Nos últimos anos, tem se tornado perceptível no mercado de trabalho uma grande valorização de profissionais que possuem a habilidade de aprender por conta própria, sem depender exclusivamente de treinamentos e cursos fornecidos pela empresa. Uma pessoa com essa característica desenvolvida é chamada de autodidata.
Os autodidatas têm se tornado cada vez mais buscados pelas organizações e incentivados entre os empregados, pois o autodidatismo permite que os colaboradores ampliem seu conhecimento e habilidades de maneira independente e constante, beneficiando o desenvolvimento da própria carreira do profissional.
Por ser extremamente benéfica para empresa e empregado, entender como funciona a autodidaxia e como ela é útil na educação corporativa é importante para toda gestão que pensa em evoluir. Para te ajudar nisso, os seguintes tópicos sobre o assunto serão apresentados neste artigo:
- O que é autodidata?
- Quais são as habilidades de pessoas autodidatas?
- Como a autodidaxia pode ser um diferencial competitivo para as empresas?
- Como identificar pessoas autodidatas nas empresas?
- Como desenvolver pessoas autodidatas nas empresas?
- Benefícios para as empresas ao ter pessoas autodidatas
Boa leitura!
O que é autodidata?
Autodidata é um termo utilizado para se referir a alguém que adquire conhecimento por conta própria, sem precisar da ajuda direta de um professor ou instrutor formal. Uma pessoa com essa característica é capaz de aprender de forma independente, por meio recursos como artigos, livros, cursos on-line e outras ferramentas de aprendizado disponíveis.
A aquisição de conhecimento de um autodidata depende da sua motivação e esforço, bem como da forma como ele gerencia sua própria aprendizagem. Isso significa que um autodidata pode contar com a ajuda de um professor em um vídeo ou curso online, já que é a sua motivação individual em aprender que garante a autodidaxia.
Um exemplo de um aprendizado de pessoa autodidata se dá quando alguém é capaz de aprender uma língua nova apenas ouvindo música e vendo conteúdos, como séries e filmes, em língua estrangeira.
Quais são as habilidades de pessoas autodidatas?
Uma pessoa autodidata possui algumas características que são inerentes a sua personalidade, e conhecê-las é importante para ajudar na busca por profissionais com esse perfil. Confira a seguir quais são as habilidades de pessoas autodidatas.
Auto-motivação e autogerenciamento
Uma pessoa autodidata tem auto-motivação e autogerenciamento, isso significa que ela consegue se motivar internamente, sem depender de fatores externos. Além disso, ela é capaz de gerenciar efetivamente a si mesma e as suas tarefas, sem a necessidade de supervisão constante de outra pessoa.
Curiosidade e busca constante por conhecimento
Quem é autodidata é naturalmente curioso, está sempre em busca de entender o que acontece ao seu redor e quer sempre saber mais. Essas pessoas fazem isso de forma natural, sem precisar que alguém as indique ou as peça que aprendam sobre algo.
Capacidade de aprendizado rápido
A capacidade de aprendizado rápido é a habilidade de assimilar e compreender novos conceitos e informações rapidamente. Profissionais com essa característica têm a capacidade de aprender e aplicar rapidamente o conhecimento, o que contribui com seu melhor desempenho no ambiente de trabalho.
Flexibilidade e adaptabilidade
Uma pessoa autodidata é flexível e adaptável por conta da sua abordagem diferente para adquirir conhecimento.
Em vez de seguir um currículo pré definido ou um método estruturado, o autodidata é capaz de se adaptar às suas próprias necessidades e ritmo de aprendizado, demonstrando boas habilidades para fazer e lidar com o que é diferente.
Resiliência
A resiliência é uma forte característica presente em um autodidata, já que o processo de aprender sozinho é composto por obstáculos que precisam ser superados pelo estudante. Por exemplo, a falta de um professor ou tutor força o aluno a buscar alternativas para conseguir entender o conteúdo e tirar suas dúvidas.
Como a autodidaxia pode ser um diferencial competitivo para as empresas?
Profissionais autodidatas trazem diversos benefícios para as empresas graças às suas habilidades e qualidades, tornando-as mais competitivas no mercado.
Um dos pontos principais que aumentam essa competitividade é a composição de um corpo de trabalho qualificado, sem gastos excessivos com investimentos em treinamento e desenvolvimento. Isso porque os colaboradores já possuem o instinto e o desejo pessoal de aprender e evoluir, o que se reverte em benefícios para a empresa.
Isso não significa que a empresa deva deixar de investir em treinamentos para os colaboradores, mas é necessário incentivar o aprendizado contínuo e colocar isso como um dos pilares da cultura da empresa.
Além disso, as pessoas autodidatas podem ser capazes de encontrar formas mais eficientes e eficazes de realizar as atividades, economizando recursos da organização e contribuindo para a melhoria do desempenho desta.
O conjunto dessas características traz uma grande economia para a empresa e, ao mesmo tempo, potencializa as habilidades de todo o time, já que os autodidatas ainda podem compartilhar seus conhecimentos entre eles.
Como identificar pessoas autodidatas nas empresas?
Identificar as pessoas autodidatas na empresa pode ser bastante útil para o desenvolvimento geral do time, mas nem sempre perceber quais são esses perfis é tão simples assim.
Como mencionado, é bem comum que autodidatas sejam pessoas curiosas e que, além de aprender, também gostem de compartilhar o que aprenderam. Logo, uma boa dica é estar atento em reuniões e situações informais, pois em algum momento um funcionário pode comentar sobre algo que aprendeu recentemente.
Pessoas autodidatas também são bastante questionadoras e gostam de entender o porquê das coisas; assim, é válido atentar-se em profissionais que costumam fazer perguntas para esclarecer as dúvidas e entender as razões das decisões tomadas na empresa.
A partir dessas percepções pontuais, o gestor pode se reunir em um one on one, por exemplo, e buscar saber mais sobre o processo de aprendizado desse colaborador e aproveitar para parabenizá-lo pelo interesse em se aperfeiçoar.
Como desenvolver pessoas autodidatas nas empresas?
Contratar autodidatas não é a única forma de garantir a presença de pessoas com esse perfil na empresa; também há formas de desenvolver essa habilidade nos atuais funcionários seguindo alguns passos.
Criar uma cultura de aprendizado
Algo essencial no desenvolvimento de pessoas autodidatas é criar uma cultura de aprendizado na empresa. Algumas formas de fazer isso são por meio de:
- Oferta de treinamentos;
- Realização de cursos de capacitação;
- Estímulo à troca de conhecimento entre os colaboradores;
- Fornecimento de feedback construtivo;
- Reconhecimento e valorização de funcionários que demonstram iniciativa em aprender e aplicar novos conhecimentos.
Fornecer recursos para auto-aprendizado
A empresa pode contar com a oferta de livros e outros materiais didáticos para empréstimo ou pode presentear os funcionários com eles. Outra opção é incluir na cartela de benefícios o acesso a cursos e treinamentos diversos.
Dar autonomia e desafios para estimular a autodidaxia
Como gestor, é possível criar desafios para fazer com que o funcionário busque conhecimento para realizar determinada atividade. Dessa forma, o colaborador sente que precisa adquirir um certo conhecimento para cumprir a atividade proposta, então, automaticamente, ele irá buscar formas de aprender o que precisa.
Dar feedback e suporte para desenvolver habilidades
Dar feedback ao colaborador é importantíssimo, principalmente quando ele é autodidata. Logo, o gestor deve acompanhar o que ele tem aplicado em seus estudos e questionar sobre as suas fontes.
Com a gama de informação disponível na internet, cabe à empresa ajudar o colaborador a se informar em locais confiáveis, podendo sugerir plataformas de ensino de referência. Trata-se de um suporte necessário para auxiliar o funcionário a aprender da melhor maneira.
Benefícios para as empresas ao ter pessoas autodidatas
Contar com pessoas autodidatas é extremamente benéfico para a empresa, por isso, cada vez mais os negócios buscam profissionais com esse perfil. Entenda a seguir quais os benefícios de ter pessoas autodidatas na empresa.
Maior capacidade de inovação
Autodidatas são capazes de buscar conhecimentos e soluções inovadoras de forma autônoma, sem depender de treinamentos formais ou supervisão contínua. Eles possuem uma postura de aprendizado constante, são curiosos e questionadores, buscando entender o porquê das coisas e procurando sempre novas formas de fazê-las.
Essas características os tornam capazes de gerar ideias criativas e aplicar soluções inovadoras nos processos da empresa, contribuindo para a melhoria contínua e o crescimento sustentável da organização.
Redução de custos com treinamento
Com profissionais autodidatas, a empresa não precisa mais investir tanto em novos treinamentos, já que esses colaboradores buscam naturalmente aprender de formas alternativas e, muitas vezes, gratuitas.
Melhoria da produtividade
Funcionários autodidatas costumam ter a capacidade de pensar “fora da caixa” e buscar soluções inovadoras que ajudam a empresa a encontrar novas formas de aumentar a produtividade e a eficiência.
Além disso, os autodidatas geralmente são mais proativos e capazes de tomar iniciativas para melhorar o seu próprio trabalho e o da equipe, o que, consequentemente, eleva a produtividade da empresa.
Aumento da satisfação e engajamento dos colaboradores
Trabalhar rodeado de outros funcionários que gostam de aprender e compartilhar conhecimento é sempre satisfatório. Assim, os funcionários sentem que estão em um espaço em que possuem oportunidade de aprender e trocar informações valiosas com seus colegas de trabalho.
Conclusão
Por fim, ficou evidente como pessoas autodidatas são capazes de fazer uma enorme diferença no setor corporativo, além de trazer inúmeros benefícios para a empresa e para o seu crescimento.
Incentivar a cultura do aprendizado é benéfico para a cultura do negócio, e essa deve ser fomentada dia após dia, a partir das dicas oferecidas neste artigo.
Entendeu como identificar e incentivar a formação de autodidatas na empresa? Se sim, compartilhe este artigo com seus colegas de trabalho e siga acompanhando o blog PontoTel para não perder os novos conteúdos.