Civilidade no ambiente de trabalho: o que é, como exercer, agir e qual a importância!
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Time Pontotel 15 de dezembro de 2022 Controle de ponto
Civilidade no ambiente de trabalho: o que é, como exercer, agir e qual a importância!
Quando há civilidade no ambiente de trabalho, os colaboradores tornam-se mais satisfeitos e engajados. Veja o que é civilidade e como exercê-la.
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O desrespeito entre os colaboradores gera inúmeros prejuízos, tanto para eles quanto para a empresa. Isso só evidencia a necessidade de se praticar a civilidade no ambiente corporativo, já que ela possibilita o aprimoramento de relacionamentos e a preservação de um clima organizacional saudável.

Na falta de civilidade no dia a dia empresarial, a organização começa a apresentar certos problemas. O aumento de conflitos é um deles: os colaboradores passam a não se importar com a cordialidade, por exemplo, e acabam adotando uma comunicação agressiva.

É importante, porém, que a empresa preserve o bem-estar dos colaboradores, mantendo as relações entre eles harmoniosas. Além do mais, se existe civilidade, os colaboradores tornam-se mais satisfeitos e produtivos.

Para esclarecer melhor esse assunto, você irá conferir neste conteúdo:

Boa leitura!

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O que é civilidade?

A palavra civilidade deriva do termo “civile” que significa “todo aquele que habita na cidade” e se fundamenta na harmonia das relações humanas. Para que essa harmonia ocorra, no entanto, é necessário que exista a criação de certos códigos de ética e conduta, que servirão de guia para um comportamento respeitoso.

Para detalhar melhor, veja o que diz o Dicionário Michaelis sobre a definição de civilidade: “conjunto de formalidades adotadas pelos cidadãos entre si para demonstrar consideração e respeito mútuo; boas maneiras, urbanidade.” O Dicio também traz um conceito esclarecedor: “observação das conveniências, das boas maneiras em sociedade; cortesia”.

E a falta de civilidade?

A falta de civilidade diz respeito ao não cumprimento dessas boas maneiras estabelecidas na sociedade, que são responsáveis por manter o respeito mútuo e uma boa convivência entre os cidadãos.

Por exemplo, no Art. 70 do Código de Trânsito Brasileiro, tem-se que “Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos”.

Isso é o que a lei declara, ela serve como um guia do comportamento humano. Sendo assim, se um motorista não cumpri-la, além de violar a legislação, também estará agindo sem civilidade por desrespeitar os pedestres que estiverem atravessando pela faixa.

Civilidade no ambiente de trabalho

Vários colaboradores conversando enquanto tomam café

Para compor a sua tese acadêmica intitulada “A (re)construção do significado da (in)civilidade no ambiente de trabalho através de explicações”, Paula da Assunção Azevedo Silva fez uma entrevista com colaboradores de diferentes organizações empresariais.

O objetivo era saber o que eles pensavam sobre o que é civilidade no ambiente de trabalho. Jonas, por exemplo, quando questionado, respondeu que entendia a civilidade no local de trabalho “como essa coisa do respeito, de como você gostaria de ser tratado”.

Joana, outra colaboradora, respondeu de um modo similar: “[…] imagino que seja o modo como você trata as pessoas, as relações interpessoais, o respeito, a ética, os valores”. Já Clara declarou que a civilidade do ambiente de trabalho é um conjunto de “condutas básicas de ética que você tem que ter dentro daquele ambiente”.

Dito isso, pode-se entender a civilidade no ambiente de trabalho como o respeito dos colaboradores pelas normas de convívio com os demais em uma organização. Por normas de convívio, entende-se as regras interiorizadas pela empresa, que servem como uma guia responsável por orientar o comportamento profissional.

Exemplos práticos da falta de civilidade no ambiente de trabalho são as reuniões que se prolongam além do aceitável, tornando-se, assim, desrespeitosas com os colaboradores nelas presentes. Outro exemplo são as críticas agressivas que um colaborador pode fazer contra outro, como críticas religiosas e políticas.

Aliás, na entrevista mencionada, houve um ponto em comum presente em todas as respostas: a noção de respeito. Isso explica perfeitamente os exemplos de falta de civilidade citados, já que eles ocorrem justamente porque os colaboradores não prezam pelo respeito.

Como exercer e agir com civilidade no ambiente corporativo?

Existem ações que, quando praticadas por todos os colaboradores, criam um ambiente de trabalho saudável.

Essas ações vão desde um aperto de mão e um simpático cumprimento de cabeça nos corredores até a realização de treinamento comportamental sobre civilidade por parte da gestão da empresa, a utilização de linguagem respeitosa e o respeito à diversidade e à inclusão, como as diversidades etária, étnica, LGBT+, entre outras.

Além disso, há outros exemplos simples para se agir com civilidade no dia a dia empresarial. Veja:

  • Evitar palavrões durante discussões;
  • Não ter comportamentos abusivos com outros colaboradores;
  • Ao receber feedback corretivo, manter-se atento e receptivo em vez de adotar comportamento agressivo;
  • Não provocar ou envolver-se em brigas, seja no dia a dia de trabalho ou até mesmo em festas de confraternização da empresa;
  • Conhecer o regulamento interno da empresa e praticá-lo.

Qual a importância da civilidade dentro das empresas?

Como detalhado, sem a civilidade, a empresa transforma-se em um ambiente desagradável e repleto de conflitos. A seguir, porém, estão elencados os benefícios de praticá-la.

Contribui para a satisfação no trabalho

Praticar a civilidade no ambiente de trabalho, entre tantos benefícios, gera maior satisfação nos colaboradores, que estarão imersos em uma atmosfera respeitosa e amigável.

Aliás, o fato de os colaboradores se sentirem satisfeitos no trabalho, sobretudo por conta da civilidade presente em todas as relações interpessoais na empresa, faz com que eles não queiram pedir demissão.

Melhora a criatividade e aumenta a colaboração

Ter colaboradores criativos é crucial, uma vez que eles ajudarão a trazer soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela empresa e, dessa forma, contribuir para torná-la mais competitiva no mercado.

No entanto, quando os colaboradores sentem-se tratados de forma rude por um gestor, por exemplo, ou até mesmo por outros membros do time, podem ficar mais retraídos e, consequentemente, menos criativos. Na verdade, eles até podem continuar criativos, mas dificilmente manifestarão essa criatividade por conta do receio de serem tratados com desrespeito novamente.

Contribui para o envolvimento do funcionário

Quando existe respeito no ambiente de trabalho, os colaboradores ganham maior sentimento de pertencimento. Eles sentem-se engajados enquanto executam suas atribuições, pois não precisam lidar com situações conflituosas características da falta de civilidade.

A civilidade, portanto, torna-se ainda mais indispensável em empresas inclusivas, já que elas contratam colaboradores diversos, seja no que diz respeito a gênero, etnia, faixa etária, entre outros aspectos da diversidade.

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Como o RH pode garantir que o local de trabalho seja respeitoso?

Um homem e uma mulher fazendo um high five

Para que consiga evitar os pontos negativos que a falta de civilidade causa na empresa e, com isso, possibilitar uma melhor convivência entre os colaboradores, existem certas ações que o RH pode tomar. Confira algumas a seguir.

Processo de seleção com foco em comportamento

Um dos motivos da falta de civilidade no trabalho é a presença de colaboradores que possuem um comportamento desrespeitoso com os demais funcionários do time. Por isso, para ter maior qualidade na contratação, é importante que a empresa contrate funcionários que prezam pela civilidade.

Fazer perguntas sobre civilidade no momento da contratação, por exemplo, é uma ótima maneira de entender mais sobre o candidato e, dessa forma, saber se ele será um colaborador com comportamentos respeitosos ou não.

Diversidade e inclusão nas contratações

As contratações inclusivas também são uma forma de mostrar respeito aos candidatos, visto que irão nivelar as oportunidades para todas as pessoas, independentemente de gênero ou cor de pele delas, por exemplo.

Afinal, tudo o que será considerado na hora de contratar o futuro colaborador serão suas experiências, habilidades, qualidades e também o comportamento respeitoso, como abordado anteriormente.

Liderança

A liderança é outro elemento essencial para que haja civilidade no ambiente corporativo. Líderes inclusivos, por exemplo, conseguem estimular a capacidade pessoal de cada colaborador para criar um time mais respeitoso e sem conflitos.

Além disso, caso eventuais situações de falta de civilidade aconteçam, eles saberão como contorná-las de forma pacífica e humana usando uma comunicação não violenta.

Pesquisa de sentimento interna

Outra forma de o RH garantir que o ambiente de trabalho seja respeitoso é realizando uma pesquisa de sentimento interna, como a pesquisa de clima organizacional.

Executá-la funcionará como uma ação estratégica, mas também como uma escuta empática, pois, com a pesquisa de clima organizacional, torna-se possível identificar quais as percepções que os colaboradores têm em relação ao local em que trabalham.

Assim, após finalizar a pesquisa, durante a fase de análise e criação do plano de ação, a empresa poderá ajudar os colaboradores a desenvolver habilidades sociais vantajosas para criar um ambiente mais respeitoso.

Conclusão

Um círculo de boneco de madeira

Ao longo desta leitura, observou-se com definições e exemplos o que é a civilidade e como fazê-la existir no ambiente corporativo.

Também esclareceu-se como ela é essencial para o bom funcionamento de uma organização e para a preservação do bem-estar dos colaboradores. Afinal, ela contribui de diversas maneiras, como para aumentar a criatividade dos funcionários e torná-los mais colaborativos.

Por fim, para que a equipe de RH saiba exatamente como agir e, assim, assegurar a presença da civilidade no ambiente corporativo, elencou-se certas medidas. A realização do processo de seleção com foco no comportamento e da pesquisa de sentimento interna foram algumas delas.

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