Uma ótima maneira de compreender os resultados de uma empresa é acompanhar a performance dos colaboradores. Por isso, avaliar frequentemente os funcionários, é um método que vem ganhando cada vez mais espaço nas instituições na hora de facilitar a gestão de pessoas.
Além disso, o setor de Recursos Humanos tem inúmeras funções em uma empresa, como a contratação e demissão, além de se responsabilizar pela trajetória do colaborador dentro da organização e é esse período que determina o sucesso, a permanência e as possíveis promoções de um funcionário.
A melhor forma de obter bons resultados de um colaborador é acompanhá-lo de perto, para ser possível realizar correções, e incentivar o aprimoramento pessoal e profissional.
Pensando em bons resultados para a sua empresa, trouxemos neste artigo mais detalhes sobre a avaliação de performance e os benefícios que ela traz para uma empresa.
- O que é avaliação de performance?
- Qual a importância de fazer avaliação de performance?
- Como realizar a avaliação de performance?
- Tipos de avaliação de performance
Boa leitura!
O que é avaliação de performance?
A avaliação de performance é um processo usado no meio corporativo para identificar os resultados coletivos dos colaboradores e melhorar o desempenho das equipes.
Através desta avaliação é possível corrigir steps de atividades em andamento, elaborar estratégias e gerar melhorias para a empresa na totalidade
A avaliação de performance analisa e classifica os pontos positivos e negativos de toda a organização, buscando incentivar o aperfeiçoamento das técnicas e comportamentos dos funcionários.
É através desses métodos que as informações da empresa são avaliadas, servindo de peso para a tomada de decisões que irão solucionar e aprimorar a qualidade do trabalho e os bons resultados da empresa.
Porém, mesmo com todos os benefícios propostos pela avaliação de performance ainda existem instituições que não usam dessa ferramenta para uma melhor performance. Em 2015, a Fast Company realizou uma pesquisa apontando que mais de 74% dos trabalhadores não sabia o que seus gestores pensavam sobre eles.
Por isso é importante que o setor de RH, juntamente com os gestores apresentem a seus colaboradores os anseios da empresa e as estratégias para que assim os resultados sejam alcançados.
Avaliação de performance X Avaliação de desempenho
O desempenho é o conjunto de ações que uma pessoa realiza para alcançar um resultado, seguindo esse raciocínio a avaliação de desempenho tem a função de analisar o trabalho individual do colaborador.
Para compreender a diferença entre avaliação de performance e avaliação de desempenho, suponhamos que um colaborador seja do time de vendas e já tenha algumas competências necessárias para realizar suas tarefas, como: comunicação, persuasão e conhecimento de marca.
Porém, mesmo tendo todas as competências desejadas, ele não realizou uma venda. Assim, nota-se que, mesmo tendo as competências adequadas para a vaga, ele precisa aprimorá-las. Isso é uma avaliação do desempenho. Já a não realização da venda é parte da avaliação de performance, que se refere somente ao resultado.
Ou seja, enquanto a avaliação de performance analisa os resultados do colaborador a avaliação de desempenho analisa os comportamentos de quem está em busca de um objetivo, que nesse caso era vender.
Qual a importância de fazer uma avaliação de performance?
A avaliação de performance é importante para uma empresa, pois ela mensura os resultados dos colaboradores tanto de forma individual como coletiva, e é de posse dessa informação que o RH tem uma visão total sobre os pontos fortes e fracos de seus trabalhadores.
Sendo assim, esses dados oferecem à empresa melhores decisões e possibilidades de desenvolver soluções estratégicas que geram o aperfeiçoamento de todo o time.
A avaliação de performance também é utilizada para motivar e engajar os colaboradores, além de reter talentos e identificar os pontos positivos e negativos da liderança.
Como realizar uma avaliação de performance?
É imprescindível que a avaliação de performance seja realizada pelo departamento de RH ou pelos líderes e gestores da instituição, sem nenhum tipo de influência externa.
Antes de realizar as avaliações é importante pensar nas metas a serem alcançadas pela instituição para que os objetivos sejam alinhados com os colaboradores, afinal, quando a equipe está ciente do que será cobrado os resultados são mais assertivos.
E claro, não esquecer de ter um método de avaliação definido, pois assim é possível ter um propósito central para medir os resultados a partir dos dados extraídos.
Faça um planejamento
Não é nenhuma novidade que todo projeto só consegue obter bons resultados com a presença de um planejamento, por isso nesse caso de avaliação de performance é necessário estabelecer o modelo que será utilizado, determinar o período de análise e as equipes que serão avaliadas.
Uma boa dica é sempre estabelecer o tempo, pois, durante a avaliação, não podem ocorrer pausas ou longos intervalos, já que o intuito da avaliação de performance é obter os dados do desenvolvimento contínuo dos funcionários.
Alinhe os seus objetivos
Esse trabalho de avaliação deve ser feito em conjunto, por isso os colaboradores devem se alinhar com seus gestores para que todos saibam o que a instituição espera deles e, principalmente, quais as metas e objetivos a serem alcançados.
É essencial não esquecer de certificar as expectativas dos colaboradores e se os prazos estão sendo cumpridos.
Defina suas métricas
Além de alinhar os objetivos e metas, é importante compreender as definições das métricas e a forma que serão qualificadas as performances dos funcionários.
Existem alguns indicadores que auxiliam na análise individual e coletiva das equipes. Algumas maneiras de metrificar são:
- Produtividade;
- Frequência;
- Dedicação.
- Execução;
- Prazos;
- Alcance das metas.
Todas essas métricas devem ter um limite e os indicadores precisam ter pesos para a realização dos cálculos.
Avalie seus colaboradores
Por fim, para que a avaliação tenha o melhor resultado dentro da instituição, é necessária a impressão de todos os profissionais que fazem parte dos níveis hierárquicos da empresa. Com essa iniciativa, as visões sobre a performance ficam mais claras.
Durante essa avaliação os dados e informações devem ser anônimos para evitar constrangimentos e claro, todos os participantes precisam ser alertados que as análises são realizadas visando somente a performance profissional.
Tipos de avaliação de performance
Nine box
Como em seu próprio nome diz, a Nine Box é um método que utiliza nove caixas distintas para realizar a avaliação. É a partir do gráfico formado pelo eixo X horizontal (desempenho e entregas) e o eixo Y vertical (potencial de crescimento), que são cruzadas as competências com os resultados, o que possibilita uma avaliação de performance completa.
Quando essa técnica é colocada em prática, algumas empresas também conseguem realizar um planejamento futuro com as possíveis pessoas aptas a subir de cargo, afinal a Nine Box possibilita avaliar e colocar em evidências os profissionais mais habilitados.
OKR’s
Os OKR’s (Objectives and Key Results) são o conjunto de objetivos interligados alcançados de forma individual ou coletiva. Essa técnica separa os objetivos em resultados-chave menores, calculáveis e fácil de acompanhar.
E é por isso que esse é considerado o melhor método de avaliação de performance, pois permite que haja um alinhamento das estratégias.
Avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho é um complemento da avaliação de performance, pois por meio dela é possível avaliar as habilidades e competências individuais de cada funcionário.
Com essa possibilidade de informações, o setor de RH consegue achar explicações com relação aos resultados.
Autoavaliação
A autoavaliação é um método um pouco diferente dos demais apresentados, já que através dela é possível fazer uma análise interna.
O maior desafio desse método de avaliação é observar os comportamentos, pensamentos, sentimentos e o que é feito com eles. Existem inúmeros benefícios da autoavaliação.
Por ser um método simples e individual, ele pode ser utilizado nos demais cenários da vida, como: no desempenho no colégio, nas dietas, na disciplina de tarefas e no crescimento profissional. Ele acaba sendo um ótimo método para auxiliar o autoconhecimento.
Com a autoavaliação, é possível identificar as falhas durante os processos e realizações de atividades, além de nos mostrar os motivos que levaram a cometer o deslize.
No meio corporativo, o conceito de autoavaliação é o mesmo e o colaborador deve avaliar, exclusivamente, o seu desempenho nas atividades.
É muito provável que as questões pessoais interfiram no trabalho, mas o ideal é que no uso da autoavaliação como avaliação de performance o foco seja apenas relacionado a empresa.
Conclusão
A avaliação de performance é uma excelente ferramenta de avaliação para aprimorar o desempenho do seu quadro de funcionários e os resultados dos produtos/serviços oferecidos pela instituição.
Uma pesquisa bem executada através dos métodos de avaliação tem potencial de identificar os pontos fortes e fracos de cada profissional e equipe possibilitando o setor de RH e a equipe de gestão a alocar seus colaboradores em lugar de destaque onde poderão melhorar o seu desempenho.
Como consequência dessa avaliação de performance, os resultados das empresas começam a trazer bons resultados, o que acaba sendo um sinônimo de motivação e engajamento.
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