Tudo sobre como gerir um escritório: guia ideal para líderes!
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Time Pontotel 22 de março de 2024 Departamento Pessoal

Tudo sobre como gerir um escritório: principais desafios e erros que você deve evitar

Descubra como gerir um escritório corretamente, conheça os principais desafios e saiba quais os erros comuns que você deve evitar!

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Saber como gerir um escritório é o primeiro passo para o sucesso da empresa. Afinal, quem gere bem um negócio consegue manter a motivação dos colaboradores em dia e, consequentemente, eleva a produtividade desses profissionais.

A eficiência na gestão do escritório é dependente de uma boa administração dos recursos que a empresa tem, sejam eles materiais ou humanos. Quando a organização consegue administrar bem seus recursos, têm mais chances de obter bons resultados. 

Entretanto, para isso, é importante saber quais passos seguir para alcançar a eficiência ao gerir um escritório, sem cometer erros que comprometam o bom andamento das tarefas e atrapalhem a motivação das equipes e o engajamento dos funcionários

Este conteúdo abordará os seguintes assuntos em torno da gestão de escritório: 

Boa leitura!

O que é uma boa gestão de escritório?

A boa gestão do escritório envolve a eficiência na administração de recursos materiais e humanos. Ela garante maior produtividade das equipes e tomadas de decisões estratégicas e assertivas. 

É importante ressaltar que não existe uma receita única para o sucesso na gestão de todas as empresas. Cada organização deve reconhecer suas necessidades e criar ações para que o seu funcionamento se torne efetivo.

Neste processo, é importante se atentar à comunicação interna eficaz, bom gerenciamento do tempo, definição de prioridades e automatização de processos, que podem ser um apoio na busca pela boa gestão, mas tudo de forma personalizável.

Por que é importante saber como gerir um escritório?

Escritório com várias pessoas trabalhando

Saber como gerir um escritório é fundamental para a empresa conseguir alcançar o sucesso com facilidade, afinal, a gestão correta do negócio é resultado de um planejamento adequado e uma organização de atividades conforme o que a empresa precisa. 

Além disso, ao saber como gerir um escritório, a organização consegue:

  • Garantir a eficiência operacional;
  • Elevar a produtividade das equipes; 
  • Melhorar a comunicação entre empresa e empregados;
  • Evitar desperdícios e gastos desnecessários; 
  • Tomar decisões baseadas em insights gerados pela boa gestão material e humana;
  • Aumentar a resiliência profissional;
  • Atentar-se em cumprir a legislação trabalhista com maior facilidade;
  • Permitir um ambiente de trabalho mais agradável e satisfatório.

Desafios comuns na gestão de escritórios

Para saber como gerir um escritório de forma efetiva, a empresa precisa obrigatoriamente conhecer alguns dos principais desafios que são parte deste processo. Conheça alguns deles a seguir.

Conflitos internos

A boa gestão de um escritório depende da facilidade que os gestores têm para lidar com os conflitos internos. Toda empresa possui trabalhadores com experiências pessoais e profissionais distintas, e saber lidar com essas diferenças é fundamental.

Quem sabe como gerir um escritório tem as competências de ouvir os colaboradores, aceitar opiniões distintas e principalmente mediar conflitos para a resolução ser boa e justa para todas as partes. 

Também é importante usar os conflitos como oportunidades para melhorar processos, políticas e relações. Saber fazer isso de forma efetiva mostra que os gestores são capazes de gerir um escritório.

Motivação da equipe

Quando o líder sabe como gerir um escritório, ele abre portas para a utilização de recursos que impactam diretamente na motivação das equipes. Isso ocorre porque a boa gestão visa a criação de ações para que os profissionais se sintam motivados e engajados. 

Afinal, ao gerir bem o escritório, a empresa sabe reconhecer que os funcionários são o seu maior patrimônio, e que motivá-los é essencial para elevar a produtividade deles e para o negócio alcançar o sucesso.

De acordo com uma pesquisa da Gallup, empresas com funcionários desmotivados custam, em perda de produtividade, mais de 500 bilhões de dólares, principalmente em função da queda de desempenho e do aumento das taxas de absenteísmo.

Adaptação a mudanças externas

Quando o escritório está bem gerido, ele tem maior facilidade para se adaptar a mudanças extremas, quando necessário. Qualquer mudança exige flexibilidade, e a boa gestão é capaz de incentivar os colaboradores a reconhecer que mudanças podem ser positivas. 

Contudo, tal gestão tem o desafio de se utilizar de ferramentas, treinamentos e formações que dão suporte emocional aos profissionais, inclusive oferecendo recursos para que essas mudanças extremas não sejam traumáticas. 

Manutenção da eficiência operacional

A eficiência operacional garante o sucesso dos processos da empresa. Porém, muito mais do que alcançá-la, é importante encontrar caminhos para sua manutenção ao longo dos dias.

A boa gestão do escritório se desafia diariamente na manutenção dessa eficiência operacional. Por isso, é necessário desenvolver constantemente ações para motivar os colaboradores e criar treinamentos para o desenvolvimento dos profissionais, permitindo que eles estejam mais preparados para encarar os desafios futuros.

Como gerir um escritório com eficiência?

Várias pessoas conversando ao lado de uma mesa de escritório

Se a sua empresa busca instrumentos para ter como gerir um escritório com eficiência, é importante conferir alguns pontos que não podem faltar neste processo para garantir a eficiência na execução das tarefas. Veja-os a seguir.

Organização e comunicação

Crie na rotina da empresa canais de comunicação claros e eficazes quanto às obrigações dos trabalhadores e às etapas a serem cumpridas para obter sucesso na execução das atividades. 

Defina bem quais canais a sua empresa prefere para manter a gestão e a organização das tarefas em dia — e-mail, aplicativos de mensagens ou reuniões regulares. 

Esse alinhamento permite que a produtividade seja elevada e que não haja dúvidas nas tarefas, fazendo com que, assim, todos foquem no mesmo objetivo  

Bem-estar da equipe

Para saber como gerir um escritório com eficiência, a empresa precisa também focar no bem-estar da equipe. Como dito anteriormente, os funcionários são o maior patrimônio da organização, e precisam estar engajados para ela alcançar o sucesso. 

Nesse sentido, é importante desenvolver ações voltadas para o bem-estar físico e emocional dos colaboradores, seja por meio de planos de carreira, pacote de benefícios, horários flexíveis, cultura de feedbacks e outros. 

As pesquisas de clima e satisfação podem ajudar a medir o engajamento e o bem-estar dos profissionais, entregando aos gestores importantes insights para as tomadas de decisões. 

Monitoramento de desempenho

Monitorar o desempenho dos colaboradores é essencial para gerir um escritório com eficiência. O sucesso da empresa depende da alta produtividade e da qualidade do trabalho, logo, ela precisa acompanhar com atenção o trabalho dos seus funcionários. 

Isso pode ser feito por meio de vários tipos de avaliações, como: autoavaliação, 180º, 360º, por competência, por objetivo, entre outros modelos. 

Cada informação gerada por esses métodos podem trazer indicadores importantes para a empresa desenvolver ações para melhorar o desempenho e a produtividade dos colaboradores.

Tecnologia para automatizar processos

A tecnologia é um grande apoio para quem deseja possuir ferramentas para ter como gerir um escritório de maneira estratégica. A automatização de processos não só agiliza a rotina de trabalho, mas também oferece dados importantes para a empresa tomar decisões. 

Com a automatização, por exemplo, muitos setores passam de burocráticos para estratégicos, tornando-se mais ágeis e eficientes para antecipar problemas e encontrar soluções mais rapidamente.  

Gestão da jornada dos funcionários

A gestão de jornada dos funcionários é outro ponto de destaque para saber como gerir um escritório com eficiência. Um controle de ponto correto pode auxiliar na diminuição do absenteísmo e em uma organização melhor do dia a dia de trabalho dos colaboradores.

Isso porque a gestão de jornada revela dados de entrada, saída, intervalos, faltas, atrasos e horas extras, permitindo que a empresa visualize com maior clareza o tempo que o colaborador está de fato trabalhando.

Assim, ela consegue fazer cortes em horas extras desnecessárias, organizar melhor suas escalas de trabalho e identificar possíveis motivos para faltas e atrasos recorrentes, trazendo, assim, maior eficácia no funcionamento do escritório. 

Como fazer uma gestão de jornada com eficiência?

A gestão de jornada pode ser feita com eficiência por meio de plataformas que ofereçam à empresa uma gestão de dados em tempo real, via web e aplicativo, e garantam a autenticidade dos registros. 

Isso pode ser realizado por meio do sistema REP-P (Registrador Eletrônico de Ponto via Programa), que oferece uma gestão de dados em nuvem, com acesso a qualquer hora e lugar e de acordo com todas as regras trabalhistas da LGPD, da CLT e da Portaria 671

A eficiência desse modelo de gestão de jornada está totalmente ligada a uma boa gestão de escritório, pois permite ainda maior agilidade no acesso às informações, na identificação de problemas e no fechamento da folha de pagamento, com um controle de ponto totalmente flexível, que funciona online.

Além disso, essa flexibilidade dá ao colaborador múltiplas possibilidades para registrar o ponto: por biometria facial, reconhecimento de voz e geolocalização, até mesmo offline. 

Mas qual a melhor plataforma de ponto do mercado? A Pontotel tem o melhor sistema de controle de ponto, oferecendo uma plataforma que alia tecnologia de ponta a uma gestão focada em pessoas. Quer saber mais sobre a nossa ferramenta? Entre em contato com um dos nossos consultores.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Principais erros ao gerir um escritório: o que evitar?

A gestão de um escritório, porém, não depende apenas da identificação dos pontos geradores de eficiência nos processos. É importante também que a empresa faça uma análise dos principais erros que podem levá-la ao insucesso na gestão do escritório. 

Nesse sentido, confira alguns dos problemas que a organização deve evitar:

Conclusão 

Ao longo deste conteúdo, foi explicado a importância da boa gestão de um escritório e quais impactos esse gerenciamento pode ter para a empresa alcançar seus objetivos. 

Para que isso ocorra, no entanto, o negócio precisa valorizar seu maior capital, os funcionários, para, assim, evitar os erros mais comuns no processo de gestão dos recursos materiais e humanos, tomando decisões que garantam a eficiência operacional. 

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre processos de gestão e como manter a eficácia no desempenho dos colaboradores? Então, acesse o blog Pontotel

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