Um desafio constante em empresas é o baixo desempenho que alguns colaboradores podem apresentar. Ocasionado por diversos motivos, como questões pessoais, falta de motivação ou problemas de relacionamento no ambiente de trabalho, se não tratado adequadamente, esse problema pode se tornar uma grande preocupação para a empresa.
Quando uma empresa não soluciona as causas do baixo desempenho entre os funcionários, isso pode desencadear um fenômeno de propagação, no qual a desmotivação se espalha coletivamente. Esse cenário pode resultar em elevadas taxas de rotatividade e diminuição da produtividade, levando à redução da receita da empresa.
É de extrema importância que a gestão e, principalmente, o setor de RH de uma empresa estejam atentos aos sinais de baixo desempenho para reverter a situação. Neste artigo, será possível encontrar o que sua empresa precisa saber sobre esse assunto. Veja os tópicos que serão abordados:
- Quais são os sinais de baixo desempenho do colaborador?
- Quais são as principais causas da queda de desempenho no trabalho?
- Quais são as estratégias para melhorar o desempenho?
- Qual o papel do RH no combate ao baixo desempenho?
Aproveite o conteúdo e aprenda a melhorar o desempenho dos seus colaboradores. Tenha uma ótima leitura!
Quais são os sinais de baixo desempenho do colaborador?
Um quadro de baixo desempenho de um colaborador costuma apresentar um ou mais sinais que servem de alerta para a gestão. Entre os aspectos mais evidentes que podem ser observados no ambiente de trabalho, estão:
- Falta de interesse nas tarefas atribuídas;
- Aumento do número de erros ou retrabalhos;
- Ausências frequentes ou atrasos constantes;
- Comportamento negativo no ambiente de trabalho;
- Demonstração de desmotivação ou apatia em relação ao trabalho;
- Queda na qualidade do trabalho entregue;
- Diminuição da colaboração com a equipe.
Essas características podem surgir por diversos motivos, como problemas pessoais, atritos com a liderança, insatisfação no trabalho e falta de propósito claro.
É importante compreender a motivação por trás desses comportamentos, pois o baixo desempenho pode ser temporário ou prolongado, variando de meses a anos, e até mesmo de forma indeterminada.
Quais são as principais causas da queda de desempenho no trabalho?
Existem motivos comuns que levam um profissional ter uma queda de desempenho. Embora possam variar, estão normalmente relacionados a excesso da carga de trabalho, falta de reconhecimento, conflitos internos ou situações pessoais.
É necessário compreender esses problemas e identificá-los para intervir com eficiência. Entenda-os a seguir!
Excesso de carga de trabalho
A sobrecarga de trabalho ocorre quando um colaborador é sobrecarregado com mais demandas do que pode gerenciar. Essa sobrecarga inevitavelmente resulta em estresse, diminuição da qualidade do trabalho e, por fim, um desempenho abaixo do esperado.
O excesso de trabalho é um sinal de alerta, pois além do baixo desempenho, pode resultar em um pedido de desligamento. Na Geração Z, por exemplo, a sensação de sobrecarga afeta 47%, enquanto para os Millennials, o índice chega a 53%, conforme o relatório de bem-estar de 2022 da Betterfly, uma empresa de benefícios corporativos.
Falta de reconhecimento
A falta de reconhecimento é um dos principais impulsionadores do baixo desempenho no trabalho, com 55,61% dos funcionários citando-a como motivo de desmotivação, segundo pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágio. Esse fator é amplamente reconhecido como uma das principais razões para o baixo desempenho no trabalho.
Um funcionário pode sentir que seu esforço não está sendo reconhecido quando a empresa não implanta políticas de reconhecimento, como feedbacks regulares, recompensas ou oportunidades de crescimento. Logo, ele passa a ter baixas expectativas sobre seu crescimento profissional.
Conflitos internos ou com a equipe
Problemas de relacionamento interno ou com a equipe, especialmente com o gestor, também contribuem para o baixo desempenho. Esse problema é tão grave que 80% dos trabalhadores pedem demissão devido à relação ruim com os gestores, conforme levantamento realizado pela consultoria de recrutamento Michael Page.
Uma empresa deve contar com um setor dedicado à gestão de conflitos, pois esse é um problema que pode afetar o desempenho de toda a equipe. Conflitos entre dois ou mais funcionários têm o potencial de se espalhar, prejudicando o ambiente de trabalho e impactando negativamente a produtividade e a colaboração.
Problemas de saúde física ou mental
Um problema que frequentemente resulta em baixo desempenho, mas nem sempre está relacionado às questões da empresa, são os problemas de saúde física ou mental. Um colaborador pode estar sofrendo com uma condição que afeta sua capacidade de trabalho, sendo preciso uma comunicação aberta para identificar e abordar essa situação.
Há casos em que problemas de saúde podem surgir devido à rotina de trabalho, seja de forma direta, como o estresse ocupacional, ou indireta, como o sedentarismo. Essa situação é mais comum em empresas que não priorizam programas de bem-estar e não promovem um ambiente de trabalho saudável.
Quais são as estratégias para melhorar o desempenho?
A empresa pode aplicar estratégias que ajudarão a solucionar os problemas que causam o baixo desempenho a partir de estímulos ao trabalhador, como programas de capacitação e desenvolvimento, reajuste de metas e objetivos, além de avaliação de desempenho. Confira mais detalhes sobre essas estratégias!
Oferta de programas de capacitação e desenvolvimento
Programas de treinamento e capacitação são eficazes para evitar baixo desempenho entre os funcionários, uma vez que promovem atualização de habilidades, conhecimentos e técnicas para as funções desempenhadas. Esses programas incentivam a produtividade, a motivação e o engajamento, reduzindo o baixo desempenho.
Redefinição de metas e objetivos realistas
Metas difíceis de serem alcanças, sem personalização ou até a falta delas, podem ser causadoras do baixo desempenho. É importante que os gestores idealizem objetivos claros, adaptados às habilidades e necessidades individuais dos funcionários, incentivando o progresso e garantindo uma equipe motivada e eficiente.
Realização de avaliações de desempenho frequentes
Fazer a avaliação de desempenho com frequência ajuda tanto a empresa quanto o colaborador a mitigar o baixo desempenho.
O feedback contínuo permite à empresa monitorar individualmente o desempenho, abordando os problemas com mais agilidade. Para os funcionários, as avaliações oferecem suporte para aprimorar suas habilidades, resultando em um ambiente de trabalho mais produtivo e colaborativo.
Qual o papel do RH no combate ao baixo desempenho?
Além dos gestores, o setor de RH tem um papel vital no combate ao baixo desempenho do colaborador, com ações que vão desde a percepção do problema, até a implementação de planos de ação para suporte emocional. Essas atividades são bem comuns em RH humanizados. Entenda com detalhes o que o setor precisa fazer!
Identificação precoce de problemas
Para evitar que o problema do baixo desempenho se alastre, a identificação precoce das situações-problema é fundamental. Um RH estratégico e uma cultura de feedback e acompanhamento facilitam essa tarefa. Caso contrário, é necessário investir em um contato mais próximo com os colaboradores.
Ter proximidade com os funcionários e acompanhar suas rotinas com mais frequência é comum em um RH humanizado, e só assim é possível perceber os problemas de baixo desempenho. Para conseguir esse feito, o setor deve investir em tecnologia e automação, para poder evitar atividades repetitivas e manuais e focar o que importa, as pessoas.
Implementação de planos de ação personalizados
Problemas de baixo desempenho exigem atenção individualizada e, em alguns casos, medidas em equipe. Planos de ação personalizados focados nas causas e nas necessidades de cada colaborador são essenciais para a resolução do problema.
Se for notada uma queda generalizada no desempenho da equipe, a cultura e as decisões da empresa devem ser analisadas para identificar possíveis causas sistêmicas.
Fatores como falta de reconhecimento, metas irreais, ambiente de trabalho tóxico e liderança ineficaz podem estar impactando negativamente o desempenho dos colaboradores, e precisam ser considerados no plano de ação.
Apoio emocional e profissional aos colaboradores
Em casos de baixo desempenho por problemas de saúde mental, o RH deve intervir com medidas de apoio emocional e profissional. Isso inclui oferecer benefícios como acesso a terapias, programas de mindfulness e meditação.
Além disso, outra medida é criar grupos de apoio para minorias, como LGBTQIA+ e pessoas pretas, para promover um ambiente mais inclusivo, seguro e aberto.
Outras ações importantes nesse sentido são:
- Treinar gestores para identificar sinais de sofrimento mental e oferecer suporte adequado;
- Implementar políticas de flexibilidade no trabalho, como jornada flexível, home office e licenças para tratamento de saúde mental;
- Criar programas de bem-estar com atividades físicas, ioga, meditação e dicas de alimentação saudável.
Conclusão
Portanto, foi possível perceber como o baixo desempenho pode surgir a partir de diversos motivos e como o RH e os gestores têm um papel fundamental em reverter essa situação com medidas interventivas.
Evitar o baixo desempenho é construir um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, além de demonstrar a preocupação individual com cada colaborador, permitindo uma jornada de trabalho satisfatória.
Seguindo as dicas deste artigo, sua empresa estará mais bem preparada para aumentar a produtividade e lidar com o surgimento de funcionários com baixo desempenho.
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