Coffee badging: saiba o que é, principais vantagens e desafios!
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Time Pontotel 7 de outubro de 2024 Todos os artigos

Coffee badging: entenda como essa tendência está mudando a cultura corporativa pós-pandemia

Confira neste conteúdo o que é o coffee badging, quais são seus benefícios e como as empresas podem lidar estrategicamente com essa tendência.

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Entender as nuances relacionadas ao coffee badging, bem como seus prós e contras, é indispensável para as empresas. Afinal, essa tendência surgiu no mundo corporativo recentemente e precisa ser encarada com assertividade.

Nesse sentido, um estudo da Upwork descobriu que o ganho de produtividade e a flexibilidade permanecem sendo as principais vantagens do trabalho remoto. O que, inclusive, conecta-se diretamente com a popularização do coffee badging.

Outra pesquisa que se liga a isso foi feita pelo Owl Labs em 2023. Segundo ela, 58% dos funcionários que trabalham em regime híbrido disseram que vão ao escritório físico, “mostram a cara” por um tempo e depois saem para trabalhar remotamente. Como será detalhado neste conteúdo, essa prática é justamente a essência do coffee badging.

Assim, para entender melhor acerca desse tema, este texto abordará os pontos a seguir:

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Tenha uma ótima leitura!

O que é coffee badging?

Grupo de colegas de trabalho conversando durante pausa para café.

O coffee badging refere-se a um movimento que acontece no ambiente de trabalho no qual os funcionários comparecem ao escritório físico, batem o ponto e, após um tempo, voltam a trabalhar remotamente de suas casas ou de outros locais, como coworkings.

Nesse período presencial na empresa, os funcionários aproveitam para socializar e tomar um café, o que justifica o uso do termo “coffee”, que significa “café” e nomeia a tendência. Além disso, eles também usam esse tempo para definir o que deverá ser entregue.

O movimento coffee badging surgiu nos  Estados Unidos por dois motivos específicos: a percepção após a pandemia da covid-19 acerca dos custos de ir até o trabalho presencial, como aqueles envolvendo o transporte público, e o tempo de deslocamento gasto nisso.

Por que o coffee badging se tornou popular?

O coffee bagging ficou popular por algumas razões específicas, que, somadas, acabaram difundindo essa tendência corporativa em empresas de vários segmentos. Veja a seguir.

Impacto da pandemia no ambiente de trabalho

A pandemia da covid-19 é um dos principais responsáveis pela popularização do coffee badging. Isso porque, durante a crise de saúde mundial, inúmeros trabalhadores tiveram de ficar exercendo suas profissões de casa para se manterem longe dos riscos de contágio.

Nesse período, eles perceberam que esse modelo de trabalho remoto, embora tivesse surgido em condições adversas, era benéfico. Ele trazia flexibilidade, economia de tempo e, ainda, proporcionava o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Tal experiência de trabalho contribui com o desenvolvimento do seguinte pensamento: a sede da empresa não era mais o único lugar em que um funcionário poderia trabalhar e ser produtivo. O escritório físico começou a ser percebido como um local de interação social e colaboração.

Sobre isso, David Satterwhite, CEO da Chronus, diz: “Os funcionários se acostumaram à flexibilidade de trabalhar em casa e podem vir ao escritório somente quando for absolutamente necessário”. Afinal, completa ele: “É muito difícil colocar o gênio de volta na garrafa”.

Busca por flexibilidade

Outro fator de peso para o coffee badging se tornar popular foi a busca dos trabalhadores por mais flexibilidade em seus empregos. Ou seja, eles começaram a desejar equilíbrio entre a vida pessoal e a vida no trabalho, além de mais bem-estar e horários flexíveis capazes de se adequarem melhor às necessidades de cada um.

Esse anseio por um trabalho que traz autonomia e permite a adaptação a diferentes estilos de vida foi fundamental para a popularização dessa tendência.

Inclusive, isso se fundamenta em um forte desejo dos trabalhadores: conforme o State of Remote Work 2023, relatório da Buffer em parceria com a Nomad List e a Remote OK, 98% dos entrevistados afirmou que deseja trabalhar remotamente pelo resto de suas carreiras. 

Manutenção da visibilidade no escritório

Como citado, o coffee badging permite que os funcionários consigam interagir com os colegas de trabalho em vez de permanecerem trabalhando semana após semana sem nunca, ou quase nunca, ter qualquer contato presencial com outros colegas de trabalho.

Assim, ir ao escritório para fins de socialização e construção de relacionamento tornou-se um desejo dos funcionários. Junto a isso, a visita ao escritório serve para o funcionário mostrar engajamento com a empresa e seus projetos.

Vantagens e desvantagens do coffee badging

O coffee badging traz em si tanto vantagens quanto desvantagens. Por isso, é importante assimilar as nuances desse movimento por parte das empresas e dos funcionários. A seguir, confira as particularidades disso.

Vantagens para os colaboradores

Os colaboradores, como já abordado anteriormente, são beneficiados com o coffee badging de diversas formas. Eles conseguem conciliar melhor a vida pessoal e profissional, já que é possível estabelecer um ritmo de trabalho mais vantajoso, e ter mais conforto graças ao ambiente familiar, caso estejam trabalhando de casa. Isso gera satisfação profissional.

Outra vantagem envolve a manutenção de relacionamentos. Como os funcionários vão ao escritório por um breve período, aproveitam isso para trocarem ideias pessoalmente com os seus colegas de trabalho. O resultado disso é o fortalecimento dos laços profissionais.

Desvantagens e desafios para as empresas

Apesar de os trabalhadores ganharem com o coffee badging, a empresa acaba lidando com alguns pontos negativos desse movimento. Algumas dessas desvantagens e desafios são:

  • Comunicação: os projetos, sobretudo aqueles mais complexos, podem ser prejudicados por não haver a colaboração e a comunicação presencial necessária;
  • Custos operacionais: por conta do coffee badging, a empresa precisa investir em uma infraestrutura que suporta tanto o trabalho presencial quanto remoto;
  • Produtividade: assegurar que os funcionários estão, de fato, cumprindo com as suas responsabilidades também pode se tornar um grande desafio.

Como as empresas podem lidar com o coffee badging?

Homem trabalhando com tablet e cachorro no colo, em casa.

Diante dos desafios que surgem com o coffee badging, a empresa precisa implementar algumas medidas para lidar com essa tendência. Confira as principais ações a seguir.

Adaptação do modelo de trabalho para um modelo híbrido

Adaptação é uma característica indispensável no contexto empresarial, e é justamente por isso que se adaptar ao trabalho híbrido é uma das melhores formas de lidar com o coffee badging. Ao fazer isso, os funcionários ganham a flexibilidade e autonomia que tanto desejam, ao passo que a empresa consegue mantê-los profissionalmente satisfeitos.

Criação de políticas internas

Criar políticas internas também é uma forma de lidar com essa nova tendência. Na prática, algumas dessas políticas devem abordar os direitos e deveres do funcionário quando estiverem trabalhando remotamente, ao passo que outras políticas devem fazer o mesmo, porém, voltando-se para quando os colaboradores estiverem no escritório físico.

Utilização de ferramentas de gestão e acompanhamento

Outro mecanismo para a empresa lidar com o coffee badging envolve o uso de ferramentas para monitorar a produtividade dos funcionários, quer estejam eles trabalhando presencial ou remotamente. 

A mesma lógica vale no que diz respeito a monitorar a gestão de projetos. Com as ferramentas certas, os gestores conseguem ficar a par em tempo real do progresso das tarefas, evitando atrasos e gargalos.

Conclusão

O coffee badging, como detalhado neste conteúdo, é um movimento que se fundamenta no desejo dos funcionários em ter mais flexibilidade e autonomia no trabalho. Isso se deu por diversas razões, como a experiência que eles tiveram na pandemia da covid-19.

Diante dessa tendência, é importante que as empresas consigam se adaptar por meio da adoção do regime de trabalho híbrido, por exemplo. Com isso, os funcionários conseguem usufruir os benefícios do coffee badging, enquanto a empresa consegue mantê-los produtivos e felizes no trabalho.

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