Chronoworking: conheça os desafios e benefícios da nova tendência do mundo corporativo
BLOG
Time Pontotel 22 de julho de 2024 Controle de ponto
Chronoworking: conheça os desafios e benefícios da nova tendência do mundo corporativo
Veja o que é chronoworking e como essa metodologia estratégica pode proporcionar maior flexibilidade às jornadas de trabalho nas empresas.
Imagem de Chronoworking: conheça os desafios e benefícios da nova tendência do mundo corporativo

No mercado de trabalho, a flexibilidade é um dos benefícios mais requisitados para a retenção de talentos. A empresa que oferece a possibilidade de conciliar vida pessoal e profissional se torna mais competitiva. Neste contexto, o chronoworking faz a diferença.  

O chronoworking é uma metodologia estratégica que considera os ritmos naturais de cada funcionário para que esses profissionais atuem assertivamente, nos períodos do dia nos quais são mais produtivos. 

Um estudo da McKinsey mostrou, inclusive, que 87% dos profissionais que têm a oportunidade de atuar em uma jornada de trabalho flexível aproveitam esse benefício e dão bons resultados para a empresa. 

Reconhecendo as mudanças do mundo corporativo atual e as necessidades da adoção de estratégias de flexibilidade, este artigo falará sobre os seguintes assuntos relacionados ao tema: 

Tenha uma boa leitura! 

O que é chronoworking?

homem sentado de frente a um notebook olhando para o relógio de pulso

Chronoworking é um conceito que visa fazer o alinhamento do relógio biológico do indivíduo com o ritmo de trabalho. 

Essa metodologia considera a cronobiologia, disciplina científica que estuda os ritmos naturais de cada pessoa e os fenômenos biológicos em relação aos seus processos comportamentais e fisiológicos.

O principal objetivo do chronoworking é elevar a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, alinhando seus horários conforme seus ritmos naturais (ciclo circadiano), flexibilizando jornadas de trabalho mais rígidas. 

A consultora de bem-estar corporativo Tawn Williams afirma que: 

“Esse conceito prioriza o reconhecimento e o respeito aos ciclos naturais de energia alta e baixa do seu corpo, permitindo um horário mais flexível que se adapte aos períodos de pico de desempenho […] Ao alinhar as tarefas de trabalho com os seus horários ideais, as pessoas podem ter uma relação mais harmoniosa entre bem-estar mental, físico e emocional, além de apresentar maior produtividade e satisfação geral no trabalho.”

Como surgiu essa tendência? 

O conceito do chronoworking foi criado em 2024 pela jornalista e vice-editora digital da revista Stylist, Ellen Scott. Ela defende que os profissionais devem seguir seus ciclos naturais para atingir seu desempenho máximo. 

No chronoworking, o relógio biológico deve estar devidamente conectado a uma jornada de trabalho que preza pela individualidade e naturalidade de cada indivíduo. Ellen Scott diz o seguinte sobre o que é chronoworking: 

“Espero que 2024 seja o ano em que começaremos a questionar a rigidez do tradicional 9-5 e, em vez disso, consideraremos trabalhar de uma forma que se alinhe com nossos relógios biológicos. Muitos de nós somos forçados a trabalhar contra os nossos relógios biológicos naturais, e isso prejudica não só o nosso bem-estar, mas também a nossa produtividade.”

Quais são os profissionais que mais se beneficiam com o chronoworking? 

O chronoworking exige flexibilidade de horários, já que os profissionais terão mais liberdade para alinhar sua jornada de trabalho com seu ritmo natural, ou seja, conforme os períodos que se sentem mais produtivos. 

Alguns profissionais se adequam bem a essa metodologia e podem facilmente se beneficiar. Confira, a seguir, alguns dos profissionais que têm mais facilidade para se adaptar à realidade do chronoworking:

  • Profissionais de TI;
  • Escritores e redatores; 
  • Analistas e consultores; 
  • Pesquisadores; 
  • Gerentes de marketing ou de redes sociais; 
  • Freelancers e autônomos;
  • Psicólogos e terapeutas. 

Quais são os desafios e benefícios do chronoworking para uma empresa?

Embora o chronoworking seja uma estratégia que pode oferecer benefícios que impactam diretamente o bem-estar profissional, inclusive potencializando a produtividade, é essencial conhecer quais os desafios de adotar este método e seus os benefícios. Confira-os a seguir. 

Desafios

Adotar o chronoworking na rotina da organização é um grande desafio, principalmente porque a empresa precisará lidar com colaboradores atuando em horários distintos, sendo um empecilho para uma comunicação efetiva. 

Essa realidade também pode criar resistência à mudança por parte dos gestores, que em muitos casos acabam optando por manter uma estrutura tradicional da jornada de trabalho, sem seguir as regras propostas no chronoworking. 

Entretanto, diante de tantas tecnologias de monitoramento online, muitos problemas podem ser sanados. Mesmo que haja uma comunicação assíncrona, ou seja, que não funciona em tempo real, tudo pode ser organizado e acessado a qualquer momento. 

Os desafios do chronoworking, então, são os seguintes: 

  • Organizar horários de trabalho flexíveis sem perder a produtividade;
  • Manter uma comunicação efetiva, sem ser em tempo real; 
  • Desafiar a resistência à mudança na estrutura tradicional;
  • Enfrentar dificuldades de compatibilidade do método com alguns setores. 

Benefícios 

O chronoworking, quando bem executado na rotina empresarial, pode trazer uma série de benefícios à organização, a começar pela flexibilidade do trabalho, um dos requisitos mais desejados pelos colaboradores no mercado atual. 

Um estudo realizado pela WeWork mostrou que 81% dos profissionais têm ou desejariam ter maior flexibilidade nos seus trabalhos, e 88% avaliam a flexibilidade da carga horária como um fator decisivo para aceitar uma vaga de emprego. 

Os benefícios do chronoworking vão além da flexibilidade. É possível apontar outras vantagens: 

  • Maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Elevação da produtividade, em função da atuação em momentos de maior energia;
  • Melhora da saúde física e mental, já que as jornadas de trabalho são mais flexíveis;
  • Menos chance de distúrbios de sono por interrupção de horários fixos para acordar.

Como implementar o chronoworking no trabalho?

homem mexendo em um notebook

O sucesso da metodologia chronoworking depende de um bom planejamento e da identificação das necessidades e possibilidades das empresas em relação ao uso de jornadas de trabalho mais flexíveis. Conheça alguns passos para implementar.

Definição de metas e prioridades

Primeiramente, é necessário alinhar os objetivos organizacionais, as metas e as prioridades da empresa aos ritmos biológicos dos funcionários. 

Para isso, é fundamental traçar os objetivos desta implementação, que podem ser: melhoria da qualidade de vida, prevenção de problemas de saúde, atração e retenção de talentos e outros.

Fazer um alinhamento do método com a cultura da empresa e criar um manual de regras

A flexibilidade é parte integrante do chronoworking. Portanto, para implementá-lo, a empresa precisa alinhar as características deste método com a própria cultura. 

Para isso, criar um manual de boas práticas é essencial, com políticas de flexibilidade de horário, funções adequadas ao método, modelos de trabalho, formas de registro de ponto, etc. 

Monitoramento e ajustes contínuos da rotina de trabalho

O ajuste perfeito do método chronoworking na rotina da empresa depende de uma coleta de feedbacks em relação aos resultados desta estratégia, avaliando a produtividade e o bem-estar dos funcionários nos períodos de implementação e execução. 

Com isso, é possível realizar ajustes contínuos nesta nova rotina de trabalho. 

Utilização de ferramentas de gestão de tempo

Contar com o apoio de ferramentas de gestão de tempo também pode fazer a diferença no processo de implementação do chronoworking. Isso porque elas mostram em tempo real dados relacionados à produtividade das equipes e aos resultados obtidos. 

Aliás, com essas ferramentas de gestão de tempo, fica mais fácil alinhar as tarefas com prazos distintos, considerando a flexibilidade da carga horária de trabalho de cada funcionário.

Como fazer o acompanhamento da rotina de trabalho mais flexível?

Uma jornada de trabalho mais flexível, seguindo um método como o chronoworking, exige que a empresa adote tecnologias que contribuam para que ela acompanhe e controle jornadas de trabalho distintas sem erros e com acesso a dados em tempo real. 

Entre essas ferramentas, a da Pontotel se destaca, sendo uma plataforma de ponto online feita para empresas e colaboradores onde quer que ambos estejam. Contando com uma gestão centralizada em um mesmo sistema, as rotinas se tornam mais produtivas, do registro ao tratamento de dados.

Com a Pontotel, a estratégia em torno do chronoworking e das jornadas flexíveis pode funcionar perfeitamente, já que os registros de ponto podem ser feitos do local onde o funcionário estiver, via aplicativo ou pelo PC, de forma rápida e prática. 

Tudo isso em função das múltiplas formas de registro que a ferramenta disponibiliza: reconhecimento facial, senha, geolocalização, foto e voz. Além disso, a nossa plataforma está 100% adequada a LGPD, Portaria 671 e CLT e possui medidas antifraude que garantem a autenticidade das marcações. 

Quer conhecer mais vantagens da nossa plataforma e acompanhar de perto as rotinas de trabalho flexíveis da sua empresa? Preencha o formulário abaixo e aguarde o contato de um especialista da Pontotel. 

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e que exige das empresas diferenciais para a atração e retenção de talentos, o chronoworking aparece como uma estratégia atrativa para alcançar maior flexibilidade nas jornadas de trabalho.

Este conteúdo mostrou que com o chronoworking é possível focar o bem-estar dos colaboradores e potencializar as chances de resultados, devido a uma maior produtividade das equipes proporcionada pela ferramenta, já que os profissionais estarão atuando conforme seus ritmos naturais e individuais. 

Contudo, para uma implementação correta desta metodologia, é necessário alinhar as metas organizacionais ao perfil de cada funcionário, de acordo com sua função.

Por fim, é importante adotar um controle de ponto flexível e que permita à empresa uma visualização completa das jornadas. Um destaque é o sistema da Pontotel, que alia tecnologia à flexibilidade, facilitando a rotina de empresas que implementam o chronoworking. 

Gostou deste conteúdo e quer ler mais artigos como este? Então, acesse o blog Pontotel

Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!