Saiba o que é e como criar um candidate persona!
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Time Pontotel 12 de setembro de 2024 Departamento Pessoal

Candidate persona: entenda o que é, suas vantagens e como criar para a sua empresa

Conheça e aprenda a usar o candidate persona, uma estratégia utilizada pelas empresas para fazer contratações mais assertivas. Saiba mais!

Imagem de Candidate persona: entenda o que é, suas vantagens e como criar para a sua empresa

Uma das maiores preocupações do setor de Recursos Humanos ao iniciar um processo de recrutamento e seleção é conseguir encontrar o candidato que tenha o melhor perfil para a vaga. Para ajudar nesse processo, existe o candidate persona, que é a idealização do candidato adequado. 

Manter-se atualizado e utilizar estratégias como a criação do candidate persona é essencial para que sua empresa tenha contratações mais assertivas e evite uma alta taxa de turnover.

Se sua empresa tem uma alta taxa de rotatividade e você sente que os colaboradores contratados não eram como você imaginava, é possível que sua empresa precise criar um candidate persona. 

Neste artigo, será apresentado o que você precisa saber para aplicar a estratégia em sua empresa. Confira os tópicos que serão abordados: 

Aproveite o conteúdo e tenha uma boa leitura!

O que é candidate persona?

Dois homens apertando as mãos

Candidate persona é um personagem semi fictício que representa o que seria o perfil ideal de um candidato para uma vaga específica. Nesse processo, são levantadas características como hobbies, objetivos, sonhos, comportamentos, qualificações e preferências.

O termo persona veio do marketing, quando uma empresa cria um perfil ideal de consumidor que compra o produto. Assim, o conceito de candidate persona surge de forma parecida, mas trazendo o colaborador ideal em vez do consumidor. 

Para ficar mais claro, confira um exemplo resumido de como seria a descrição de um candidate persona para uma vaga liderança na área de mídias sociais:

“Davi tem 23 anos, é recém-formado em Comunicação Social, estudou em universidade pública e teve contato com diversos projetos que possibilitaram desenvolver características de liderança. 

Davi gosta de utilizar redes sociais e tem a leitura como um hábito, pois se manter atualizado sobre o que está acontecendo é importante para ele. Além disso, ele é curioso e gosta sempre de descobrir novos aprendizados.”

Esse é apenas um exemplo curto para você entender a característica da criação de um candidate persona; a idealização fica bem melhor quanto mais detalhada e rica de informações ela for.

Vantagens do candidate persona para a empresa

Criar um candidate persona traz diversos benefícios para sua empresa, indo além de apenas encontrar o candidato ideal para uma vaga. Esse método proporciona melhorias internas para um negócio. 

Assim, confira a seguir as principais vantagens do candidate persona para a empresa:

Melhor direcionamento de vagas

Com o perfil comportamental bem definido, o recrutador conseguirá criar a descrição da vaga com mais clareza e assertividade, proporcionando melhor direcionamento para a vaga. Assim, tanto a empresa como o colaborador conseguem ter bem definidos o que é esperado, evitando possíveis frustrações posteriores. 

Diminuição da taxa de turnover

Entre os principais motivos para que um colaborador deixe seu posto de trabalho, está a insatisfação com o trabalho exercido. É bem comum que o colaborador seja admitido e depois perceba que o que está fazendo não era o que ele esperava. 

Portanto, quando o responsável pelo processo seletivo sabe de forma exata qual deve ser o perfil ideal para a vaga, aumentam as chances de contratar um profissional que irá permanecer, haja vista que, por exemplo, não há razão para contratar um colaborador que não gosta de trabalhar em equipe quando a vaga pede essa atribuição.

Processo de recrutamento e seleção mais ágil

Ter de forma clara quais são as características do candidato agiliza o processo de seleção em todas as etapas.

Selecionar os currículos que irão avançar fica mais fácil pela identificação ou não dos requisitos necessários. Já na entrevista, o recrutador define melhor quais perguntas devem ser feitas para extrair as informações essenciais. 

Employer branding mais eficaz

O employer branding são as estratégias que a empresa utiliza para atrair e reter talentos na empresa. Assim, o uso de candidate persona torna-se uma estratégia viável para ter uma employer branding mais eficaz

Um colaborador que se sente satisfeito na função que exerce entende da sua importância para a empresa e contribui para o crescimento desta, uma vez que, quando a empresa cresce, ele cresce também. 

É um sentimento de pertencimento que se constrói a partir da satisfação do colaborador com seu posto de trabalho, e isso é essencial para o sucesso da empresa. 

Melhora do fit cultural

O fit cultural, resumidamente, é a cultura da empresa. Quando o recrutador cria uma vaga, ele deve pensar em como essa cultura será mantida com a chegada de novos colaboradores, que devem estar alinhados aos valores do negócio.  

Quando se define como devem ser os valores e as características do colaborador, é mais fácil de ele se adaptar ao cotidiano e às práticas que a empresa realiza. Um colaborador sem o fit da empresa pode se sentir insatisfeito e logo pedir demissão. 

Onboarding mais direcionado

Sabendo das características do colaborador, das suas atribuições e dos seus conhecimentos, o processo de onboarding poderá ser mais direcionado. Assim, o futuro colaborador se sentirá melhor acolhido em sua entrada na empresa. 

A partir das informações previamente coletadas sobre o colaborador e com base no candidate persona, o recrutador conseguirá selecionar com mais precisão o que deve fazer parte do processo de onboarding.

Como criar o candidate persona da sua empresa?

Dois homens movendo ícones de peão de tabuleiro

Agora que você já sabe da importância da criação do candidate persona, é hora de criar o perfil perfeito antes de abrir uma nova vaga no seu negócio. Confira a seguir o passo a passo para você criar um candidate persona da sua empresa. 

Converse com os seus colaboradores

Um dos primeiros passos é conversar com seus colaboradores. Não há forma melhor de entender qual o perfil da empresa se não for conhecendo a fundo seus colaboradores atuais. 

Você pode selecionar colaboradores de um setor para entender melhor suas características, e também perguntá-los sobre o perfil de colega de trabalho que eles gostariam de ter. Isso também vai facilitar a integração entre os novos colaboradores e os antigos. 

Pontue características principais

Outra atividade importante na criação do candidate persona é pontuar as características principais que o candidato deve ter para ocupar determinada vaga, elencando o que é mais importante. Elas podem ser nível de escolaridade, local onde reside atualmente, soft e hard skills necessárias, etc..

Por exemplo, se você está buscando contratar alguém para uma vaga de liderança, é preciso que ele saiba resolver conflitos, tenha uma boa comunicação, saiba dar e receber feedbacks e tenha uma boa inteligência emocional. Essas são algumas das características que competem a uma vaga de liderança. 

Descreva a personalidade

Ao construir um candidate persona, não se deve deixar a personalidade de lado. É comum que recrutadores foquem em qualidades intelectuais e se esqueçam da importância da personalidade do candidato. 

Determinadas vagas vão exigir que um profissional tenha determinados traços de personalidade. Por exemplo, se você possui uma vaga que exige que o colaborador esteja atento, é bom que ele seja uma pessoa curiosa e bem informada. 

Monte o currículo fictício do candidate persona

Uma opção eficaz é criar um currículo fictício do seu candidate persona, preenchendo-o com todas as informações necessárias, desde a experiência profissional até as qualidades e a idade do colaborador.

A ideia é deixar esse currículo o mais realista possível, para você poder compará-lo com os que recebeu. Isso vai facilitar o processo de triagem e a tomada de decisões do recrutador.

O que evitar ao criar um candidate persona?

Um homem utilizando um notebook

É preciso ter alguns cuidados ao criar um candidate persona. Entre eles, é preciso que a empresa entenda que não existe candidato perfeito.

O candidate persona é uma idealização feita a partir do estudo realizado pela empresa, assim, é bem possível que você não consiga encontrar um colaborador com exatamente todas as características que foram elencadas.

Outro problema que precisa ser evitado é ser raso nas informações. A descrição do candidate persona deve ser a mais descritiva possível e com o máximo de informações que você conseguir. 

Por exemplo, em vez de colocar que o candidato precisa ser jovem, defina uma idade específica, ou então, em vez de escrever que um candidato que quer crescer na empresa, descreva-o como um candidato que quer alcançar um cargo de liderança em 3 anos.  

Ter em mente esses dois fatores vai evitar que sua empresa se frustre com resultados não efetivos do candidate persona. 

Conclusão

Ficou evidente, portanto, o quanto seu processo de seleção e recrutamento pode ser facilitado ao criar um candidate persona. A estratégia é ideal para que a empresa ache o candidato mais aproximado ao que ela espera. 

Porém, como mencionado, é importante lembrar que o candidate persona é uma projeção, e encontrar uma pessoa com o perfil exatamente igual pode ser impossível. Lembre-se disso para evitar frustrações relacionadas ao método. 

A ferramenta possibilitará que sua empresa reduza custos e diminua a taxa de turnover, ou seja, ela propicia diversos benefícios para seu negócio.

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