Veja como o RH se prepara para atrair e reter a Geração Z!
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Time Pontotel 11 de novembro de 2024 Gestão de Pessoas

Como o RH se prepara para a Geração Z? Conheça os desafios e como se adaptar para esses profissionais

Entenda como o RH se prepara para a Geração Z, quais as características dos centennials e quais as melhores estratégias para gerenciar jovens

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A Geração Z finalmente entrou no mercado de trabalho. Nascidos na era digital, esses jovens profissionais trazem demandas muito diferentes das de seus antecessores. E lidar com essa mudança geracional é um grande desafio. Diante desse cenário, surge a pergunta: como o RH se prepara para a Geração Z?

Essa transformação exige que o setor de Recursos Humanos (RH) adapte seus processos para atrair e reter novos talentos. Para ajudar nessa adaptação, este artigo explicará como preparar o RH para lidar com a Geração Z. Para isso, serão abordados os seguintes tópicos.

Boa leitura!

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O que é a Geração Z?

A Geração Z é formada por pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e início dos anos 2010. Também conhecida como Gen Z, Centennial ou iGen, essa é a primeira geração de indivíduos que já nasceu no ambiente digital.

Isso significa que essas pessoas cresceram em um mundo onde internet, smartphones, redes sociais e outras tecnologias são amplamente utilizadas para diversas atividades. Entenda a seguir quais as principais características dessa geração.

Quais as principais características dessa geração?

Os centennials, como são chamados os integrantes da Gen Z, são considerados nativos digitais, já que cresceram em um ambiente totalmente conectado. Essa familiaridade com o mundo digital desde a infância moldou a forma de pensar, aprender e se comunicar. 

Por isso, geralmente, eles têm facilidade para lidar com tecnologias e com tudo relacionado ao cenário digital. Eles também tendem a ser multitarefas, ou seja, são capazes de executar várias atividades simultaneamente.

Além da fluência digital, esses jovens se destacam pelo comportamento empreendedor e pela mentalidade inovadora. São criativos, independentes e valorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Mais do que um bom salário, os centennials tendem a priorizar trabalhos que ofereçam um propósito e que tenham impacto positivo na sociedade. Por isso, eles buscam empregos que estejam alinhados aos seus valores, como flexibilidade, autonomia e respeito à diversidade e inclusão

 

Como é a Geração Z no mercado de trabalho?

Homem da geração Z trabalhando com copo de café ao lado

No mercado de trabalho, a Geração Z apresenta comportamentos que desafiam as práticas tradicionais e exigem novas abordagens de gestão. Dados de pesquisas realizadas pela consultoria EDC Group e pelo Ecossistema Great People & GPTW comprovam essa tendência. Veja alguns números:

  • 25% da Gen Z fazem exatamente o que foram contratados para fazer, sem exceder suas responsabilidades;
  • Quando comparados aos Millennials, os mais jovens demonstram menor engajamento no trabalho;
  • 51,6% das empresas relatam dificuldades em lidar com as diferentes expectativas das novas gerações;
  • 68,1% das organizações relataram que o “match” com os centennials no ambiente de trabalho não foi bem-sucedido.

Mas, especialistas afirmam que os jovens da Gen Z também apresentam várias qualidades. Eles são descritos como criativos, dinâmicos e colaborativos. Além disso, eles são flexíveis, inovadores e bem adaptados ao trabalho em equipe

 

Quais os desafios que o RH enfrenta com a Geração Z?

Conforme explicado, o comportamento dos centennials no mercado de trabalho oferece vários desafios às empresas. Um dos departamentos mais afetados é o setor de RH, que precisa lidar com demandas e expectativas únicas da Gen Z. Confira a seguir alguns dos desafios do RH com essa geração:

Integração em ambientes multigeracionais

Os centennials cresceram em um contexto digital e têm uma mentalidade diferente das gerações anteriores, o que pode gerar conflitos no ambiente de trabalho. Apesar disso, Mario Braile, especialista em gestão de serviços e consultor de capital humano da ETALENT, lembra que essas gerações se complementam

Se o mercado aprender a trabalhar com diferentes gerações e utilizar os perfis de cada geração de acordo com a necessidade daquela empresa, terá um aproveitamento muito grande e uma complementaridade muito importante”, explica Mario.

Demandas por feedback constante e desenvolvimento rápido

Outro desafio importante relacionado aos centennials é a demanda por feedback constante e desenvolvimento rápido. Esses profissionais esperam um retorno contínuo sobre seu desempenho, porque acreditam que esse feedback os ajuda a crescer profissionalmente.

Além disso, esses jovens têm expectativas de conquistar cargos mais altos rapidamente, o que nem sempre é possível. Essas demandas exigem que o RH invista em estratégias voltadas para o engajamento e o desenvolvimento de carreira desses colaboradores.

Dificuldades em reter talentos com expectativas elevadas

O RH também enfrenta dificuldades para reter talentos da Geração Z, o que contribui para uma maior rotatividade entre esses profissionais. A busca por experiências enriquecedoras, propósito claro, flexibilidade e oportunidades de crescimento é um dos fatores que explicam esse comportamento.

 

Como o RH pode se preparar para atrair e reter profissionais da Geração Z?

Pessoas da geração Z em um escritório, na mesa de reunião conversando

Os comportamentos e as expectativas dos centennials no mercado de trabalho exigem que a empresa adapte suas práticas considerando as características desses jovens. Entenda a seguir como o RH deve se preparar para a Geração Z.

Adaptação dos processos de recrutamento e seleção

Como essa geração valoriza a agilidade e transparência, o ideal é que RH adapte os processos de recrutamento e seleção. Para isso, o setor pode simplificar a candidatura e adotar uma abordagem ágil ao longo do processo, por exemplo.

Promoção de uma cultura organizacional voltada para a diversidade e inclusão

Outra estratégia importante é adotar os princípios do DEIB na empresa, promovendo uma cultura organizacional voltada para a diversidade e inclusão. Para isso, o RH pode oferecer treinamentos sobre diversidade, desenvolver políticas claras de inclusão, entre outras iniciativas.

Oferecimento de benefícios personalizados e flexibilidade no trabalho

Os centennials valorizam empresas que contribuem para a sua realização pessoal e para o equilíbrio entre vida privada e profissional. Para atender essas necessidades, o RH pode oferecer bons benefícios corporativos e uma jornada flexível.

Uma jornada flexível permite que as pessoas organizem suas atividades, o que resulta em maior satisfação e felicidade no ambiente de trabalho, melhorando o clima organizacional como um todo”, explica Carla Souza, coordenadora de Marketing da Pontotel.

Criação de oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo

Como os centennials são dinâmicos e buscam crescimento rápido em suas carreiras, o RH precisa criar oportunidades de desenvolvimento para essa geração. Isso pode envolver a organização de programas de mentoria, criação de planos de carreira personalizados, entre outras estratégias.

Conclusão

A entrada da centennials no mercado de trabalho representa vários desafios para os empregadores e profissionais de gestão de pessoas. Para superar esses obstáculos, é fundamental entender como o RH se prepara para a Geração Z. 

Para atrair e reter esses profissionais, o setor deve adaptar os processos de recrutamento, promover uma cultura organizacional alinhada ao DEIB, oferecer planos de carreira personalizados, entre outras estratégias. 

Afinal, mais do que salário, a Gen Z busca qualidade de vida, respeito à diversidade e oportunidade de crescimento. Ao adotar essas práticas, é possível atrair esses jovens talentos e garantir seu engajamento e retenção em longo prazo.

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