Os diferenciais que uma empresa apresenta ao mercado são que a torna mais competitiva e próxima do sucesso. Atualmente, um dos diferenciais mais importantes é a certificação ISO.
A certificação ISO é um componente essencial para atestar que a empresa segue padrões de qualidade na criação de produtos e nos seus serviços. Esse é um grande diferencial competitivo na atração de novos clientes, parceiros e investidores.
Um levantamento da ISO Survey revelou que as certificações cresceram 25% nos últimos anos. A ISO 2701, que trata da segurança da informação, foi uma das certificações que mais cresceu, com um aumento de 53%.
Já a ISO 9001, que trata da gestão de qualidade, foi a mais procurada pelas empresas, com mais de 25.345 certificações. Ou seja, cada vez mais empresas buscam apresentar diferenciais no mercado para se tornarem mais atrativas e com um nível de excelência elevado.
Mas como conseguir uma certificação ISO? Este artigo abordará o assunto a partir dos seguintes tópicos:
- O que é a ISO?
- Quais são os principais tipos de certificação ISO?
- Quais são os benefícios da certificação ISO?
- Quais são os processos necessários para conseguir a certificação ISO?
- Custos e investimentos na certificação ISO
Quer saber como tornar sua empresa mais competitiva no mercado? Então, acompanhe esta leitura!
O que é a ISO?
A ISO é uma organização sediada na Suíça, criada em 1946 e que segue um sistema de padronização de qualidade para produtos e serviços. É a sigla de International Organization for Standardization ou Organização Internacional de Padronização.
A partir da ISO são implementados processos e procedimentos que uma empresa deve seguir para comprovar a qualidade do seu produto ou serviço.
Possuir um selo ISO certifica que a empresa segue normas que atestam uma confiabilidade quanto ao que ela tem a oferecer, por meio de uma padronização de qualidade exigida pela organização.
Além disso, a certificação ISO é um diferencial competitivo, fazendo com que a empresa tenha maior facilidade para atrair clientes devido à qualidade e à padronização do produto ou serviço.
Quais são os principais tipos de certificação ISO?
Existem alguns tipos específicos de certificação ISO, que tratam de temas distintos e que servem para atender as necessidades de uma série de empresas. Conheça quais os principais a seguir.
ISO 9000
A certificação ISO 9000 é uma das mais tradicionais e está relacionada à aplicação de um sistema de controle de qualidade na empresa. Isto é, essa certificação implementa técnicas padrões para que os processos internos sejam de excelência.
ISO 14000
A certificação ISO 14000 trata de um sistema de gestão ambiental, ou seja, foca questões de sustentabilidade e prevenção do meio ambiente.
Organizações que possuem a certificação ISO 14000 devem respeitar e considerar a legislação ambiental do país para a criação de produtos ou o oferecimento de serviços.
ISO 27000
Formada por 25 normas e dentre elas a ISO 27001, a certificação ISO 27000 aborda a proteção de dados e segurança da informação das empresas.
Seus princípios se baseiam justamente na confidencialidade, autenticidade e integridade da informação. Essa certificação é fundamental para empresas que precisam se adequar à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
ISO 50000
Já a certificação ISO 50000 se refere à utilização e ao uso de energias renováveis ou alternativas. O objetivo desta certificação é a redução dos impactos energéticos no meio ambiente a partir da criação de produtos.
Quais são os benefícios da certificação ISO?
A certificação ISO traz uma série de benefícios à empresa, já que atesta que a organização segue padrões de qualidade para oferecer o melhor produto ou serviço ao cliente. Conheça, a seguir, algumas das principais vantagens que a ISO pode oferecer.
Eleva a competitividade da empresa
A certificação ISO funciona como uma espécie de comprovante de qualidade de determinado produto. Se a empresa possui esse certificado, ela demonstra uma imagem positiva ao mercado e aos seus clientes, elevando sua competitividade.
Essa competitividade se dá principalmente porque, ao garantir o certificado ISO, a empresa expõe a clientes e investidores sua preocupação com as melhores práticas do mercado quanto a procedimentos de excelência e processos que buscam uma melhoria contínua na criação de produtos e no oferecimento de serviços.
Aumento da credibilidade e confiabilidade
Com procedimentos e normas que seguem um padrão de qualidade exigido pela ISO, a empresa que possui a certificação ISO aumenta sua credibilidade e se mostra confiável quanto aos produtos e serviços que oferece.
A tendência, nesse caso, é que os clientes e investidores, sabendo dos procedimentos em busca da excelência por parte da empresa com certificação ISO, sintam-se mais confiantes e seguros para comprar um produto ou investir em um serviço.
Melhora a produtividade e aumenta os lucros
A certificação ISO também melhora a produtividade e aumenta os lucros da empresa, uma vez que ela, por meio de uma padronização da qualidade dos produtos, tende a ter maior facilidade para atrair novos clientes.
Sendo assim, quanto mais ela prezar pela excelência do que está produzindo, buscando pela certificação ISO, maiores as chances de ter lucratividade com os serviços oferecidos e, consequentemente, maior a produtividade, devido à alta demanda na oferta e procura.
Quais são os processos necessários para conseguir a certificação ISO?
Para a empresa conseguir uma certificação ISO para os seus produtos e serviços, ela deve seguir algumas exigências, que são parte do processo de avaliação e auditoria das normas e procedimentos exigidas. Confira o passo a passo que a empresa deve seguir.
Avaliação inicial e diagnóstico organizacional
Em primeiro lugar, para conseguir a certificação ISO, a empresa deve fazer uma avaliação inicial e um diagnóstico organizacional de suas operações, entendendo os requisitos necessários para atender as normas previstas na certificação.
Compreendendo os requisitos específicos da norma ISO, a empresa terá maior facilidade para comparar os procedimentos da certificação com o que está sendo executado na empresa, para identificar lacunas e aplicar melhorias.
Esse diagnóstico é fundamental para garantir a implementação de regras e padrões de qualidade que cumpram com as exigências da certificação ISO, contribuindo para a construção de um plano de melhorias detalhado e assertivo.
Planejamento e preparação para a certificação
Após um diagnóstico minucioso dos procedimentos internos da empresa, é necessário verificar os pontos que exigem melhoria para ser possível atender as normas para a certificação ISO.
Todo esse processo exige organização e planejamento por parte dos gestores e dos próprios funcionários, para que o plano de execução, os procedimentos internos e a implementação de melhorias sigam os requisitos e padrões da certificação da ISO.
Com todos os processos mapeados e planejados, a empresa pode promover formações com os gestores e funcionários sobre quais os procedimentos de qualidade exigidos a partir daquele momento e como implementá-los efetivamente para alcançar a certificação ISO.
Implementação de requisitos e procedimentos ISO
A prática é fundamental para a empresa conquistar a certificação ISO nos seus produtos e serviços. Isso significa que ela deve formalizar internamente os novos requisitos e procedimentos ISO para a implementação ser assertiva e ter sucesso.
Esse processo de implementação deve ser guiado por manuais internos de qualidade, guias de procedimentos padrões, políticas de instrução e execução do trabalho, etc. Cada detalhe é fundamental para atingir as normas da certificação ISO.
É importante ainda que, no processo de implementação, haja monitoramento das empresas em relação aos procedimentos a serem seguidos, para serem aplicadas ações corretivas imediatas, caso as normas ISO não estejam sendo seguidas.
Auditoria interna e identificação de não conformidades
Uma boa forma de embasar a eficácia da implementação das normas ISO vem por meio de auditoria interna que permite a identificação de não conformidades. A identificação de não conformidades se refere à falha de procedimentos em torno dos requisitos da ISO.
Esses problemas podem estar relacionados a práticas inadequadas, descumprimento de requisitos legais da certificação ISO e falta de procedimentos internos devidamente documentados, que levam à identificação de não conformidades.
A auditoria interna pode identificar falhas e organizar processos para que a empresa se adeque o mais rapidamente possível aos padrões preestabelecidos nos requisitos obrigatórios em torno das normas ISO.
Auditoria externa e contato com um organismo de certificação
Outra possibilidade para a empresa seguir um caminho que a leve à certificação da ISO pode ser via auditoria externa, que esteja devidamente credenciada a um organismo de certificação e faça uma avaliação criteriosa dos processos e das práticas da empresa.
O objetivo principal de uma auditoria externa, com contato com um organismo de certificação, é avaliar criteriosamente e de forma abrangente todos os padrões da empresa e verificar se ela está adequada às normas ISO.
Caso a auditoria externa verifique que a empresa está seguindo todos os procedimentos de qualidade da norma ISO, ela media o contato com um organismo de certificação que posteriormente irá avaliar a auditoria e emitir a certificação ISO.
Custos e investimentos na certificação ISO
O custo e o investimento na certificação ISO dependem de fatores diversos, que vão desde o tamanho da empresa e a complexidade dos procedimentos de qualidade a serem exigidos até a escolha da norma ISO específica, que pode demandar um gasto maior para adaptação.
Mas no que a empresa deve se atentar quando se fala de custos e investimentos? Saiba mais a seguir.
Custos iniciais e benefícios a longo prazo
Uma certificação ISO exige investimento por parte da empresa. Quem deseja estar adequado às normas de qualidade internacionais precisa investir em uma boa auditoria, interna e externa, custeando, inclusive, as taxas do organismo de certificação.
Outro ponto importante é a mudança de infraestrutura e sistemas necessária que muitas empresas precisarão passar para estar em conformidade com os procedimentos de qualidade e as normas exigidas pela ISO. Essa atualização é fundamental no processo.
Esses investimentos iniciais, no entanto, podem proporcionar benefícios a longo prazo para a empresa. Isso porque, com o certificado ISO em seus serviços, ela tende a melhorar a qualidade dos produtos, e o resultado é uma maior satisfação do cliente.
Além disso, ela irá melhorar a sua reputação, confiabilidade e credibilidade no mercado, já que empresas com a certificação ISO demonstram uma preocupação maior com padrões de qualidade e com uma melhoria contínua do negócio.
Investimentos em treinamento e implementação
A eficácia dos procedimentos de qualidade e da garantia de que as normas e os padrões ISO serão seguidos depende de investimentos em treinamento e implementação.
Todos os níveis da organização precisam entender as normas ISO para segui-las e principalmente entender quais padrões serão cumpridos.
Essa referência, baseada nos treinamentos e na implementação das normas ISO, é importante para evitar que cada colaborador siga um procedimento no dia a dia.
Com treinamento, tudo fica devidamente padronizado, com práticas de qualidade que ajudarão a empresa a obter ou manter a certificação ISO.
As formações dentro deste processo podem estar relacionadas a procedimentos e práticas internas e até mesmo a treinamentos específicos que tratam detalhadamente dos procedimentos de qualidade previstos na norma ISO implementada na empresa.
Conclusão
Apresentar padrões de qualidade no mercado, considerando determinado produto ou serviço, pode influenciar a escolha de clientes, parceiros ou investidores. A certificação ISO pode ser um grande diferencial competitivo no mercado, como visto neste artigo.
Empresas que seguem normas e procedimentos e prezam pela excelência, comprovando essa imagem por meio da certificação ISO, conseguem aumentar a credibilidade e confiabilidade nos seus serviços.
Por fim, este conteúdo mostrou que a certificação ISO é uma arma importante para as empresas criarem práticas e procedimentos de qualidade, que impactam diretamente a lucratividade. Foram apresentados detalhes cruciais para conseguir essa certificação e os impactos dela na rotina empresarial.
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