Uma das maiores preocupações do setor de Recursos Humanos ao iniciar um processo de recrutamento e seleção é conseguir encontrar o candidato que tenha o melhor perfil para a vaga. Para ajudar nesse processo, existe o candidate persona, que é a idealização do candidato adequado.
Manter-se atualizado e utilizar estratégias como a criação do candidate persona é essencial para que sua empresa tenha contratações mais assertivas e evite uma alta taxa de turnover.
Se sua empresa tem uma alta taxa de rotatividade e você sente que os colaboradores contratados não eram como você imaginava, é possível que sua empresa precise criar um candidate persona.
Neste artigo, será apresentado o que você precisa saber para aplicar a estratégia em sua empresa. Confira os tópicos que serão abordados:
- O que é candidate persona?
- Vantagens do candidate persona para a empresa
- Como criar o candidate persona da sua empresa?
- O que evitar ao criar um candidate persona?
Aproveite o conteúdo e tenha uma boa leitura!
O que é candidate persona?
Candidate persona é um personagem semi fictício que representa o que seria o perfil ideal de um candidato para uma vaga específica. Nesse processo, são levantadas características como hobbies, objetivos, sonhos, comportamentos, qualificações e preferências.
O termo persona veio do marketing, quando uma empresa cria um perfil ideal de consumidor que compra o produto. Assim, o conceito de candidate persona surge de forma parecida, mas trazendo o colaborador ideal em vez do consumidor.
Para ficar mais claro, confira um exemplo resumido de como seria a descrição de um candidate persona para uma vaga liderança na área de mídias sociais:
“Davi tem 23 anos, é recém-formado em Comunicação Social, estudou em universidade pública e teve contato com diversos projetos que possibilitaram desenvolver características de liderança.
Davi gosta de utilizar redes sociais e tem a leitura como um hábito, pois se manter atualizado sobre o que está acontecendo é importante para ele. Além disso, ele é curioso e gosta sempre de descobrir novos aprendizados.”
Esse é apenas um exemplo curto para você entender a característica da criação de um candidate persona; a idealização fica bem melhor quanto mais detalhada e rica de informações ela for.
Vantagens do candidate persona para a empresa
Criar um candidate persona traz diversos benefícios para sua empresa, indo além de apenas encontrar o candidato ideal para uma vaga. Esse método proporciona melhorias internas para um negócio.
Assim, confira a seguir as principais vantagens do candidate persona para a empresa:
Melhor direcionamento de vagas
Com o perfil comportamental bem definido, o recrutador conseguirá criar a descrição da vaga com mais clareza e assertividade, proporcionando melhor direcionamento para a vaga. Assim, tanto a empresa como o colaborador conseguem ter bem definidos o que é esperado, evitando possíveis frustrações posteriores.
Diminuição da taxa de turnover
Entre os principais motivos para que um colaborador deixe seu posto de trabalho, está a insatisfação com o trabalho exercido. É bem comum que o colaborador seja admitido e depois perceba que o que está fazendo não era o que ele esperava.
Portanto, quando o responsável pelo processo seletivo sabe de forma exata qual deve ser o perfil ideal para a vaga, aumentam as chances de contratar um profissional que irá permanecer, haja vista que, por exemplo, não há razão para contratar um colaborador que não gosta de trabalhar em equipe quando a vaga pede essa atribuição.
Processo de recrutamento e seleção mais ágil
Ter de forma clara quais são as características do candidato agiliza o processo de seleção em todas as etapas.
Selecionar os currículos que irão avançar fica mais fácil pela identificação ou não dos requisitos necessários. Já na entrevista, o recrutador define melhor quais perguntas devem ser feitas para extrair as informações essenciais.
Employer branding mais eficaz
O employer branding são as estratégias que a empresa utiliza para atrair e reter talentos na empresa. Assim, o uso de candidate persona torna-se uma estratégia viável para ter uma employer branding mais eficaz.
Um colaborador que se sente satisfeito na função que exerce entende da sua importância para a empresa e contribui para o crescimento desta, uma vez que, quando a empresa cresce, ele cresce também.
É um sentimento de pertencimento que se constrói a partir da satisfação do colaborador com seu posto de trabalho, e isso é essencial para o sucesso da empresa.
Melhora do fit cultural
O fit cultural, resumidamente, é a cultura da empresa. Quando o recrutador cria uma vaga, ele deve pensar em como essa cultura será mantida com a chegada de novos colaboradores, que devem estar alinhados aos valores do negócio.
Quando se define como devem ser os valores e as características do colaborador, é mais fácil de ele se adaptar ao cotidiano e às práticas que a empresa realiza. Um colaborador sem o fit da empresa pode se sentir insatisfeito e logo pedir demissão.
Onboarding mais direcionado
Sabendo das características do colaborador, das suas atribuições e dos seus conhecimentos, o processo de onboarding poderá ser mais direcionado. Assim, o futuro colaborador se sentirá melhor acolhido em sua entrada na empresa.
A partir das informações previamente coletadas sobre o colaborador e com base no candidate persona, o recrutador conseguirá selecionar com mais precisão o que deve fazer parte do processo de onboarding.
Como criar o candidate persona da sua empresa?
Agora que você já sabe da importância da criação do candidate persona, é hora de criar o perfil perfeito antes de abrir uma nova vaga no seu negócio. Confira a seguir o passo a passo para você criar um candidate persona da sua empresa.
Converse com os seus colaboradores
Um dos primeiros passos é conversar com seus colaboradores. Não há forma melhor de entender qual o perfil da empresa se não for conhecendo a fundo seus colaboradores atuais.
Você pode selecionar colaboradores de um setor para entender melhor suas características, e também perguntá-los sobre o perfil de colega de trabalho que eles gostariam de ter. Isso também vai facilitar a integração entre os novos colaboradores e os antigos.
Pontue características principais
Outra atividade importante na criação do candidate persona é pontuar as características principais que o candidato deve ter para ocupar determinada vaga, elencando o que é mais importante. Elas podem ser nível de escolaridade, local onde reside atualmente, soft e hard skills necessárias, etc..
Por exemplo, se você está buscando contratar alguém para uma vaga de liderança, é preciso que ele saiba resolver conflitos, tenha uma boa comunicação, saiba dar e receber feedbacks e tenha uma boa inteligência emocional. Essas são algumas das características que competem a uma vaga de liderança.
Descreva a personalidade
Ao construir um candidate persona, não se deve deixar a personalidade de lado. É comum que recrutadores foquem em qualidades intelectuais e se esqueçam da importância da personalidade do candidato.
Determinadas vagas vão exigir que um profissional tenha determinados traços de personalidade. Por exemplo, se você possui uma vaga que exige que o colaborador esteja atento, é bom que ele seja uma pessoa curiosa e bem informada.
Monte o currículo fictício do candidate persona
Uma opção eficaz é criar um currículo fictício do seu candidate persona, preenchendo-o com todas as informações necessárias, desde a experiência profissional até as qualidades e a idade do colaborador.
A ideia é deixar esse currículo o mais realista possível, para você poder compará-lo com os que recebeu. Isso vai facilitar o processo de triagem e a tomada de decisões do recrutador.
O que evitar ao criar um candidate persona?
É preciso ter alguns cuidados ao criar um candidate persona. Entre eles, é preciso que a empresa entenda que não existe candidato perfeito.
O candidate persona é uma idealização feita a partir do estudo realizado pela empresa, assim, é bem possível que você não consiga encontrar um colaborador com exatamente todas as características que foram elencadas.
Outro problema que precisa ser evitado é ser raso nas informações. A descrição do candidate persona deve ser a mais descritiva possível e com o máximo de informações que você conseguir.
Por exemplo, em vez de colocar que o candidato precisa ser jovem, defina uma idade específica, ou então, em vez de escrever que um candidato que quer crescer na empresa, descreva-o como um candidato que quer alcançar um cargo de liderança em 3 anos.
Ter em mente esses dois fatores vai evitar que sua empresa se frustre com resultados não efetivos do candidate persona.
Conclusão
Ficou evidente, portanto, o quanto seu processo de seleção e recrutamento pode ser facilitado ao criar um candidate persona. A estratégia é ideal para que a empresa ache o candidato mais aproximado ao que ela espera.
Porém, como mencionado, é importante lembrar que o candidate persona é uma projeção, e encontrar uma pessoa com o perfil exatamente igual pode ser impossível. Lembre-se disso para evitar frustrações relacionadas ao método.
A ferramenta possibilitará que sua empresa reduza custos e diminua a taxa de turnover, ou seja, ela propicia diversos benefícios para seu negócio.
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