A inteligência artificial (IA) passou a ser parte integrante da competitividade de mercado. Com isso, a cada ano surgem novas ferramentas que automatizam as rotinas empresariais e deixam as empresas mais estratégicas. Uma de grande destaque recente é o ChatGPT.
O ChatGPT adentra o universo da IA, dando às empresas uma série de possibilidades a partir de informações geradas pelo próprio sistema. Basta inserir algo no ChatGPT para o sistema gerar respostas naturais e coerentes a partir do assunto em questão.
Para se ter uma ideia de como a IA vem sendo dominante, uma pesquisa da McKinsey revelou que até 2030 mais de 13 trilhões de dólares serão gerados pela inteligência artificial. Em 2020, o Brasil investiu mais de 2 bilhões nessa área.
Por isso, é importante que as empresas se mantenham atualizadas quanto às diversas possibilidades que o universo tecnológico tem a oferecer para agilizar suas rotinas e construir ações mais estratégicas no seu dia a dia.
Este artigo apresentará tudo sobre o ChatGPT e explicará como ele pode facilitar diversas tarefas do RH. Para isso, o texto foi separado de acordo com os seguintes tópicos:
- O que é o ChatGPT?
- Como funciona o ChatGPT?
- Como o ChatGPT pode ajudar o RH?
- Como usar o ChatGPT pela primeira vez?
- Quais cuidados tomar ao utilizar o ChatGPT?
Quer saber mais? Então, continue a leitura.
O que é o ChatGPT?
ChatGPT (Conversational Generative Pre-training Transformer) é um termo utilizado para descrever um sistema de processamento de dados e informações, que funciona por meio de inteligência artificial.
Trata-se de um chatbot que consegue desenvolver respostas sobre os mais variados temas, de forma natural e coerente, mais próximo à linguagem humana.
Essa ferramenta de automação foi lançada como um protótipo em novembro de 2022 pela empresa OpenAI, que é também a responsável por supervisionar e ajustar os meios de aprendizado do ChatGPT.
Como funciona o ChatGPT?
O ChatGPT, por meio de inteligência artificial e um modelo específico de linguagem, é capaz de desenvolver conteúdos e respostas adequadas ao que lhe é perguntado.
Ele funciona a partir do treinamento da OpenAI, que inseriu no chatbot uma série de informações baseada em artigos, livros, conversas e outros para que o próprio sistema consiga criar respostas automáticas e precisas.
O funcionamento do ChatGPT se dá a partir da técnica conhecida como Aprendizado Profundo (Deep Learning).
É justamente por meio dessa técnica que ele é exposto a uma série de informações, em um banco de dados, que lhe dão a capacidade de identificar padrões e aprimorar sua relação com os conteúdos nele inseridos, aprendendo constantemente novas técnicas e se adaptando à linguagem natural.
Como o ChatGPT pode ajudar o RH?
O ChatGPT surgiu com o objetivo de ser um facilitador de tarefas, gerando respostas de forma automática.
Essa facilidade inclusive pode funcionar como um grande apoio para o RH, tornando-se uma ferramenta de hiperautomação para agilizar tarefas muitas vezes complexas e repetitivas.
A seguir, confira algumas das rotinas do RH que o ChatGPT pode ajudar a tornar mais fáceis.
Job description
Com sua inteligência artificial, o ChatGPT é capaz de criar um job description de forma rápida e eficaz, tendo a empresa apenas o dever de inserir algumas informações básicas para que o sistema desenvolva a descrição.
Por meio do ChatGPT, a empresa pode ter acesso a informações, responsabilidades, requisitos e palavras-chave que otimizem a descrição e facilitem a divulgação da vaga nos mecanismos de busca.
Para que o job description seja perfeito, algumas informações que a empresa deve inserir para apoiar o sistema são: vaga oferecida, competências e habilidades requisitadas, experiência exigida, benefícios e até mesmo detalhes sobre a própria empresa.
A partir dessa base, o ChatGPT irá gerar o job description.
Entrevista
O ChatGPT também pode ser um grande suporte quando o assunto são as entrevistas, facilitando uma série de pontos dentro desse processo, a começar pelas questões destinadas aos candidatos.
No sistema, os entrevistadores podem pedir para que ele gere uma quantidade de perguntas específicas para determinado cargo. É só digitar algo como: “crie perguntas para uma entrevista com um programador” e o ChatGPT irá criar uma lista que funcione como base ao entrevistador.
Também é possível pedir questões mais específicas, voltadas ao comportamento ou até mesmo às habilidades dos profissionais.
Texto de feedback de entrevista
Outra facilidade que esse sistema de automação pode trazer ao RH está voltado à criação de textos de feedback para entrevistas.
Para a imagem da empresa, é muito importante manter as portas abertas e agir de forma profissional e ética com os profissionais não selecionados, e isso significa dar um retorno sobre a vaga.
O ChatGPT agiliza esse passo, criando um texto específico e personalizado nesse caso.
Inclusive, a empresa pode especificar se quiser um texto mais pessoal, inserindo o pedido no sistema com algumas informações em relação a itens que não podem faltar no conteúdo desse feedback, como: elogios, incentivo à carreira, desejos de sucesso, entre outros detalhes.
Comunicados internos
A comunicação interna também pode ser facilitada para quem utiliza o ChatGPT, permitindo uma ação mais estratégica para se comunicar com os colaboradores.
Isso porque, com esse sistema de automação, a empresa consegue agilizar a criação de comunicados internos que mantêm os colaboradores a par de tudo que ocorre no ambiente de trabalho.
A partir do ChatGPT, é possível inserir informações e o próprio sistema de inteligência artificial criar o texto do comunicado, de forma personalizada e de acordo com o tema e com o que a empresa precisa comunicar.
Assim, ela agiliza essa rotina de comunicação interna e consegue inclusive criar uma proximidade maior com os funcionários.
Ideias de endomarketing
O endomarketing está ligado à comunicação interna da empresa. É a partir dele que a organização desenvolve ações que valorizam os colaboradores, com o objetivo de engajá-los na companhia.
O ChatGPT consegue reduzir burocracias e agilizar diversas rotinas de forma automatizada. Com isso, os colaboradores tendem a deixar de lado tarefas repetitivas e podem se dedicar a ações que agregam valor, tornando-se ainda mais dedicados em suas funções.
Ou seja, o sistema pode dar ideias de endomarketing para a empresa, bastando inserir nele suas necessidades e, assim, criar ações para priorizar o bem-estar dos colaboradores.
Logo, com base nesse sistema de IA, existe uma série de possibilidades para tornar o fluxo de trabalho mais eficiente e estratégico.
FAQ para funcionários
A inteligência artificial, via ChatGPT, pode ajudar a empresa a criar um FAQ para funcionários referente a diversas questões do dia a dia da organização — férias, políticas internas, benefícios, horários de trabalho e muito mais.
Basta a empresa inserir informações básicas sobre o que ela precisa e quais dados são necessários para a orientação que o ChatGPT é capaz de criar respostas concisas e objetivas sobre o tema descrito.
Como usar o ChatGPT pela primeira vez?
Conhecendo agora algumas das facilidades que o ChatGPT pode proporcionar à empresa, é importante saber como acessar o sistema e como usá-lo pela primeira vez. Confira um passo a passo para isso a seguir:
- Acesse: https://openai.com/blog/chatgpt/;
- Clique em “Try ChatGPT”;
- Crie uma conta clicando em “sign up”. Você pode realizar o cadastro com seu e-mail, telefone ou com alguma conta Apple, Google ou Microsoft;
- Pronto! Após o cadastro e o acesso, o chat será aberto, e basta digitar o que você precisa e clicar no envio que o ChatGPT dará uma resposta relacionada ao que foi solicitado.
Quais cuidados tomar ao utilizar o ChatGPT?
Apesar das inúmeras facilidades que um sistema de inteligência artificial como o ChatGPT pode oferecer, é preciso tomar alguns cuidados para que o conteúdo gerado não se torne um problema, em função de dados incorretos e que não atendem as necessidades da empresa.
Entre os principais pontos de atenção relacionados a esse tipo de IA, é possível destacar:
- Banco de dados desatualizado: por ser um sistema que surgiu a partir de uma série de inserção de dados iniciais, em muitos casos ele pode consultar um banco de dados que contenha uma informação já desatualizada. Por isso, se a empresa for utilizá-lo principalmente com base em leis, é importante consultar o decreto oficial para verificar se a informação fornecida pelo sistema está correta.
- Confusão de termos: mesmo tendo uma grande facilidade para criar textos naturais e com coerência, é possível que o sistema faça confusão com alguns termos que a empresa insira e até mesmo dê respostas com erros de grafia e gramática. Portanto, é importante sempre revisar o conteúdo gerado pelo ChatGPT antes de aproveitá-lo completamente.
- Desumanização: ainda que a IA possa ser extremamente benéfica, principalmente para automatizar processos repetitivos, a empresa deve ter o seu próprio critério de avaliação e não seguir à risca as etapas do ChatGPT. Ele deve servir de referência, isto é, de base, mas os gestores precisam sempre ter uma visão macro da empresa para adequar tudo que o ChatGPT gera conforme as necessidades da organização.
Conclusão
Como foi possível ver ao longo deste texto, a IA tem um papel evolutivo importante para facilitar inúmeras rotinas no dia a dia das pessoas. Isso não é diferente no mercado empresarial, em que ela tem um poder de reduzir burocracias e automatizar diversos processos.
Além disso, este artigo apresentou um dos sistemas mais promissores no quesito de IA, e que desde o fim de 2022 vem tendo um impacto positivo nas empresas: o ChatGPT OpenAI.
Com ele, a empresa não só agiliza processos repetitivos, mas também consegue agir de forma mais estratégica, baseada em informações cedidas pelo próprio sistema de inteligência artificial.
Contudo, ressalta-se que é imprescindível utilizar a ferramenta com responsabilidade, sem ignorar a humanização no momento de lidar com clientes e funcionários, não entregando totalmente as tarefas e rotinas da empresa para a IA.
O importante é tê-la como aliada nos processos, e não como algo que irá eliminar totalmente o trabalho humano.
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