Ser competitivo no mercado é sinônimo de bons resultados. Contudo, se os processos da empresa não vão bem a empresa como um todo é afetada. Até por isso muitas companhias vêm apostando em BPO RH, BPO financeiro, BPO jurídico, entre outros.
Na prática, o BPO é o processo de contratação de uma empresa terceirizada para assumir integralmente ou parcialmente alguma atividade ou área da companhia.
Ao adotar um BPO, a empresa repassa parte de suas rotinas, burocráticas ou de gestão, para que essa empresa terceira, que conta com uma expertise maior e profissionais capacitados, libere o time interno para focar no core business da empresa.
Dentro do departamento pessoal, por exemplo, o BPO RH vem sendo uma excelente alternativa para gerir todas as tarefas que envolvem a gestão dos funcionários – treinamento, gestão de plano de carreira, controle da folha de ponto e mais.
Empresas que investem em BPO, segundo uma pesquisa da Delloite’s Global Outsourcing Survey, admitem uma melhora de até 58% na qualidade dos seus serviços, 38% na experiência do cliente e reduzem em até 21% o tempo de execução das tarefas.
Sabendo desse papel importante que o BPO pode ter na rotina da empresa, esse artigo vai abordar:
- Qual é o significado de BPO?
- O que é BPO RH?
- Como que o BPO é aplicado em RH?
- Quais as vantagens de se adotar o BPO RH?
- Quais são os cuidados que se deve ter ao adotar BPO em RH?
Boa leitura!
Qual é o significado de BPO?
BPO é a sigla de Business Process Outsourcing. Trata-se de um serviço de terceirização de determinado setor da empresa. Por meio do BPO, a companhia entrega de forma parcial ou integral suas atividades para uma empresa terceirizada.
Com isso, a organização pode focar no seu core, nos processos estratégicos, e entrega a parte administrativa e burocrática para esse parceiro.
Em contrapartida, essa empresa oferecerá um olhar diferenciado e mais técnico sobre os processos de quem a contratou, permitindo maior eficácia e rapidez na execução dos mesmos.
O serviço de BPO contempla as mais diversas áreas e setores da empresa, como: BPO financeiro, BPO jurídico, BPO RH e outros.
Em 2020, o mercado de BPO, segundo o Grand View Research, faturou mais de US$ 237 bilhões.
O que é BPO RH?
O BPO RH nada mais é do que a terceirização do setor de recursos humanos da empresa. Quando o BPO RH ocorre, a empresa parceira pode assumir tanto os processos de gestão de pessoas como as rotinas do departamento pessoal de uma forma geral.
Devido a expertise das empresas BPO essas atividades passam a ser mais efetivas, principalmente porque a empresa contratada irá focar 100% no que lhe foi solicitado, com uma equipe especializada, composta por assistente BPO RH Jr e assistente BPO RH pleno.
Liberando inclusive os colaboradores que trabalham no setor a focarem em ações estratégicas, deixando as burocráticas para a parceira BPO. Entre as atividades principais que uma empresa BPO RH pode assumir na empresa estão:
- Controle de folha;
- Processos de admissão;
- Gestão de treinamentos;
- Pesquisas de clima;
- Avaliação de desempenho;
- Construção de plano de carreira;
- Outros.
Como que o BPO é aplicado em RH?
O BPO RH pode assumir diversos processos relacionados ao departamento pessoal. Desde rotinas burocráticas a questões relacionadas à gestão de pessoas. O BPO pode ser aplicado em:
Controle de folha de pagamento e benefícios
O controle da folha e dos benefícios aparece como um dos principais processos dentro de uma empresa. Uma rotina que demanda tempo e muita atenção.
Afinal, é regido por muitos detalhes e regras que envolvem a legislação trabalhista. Um erro nesse processo pode gerar o pagamento de multas ou processos trabalhistas.
Por isso, com o BPO RH a empresa abre mão dessa burocracia entregando-a para uma empresa especializada e com uma equipe com expertise nessa rotina. Evitando problemas na gestão da folha e até mesmo agilizando esse processo.
Controle de ponto eletrônico
Ter um apoio no controle de ponto é essencial para que não haja erros no fechamento da folha de pagamento. Até por isso, automatizar esse processo com um BPO RH pode prevenir a empresa de erros neste sentido.
Uma alternativa para contribuir com essa rotina é optar por uma plataforma completa de gestão e controle de ponto como a do PontoTel. Com essa plataforma a empresa poderá:
- Gerenciar a jornada do colaborador em tempo real;
- Acabar com os erros no registro de pontos;
- Contar com um sistema antifraude com 5 medidas de segurança;
- Controlar faltas, atrasos e horas extras;
- Realizar cálculos de maneira intuitiva e automática;
- Economizar em até 80% o tempo para o fechamento da folha;
Todos esses benefícios contribuem para que o departamento pessoal consiga reduzir suas burocracias e foque em questões mais estratégicas, do core da empresa. Quer saber mais? Então, contate um dos especialistas do PontoTel através do formulário abaixo.
Elaboração de recrutamento e seleção de colaboradores
O processo de recrutamento é um dos que mais toma tempo das equipes envolvidas nele. Isso porque ele engloba a criação e divulgação da vaga, entrevistas, contratação e oficialização da admissão, com assinatura do contrato.
Ao contar com o BPO RH a organização consegue entregar a essa empresa parceira sua demanda de contratação, e a companhia terceirizada assume boa parte das etapas burocráticas para entregar à contratante os melhores candidatos para assumir a vaga em questão.
Elaboração de plano de carreira e salários
O plano de carreira é um excelente fator motivacional e atração e retenção de talentos nas empresas.
Isso ocorre, pois quando existe esse tipo de estratégia interna o colaborador sabe exatamente qual caminho deve percorrer na companhia para se desenvolver e evoluir profissionalmente, impactando inclusive num aumento de salário.
Esse tipo de planejamento, ligado ao plano de carreira, no entanto, precisa ser atrativo e assertivo. Ao contar com o apoio do BPO RH o planejamento é personalizado e adaptado ao tamanho e perfil da empresa, adequando-se ao que a companhia necessita e pode oferecer.
Pesquisa de clima organizacional
De acordo com um levantamento da Universidade de Warwick, profissionais felizes na empresa são 12% mais produtivos. Mas como conseguir saber se o seu colaborador está feliz? Aplicando pesquisas de clima organizacional.
Com elas os colaboradores podem sinalizar o que os deixariam mais felizes e o que menos agrada na rotina da organização. Baseada nessas informações, as empresas podem desenvolver estratégias para mudar esse cenário.
Um BPO RH pode contribuir não só para que a empresa crie e aplique a pesquisa de clima organizacional, mas oferece profissionais capacitados para analisar os dados e propor estratégias para aprimorar a gestão.
Programação de férias
Um erro na programação de férias e a empresa interfere completamente na produtividade da companhia. Se não há planejamento neste sentido, a empresa pode liberar um funcionário para as férias e sobrecarregar outros.
Sem contar que se não houver essa previsão de saída, o trabalho executado pelo colaborador que está usufruindo do seu período de descanso pode ficar parado.
Com o BPO RH essa rotina é completamente alterada e as decisões são mais assertivas na programação de férias.
Afinal, a empresa poderá ter, por meio das informações construídas pelo BPO RH, um controle em tempo real de quem precisa tirar férias, quem sairá mês a mês, para que assim seja possível planejar as saídas corretamente.
Facilitando, assim, o remanejamento de funcionários e até servindo de base para novas contratações temporárias, se necessário.
Quais as vantagens de se adotar o BPO RH?
O BPO RH pode ser um grande aliado da empresa, podendo potencializar a qualidade do trabalho, minimizando as chances de erro e tornando os processos mais rápidos e assertivos.
Mas as vantagens não param por aí, conheça mais algumas a seguir.
Redução dos custos
Para se ter o melhor em gestão, com estrutura de ponta, equipamentos, softwares, servidores e tecnologia a empresa precisaria investir altos valores.
Ao contratar um BPO RH a companhia tem uma redução de custos neste sentido, pois a empresa terceirizada é quem precisará ter esse tipo de estrutura na sua rotina para oferecer o serviço.
Além disso, o BPO RH conta com profissionais altamente capacitados, que com certeza teriam um alto salário caso fossem contratados pela empresa que fechou a parceria com o BPO.
Só nesses dois pontos há uma grande economia para a empresa, que não precisa gastar valores exorbitantes, de estrutura física e de pessoal, para ter um serviço de qualidade, já que o BPO oferece tudo isso.
Redução de erros
Com o BPO RH e o apoio de um time especializado há uma redução nas chances de erros.
Já que a empresa contratante terá à disposição uma equipe que irá acompanhar as rotinas de perto para mudar rumos da companhia, se for necessário, além de propor estratégias para que a empresa tome decisões baseadas em dados e informações concretas.
Processos mais assertivos e ágeis
Com o BPO RH, a empresa passa a contar com um time especializado que só toma decisões baseado na necessidade da empresa e nas possibilidades de atuação dela. Assim, os processos se tornam mais assertivos, evitando que haja retrabalhos.
Aliás, sendo apoiada por um BPO a empresa contará com uma estrutura de ponta, oferecida pela empresa terceirizada, além de profissionais especializados.
Com isso, as rotinas são otimizadas e as conclusões das atividades se tornam mais ágeis e eficazes, fazendo inclusive com que o departamento pessoal interno da empresa abra mão das burocracias e foque no core da companhia.
Resultados melhores
Contando com essa estrutura de ponta do BPO RH e, com a expertise dos profissionais da empresa terceirizada, os resultados tendem a ser uma consequência.
Já que as tomadas de decisão da empresa que contratou o BPO serão mais estratégicas, rápidas e focadas sempre na qualidade e no crescimento da companhia, tendo como suporte as orientações da parceira.
Quais são os cuidados que se deve ter ao adotar BPO em RH?
O BPO pode ser um grande parceiro da empresa na conquista de resultados e no seu crescimento, porém a escolha de um BPO RH exige da empresa atenção e cuidados, afinal a empresa terceirizada a ser contratada precisa agir nas principais necessidades da companhia.
Por isso alguns dos cuidados que a empresa deve ter para adotar um BPO RH são:
- Avaliar a reputação da empresa BPO no mercado;
- Pesquisar sobre os trabalhos que ela oferece;
- Comparar as necessidades da empresa com o que o BPO irá executar;
- Agendar reuniões com a futura parceira BPO para entender o serviço;
- Pedir uma demonstração dos serviços;
- Avaliar a experiência de mercado da empresa BPO;
- Comparar empresas que prestam o mesmo serviço.
Conclusão
A busca por resultados faz parte da rotina de todas as empresas, neste artigo foi possível perceber quão importante é ter uma equipe qualificada para que a empresa possa crescer de forma assertiva.
Nesse processo o BPO pode fazer pode ser um grande apoiador para que as tomadas de decisão sejam mais estratégicas.
Ao ter um apoio do BPO RH, a empresa pode abrir mão de grande parte das atividades burocráticas e entregar para que um time especializado gerencie esses processos. Assim, o setor interno de departamento pessoal pode cuidar e focar mais no core business da empresa.
Evitando erros, proporcionando maior qualidade no trabalho e também gerando maior economia para a empresa no sentido de gastos com estrutura e pessoal, já que a empresa BPO oferece toda essa estrutura.
Como você pode ver, o BPO RH pode ter uma função decisiva para que a empresa se torne mais competitiva e cresça no mercado. Entretanto, é importante ressaltar que a escolha de um BPO RH deve seguir alguns passos, conforme citado anteriormente.
Pois, o BPO RH precisa oferecer um serviço de acordo com o que a empresa realmente necessita, se adequando ao dia a dia da companhia. Para que assim, sua atuação melhore os pontos fracos e potencialize os pontos fortes da empresa que contratou o serviço.
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