Fazer a avaliação de candidatos é uma das tarefas mais importantes em um processo seletivo. Escolher profissionais que sejam adequados para a vaga disponível e que se encaixem nos valores da empresa é essencial para o sucesso do negócio.
Para isso, é indispensável que a equipe de recursos humanos responsável pelo recrutamento utilize métodos eficazes para analisar os currículos e as demais habilidades e competências dos profissionais.
A avaliação de candidatos precisa identificar os pontos mais relevantes para a escolha de um novo colaborador e, portanto, os recrutadores devem entender tanto o escopo da vaga quanto a cultura organizacional da empresa.
Este artigo abordará todos os detalhes sobre o tema: o que é avaliação de candidatos, quais as vantagens para as empresas, como realizá-la e o que deve ser considerado nos processos seletivos. Os tópicos discutidos serão:
- O que é a avaliação de candidatos?
- Para que serve a avaliação de candidatos?
- Quais as vantagens da avaliação de candidatos em processos seletivos?
- Hard skills e soft skills: qual a importância na avaliação de candidatos?
- Quais são as melhores formas de realizar a avaliação de candidatos?
- Qual o setor responsável pela avaliação de candidatos?
Quer saber mais? Então, continue a leitura!
O que é a avaliação de candidatos?
A avaliação de candidatos faz parte do processo para a contratação de novos colaboradores de uma empresa. Consiste na análise de diversas características do profissional com o intuito de entender se ele possui o perfil indicado para a vaga de emprego em aberto.
Para isso, são utilizados métodos específicos para avaliar critérios predefinidos, entre eles, habilidades técnicas, perfil comportamental, experiência profissional e alinhamento com os valores da empresa.
As formas de avaliação de candidatos, geralmente, envolvem análise de currículo, entrevistas com o recrutador e os gestores, avaliações psicométricas, exames de habilidades, entre outros.
Para que serve a avaliação de candidatos?
A avaliação de candidatos faz parte do processo de recrutamento e seleção de profissionais e possibilita apoiar as empresas na escolha dos profissionais mais qualificados para preencher as vagas disponíveis.
Ao determinar critérios específicos para a análise, os recrutadores asseguram que os candidatos escolhidos possuem as características desejadas pela organização e estão preparados para enfrentar os desafios do mercado.
A contratação assertiva de colaboradores impacta diretamente o sucesso das empresas, já que os profissionais mais adequados, com as competências e habilidades essenciais e os valores compatíveis com o negócio, formam equipes mais produtivas e com melhor desempenho.
Ademais, uma avaliação de candidatos realizada com metodologias justas também garante que as empresas façam processos seletivos mais inclusivos.
Quais as vantagens da avaliação de candidatos em processos seletivos?
A avaliação de candidatos traz muitos benefícios para as empresas durante um processo seletivo. É essa análise que permitirá que as organizações tenham mais assertividade na escolha de novos colaboradores, que apresentarão melhores resultados, por serem mais indicados para cada vaga aberta.
Entre as principais vantagens da avaliação de candidatos, estão:
Alinhamento com os valores da empresa
A análise dos candidatos em um processo seletivo possibilita aos recrutadores avaliar se os profissionais compartilham com a missão, os valores e o propósito da empresa. Essa avaliação é essencial para garantir a satisfação do colaborador em longo prazo.
Os trabalhadores que não compartilham dos mesmos ideais das organizações acabam por ficar desmotivados ao longo do tempo, impactando seu desempenho e, consequentemente, os resultados do negócio.
Por outro lado, profissionais alinhados com a visão da empresa são mais engajados e apresentam melhor desempenho.
Redução de turnover
Outra vantagem importante da avaliação de candidatos é a redução na taxa de turnover das empresas. Com um recrutamento mais criterioso, ao analisar cada um dos profissionais que concorrem a uma vaga, as chances de uma contratação mais assertiva são maiores.
Quando os colaboradores são mais adequados para exercer uma função em uma empresa, a tendência é que se sintam mais valorizados, reconhecidos e, desta forma, não sintam necessidade de buscar novos desafios profissionais, diminuindo a rotatividade das equipes.
Aumento da inclusão
A avaliação de candidatos também beneficia o aumento da inclusão e a promoção da diversidade nas organizações. Isso é possível a partir da prática de análises mais justas e equitativas, que removam eventuais vieses e preconceitos no momento da seleção dos profissionais.
Além disso, os métodos de avaliação também podem envolver critérios que facilitem a diversidade de talentos, tanto do ponto de vista de gênero, classe social, etnia e grupos socialmente minorizados, quanto do de habilidades e competências.
Hard skills e soft skills: qual a importância na avaliação de candidatos?
Como já citado, a avaliação de candidatos envolve a análise de uma série de critérios importantes para o preenchimento de uma vaga de emprego, desde conhecimentos técnicos até alinhamento de valores. Por isso, faz parte do processo seletivo avaliar as hard e soft skills dos profissionais.
As hard skills são as habilidades técnicas de um profissional. Geralmente, são adquiridas pela educação formal, como cursos e treinamentos, ou até mesmo pela prática. Essas competências são as que aparecem no currículo e podem ser conhecimento em línguas, cursos de graduação, conhecimento em softwares, entre outras.
Já as soft skills referem-se às habilidades comportamentais, que impactam principalmente a forma como os profissionais interagem com outras pessoas. Entre o conjunto de características que podem fazer parte da avaliação de candidatos nesse ponto, é possível destacar técnicas de comunicação, empatia, capacidade de atuar em equipe, postura em conflitos e habilidades de liderança.
É essencial que essas habilidades sejam avaliadas, de forma integrada, pelos recrutadores porque compõem o conjunto de habilidades e competências que cada profissional possui, e é indispensável que o perfil do candidato seja identificado como compatível com a função que exercerá.
Quais são as melhores formas de realizar a avaliação de candidatos?
Várias metodologias podem ser utilizadas em conjunto para fazer a avaliação de candidatos. De maneira geral, o primeiro passo é a análise de currículo, que indica inicialmente se o profissional possui as hard skills necessárias para o cargo, ou seja, a avaliação técnica.
Em seguida, os recrutadores podem optar por métodos mais completos de análise, como:
Avaliação cultural
Um dos pontos mais importantes de avaliação de candidatos é entender se os valores do profissional estão alinhados com a cultura organizacional da empresa, pois isso é essencial para a construção de uma relação saudável entre as partes.
Mesmo que o trabalhador possua as habilidades necessárias para realizar as atividades laborais com excelência, quando ele e a empresa não compartilham dos mesmos ideais, ou seja, não há fit cultural, existe uma grande chance de desgaste da relação e descontentamento do colaborador.
Testes psicométricos
Outra ferramenta de avaliação de candidatos são os testes psicométricos, desenvolvidos para analisar as habilidades cognitivas e os traços psicológicos dos indivíduos. Existem vários tipos diferentes de testes e estes podem avaliar características de personalidade, inteligência necessária e outras habilidades específicas.
Alguns testes psicométricos conhecidos são: raciocínio lógico, habilidades verbais, aptidão numérica e mecânica, atenção e memória, percepção espacial e outros.
Exercício de simulação
Na avaliação de candidatos, os exercícios de simulação são ideais para examinar as habilidades técnicas dos profissionais. Dependendo do cargo, esse tipo de teste pode envolver dinâmicas, provas, simulações, entre outras atividades.
O objetivo principal é avaliar se os candidatos possuem as habilidades e competências necessárias para determinada função e ajudar a confirmar as informações listadas no currículo.
Quais são os desafios da avaliação de candidatos?
Entre os desafios da avaliação de candidatos, estão as dificuldades para fazer a interpretação objetiva dos resultados das ferramentas de análise, especialmente no que diz respeito às habilidades comportamentais.
Outro ponto importante é a superação de vieses inconscientes para assegurar a justiça na escolha do melhor profissional, a fim de garantir a inclusão e a diversidade nos processos seletivos.
Além disso, também é desafiador identificar quais são as habilidades técnicas necessárias para cada função e ter a segurança de que o profissional escolhido está preparado para cumprir com suas obrigações laborais.
Qual o setor responsável pela avaliação de candidatos?
O setor de Recursos Humanos (RH) é o principal responsável pela avaliação de candidatos, mas atua em conjunto com a liderança de cada vaga em aberto. Primeiramente, o departamento tem o papel de fazer a análise dos currículos dos candidatos para selecionar os mais indicados.
Na sequência, deve separar as ferramentas de avaliação técnica mais adequadas para utilização no processo seletivo e organizar as demais fases de análise, como entrevistas, testes psicométricos e exercícios de simulação.
Como a tecnologia pode facilitar o setor nesse processo?
A tecnologia trouxe muitas vantagens para o processo de avaliação de candidatos. Atualmente, existem sites e softwares especializados em recrutamento, que fazem a filtragem de currículos antes das fases finais de entrevista. Em alguns casos, essas ferramentas contam com a ajuda da inteligência artificial.
Além disso, redes sociais voltadas para profissionais, como o LinkedIn, auxiliam na disseminação das vagas disponíveis em uma empresa. Testes customizados também estão disponíveis online e podem ser utilizados para avaliar as habilidades e competências dos candidatos.
Por fim, especialmente nos últimos anos, a tecnologia facilitou as fases das entrevistas, que hoje são muitas vezes realizadas por videoconferência.
Conclusão
A avaliação de candidatos é uma tarefa importante em um processo seletivo, por ter o objetivo de identificar qual é o profissional mais adequado e preparado para ocupar um cargo em uma empresa.
Esse processo envolve uma série de atividades que se inicia com a análise de currículos, mas abrange ainda a avaliação de competências comportamentais e habilidades técnicas dos profissionais.
O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado ao trabalho realizado por seus colaboradores e, por isso, a avaliação de candidatos deve ser uma prioridade na contratação de novos profissionais.
Gostou do conteúdo? Então, acompanhe o blog Pontotel e fique por dentro das novidades.