equipe. 

Por fim, para ser um bom líder, o profissional deve ser honesto e transparente. Essas características inspiram confiança nos liderados. Portanto, quem quer ocupar o cargo de liderança deve aprender a ser o mais sincero possível em seus discursos.

Quais os impactos de um bom líder dentro das empresas?

O bom líder tem em mente que o maior valor de uma empresa são as pessoas. Isso é essencial para o sucesso de uma empresa, pois funcionários satisfeitos geram resultados positivos. A Universidade da Califórnia identificou que um colaborador satisfeito é 31% mais produtivo e vende 37% mais quando comparado a outros.

Um líder mal preparado, que não é empático com sua equipe, pode desmotivar os membros, diminuir o engajamento profissional dos colaboradores, reduzir a produtividade da equipe, gerar falhas nas entregas do negócio e, por fim, consequentemente aumentar a taxa de turnover da empresa. 

Segundo uma matéria do G1, a consultoria Michael Page identificou que 8 em cada 10 pessoas se demitem por causa do chefe. Logo, um desempenho ruim do líder afeta completamente os resultados de uma empresa, e os impactos podem ser incontáveis.

Como ser um bom líder: 5 dicas essenciais

Não existe fórmula exata para ser um bom líder, mas existem dicas que podem ajudar um profissional a desempenhar uma liderança competente. Confira cinco dessas dicas a seguir: 

Saiba ouvir

A escuta ativa é essencial para entender os sentimentos da equipe. É preciso ouvir os membros para saber quais são suas necessidades, anseios, angústias, expectativas. É só a partir do entendimento desses fatores que o líder pode tomar as decisões do seu setor, com objetivo de potencializar o desempenho do time e, assim, guiá-lo assertivamente.  

Seja flexível

A flexibilidade é importante para que o líder possa exercer sua empatia e sua diplomacia. Afinal, para que ele tome as melhores decisões para o grupo inteiro, precisa visualizar todos os pontos de vista, estar disposto a errar, admitir o erro e mudar de opinião.

Comunique-se de forma assertiva e não violenta

Da mesma forma que o líder deve saber ouvir, ele precisa saber falar. Essa é talvez uma das dicas mais importantes. O líder deve comunicar suas decisões, o que as motivou, orientar os liderados, dar feedbacks e tudo isso de forma não violenta, caso contrário, os membros da equipe vão ter medo da liderança em vez de respeito.  

Tenha visão de futuro

Para tomar decisões de forma estratégica pensando no bem de todas as partes, o líder deve ser visionário. Ou seja, ele não deve pensar nos ganhos instantâneos, mas, sim, no que é melhor em longo prazo para a empresa e o seu time. A visão de futuro ajuda o líder a saber como e onde investir seus esforços. 

Lidere pelo exemplo

A melhor forma de fazer as pessoas tomarem atitudes não é comunicar o que se deseja delas, mas, sim, mostrar na prática o que é esperado. Ou seja, um bom líder não só fala o que ele quer de seu time, mas também lidera pelo exemplo, comportando-se da maneira que espera que os membros da equipe se comportem.

Qual o papel do RH na formação de um bom líder?

O departamento de Recursos Humanos é o responsável por gerir o capital humano da empresa. Portanto, assim como os líderes, ele também fica à frente da gestão de pessoas do negócio. 

Além disso, o RH articula internamente as iniciativas da empresa, sobretudo o programa de desenvolvimento de lideranças. Desse modo, o profissional de Recursos Humanos irá disseminar o conhecimento sobre liderança entre os membros da organização e ministrar as atividades do programa. 

O setor também pode contribuir com a capacitação dos líderes, por meio da organização de atividades de educação corporativa. O RH pode preparar palestras, workshops, imersões e muitos outros momentos focados na qualificação das lideranças. 

Conclusão

Três funcionários conversando

Ao contrário do que se costuma pensar, a liderança não é uma característica inata, mas algo que pode se desenvolver, assim como muitas outras habilidades. Entretanto, um bom líder precisa saber ouvir, ser flexível, comunicar-se assertivamente, ter visão de futuro e liderar pelo exemplo. 

É importante que os negócios saibam como formar bons líderes. Isso porque contar com boas lideranças é essencial para o sucesso de uma empresa.

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