Benefícios corporativos: quais os principais e vantagens!
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Time Pontotel 14 de maio de 2024 Departamento Pessoal

Benefícios corporativos: conheça os principais e as vantagens de oferecer para os colaboradores!

Os benefícios corporativos são parte essencial em organizações de sucesso. Entenda mais sobre eles e como escolher os melhores.

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Os benefícios corporativos são, assim como a boa remuneração e o clima organizacional saudável, um dos componentes vitais para o sucesso de uma empresa. Afinal, é por meio deles que ela consegue atrair os melhores talentos, deixá-los satisfeitos e com excelente produtividade no dia a dia corporativo.

Quando se fala em benefícios, existem aqueles relacionados ao bem-estar físico, como a ginástica laboral e a academia in-loco, ao bem-estar financeiro, como o vale-combustível e os vouchers em restaurantes, e ao bem-estar mental, como a licença remunerada por perda e a assistência para troca de gênero.

É crucial que a organização conheça a fundo sobre esse assunto, como a diferença entre os benefícios tradicionais e os benefícios flexíveis e de que maneira a equipe de RH pode escolher aqueles mais assertivos para oferecer aos funcionários.

Pensando nisso, este conteúdo apresentará os seguintes tópicos:

Ótima leitura!

O que são benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos dizem respeito a todas as vantagens que uma empresa oferece para os colaboradores. Entre os exemplos mais conhecidos, pode-se destacar os convênios médicos, os benefícios de assistência e o auxílio-creche.

Ao oferecer essas vantagens, a organização é capaz de melhorar a qualidade de vida dos funcionários, tanto no ambiente de trabalho quanto em suas vidas pessoais. Isso, aliás, é uma das razões pelas quais as empresas, atualmente, têm buscado oferecer os benefícios corporativos.

É importante ressaltar que há duas formas de uma organização oferecer tais benefícios, ou seja, por meio da modalidade tradicional ou, caso prefira, por meio da modalidade flexível. Cada uma delas, porém, apesar de estarem de acordo com as leis trabalhistas, apresentam aspectos distintos.

Benefícios tradicionais

Os benefícios tradicionais são todas as vantagens fixas que uma empresa deve, conforme a legislação trabalhista, obrigatoriamente oferecer para os colaboradores. Ou seja, são direitos dos trabalhadores, como o FGTS, o 13º salário, o abono de férias, a licença-maternidade, as férias e o vale-transporte.

Benefícios flexíveis

Os benefícios flexíveis, além de serem opcionais, permitem, como sugere a expressão, certa flexibilidade: os funcionários escolhem quais querem receber. Quando uma empresa opta por essa modalidade, deve fazer a implementação dela por meio de um acordo coletivo de trabalho.

De modo prático, os funcionários, com base em suas preferências, escolhem quais benefícios querem receber e quais não, o que, de modo geral, é feito no começo do ano ou no início de cada semestre. O vale-refeição, o horário flexível, o empréstimo, a cesta básica e o adiantamento salarial são exemplos de benefícios flexíveis.

Algumas considerações essenciais sobre os benefícios flexíveis são:

  • A empresa deve estabelecer as mesmas condições para todos os funcionários, pois isso evitará complicações futuras;
  • As renovações de benefícios de cada funcionário devem ser documentadas;

Em caso de o benefício ser descontado na folha de pagamento, o colaborador deve assinar um documento formal.

Quais os principais benefícios corporativos oferecidos pelas empresas?

Homem pagando com um cartão por aproximação

Como será abordado mais a fundo neste conteúdo, os benefícios corporativos favorecem a empresa e os colaboradores de diversas formas. Apesar disso, existem aqueles que são mais oferecidos nas organizações por serem mais vantajosos e desejados.

Por exemplo, é possível citar o auxílio-creche, com o qual os trabalhadores que têm filhos recebem um valor adicional para pagarem uma creche, a cesta básica, o day off (colaborador ganha folga no dia do aniversário), o plano de saúde e a assistência odontológica.

Além desses, outros principais benefícios corporativos oferecidos pelas organizações são:

  • Vale-cultura: oferece momentos de lazer em cinemas, teatros e museus, por exemplo;
  • Bolsas e incentivos acadêmicos: seja de forma integral ou parcial, os colaboradores recebem ajuda financeira para fazer graduação, pós, cursos técnicos ou profissionalizantes;
  • Vale-combustível: ajuda colaboradores a economizar na ida até o trabalho;
  • Dress code flexível: a organização permite o uso de trajes casuais no trabalho;
  • Ajuda de custo para home office: por meio dele, o colaborador pode, por exemplo, pagar pela internet do colaborador.

Principais vantagens de oferecer benefícios corporativos

Ao oferecer benefícios corporativos, a empresa e os funcionários passam a usufruir inúmeros pontos positivos. Confira em detalhes os principais deles.

Satisfação do funcionário

Os benefícios corporativos certamente deixam os colaboradores com maior satisfação no trabalho, afinal, eles estão sendo beneficiados com vantagens que os fazem ganhar melhor qualidade de vida e, ainda, sentirem-se valorizados.

Essa satisfação, seja a relacionada à saúde mental ou física, por exemplo, ou a relativa ao sentimento de pertencimento e trabalho com propósito, refletem diretamente nas vantagens abordadas adiante.

Atração e retenção de talento

Diversos fatores contribuem para fazer com que um profissional queira fazer parte do time de colaboradores de uma empresa, como a excelente remuneração, o ambiente de trabalho com ótima infraestrutura, a boa reputação do negócio e a possibilidade de ter um plano de carreira.

No entanto, os benefícios corporativos são igualmente importantes nesse aspecto, uma vez que são elementos cruciais na hora de um futuro colaborador decidir ou não participar do processo de recrutamento e seleção de uma empresa, por exemplo.

Mesmo que a empresa divulgue uma vaga com remuneração um pouco menor em comparação à remuneração das vagas ofertadas pelas concorrentes, se incluir benefícios corporativos atraentes, chamará maior atenção dos profissionais. Além disso, oferecer tais benefícios é vantajoso não apenas na atração de talentos, mas também na retenção destes.

Melhora a imagem da empresa

A boa reputação é essencial não somente em relação aos consumidores, que terão mais motivos para comprar de um determinado negócio, mas também diz respeito aos profissionais do mercado, que verão esses benefícios como uma preocupação da empresa com a sua qualidade de vida e com o reconhecimento do papel que eles desempenham.

Aumento de produtividade e desempenho

Os benefícios corporativos atuam diretamente no aumento da motivação dos funcionários. Afinal, por meio deles, os colaboradores ganham maior qualidade de vida, sentem-se imersos em um clima organizacional saudável e desenvolvem o sentimento de valorização. Tudo isso irá proporcionar maior produtividade e desempenho.

Redução de absenteísmo e turnover

Contratar novos colaboradores requer investimento de tempo, uma vez que o processo de recrutamento é composto de diversas etapas, mas também requer investimento financeiro. Sendo assim, em vez de investir para contratar novos funcionários, a organização pode fidelizar aqueles que já têm por meio da oferta dos benefícios corporativos. 

Isso porque, uma vez recebendo benefícios corporativos que supram as suas necessidades e os façam ter maior felicidade corporativa, os colaboradores não terão motivos para se desligarem da empresa. Em outras palavras, a organização terá menores taxas de absenteísmo e de turnover: menos faltas, atrasos e menor rotatividade de funcionários.

Aumenta o bom clima organizacional

O clima organizacional, isto é, a percepção e os sentimentos que os colaboradores têm em relação ao ambiente em que trabalham, é um componente vital para se cuidar em uma empresa: se esse clima não for saudável, crescem as taxas de absenteísmo e turnover já destacadas.

Os benefícios corporativos, no entanto, surgem justamente como uma maneira de a organização manter os funcionários mais satisfeitos e felizes no dia a dia empresarial. O resultado disso será o desenvolvimento neles de percepções e sentimentos positivos em relação à empresa.

Como o RH pode escolher os melhores benefícios corporativos?

Mulher sorrindo em frente ao computador

Apesar de vantajosos, deve-se ofertar os benefícios corporativos adequados. Por isso, a equipe de RH precisa oferecer aqueles que sejam condizentes com as necessidades dos colaboradores, do contrário, os funcionários não conseguirão aproveitar as vantagens abordadas anteriormente. Entenda melhor a seguir.

Pesquisas de mercado

Para uma empresa descobrir quais são os benefícios corporativos mais atraentes, pode realizar uma pesquisa de mercado. A partir disso, conseguirá entender quais são os benefícios que as organizações de diversos segmentos, sobretudo as concorrentes, estão oferecendo para os seus funcionários. 

Pesquisas internas

Com as inúmeras possibilidades de benefícios corporativos que se pode oferecer para os funcionários, parece complicado fazer escolhas assertivas. Desse modo, para evitar erros nesse sentido, é possível fazer pesquisas internas. Além disso, se são os colaboradores que receberão os benefícios, nada mais justo do que perguntar a eles quais gostariam de receber.

Por meio de uma pesquisa interna, faz-se um questionário com a finalidade de coletar as informações dos colaboradores para saber o quão satisfeitos eles estão com os benefícios atuais, bem como quais benefícios gostariam de receber.

Conclusão

Como esclarecido ao longo deste conteúdo, os benefícios corporativos desempenham um papel vital em um negócio. São eles que fazem a empresa atrair e reter os melhores profissionais do mercado, deixando-os altamente satisfeitos e produtivos.

Diante disso, foram abordadas as possibilidades de benefícios corporativos que a empresa tem e, ainda, aqueles mais atraentes e desejados pelos colaboradores. Afinal, não se trata somente de oferecer benefícios corporativos, mas de oferecer os mais estratégicos.

Por fim, em virtude de a organização oferecer benefícios alinhados com as necessidades e os desejos dos funcionários, destacou-se duas maneiras de se descobrir isso: a pesquisa de mercado e a pesquisa interna.

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