Com o avanço da tecnologia e a evolução das demandas pessoais e empresariais, soluções inovadoras surgiram para facilitar o armazenamento, o acesso e o processamento de dados de maneira flexível e segura. Entre essas soluções, destaca-se o conceito de cloud computing, que se tornou um poderoso aliado na gestão de dados.
Também conhecida como armazenamento em nuvem, essa tecnologia permitiu que as empresas pudessem desfrutar de benefícios significativos em termos de eficiência, segurança e capacidade de expansão de dados, impulsionando suas operações e garantindo uma vantagem competitiva no mercado.
A cloud computing pode ser considerada um dos pilares da transformação digital, por isso, é de extrema importância entendê-la e aderir a ela. Por isso, para apresentar os assuntos mais importantes sobre essa tecnologia, serão abordados os seguintes tópicos neste texto:
- O que é cloud computing?
- Como funciona a cloud computing?
- Tipos de cloud computing
- Principais vantagens da cloud computing
- Principais serviços de cloud computing
- Cuidados na cloud computing
Tenha uma boa leitura!
O que é cloud computing?
A cloud computing, também chamada de computação em nuvem, é uma tecnologia que oferece ao usuário a capacidade de acessar e utilizar recursos de TI, armazenamento e processamento de dados, softwares, redes e aplicativos por meio da internet.
Isso significa que, em vez de comprar ou contratar equipamentos de hardware ou software próprios, com a cloud computing, é possível realizar acesso sob demanda a esses recursos, possibilitando que os usuários paguem apenas pelo que consomem de forma flexível e de acordo com suas próprias necessidades.
Sendo assim, por meio de um sistema acessível online, o usuário pode acessar informações, arquivos e programas de qualquer dispositivo, independentemente de sua plataforma. A cloud computing é caracterizada como um sistema independente e requer apenas um dispositivo móvel ou computador compatível com os recursos disponíveis na internet.
Como funciona a cloud computing?
O conceito pode ser difícil de entender em um primeiro momento, mas, na prática, a computação em nuvem funciona por meio de uma infraestrutura de servidores e sistemas de armazenamento mantidos por provedores de armazenamento em nuvem, que oferecem seus serviços a empresas e demais usuários.
A adesão à computação em nuvem pode permitir que as empresas transfiram seus aplicativos, processos e dados para servidores remotos que oferecem altos níveis de escalabilidade e segurança. Por meio do uso de dispositivos conectados, como tablets, smartphones e computadores, os usuários podem acessar esses recursos via internet.
Assim, os conteúdos ficam disponíveis em ambientes na web de acesso controlado àqueles que possuírem as credenciais necessárias para utilizá-los, seja por meio de senhas únicas ou demais serviços de autenticação.
Tipos de cloud computing
Há três categorias diferentes de cloud computing: a cloud pública, a cloud privada e a cloud híbrida. É importante entender cada uma delas e avaliar cuidadosamente fatores como custo, disponibilidade, desempenho e expectativas antes de decidir qual opção é a mais adequada para sua empresa. Entenda a seguir as características de cada uma delas.
Cloud pública
Em uma nuvem pública, recursos e serviços são fornecidos pelo provedor de serviços em nuvem para uso geral. Nesta categoria, o usuário que contrata o serviço é responsável pelo que é enviado para a nuvem, enquanto o provedor de nuvem é responsável pelo gerenciamento e pela segurança de dados.
Essa é uma opção de menos custo, já que diversas empresas podem usar de forma simultânea, está disponível na rede e é compartilhada entre os vários usuários que a utilizam.
A escalabilidade é um dos principais benefícios dessa categoria de nuvem, pois permite que as empresas modifiquem seus recursos, como espaço disponível para armazenamento de dados, com base nas necessidades atuais do negócio.
Cloud privada
O modelo de cloud privada em nuvem possui seus recursos e serviços alocados exclusivamente para uma organização. Diferentemente da cloud pública, a privada é construída de modo interno pela organização ou hospedada por um provedor de serviços especializado, garantindo uma exclusividade para o contratante.
A nuvem privada é adequada para empresas que devem cumprir rigorosos padrões regulatórios e de segurança ou desejam um grau maior de segurança sobre seus dados e aplicativos. Essa abordagem proporciona maior controle e segurança, pois os recursos são utilizados exclusivamente pela organização.
Cloud híbrida
A cloud híbrida é um modelo de computação em nuvem que mescla os recursos das nuvens pública e privada. Ao fazer isso, as empresas podem aproveitar duplos benefícios. É possível armazenar uma parte de seus recursos e dados na nuvem privada enquanto elas utilizam a nuvem pública para dados específicos.
Esse modelo permite maior controle sobre dados sensíveis, que podem ser mantidos na nuvem privada, enquanto tarefas mais simples podem ser realizadas na nuvem pública. É uma solução mais versátil que consegue se adequar às necessidades do negócio.
Principais vantagens da cloud computing
A série de benefícios presentes na adoção da cloud computing fez com que essa tecnologia fosse amplamente difundida. Ela é uma ótima ferramenta para melhorar agilidade, flexibilidade e escalabilidade, além de contar com um sistema seguro sem a necessidade de altos investimentos. Entenda mais a seguir!
Escalabilidade
A cloud computing proporciona escalabilidade, permitindo às empresas ajustar os recursos que ela possui de acordo com a demanda. É possível alterar a capacidade de armazenamento e processamento de forma rápida, sem precisar de novos investimentos em infraestrutura. Essa flexibilidade permite uma melhor adaptação às necessidades do negócio.
Redução de custos
Por se tratar de um sistema disponível no ambiente online, a cloud computing ajuda com a redução de custos, uma vez que dispensa a necessidade de investimentos em infraestruturas robustas e manutenção.
Além disso, a contratação dos serviços em nuvem é feita de acordo com a necessidade da empresa, o que possibilita que só haja gastos com as soluções necessárias para o negócio naquele momento.
Agilidade
A tecnologia ajuda as empresas a ganharem agilidade ao fornecer acesso rápido e remoto a recursos de computação escalável. Assim, as empresas podem implantar serviços rapidamente aproveitando a automação.
Além disso, a nuvem fica disponível para acesso de várias pessoas ao mesmo tempo, desde que autorizadas. Isso permite uma resposta mais rápida às necessidades do negócio e uma maior eficiência operacional.
Flexibilidade
A cloud computing oferece maior flexibilidade, principalmente pelo acesso remoto, pela expansão geográfica e pela integração simplificada. Com ela, é possível ter acesso e controle de dados em qualquer lugar com internet e em diferentes contas, o que acaba com a restrição de acesso em horários ou máquinas específicas.
Atualizações e manutenção
Uma das principais vantagens da cloud computing é que atualizações de software, manutenção de infraestrutura e patches de segurança são todos executados pelo provedor, reduzindo responsabilidades e gastos da empresa.
Confiabilidade
Os provedores de nuvem contam com medidas de segurança avançadas, como backup automático, replicação de dados e logins autenticados, para garantir a integridade e a disponibilidade dos dados dos usuários. Tais medidas resultam em uma infraestrutura altamente confiável, minimizando o risco de interrupções e perda de dados.
Acesso fácil às informações
Com uma conexão com a internet e um aparelho adequado, é possível acessar arquivos e informações na nuvem de forma remota, a partir de diferentes dispositivos. Essa possibilidade de acesso móvel garante um acesso mais fácil às informações.
Segurança
A segurança da cloud computing é reforçada por meio de medidas como criptografia dos dados, autenticação de usuários, controle de acesso e monitoramento contínuo. Além disso, os provedores de nuvem fazem investimentos em segurança física dos data centers e implementam políticas de segurança para proteger os dados dos clientes.
Principais serviços de cloud computing
São ofertados diferentes serviços de cloud computing pelos provedores de nuvem. Entre os principais, é importante conhecer os serviços de IaaS, PaaS e SaaS.
IaaS
IaaS é a sigla para Infraestrutura como Serviço. Ele oferece aos usuários a possibilidade de gerenciar recursos de processamento, armazenamento e conectividade de rede conforme a demanda. Esse modelo permite que os clientes desenvolvam seus próprios aplicativos utilizando ferramentas fornecidas pela infraestrutura em nuvem.
PaaS
PaaS significa Plataforma como Serviço e é um modelo de nuvem que oferece um ambiente completo de desenvolvimento sob demanda. Ele inclui sistemas operacionais e recursos para a execução de aplicativos, permitindo que a equipe de desenvolvimento se concentre apenas na programação, enquanto a administração e a manutenção da infraestrutura são de responsabilidade do provedor.
SaaS
SaaS são os softwares como serviço, costumam ser os modelos mais conhecidos pelos consumidores. Eles são disponibilizados em aplicativos prontos para uso na nuvem, possibilitando que os usuários acessem e utilizem diretamente os softwares sem a necessidade de manutenção.
Cuidados na cloud computing
Apesar de todos os benefícios da cloud computing, é preciso ter alguns cuidados ao realizar a adesão de um provedor, como:
- Histórico da empresa: é importante dar preferência a servidores consolidados no mercado e com bom histórico;
- Adequação a LGPD: é necessário verificar se a provedora de serviços em nuvem segue a Lei Geral de Proteção de Dados;
- Monitoramento dos provedores: também atente-se às mudanças de contrato e às políticas do serviço contratado;
- Treinamento para uso: por fim, deve-se realizar um treinamento e desenvolvimento da equipe para o uso seguro dos serviços de cloud computing.
Conclusão
Assim, ficou evidente como a cloud computing chegou para revolucionar o tratamento e o armazenamento de dados. Hoje, já não é mais preciso carregar pendrives, CDs, discos rígidos ou outros aparelhos para poder acessar arquivos em diferentes dispositivos.
É importante lembrar que, para aproveitar todos os benefícios do armazenamento em nuvem, é necessário utilizar bons provedores e treinar todos os usuários para um uso seguro e responsivo. Dessa forma, o resultado será ainda mais satisfatório.
Gostou deste artigo e quer continuar se atualizando sobre novidades do setor corporativo? Então, continue acompanhando o blog PontoTel e não perca os novos artigos!