Automação comercial: o que é, como funciona e melhores dicas.
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Time Pontotel 19 de junho de 2024 Gestão Empresarial

Saiba o que é a automação comercial e como ela pode ajudar sua empresa a melhorar os processos!

Descubra como funciona a automação comercial, a importância de adotá-la no dia a dia da empresa e confira as melhores dicas para implementá-la.

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Com a evolução tecnológica, o mercado teve um grande salto em relação à competitividade, e a automatização de processos passou a garantir maior agilidade nas tomadas de decisões. Por isso, atualmente, a automação comercial é de grande valia para as empresas. 

A automação comercial, que está ligada ao uso de tecnologias, como sistemas, plataformas e softwares — e que permite uma automatização de diversas atividades da empresa, facilita as tomadas de decisões, deixando-as mais estratégicas e assertivas. 

Conforme o estudo “OTRS Spotlight: IT Service Management 2023”, 78% das empresas no Brasil já realizaram algum tipo de investimento voltado à automação comercial. 

52% delas, inclusive, afirmam ter contratado algum sistema para automatizar seus processos e dizem possuir experiência para utilizá-los no dia a dia. Quer saber como fazer uma automação comercial de forma efetiva? Este artigo abordará os seguintes assuntos relacionados ao tema: 

Acompanhe este artigo para saber mais sobre o assunto e descobrir como otimizar os processos dentro da sua empresa por meio da automação comercial!

O que é automação comercial?

Uma mulher sentada à mesa com seu laptop

A automação comercial se refere ao uso de ferramentas tecnológicas para automatizar processos e tarefas em uma empresa. Ela contribui para a empresa ter um grande controle operacional, com uma melhoria logística considerável.  

Por meio da automação comercial, muitos setores podem deixar de realizar atividades burocráticas e que tomam um tempo excessivo para se dedicarem a tarefas estratégicas e que agregam valor. 

A automação comercial pode ser aplicada nas mais diversas operações comerciais da empresa, como estoque, vendas, gerenciamento de clientes, compras e outros. Cada um desses processos pode ser agilizado ao ser automatizado. 

O anuário “Valor Inovação Brasil 2023” revelou que em 2022 as empresas brasileiras investiram mais de 70 bilhões em ferramentas tecnológicas, uma demonstração do crescimento da automação comercial no país.  

Para que serve a automação comercial?

A automação comercial visa a melhoria da eficiência operacional. Por meio da automatização, é possível agilizar processos, reduzir erros oriundos de tarefas repetitivas e manuais, e potencializar as chances de resultados

Além disso, a automação comercial consegue oferecer ferramentas que geram informações em tempo real, fornecendo insights valiosos para tomada de decisões assertivas e estratégicas e facilitando a identificação de oportunidades de crescimento.  

Como funciona a automação comercial?

O funcionamento da automação comercial se dá pela integração de sistemas e tecnologias que assumirão a execução de diversos processos e tarefas. Essas soluções tecnológicas irão otimizar atividades e padronizar etapas para as rotinas serem agilizadas.

É importante ressaltar que a automação comercial pode ser executada a partir de um ou mais sistemas. Estes podem funcionar individualmente ou de maneira integrada, a depender das atividades que a empresa está planejando automatizar dentro da operação comercial. 

Qual a importância da automação comercial?

A automação comercial é importante, pois a partir dela a empresa pode elevar sua eficiência operacional por meio de processos mais rápidos, decisões mais estratégicas e tarefas mais assertivas. 

Em um mercado que preza pelo imediatismo, a automatização comercial pode ser um fator decisivo para que a empresa se mantenha competitiva, adaptando-se às novidades do mercado rapidamente e reconhecendo, via tecnologia, as reais necessidades do cliente. 

Benefícios da automação comercial

A automação comercial pode ser um grande apoio para a empresa melhorar seu desempenho geral e se tornar mais competitiva no mercado, tomando decisões mais rápidas e assertivas. Conheça alguns dos benefícios da automação comercial:

  • Eficiência operacional: com a automação, os processos são executados com maior rapidez e precisão;
  • Atendimento personalizado ao cliente: muitas ferramentas de automação, como CRM e chatbots, permitem uma personalização do atendimento aos clientes, oferecendo o que realmente eles precisam;
  • Melhora a gestão de estoque: os sistemas de automação oferecem recursos para a empresa acompanhar em tempo real seu estoque, prevendo necessidades e evitando excessos e investimentos desnecessários;  
  • Decisões assertivas: a automação oferece um cenário de facilidade no levantamento de dados e insights para que as decisões se tornem mais estratégicas e fundamentadas;
  • Garante a segurança de dados: a automação proporciona maior segurança no armazenamento e manuseio de informações, em função de plataformas adequadas às legislações e que possuem medidas antifraudes. 

O que é necessário para fazer automação comercial?

Para que um processo de automação comercial seja eficaz, é necessário que a empresa considere uma série de elementos e etapas que precisam caminhar juntas para atender às principais necessidades da organização. 

Saiba, a seguir, o que considerar antes de fazer a automação comercial.

Infraestrutura adequada

O primeiro passo para a implementação de novas plataformas e ferramentas tecnológicas na empresa é construir uma infraestrutura adequada, que comporte recursos para agilizar os processos da organização.

A avaliação de infraestrutura ajuda a empresa a definir se as ferramentas tecnológicas serão físicas ou 100% em nuvem e dá à organização uma visão concreta da necessidade de investimentos para adequar a estrutura a fim de receber novos recursos tecnológicos.

Ferramentas de automação comercial

A escolha das ferramentas de automação comercial ideais fará toda a diferença para ser possível, a partir destas implementações tecnológicas, atender às principais necessidades da empresa, aproveitando os recursos destas ferramentas. 

Entre os mais utilizados para automação comercial estão os sistemas de ponto de venda, que facilitam o controle de estoque, geram relatórios de venda e agilizam as transações. 

Com isso, a empresa pode agilizar os processos comerciais, com uma gestão ampla e em tempo real dos dados, via automatização. Plataformas de inteligência artifical também podem auxiliar na eficiência da automação, gerando insights importantes para a área comercial. 

Neste processo, é recomendado escolher ferramentas que se integrem facilmente aos sistemas já utilizados pela empresa, como CRM, ERP e plataformas de marketing. 

Melhores dicas para automatizar os processos comerciais na empresa

Duas pessoas olhando para um tablet

Seguir algumas dicas também pode determinar o sucesso da automatização dos processos comerciais na empresa. Afinal, a organização deve considerar pontos que serão determinantes para ela alcançar a eficiência operacional. 

Confira, a seguir, algumas dicas para este processo. 

Simplicidade

A automatização deve trazer praticidade na gestão e execução das atividades. Por isso, valorizar a simplicidade é uma das dicas. 

A simplicidade está relacionada à usabilidade dos sistemas e facilidade de manuseio, acesso e suporte. Tudo isso é importante na automação comercial e principalmente para a empresa agilizar a execução de tarefas

Lucratividade

A automação comercial tem custos, mas em curto, médio ou longo prazo precisa ser lucrativa para a empresa. 

Analisar a lucratividade da automatização na rotina empresarial é uma dica para fazer a escolha certa, optando por plataformas que farão a empresa cortar custos com os erros dos processos manuais e ajudarão ela a ser mais eficiente na execução de tarefas.

Melhor controle de produtos e fornecedores

A automação comercial exige um melhor controle de produtos e fornecedores. Por isso, qualquer implementação de novas tecnologias exige um planejamento prévio da gestão de produtos, estoque, investimentos e parcerias. 

A dica é se atentar à gestão de cada uma das atividades comerciais, automatizando o que for possível para agilizar os processos e minimizar os erros.

Proximidade com os clientes

A eficiência operacional depende de uma proximidade maior da empresa para com seus clientes. 

Na automação comercial, é fundamental que as ferramentas tecnológicas gerem insights para que a empresa consiga atender as necessidades dos seus clientes e esteja próxima a eles, entendendo o seu perfil e o que desejam, a partir de informações concretas. 

Eficiência na gestão de funcionários

A automação comercial deve contar com ferramentas que otimizem a gestão de trabalho dos funcionários para potencializar a produtividade das equipes. 

Muitas ferramentas na automatização oferecem insights importantes para a empresa corrigir erros dos funcionários e identificar possibilidades de melhorias. 

Portanto, a dica para melhorar o desempenho operacional é investir em sistemas que auxiliem na eficiência da gestão de trabalho dos funcionários.

Conclusão

A automação comercial é uma forma de deixar a empresa mais competitiva, uma vez que seus processos serão automatizados e consequentemente as equipes poderão deixar de realizar trabalhos burocráticos para se dedicar a tarefas estratégicas. 

Como visto neste conteúdo, ao investir na automação comercial, a empresa consegue otimizar seus processos, além de ter acesso a importantes insights para tomar decisões estratégicas sobre o negócio.

A consequência da automação comercial eficaz é proporcionar um nível de competitividade maior à empresa e mantê-la mais próxima da eficiência operacional, com processos mais ágeis e precisos. 

Gostou deste conteúdo e quer saber mais detalhes sobre como atingir a eficiência operacional na sua empresa? Então, acesse o blog Pontotel e leia mais artigos como este. 

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