O bom desempenho dos colaboradores reflete no sucesso do negócio. Porém, para alcançar a alta produtividade, é importante acompanhar de perto o trabalho dos funcionários e, neste sentido, a avaliação por pares pode contribuir.
A avaliação por pares é uma metodologia estratégica que visa estimular um trabalho em conjunto entre líderes e colaboradores. Nesse processo, determinado profissional avalia o seu colega de trabalho.
O principal objetivo desse método é trazer uma perspectiva ampla do desempenho dos colaboradores, com feedbacks precisos, sem juízo de valor, e que estimulem uma cultura de aprendizado.
Entretanto, quais as etapas principais e os benefícios de adotar a avaliação de desempenho por pares no dia a dia da empresa? Este conteúdo responderá essas e outras perguntas sobre o tema, tais como:
- O que é avaliação por pares?
- Como funciona a avaliação por pares?
- Qual a importância da avaliação por pares?
- Por que implementar a avaliação por pares?
- Benefícios da avaliação por pares
- Como implementar a avaliação por pares na empresa?
- Etapas de um processo de avaliação por pares
- Como usar a tecnologia na avaliação por pares?
Tenha uma boa leitura!
O que é avaliação por pares?
A avaliação por pares é uma metodologia estratégica na qual os colaboradores avaliam o desempenho e os comportamentos dos seus colegas de trabalho. Seu principal objetivo é criar um ambiente com colaboradores mais atuantes e engajados com a empresa.
Esse é considerado um método estratégico de avaliação, mas que não elimina os tradicionais. A proposta é ter várias visões dos desempenhos dos funcionários, sem se basear em questões que podem influenciar a avaliação dos gestores.
Como funciona a avaliação por pares?
Neste tipo de metodologia, o colaborador constrói uma avaliação em torno de determinado trabalho executado por seu colega. Esse profissional será o responsável por apontar possíveis acertos e erros no processo.
É uma espécie de feedback, que levará tanto o colaborador avaliado como o gestor a uma reflexão sobre ações que devem ser mantidas e o que pode ser melhorado para atingir os objetivos necessários em relação à atividade em questão.
Em muitas situações, a avaliação por pares é feita de forma anônima, para ser imparcial e honesta dentro dos critérios do avaliador, sem haver pressão, retaliação ou cobrança de um colega em função de um feedback negativo.
Qual a importância da avaliação por pares?
A avaliação por pares é importante, pois, por meio dela, tanto o gestor como os próprios colaboradores terão uma visão mais completa do próprio desempenho, assim como de competências e habilidades, podendo melhorá-las a partir desse feedback.
Isso acontece porque um colaborador muitas vezes tem uma visão melhor sobre o que está acontecendo no dia a dia de trabalho de um colega de equipe, podendo medir mais precisamente seu desempenho em um projeto.
Além disso, a avaliação por pares pode ser uma excelente ferramenta de estímulo ao trabalho em equipe e um reforço para que seja adotada uma cultura transparente de feedbacks na empresa.
Por que implementar a avaliação por pares?
A avaliação por pares pode ser extremamente benéfica na rotina empresarial, oferecendo aos gestores uma perspectiva melhor e mais ampla do desempenho dos colaboradores, enriquecendo, assim, qualquer avaliação.
Portanto, a empresa deve implementar a avaliação por pares. Com ela, é possível:
- Criar uma cultura de aprendizado;
- Estimular o desenvolvimento profissional;
- Verificar problemas na equipe;
- Colher feedbacks diversificados;
- Promover feedbacks construtivos e imparciais;
- Desenvolver habilidades profissionais dos colaboradores;
- Fomentar o trabalho em equipe;
- Identificar possíveis líderes no processo.
Benefícios da avaliação por pares
A adoção de um método como a avaliação por pares pode trazer à empresa uma série de benefícios na rotina, que vão desde um feedback mais equilibrado e abrangente sobre o desempenho dos colaboradores até uma cultura de aprendizado contínuo.
Além disso, há outras vantagens. Quem adota uma avaliação por pares pode também:
- Fomentar uma cultura de colaboração: nessa metodologia, os colaboradores trabalham juntos em busca de melhorias e resultados;
- Identificar novos talentos: com um grupo de avaliadores, a empresa pode identificar profissionais com capacidade de liderança;
- Criar um cenário de avaliação mais justo: na avaliação por pares, todos participam e têm sua importância nas avaliações, afastando um cenário de avaliação única por parte do gestor;
- Identificar áreas de melhorias: além disso, com a avaliação por pares, é possível identificar pontos problemáticos e verificar oportunidades de desenvolvimento de habilidades e competências;
- Permitir feedbacks abrangentes: por fim, com a participação de colaboradores nos processos de avaliação de outros funcionários, o feedback se torna mais abrangente, com visões de diversas perspectivas, que criam uma análise de desempenho mais completa.
Como implementar a avaliação por pares na empresa?
A implementação da avaliação por pares na empresa requer uma ação em conjunto que englobe as necessidades da empresa e dos colaboradores. O ideal é que a empresa tenha em mente os objetivos principais da inserção deste tipo de método.
Confira a seguir um passo a passo para implementá-la.
Preparação e planejamento
Um processo de avaliação por pares exige um planejamento estratégico das ações e uma preparação quanto à aplicação do método.
Ou seja, a empresa precisa identificar necessidades, avaliar os perfis dos seus colaboradores, mensurar possíveis resultados e verificar ações que serão tomadas a partir de cada feedback concedido pelos avaliadores.
Treinamento dos participantes
Os participantes da avaliação por pares precisam receber um treinamento prévio que detalha quais passos são necessários para um feedback construtivo.
É ideal existir inclusive um manual, com um passo a passo referente a tudo que deve envolver a avaliação por pares. Além disso, é importante que esse treinamento passe por informações necessárias sobre os critérios de avaliação, prazos, regras para os apontamentos e outros.
Desenvolvimento de critérios de avaliação
Uma avaliação de desempenho tem como base uma série de critérios de avaliação que servirão de referência para os avaliadores. Na avaliação por pares, a empresa precisa definir quais serão esses critérios.
Essa definição servirá de base para que os colaboradores envolvidos neste processo saibam exatamente como devem construir sua avaliação, a partir de um padrão predeterminado pela empresa, em relação ao desempenho e ao comportamento dos colegas.
Etapas de um processo de avaliação por pares
A construção do processo de avaliação por pares passa por uma série de etapas, que vão da seleção dos avaliadores aos feedbacks e acompanhamento dos resultados. Saiba mais a seguir sobre essas três etapas principais.
Seleção dos avaliadores
A primeira etapa no processo de avaliação por pares é a seleção dos avaliadores. Nela, a empresa irá definir quais profissionais farão parte da equipe que irá avaliar o desempenho dos colegas.
Coleta de dados
O segundo passo é a coleta de dados. É nesta etapa que os gestores recolhem as avaliações de desempenho para posteriormente verificar os resultados.
Feedback e acompanhamento
Por fim, vem a etapa de feedback e acompanhamento. Neste último passo do processo, os gestores transmitem o feedback aos avaliados, sinalizando possíveis ajustes a serem feitos para melhorar seu desempenho e acompanhar de perto os resultados das ações.
Como usar a tecnologia na avaliação por pares?
O sucesso de um processo de avaliação por pares pode ser apoiado pela tecnologia, que proporciona maior amplitude na avaliação e gera melhores insights quanto ao desempenho dos profissionais avaliados. Por isso, a empresa pode se utilizar de duas estratégias neste sentido.
Plataformas de avaliação online
As plataformas de avaliação online, como Runrun.it, Betterworks e Timo, são de grande valia em um processo de análise de desempenho por pares.
Isso porque essas ferramentas permitem um acesso a dados em tempo real, com gerenciamento de metas e visualização do andamento dos projetos, além de planejamento e desenvolvimento automatizados.
Com essa rapidez no levantamento de informações, via plataformas online, o processo de avaliação por pares se torna mais rápido, estratégico e eficiente, com feedbacks e decisões assertivas.
Indicadores-chave de desempenho (KPIs)
Já os KPIs são indicadores-chave que também funcionam e permitem que a empresa monitore em tempo real os processos operacionais, as metas e os objetivos em torno de diversas atividades.
Os KPIs dão aos gestores uma visão estratégica do desempenho dos colaboradores, facilitando a tomada de decisões.
Em um processo de avaliação por pares, é possível utilizar um KPI de produtividade que avalia o desempenho, a qualidade do trabalho, o tempo ocioso e a necessidade de investimentos em qualificação.
Conclusão
Medir o desempenho dos colaboradores pode ser o ponto de partida para a empresa ter sucesso nas suas ações. Neste processo, a avaliação por pares aparece como uma boa alternativa, conforme foi possível ver neste conteúdo.
Com a avaliação por pares, a empresa consegue ter uma visão ampla do desempenho dos seus colaboradores, com informações que permitem tomadas de decisões mais assertivas.
Ao implementar a avaliação por pares, é possível estimular uma cultura de aprendizado que se alia ao desenvolvimento de ações e treinamentos que focam no crescimento profissional.
Gostou deste conteúdo? Acesse o blog Pontotel e leia mais artigos como esse.