O que é um CMO? Veja qual o papel dentro das empresas, a importância e por que contratar
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Time Pontotel 13 de agosto de 2024 Controle de ponto
O que é um CMO? Veja qual o papel dentro das empresas, a importância e por que contratar
Sabe o que significa CMO? Conheça o papel deste profissional e por qual motivo ele tem se tornado essencial dentro de uma empresa. Leia mais!
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Hoje em dia, há várias siglas e acrônimos utilizados para dar nome a cargos. Uma delas é a “CMO”, que faz referência ao chefe ou head do departamento de marketing em uma empresa.

Peça cada vez mais importante no contexto empresarial, a figura do CMO teve destaque no período da pandemia da COVID-19, quando as estratégias de marketing foram essenciais para qualquer tipo de negócio.

Conforme a empresa de auditoria internacional KPMG, 62% dos executivos implementaram iniciativas de experiência digital neste período, para beneficiar clientes internos e externos. Por isso, neste artigo você entenderá a importância do chief marketing officer e por que contratar este profissional.

Veja os tópicos que serão abordados:

Boa leitura!

O que é CMO?

Uma mulher apresentando relatórios em uma lousa digital para três pessoas

CMO é a sigla para designar o Chief Marketing Officer, um diretor-geral ou executivo responsável na empresa pelos assuntos ligados à propaganda e ao marketing. É uma das muitas siglas comuns no mundo corporativo e fazem referência a cargos e responsabilidades em uma organização.

Geralmente, um profissional que está nessa posição é um especialista em marketing, mas também é imprescindível que ele possua uma visão sistêmica do negócio, capaz de integrar todos os aspectos, áreas e interesses de uma empresa.

O que faz um CMO?

O CMO, ou o chief marketing officer, comanda a equipe e faz toda a gestão de marketing em uma empresa. Ele supervisiona, lidera e toma as decisões sobre investimentos em marca e divulgação.

É ele que direciona investimentos e toma estratégias em marketing, publicidade e branding, que trarão resultados para a empresa em médio e longo prazo. Atualmente, o CMO é um cargo que tem sido bastante impactado pela revolução digital, ou o digital-first.

Qual é a importância de um chief marketing officer para uma empresa?

Um chief marketing officer é importante para uma empresa, pois direciona a gestão para um dos assuntos mais importantes para a sobrevivência de qualquer organização: o marketing. Ele detecta as oportunidades, traz a inteligência em marketing e atualiza a empresa com as melhores práticas do mercado.

Por que contratar um CMO para sua empresa?

Toda empresa, para sobreviver, precisa estar alinhada ao mercado e suas tendências. Um chief marketing officer, neste sentido, insere a companhia nessas novas tendências e garante a presença dela no mercado.

O CMO também é o responsável por cuidar dos profissionais que estão em sua equipe, garantir a performance deles e fazer a ponte entre a operação e a diretoria, cascateando as informações e fazendo com que os resultados da frente de marketing sejam os mesmos do restante da empresa.

Recrutar, treinar e liderar o time de marketing

O CMO é o responsável por recrutar ou coordenar a contratação de toda a equipe de marketing. É dele também a liderança dessa equipe, orientando e levando o time aos resultados pretendidos. Com visão 360º, ele é capaz de vislumbrar os impactos e as necessidades da área de marketing diante de outras áreas da empresa.

Gerenciamento do relacionamento com o cliente

Ao CMO também cabem as diretrizes do relacionamento da empresa com os clientes e e, afinal, essa conexão é umas das interfaces do marketing. Uma boa gestão da experiência do cliente (CX) é capaz de divulgar positivamente os valores da empresa e impactar positivamente.

Implementação de novas tecnologias

Um CMO também é responsável por identificar e entender o que há de mais inovador e tecnológico no mercado e o que pode ser implementado na empresa, trazendo ganhos e atualizando a organização junto às novas tecnologias do mercado.

Monitorar o mercado

Acompanhar as ações dos concorrentes é algo essencial em qualquer empresa. E um CMO deve estar atento a essa movimentação externa e de outras empresas do mesmo nicho. A partir dessa observação, é possível se inspirar, colher insights, identificar o comportamento do consumidor e conhecer quais são as estratégias que vêm sendo aplicadas no mercado.

Gerenciar verbas

Gerenciar verbas, direcionar investimentos e entender quais são as iniciativas que valem ser apoiadas também é outra atribuição de um CMO. Assim como qualquer líder de equipe ou departamento, é necessário garantir uma boa gestão financeira.

Quais são os principais desafios que o chief marketing officer enfrenta?

Várias pessoas e relatórios em uma mesa

O mundo digital trouxe ao marketing a necessidade de uma inovação constante. Por isso, é preciso que o CMO vença o desafio que é sempre ter que estar atualizado. Ele precisa, ainda, ter sabedoria e conhecimento para escolher o que faz sentido para empresa entre todas as novidades que surgem no mercado.

Outro desafio do CMO é lidar com os dados e KPIs de marketing que são gerados a partir das ações. Hoje em dia, todo trabalho é capaz de gerar leads e trazer informações valiosas para qualquer empresa.

As empresas também pedem, a cada dia mais, a integração entre as áreas. Por isso, as diferenças de interesses devem ser superadas, e cabe ao CMO colaborar com este alinhamento, garantindo a sinergia entre todos.

Em quais áreas um CMO pode atuar?

Um CMO deve estar preparado para atuar em qualquer empresa que deseja estar bem posicionada no mercado, seja digital ou tradicional. Se a empresa trabalha com vendas diretas, a presença de um chief marketing officer se torna ainda mais essencial.

O CMO pode também atuar na reputação e no branding da empresa. E, por isso, há oportunidades nos mais variados setores, como organizações do Terceiro Setor, empresas varejistas e negócios B2B.

Quais habilidades e competências um CMO precisa?

Um CMO necessita das competências de um líder, como comunicação, motivação, delegação, criatividade, comprometimento e flexibilidade. Por ser um profissional da área de marketing, espera-se também que um chief marketing officer tenha perfil inovador, seja conectado, curioso e capaz de apresentar soluções disruptivas.

Liderança

Assim como todo profissional em cargo de gestão, a liderança é um fator essencial. Um CMO precisará, em seu dia a dia, liderar equipes e projetos, além de engajar e inspirar de forma positiva os profissionais envolvidos no marketing.

Organização

A organização também é outro ponto essencial para um CMO. Prazos e outras ações devem ser bastante coordenados para que tragam resultados superlativos à empresa. Além disso, o chief marketing officer também é responsável pela gestão financeira do setor, tarefa que exige bastante disciplina.

Planejamento

Capacidade de planejar, considerar cenários e ter visão de futuro são habilidades muito importantes para esse profissional. Saber analisar forças e fraquezas de um projeto ou até mesmo da equipe é também uma habilidade necessária de se ter ou desenvolver.

Ótima comunicação

A comunicação interpessoal é a chave do andamento de uma ação de uma empresa. Se ela for de excelência, é capaz de engajar e criar a confiança necessária que deve haver entre equipe e gestor. Estratégias comunicacionais engajam os atores necessários para que o projeto de marketing tenha sucesso.

Criatividade

No marketing, criatividade é regra. Portanto, o profissional que estará encarregado de cuidar do departamento em uma empresa precisa ter um perfil que busca soluções criativas. É uma forma de oxigenar e deixar uma marca no negócio, fazendo-o se destacar perante o mercado.

Conclusão

Neste artigo, foi possível conhecer sobre a atuação de um CMO, o chief marketing officer de uma empresa. Entre tantas siglas e acrônimos que designam cargos, essa é uma bastante importante em qualquer equipe ou contexto.

Um CMO é responsável por gerir, implementar e mensurar todo o trabalho de marketing de uma organização, bem como capitanear e garantir os resultados de uma equipe que atue nessa área.

Ele também garante que a empresa esteja atualizada e alinhada com as novas estratégias de marketing e as novas formas de atuar. Por fim, agrega habilidades como criatividade, inovação e comunicação.

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre a posição de CMO e tem curiosidade de conhecer outras siglas do mundo corporativo, visite o blog Pontotel e confira os conteúdos disponíveis sobre o assunto!

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