Ciclo de inovação: O que é e por que implementar nas empresas?
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Time Pontotel 26 de março de 2024 Departamento Pessoal

Entenda o que é ciclo de inovação, quando esse modelo deve ser aplicado e veja como implementar nas empresas

Saiba tudo sobre o ciclo de inovação: conceito, benefícios, sua importância, quando deve-se aplicar o modelo na sua empresa e dicas para implementar o ciclo dentro da organização.

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Uma empresa que constrói um ambiente propício para o surgimento de novas ideias tem mais potencial de se destacar no mercado. Por isso, o ciclo de inovação tornou-se uma tendência no mundo dos negócios.

A inovação é um fator que deve estar cada vez mais presente nas organizações. Pois, diante de um mercado tão competitivo e com diversas marcas concorrendo no mesmo segmento, é o fato de trazer soluções inovadoras para o consumidor que fará com que ele escolha uma empresa em detrimento de outra. 

Neste artigo, você entenderá tudo sobre o ciclo de inovação, a solução que promete desenvolver uma rotina criativa dentro das empresas. Confira abaixo os tópicos que serão abordados:

Boa leitura!

O que é ciclo de inovação?

Uma lâmpada amarela ao lado de um teclado

O ciclo de inovação é uma solução de gestão que reúne diretrizes e práticas para introduzir os pensamentos criativo e analítico na cultura da empresa, com o objetivo final de transformar o negócio em um ambiente inovador.

A solução tem como base a teoria, de mesmo nome, do economista Joseph A. Schumpeter, e parte do princípio de que as inovações dentro da economia tem um caráter cíclico. Ou seja, fazem parte de um ciclo com início, meio e fim que se retroalimenta. 

O austríaco afirma que cada novidade introduzida no mercado é acompanhada pelo aumento do capital e pela “destruição criativa”, responsável por substituir os modelos antiquados de negócios, aqueles que não conseguiram se adaptar ao novo, e portanto não são mais competitivos.

Schumpeter acreditava que os ciclos de negócios funcionam como ondas de inovação, que provocam uma quebra na normalidade vigente, seguida por estabilização e queda em seguida.

Qual a importância do ciclo de inovação para as empresas?

Implantar o ciclo de inovação em uma empresa garante que ela não será retirada do cenário corporativo por não conseguir se adaptar às novidades ou, no caso, que ela não será uma vítima da destruição criativa. 

Além disso, esse modelo convida quem mais entende a dor do consumidor, ou seja, os colaboradores, para participarem da criação de soluções criativas, que poderão liderar as próximas ondas de inovação do mercado.

Segundo pesquisa realizada pela Pintec em 2017, 33,6% de 116.962 empresas brasileiras com mais de dez trabalhadores realizaram algum tipo de inovação entre 2015 e 2017. Isso prova que, no cenário brasileiro, o pensamento criativo utilizado a favor da inovação é uma realidade cada vez mais concreta. 

Portanto, existe uma necessidade urgente de implementar o ciclo de inovação nas empresas, para que estas não fiquem ultrapassadas e continuem sempre estimulando a criatividade corporativa nos seus funcionários.

Quais os benefícios do ciclo de inovação?

Para além dos benefícios de sobrevivência da marca e da diferenciação no mercado, ambos citados no texto, implementar o ciclo de inovação possui benefícios como prolongar a longevidade do negócio, uma vez que garante que ele irá se adaptar às necessidades do mercado e do consumidor.

Além disso, o ciclo de inovação também proporciona a melhora da saúde financeira da empresa, isso porque permite uma visão mais ampla de onde, como e quando investir.

O ciclo de inovação incentiva a autonomia dos colaboradores, pois estimula a escuta de todas as opiniões da empresa, possibilitando a participação e a autonomia dos funcionários. Esse processo influencia também na fidelização do cliente, porque permite que sejam criadas soluções mais próximas das dores do consumidor, percebidas com mais perspicácia pelos colaboradores por possuírem um contato direto com o cliente. 

A prática ainda promove crescimento nas taxas de lucro, visto que as inovações inteligentes e a visão estratégica, presentes no ciclo de inovação, são causas que podem influenciar relativamente no lucro da empresa.

O ciclo de inovação também estimula a ampliação da visão estratégica entre as lideranças, já que um dos fatores que caracteriza o ciclo de inovação é o desenvolvimento do pensamento analítico na empresa para identificar oportunidades, e isso estimula a visão estratégica dos colaboradores e tomadores de decisão.

E, por fim, melhora o clima organizacional e o engajamento dos funcionários: Pois os colaboradores passam a ter participação ativa no crescimento do negócio, portanto, sentem-se valorizados e mais engajados com a empresa.

Quando o modelo de ciclo de inovação deve ser aplicado?

Existem dois cenários principais que indicam a necessidade de implantar o ciclo de inovação na empresa: o segmento de mercado do negócio está muito saturado ou a gestão sente que a organização está estagnada, identificando que é momento de incentivar uma rotina criativa na cultura do local. 

Alguns questionamentos internos também refletem se existe uma demanda ou não de adotar o ciclo de inovação. São eles: 

  • Sua empresa já criou algo novo? Há quanto tempo?
  • Você conhece seus concorrentes?
  • Sua empresa se destaca no segmento?
  • Os colaboradores participam de maneira ativa na criação de soluções? 

Perguntas que devem ser respondidas de forma sincera e não apenas pelas lideranças, como também por todos os funcionários.

Como implantar o ciclo de inovação?

Um homem colando um post stick em uma parede com vários post sticks

Implantar o ciclo de inovação é fazer mudanças estruturais na organização da empresa, nos seus processos, para incentivar os pensamentos analítico e criativo. Esse é um movimento que exige a colaboração de todos os funcionários da empresa, sobretudo do departamento de Recursos Humanos.  

Confira a seguir algumas boas práticas para adotar o ciclo de inovação: 

Crie um ambiente adequado

Criar um ambiente de trabalho propício para a inovação começa quando todos os setores da empresa são integrados. Assim, há possibilidade de maiores trocas entre colaboradores de todas as áreas e maior participação destes na geração de ideias. 

Isso pode ser feito por meio de práticas como o brainstorm e a mesa-redonda. Existe ainda a possibilidade de não separar os colaboradores, ou seja, colocá-los para trabalhar no mesmo espaço sem separação física, caso a empresa trabalhe em modelo presencial. Isso auxilia na troca de ideias com fluidez entre profissionais de todos os setores. 

Identifique o ciclo de vida

Aqui entra o momento de identificação da fase do ciclo de vida da empresa. É hora de saber em qual das etapas do ciclo de Schumpeter a onda de inovação que liderou o modelo de negócios da organização se encontra: quebra na normalidade vigente, estabilização ou queda.

A identificação do momento do ciclo será determinante para a escolha de práticas que servirão de diretrizes para o ciclo de inovação implantado. 

Faça um mapeamento dos processos

Como os processos internos irão mudar, é importante ter clareza sobre quais são todos os processos da empresa; por isso é feito o mapeamento. 

Essa visão 360º do funcionamento do ambiente possibilita entender processos falhos, oportunidades de melhorias, o que está funcionando e onde é possível somar métodos e práticas para desenvolver a criatividade da empresa e a autonomia do colaborador.

O mapeamento é um trabalho minucioso de análise feito pela equipe de RH. 

Identifique qual o tipo de inovação mais necessária

O ciclo de inovação serve sobretudo para entender quais são as novidades que a empresa pode adotar para crescer e se diferenciar dentro de um mercado competitivo. 

Para isso, é preciso identificar interna e externamente qual é o tipo de inovação necessária para a empresa, levando em consideração seu momento do ciclo de Schumpeter.

Ferramentas como a Matriz Ansoff, que ajudam a identificar a inovação mais adequada e a traçar estratégias de crescimento, podem ser utilizadas nessa fase.  

Contrate uma consultoria especializada

De fato, implantar um ciclo de inovação exige muita análise, conversa e pesquisa. Então, para esclarecer dúvidas, as empresas podem contar com a ajuda de empresas especialistas, que possuem uma visão externa e mais atualizada do mercado e das melhores práticas.

Quais são os passos do ciclo da inovação para impulsionar a inovação da sua equipe?

Alguns passos dentro do ciclo da inovação são importantes para impulsionar soluções novas e criativas alinhadas com as necessidades do mercado, entre eles: 

1. Construir conhecimento: 

Reunir dados e informações internas e externas da empresa e de seu mercado a serem compartilhadas pela equipe, adicionando à cultura do local o hábito de estar sempre se atualizando sobre os cenários. 

É importante promover o conhecimento sobre a concorrência por meio de ações como benchmarking. São práticas como essas que permitem à empresa entender o que já está sendo usado no mercado, quais são as tendências e como ela pode se diferenciar. 

2. Gerar insights: 

Depois, é o momento de usar esse repertório de conhecimento para ter ideias. Aqui, todas as ideias de todos os colaboradores devem ser ouvidas e anotadas. Além disso, velhas ideias também devem ser consideradas.

É importante não julgar nenhum insight ou descartá-lo de cara, para que os colaboradores sintam que o ambiente é confortável e propício para que eles exponham suas opiniões e pontos de vista. Julgamentos nessa fase podem deixá-los acuados. 

3. Experimentar: 

O passo seguinte é filtrar as ideias, selecionar as que têm mais potencial, lapidá-las e colocá-las em prática para testar sua viabilidade e eficiência. A experiência pode ser testada em um protótipo, por exemplo, não precisando ser nada muito grande. 

4. Implementar a inovação:

Feitos os testes, é hora de implementar aquilo que trouxe bons resultados em escalas cada vez maiores, e acompanhar seu desempenho em etapas, buscando sempre melhorar. 

Conclusão

Vários cubos de madeira com símbolos de lâmpada

O ciclo de inovação é uma solução de gestão que busca unir todos os colaboradores em função de um único objetivo: o crescimento da empresa. Para além de unir os funcionários da organização, isso também incentiva neles o pensamento criativo, para encontrar soluções inovadoras que vão ser diferenciais competitivos no mercado. 

Implantar o ciclo de inovação é importante para que a empresa não se torne uma vítima da destruição criativa de ondas de inovação que podem surgir dos seus concorrentes.

E traz ainda uma série de benefícios, como maior lucratividade, melhor clima organizacional, fidelização de clientes, ampliação da visão estratégica das lideranças, entre outros. 

O processo de adotar o ciclo de inovação exige paciência, muita análise e uma participação especial do RH. Mas ao final traz lucros incontáveis para todos os envolvidos.

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