A expressão pode parecer atípica, mas Balanced Scorecard, também chamado de “Balanced Business Scorecard”, não é muito difícil de entender.
Basicamente, esse conceito se refere a um conceito empresarial estratégico.
Seu objetivo é te ajudar a ter uma visão mais ampla da sua empresa, estabelecer objetivos e definir planos de ação para melhorar seus resultados.
E tudo isso pode ser realizado em poucos passos, desde que sua empresa siga os princípios e métodos do Balanced Scorecard.
Para te ajudar a entender como essa metodologia funciona e como ela pode te ajudar, nos próximos tópicos vamos discutir os seguintes pontos:
- O que é balanced scorecard?
- Por que aplicar o balanced scorecard na empresa?
- Quais são as 4 perspectivas do BSC?
- Como implantar o BSC na empresa?
Boa leitura!
O que é balanced scorecard?
Balanced Scorecard, também conhecido apenas pela sigla BSC, pode ser traduzido como “Indicador Balanceado de Desempenho”.
Esse conceito se refere a uma metodologia ou ferramenta de gestão de desempenho que considera vários fatores e perspectivas do negócio.
Para isso, os gestores e administradores da empresa precisam se desprender daquela visão em que somente os indicadores financeiros e contábeis são considerados medidas de sucesso.
Afinal, além dessas métricas, também é importante avaliar outros fatores, como processos internos e a experiência do cliente.
Assim, é possível alinhar as metas, projetos e resultados da empresa de forma equilibrada, pensando na relação causa e efeito das decisões no negócio.
Vale lembrar que o uso do BSC pode ser associado com outras metodologias, como análise SWOT e orçamento empresarial.
Como surgiu esse conceito?
O conceito de balanced scorecard foi desenvolvido em 1988 pelos professores Robert Kaplan e David Norton, ambos da Harvard Business School.
Naquela época, as pessoas acreditavam que o sucesso de uma empresa dependia apenas das métricas financeiras e contábeis.
Foi nesse cenário que Kaplan e Norton decidiram estudar novos métodos de análise de desempenho.
Baseados nos resultados desse estudo, eles desenvolveram o balanced scorecard, um modelo de medição de desempenho mais amplo e que considera diferentes perspectivas do negócio.
Após divulgarem os resultados desse estudo, as empresas começaram a adotar o BSC, que se transformou em um sistema de gestão estratégica.
Mais tarde, as informações foram reunidas no livro “A estratégia em ação: balanced scorecard”, onde os autores explicam os métodos e resultados dessa ferramenta estratégica.
Por que aplicar o balanced scorecard na empresa?
O balanced scorecard é importante para que a empresa consiga se planejar e adotar as estratégias certas para cumprir suas metas e obter bons resultados.
Afinal, a gestão de tempo e de projetos é um dos grandes desafios dos gestores e colaboradores.
Como estão envolvidos nas suas atividades rotineiras e nas tarefas em andamento, as metas de médio e longo prazo acabam sendo negligenciadas.
Com isso, as etapas necessárias para a conclusão dessas metas podem ser esquecidas ou concluídas fora do prazo, comprometendo o crescimento sólido e gradual do negócio.
Mas com o apoio da metodologia balanced scorecard, que alinha os objetivos de curto, médio e longo prazo com as ações executadas no presente, é possível vencer esses desafios.
Como consequência, o negócio se torna mais competitivo e aumenta sua rentabilidade.
Quais são as 4 perspectivas do BSC?
O grande diferencial do BSC é que suas análises vão além das questões financeiras e contábeis da empresa.
Na verdade, ao todo, essa metodologia analisa quatro perspectivas diferentes do seu negócio, que são interligadas e devem atuar de forma integrada para que a organização cresça de forma eficiente e saudável.
Conheça abaixo cada uma dessas perspectivas!
Perspectiva financeira
Embora não seja o único fator que influencia no crescimento da empresa, é claro que a perspectiva financeira é importante para a avaliação de qualquer empresa.
Por isso, ela não poderia ficar de fora da metodologia BSC.
A diferença é que no balanced scorecard é necessário avaliar não só os objetivos financeiros a curto prazo, mas também a médio e longo prazo.
Para isso, essa análise deve considerar métricas financeiras, a lucratividade, o faturamento e até o aumento do valor da empresa.
Dentre os indicadores que podem ser analisados nesse momento estão:
- Retorno sobre Investimento (ROI)
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC),
- Lifetime Value (LTV);
- Ticket médio;
- Churn rate
Perspectiva dos clientes
Para avaliar a perspectiva dos clientes, é essencial analisar a satisfação dos consumidores em relação aos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Para isso, é importante investir na realização periódica de pesquisas de satisfação do cliente, Customer Experience (CX), entre outras estratégias para entender a relação do consumidor com a sua marca/empresa.
Além disso, a empresa também deve avaliar os dados de retenção e aquisição de clientes, entre as métricas para medir essa perspectiva, podemos citar:
- Retenção de clientes;
- Aquisição de clientes;
- Lucratividade do cliente
Assim, a empresa consegue traçar estratégias para aumentar a satisfação do consumidor, melhorar o relacionamento com o cliente, incentivar sua fidelização e, por consequência, melhorar a lucratividade do negócio.
Perspectiva dos processos internos
Essa perspectiva está relacionada à análiseda qualidade dos processos internos da empresa.
Para isso, devem ser analisadas métricas relacionadas a:
- Produtividade;
- Compliance;
- Atendimento pós-venda;
- Inovação
Vale lembrar que o objetivo não é só analisar a situação dos procedimentos internos adotados pela organização, mas também identificar a necessidade de mudanças e criação de novos processos e metodologias visando a melhoria operacional da empresa.
Perspectiva do aprendizado e crescimento
Por fim, a perspectiva do aprendizado e crescimento está relacionada ao conhecimento e a experiência que os colaboradores e gestores da empresa precisam apresentar para que a organização atinja seus objetivos.
Para isso, é necessário avaliar e investir em:
- Capacitação;
- Engajamento;
- Satisfação dos funcionários;
- Rotatividade dos colaboradores;
- Clima organizacional da empresa.
A partir desses dados, os gestores podem investir em capacitações, treinamentos e iniciativas que melhorem os níveis de satisfação dos colaboradores.
Como implantar o BSC na empresa?
De acordo com criadores da metodologia BSC, a implementação dessa estratégia de gestão na empresa exige a construção de, pelo menos, quatro processos diferentes.
Conheça cada uma delas abaixo:
Defina objetivos para uma visão estratégica
O primeiro passo para implementar a metodologia BSC na empresa é definir quais são os objetivos do negócio a curto, médio e longo prazo.
Para isso, é fundamental que essa definição seja baseada nas quatro perspectivas da BSC, que explicamos anteriormente.
Como essas perspectivas devem ser adaptadas ao seu negócio, também é necessário definir os indicadores, chamados de KPI’s, que serão utilizados para medir os resultados de suas estratégias.
Melhore a comunicação e engajamento da equipe
O sucesso da utilização do BSC também depende do envolvimento da equipe nos planos de ação da empresa.
Por isso, é importante investir na comunicação com os colaboradores, apresentando a metodologia, os objetivos e o plano de ação da empresa para atingir essas metas.
A empresa também pode oferecer recompensas às equipes que melhoraram seus indicadores de desempenho para deixar os colaboradores mais motivados com o BSC.
Assim, o processo se torna mais transparente e aumenta o engajamento das equipes.
Lembrando que essa comunicação deve ser mantida ao longo do tempo. Dessa forma, é mais fácil alinhar estratégias e projetos, corrigir erros e manter todos os envolvidos motivados.
Elabore um planejamento estratégico
Para criar um planejamento estratégico, é importante investir no chamado mapa estratégico na metodologia Balanced Scorecard.
Também conhecido apenas como matriz BSC, essa ferramenta permite a representação e resumida de todas as ações necessárias para atingir cada um dos objetivos definidos anteriormente.
Assim, fica muito mais fácil elaborar um planejamento estratégico mais eficiente e colocá-lo em prática.
Faça testes e obtenha feedbacks
A última etapa da implementação do BSC na empresa é testar o plano de ação, os indicadores escolhidos, as formas de avaliação e verificar se os objetivos traçados realmente eram realistas e mensuráveis.
Assim, é possível identificar falhas e corrigir aquilo que não está funcionando.
Além disso, é importante coletar os feedbacks de todos os envolvidos nos planos e projetos, já que isso também ajuda a aprimorar os processos e a promover avanços na estratégia corporativa e nos resultados.
Quais os benefícios?
Se você ainda está convencido de que utilizar o BSC ajuda sua empresa a otimizar seus resultados e maximizar seus lucros, então confira a lista de benefícios promovidos por essa metodologia de gestão estratégica.
- Melhora a visão de futuro e de crescimento da empresa;
- Permite a execução otimizada dos planos de ação da organização;
- Garante o investimento em aperfeiçoamento contínuo da empresa;
- Integra o uso de diferentes indicadores e métricas de desempenho na mesma estratégia;
- Permite que a empresa tenha clareza em relação a todos os passos necessários para que ela alcance seus objetivos;
- Facilita a mensuração dos resultados;
- Melhora a comunicação e a prática de feedback construtivo entre os funcionários da equipe;
- Garante o alinhamento entre os indicadores e os objetivos que precisam ser alcançados;
- Facilita o ajuste e a correção de erros internos e externos cometidos pela empresa;
- Estimula a cultura de aprendizado.
Conclusão
Como vimos ao longo do texto, a metodologia Balanced Scorecard pode promover diversos benefícios à sua empresa.
Mas para alcançar essas vantagens, a organização precisa seguir os fundamentos dessa forma de gestão, já que eles são responsáveis por todas as decisões relacionadas a essa metodologia.
Assim, sua empresa conseguirá mensurar seus resultados de forma mais eficiente, definir objetivos e planos de ação mais assertivos e atingir suas metas de curto, médio e longo prazo.
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