Para se destacar e ter alta lucratividade, as empresas devem não só conquistar clientes, como também fidelizá-los. Afinal, sem eles, não há movimento no fluxo de caixa. Porém, outro fator tão importante quanto este trata-se do engajamento dos funcionários por meio de campanhas de incentivo, já que eles são responsáveis por fazer os processos empresariais.
Ao oferecer benefícios corporativos aos colaboradores ou criar programas de bem-estar, uma empresa gera uma variedade de benefícios para eles e, ao mesmo tempo, para si. Isso também ocorre quando ela planeja campanhas de incentivo, tópico que será detalhado em etapas neste conteúdo, e as implementa de forma eficiente.
Engajamento, clima organizacional saudável, aumento da lucratividade: esses são apenas alguns exemplos dos benefícios que essas campanhas proporcionam. Entretanto, para que elas sejam assertivas e de fato estimulem os funcionários a se tornarem mais produtivos, é indispensável que as organizações compreendam as principais nuances dessa estratégia.
Por isso, para entender melhor esse tema, este conteúdo abordará os seguintes pontos:
- O que são campanhas de incentivo?
- Como funcionam as campanhas de incentivo?
- Por que aplicar campanhas de incentivo em sua equipe?
- Quais as vantagens das campanhas de incentivo?
- Como planejar campanhas de incentivo de forma eficaz?
Tenha uma excelente leitura!
O que são campanhas de incentivo?
As campanhas de incentivo, também chamadas de marketing de incentivo, são ações empresariais com um propósito bem definido: estimular o quadro de pessoal a ser mais produtivo e incentivá-lo no aprimoramento de habilidades profissionais, tanto técnicas quanto comportamentais.
Essas campanhas, por focarem em motivar times e aumentar a performance deles, fazem parte do endomarketing, isto é, do marketing interno, uma estratégia cujo objetivo é implementar ações para desenvolver um ambiente de trabalho saudável e agradável para os colaboradores.
É importante ressaltar que, embora essas campanhas sejam direcionadas de forma mais direta ao time de vendas, para engajá-lo — uma vez que isso aumentará os lucros do negócio — e reconhecer os colaboradores que conquistaram os melhores resultados, elas também são implementadas em outros setores da organização.
Como funcionam as campanhas de incentivo?
Independentemente do tipo de campanha de incentivo, como as focadas em aumentar as vendas, reduzir o absenteísmo e reconhecer os funcionários, há várias possibilidades de recompensas. Afinal, os colaboradores precisam de algo que os estimule a ser mais produtivos, como cursos, bolsas de estudo e bonificações.
Além desses, outros exemplos de recompensas oferecidas em campanhas de incentivo são os aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets; os vouchers ou cartões de desconto em determinados estabelecimentos, como livrarias; as viagens com acompanhante; e as sessões de mentoria particular.
Um exemplo prático de quando uma organização realiza uma campanha de incentivo se dá no setor de vendas. Nesse caso, o objetivo é aumentar o fluxo de vendas e, como resultado, o ganho de lucros. Sendo assim, de modo a conquistar tais resultados, o negócio cria uma campanha que recompensa todos os colaboradores que fecharem mais vendas.
Além de recompensar os funcionários que venderem mais, a empresa também pode optar por outros requisitos, como o de recompensar aqueles que atingirem certo valor, aqueles que venderem mais, desde que a organização alcance as metas estabelecidas, ou aqueles que tiverem um bom desempenho no mês, mesmo que não tenham vendido tanto.
Por que aplicar campanhas de incentivo em sua equipe?
As campanhas de incentivo têm alto potencial de motivar os colaboradores, fazendo-os cumprir as metas estabelecidas no planejamento estratégico de forma eficiente e tornando-os mais produtivos no dia a dia empresarial.
Além disso, a importância de aplicar tais campanhas também protege a organização de cenários problemáticos, como no caso de funcionários que, insatisfeitos e desmotivados, desligam-se da empresa e são contratados por concorrentes onde são incentivados.
Assim, planejar e aplicar campanhas de incentivo é uma das medidas que a empresa pode usar para valorizar o trabalho que o quadro de funcionários desempenha. Além disso, do ponto de vista dos trabalhadores, elas são um método de reconhecimento profissional por parte da liderança, que os farão sentirem-se parte dos resultados alcançados, tornando-os promotores da marca.
Quais as vantagens das campanhas de incentivo?
Como mencionado anteriormente, as campanhas de incentivo são uma medida estratégica capaz de favorecer a empresa e, em especial, os colaboradores, que se sentirão estimulados e motivados a trabalhar com produtividade e satisfação. A seguir, confira mais detalhes sobre esses pontos positivos.
Aumento da produtividade
Assim como as estratégias de gestão de tempo, a adoção de medidas que reduzem o retrabalho e a implementação de tecnologias que otimizam os processos empresariais, a aplicação das campanhas de incentivo também tem um grande impacto quando se trata do aumento da produtividade dos colaboradores.
Isso porque essas campanhas, ao oferecerem recompensas atraentes, despertam nos funcionários o sentimento de competição e, junto a isso, o desejo de se beneficiar com os ganhos.
Maior engajamento da equipe
O engajamento profissional é vital para que uma empresa alcance resultados promissores em todos os seus departamentos. As campanhas de incentivo atuam justamente para tornar isso possível, já que estimulam o sentimento de competição saudável para motivar os colaboradores a vencerem disputas e, desse modo, serem recompensados.
Se uma empresa estiver passando por complicações financeiras, uma medida que pode ajudá-la a contornar o problema é aplicar uma campanha de incentivo no setor de vendas. Entre as possibilidades, ela pode criar uma cujo prêmio seja uma bolsa de inglês no exterior para os colaboradores que mais fecham vendas ao longo de dado período.
Melhora no clima organizacional
A melhora do clima organizacional, que se trata da percepção que os funcionários têm sobre a empresa e o ambiente de trabalho, é um resultado direto das vantagens anteriores: ganho de produtividade e de engajamento.
Isso porque, ao serem incentivados com as campanhas, os funcionários ganham o sentimento de satisfação no trabalho, o que ajuda a empresa na criação de um ambiente de trabalho fundamentado na civilidade.
Como planejar campanhas de incentivo de forma eficaz?
Tendo esclarecido o que são campanhas de incentivo, como elas funcionam e todos os benefícios que geram para um negócio, os funcionários e até mesmo os clientes, que se beneficiam com a compra de produtos de qualidade e um atendimento ágil, é crucial que a empresa saiba como planejar tais campanhas. Para isso, veja os principais passos a seguir.
Definição dos objetivos da campanha
Definir o objetivo de uma campanha de incentivo é o ponto de partida, porque serve de guia para todas as ações que a empresa tomará após isso. Por exemplo, se ela quer tornar o setor de recursos humanos mais produtivo, deve estabelecer as metas que os funcionários deverão alcançar. O mesmo vale se ela aplicar essa campanha em outros departamentos.
Escolha das recompensas adequadas
Um aspecto importante é que a eficiência que as campanhas de incentivo terão ou não está diretamente relacionada aos tipos de recompensas que elas irão oferecer. A lógica por trás disso é a seguinte: os colaboradores possuem preferências pessoais, assim, o que pode ser uma recompensa altamente motivadora para um, pode não ser para outro, e vice-versa.
Logo, para aproveitar o máximo das vantagens dessas campanhas, é vital que a empresa conheça os desejos pessoais dos funcionários do setor em que aplicará a estratégia. Por exemplo, se a maioria dos colaboradores de certo setor prefere ser recompensada com dinheiro em vez de uma viagem com acompanhante, a primeira opção deve ser o incentivo.
Definição das métricas de sucesso
As métricas são a forma pelas quais a empresa, ao aplicar uma campanha de incentivo em determinado setor, saberá quais funcionários deverão ser recompensados com o incentivo definido. Elas irão variar com base no departamento em questão, como os de vendas, marketing e recursos humanos, que terão os seus próprios indicadores de produtividade.
Junto à definição das métricas, também é necessário que a empresa encontre formas práticas e eficientes de medi-las. Nesse sentido, é possível optar pelo uso de softwares específicos para contabilizar e mensurar o cumprimento ou não das metas estabelecidas para que os colaboradores recebam a recompensa.
Conclusão
Durante a leitura do conteúdo, foi possível compreender que, ao planejar e criar as campanhas de incentivo, uma empresa consegue ter times mais engajados, intrinsecamente motivados e realizados profissionalmente.
Essas campanhas são, em resumo, uma maneira de se desenvolver um ambiente de trabalho saudável, gerando um clima organizacional altamente benéfico, e também de tornar os funcionários mais promissores. Isso, em termos gerais, fará eles trabalharem com propósito, além de favorecer a retenção de talentos do negócio.
Mesmo com todas as vantagens que essas campanhas geram tanto para o empregador quanto para os empregados, é crucial que a organização saiba como criá-las. Será este o ponto de partida para que tal medida estratégica, intimamente ligada ao endomarketing, realmente gere bons resultados.
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