Entre os desafios mais comuns que os líderes enfrentam, a comunicação corporativa é um dos principais, especialmente com o aumento do distanciamento físico que ocorreu durante a pandemia de 2020.
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), as conversas internas, a digitalização do trabalho remoto e o aumento das conexões com a liderança são tendências que levam a padrões assíncronos.
Esse modelo sempre foi utilizado nas empresas, mas se tornou ainda mais relevante dentro do contexto da pandemia. Portanto, entender como usar o modelo assíncrono de maneira eficaz pode agregar valor ao trabalho de um líder.
A comunicação assíncrona envolve duas ou mais pessoas que não estão no mesmo ambiente físico simultaneamente. Ou seja, não acontece em tempo real, mas depende da disponibilidade de ambos os participantes para atingir o objetivo em comum de se comunicar.
Por isso, este artigo abordará como a pandemia de 2020 afetou o tempo no mundo corporativo e porque as relações de trabalhos estão mais assíncronas. Além disso, você entenderá quais as vantagens e desvantagens do modelo assíncrono para a empresa e como lidar com este formato no trabalho. Veja a seguir os tópicos abordados:
- Como a pandemia de 2020 afetou o tempo no mundo corporativo?
- Por que as relações de trabalhos estão mais assíncronas?
- Vantagens do tempo assíncrono para a empresa
- Como lidar com o modo assíncrono de trabalho?
Vamos lá!
Como a pandemia de 2020 afetou o tempo no mundo corporativo?
A pandemia trouxe o modelo de trabalho home office e com isso houve mudanças nas relações de trabalho e também na forma de comunicar-se. As empresas tiveram que se adaptar e até hoje, algumas continuam em modelo home office ou híbrido.
Segundo levantamento da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e Previdência, as maiores empregadoras do país que adotaram modelos de trabalho assíncrono em razão da pandemia, permanecem desta forma, mesmo com o retorno avançado ao modelo presencial.
À medida que os gestores se distanciam fisicamente das suas equipes, cada profissional tem a chance de desenvolver a sua autonomia e autogestão. Por outro lado, para alguns colaboradores, a comunicação assíncrona desenvolvida durante o home office acabou gerando ansiedade, pois o retorno de respostas, quando pessoalmente, era mais rápido.
A premissa do formato assíncrono é que a comunicação não aconteça em tempo real, ou seja, a resposta pode acontecer de maneira intermitente. Assim como quando as pessoas interagem por e-mail ou mensagens não instantâneas. Dito isso, em modo home office, o funcionário acaba não respondendo à pessoa da mesma forma que responderia pessoalmente, então há um tempo de espera para se obter respostas.
Por que as relações de trabalhos estão mais assíncronas?
As relações de trabalho são mais assíncronas graças à transformação digital que abriu portas para a modernização dos processos de trabalho. Essa mudança, juntamente com as ferramentas digitais, possibilitou a comunicação entre os colaboradores por meio de plataformas e softwares.
A premissa do formato assíncrono é que a comunicação não aconteça em tempo real, ou seja, a resposta pode acontecer de forma intermitente, como uma interação por e-mail ou por mensagens não instantâneas.
Vantagens do tempo assíncrono para a empresa
Uma das vantagens do tempo assíncrono é o aumento da flexibilidade em não haver pressão para responder imediatamente, portanto, melhora-se a concentração e a qualidade das respostas às mensagens recebidas.
Ao contrário do que acontece com o espaço síncrono, neste caso o fuso horário não é mais um problema. O paradoxo aqui é que, embora mais lento, o formato assíncrono tende a melhorar a qualidade da interação e o resultado de entregas, por exemplo, serão de maior qualidade.
Há também a questão da produtividade. Os funcionários podem acessar e-mails importantes e treinamentos online no horário mais apropriado do dia. Portanto, o tempo gasto no telefone com superiores ou consumindo conteúdo de desenvolvimento não atrapalha as rotinas de trabalho.
Existe também um forte suporte em experiência do cliente e facilidade de troca de informações e gerenciamento de dados com o restante da equipe. Além disso, há flexibilidade no trabalho diário, pois o trabalho remoto pode colocar os colaboradores em cenários que necessitem dividir seu tempo e espaço físico entre tarefas profissionais e obrigações domésticas.
E quais as desvantagens?
A desvantagem mais evidente do assíncrono é que ele não acontece de forma instantânea, podendo ser bastante demorado a troca de interações. Dependendo do tipo ou propósito da sua mensagem, isso pode ser um problema.
Além disso, o compartilhamento de informações pode ser reduzido, dificultando a transparência e a visibilidade. Se as ferramentas de comunicação de sua equipe foram subdivididas, um modelo assíncrono pode dificultar a localização de informações. Para combater estes possíveis problemas, certifique-se de que sua ferramenta de comunicação seja uma fonte compartilhada de informações que todos possam acessar.
Outro ponto negativo é a falta de relacionamento interpessoal, pois não há oportunidade de se conectar com a equipe em tempo real. Especialmente se você for o líder de uma equipe remota. Você também precisa agendar reuniões de equipe e eventos sociais para melhorar a dinâmica da equipe.
Por fim, há uma falta de dados visuais e contexto porque você não está se comunicando de forma instantânea. Para conversas importantes, como resolução de conflitos ou sessões de feedback construtivo, considere conversar de forma síncrona, em uma chamada, por exemplo, para evitar mal-entendidos.
Como lidar com o modo assíncrono de trabalho?
O assíncrono permite que os funcionários planejem seu dia com mais liberdade e aproveite melhor seu tempo. Confira como lidar com o modo de operação assíncrono.
Tecnologia como aliada
O trabalho remoto é um conceito que anda lado a lado das inovações tecnológicas. Sem o suporte de soluções hospedadas em nuvem, é impossível realizar tarefas rotineiras de maneira integrada e eficiente.
Como mencionamos, a comunicação assíncrona é praticamente parte integrante desse modelo. Dessa forma, a tecnologia também é fundamental para sua implementação na rotina dos colaboradores. Portanto, é importante ter um software de tarefas e processos que facilite a comunicação.
Transparência na comunicação
Para que esse modelo realmente funcione, deve haver mais transparência na comunicação. Quando a informação é acessível e transparente, os colaboradores conseguem compreender de forma ampla os processos de trabalho e serem mais independentes. Isso diminui o ruído na comunicação e otimiza as atividades de trabalho.
Objetivos claros
Como você não sabe quanto tempo levará para a outra pessoa responder, a melhor coisa que você pode fazer é ser explícito sobre o que você quer. Se o funcionário tiver mais controle sobre sua agenda, ele poderá planejar para atender às suas necessidades primárias.
Na verdade, um dos grandes benefícios de determinar tarefas e atividades é que os funcionários obtêm uma visão clara de quais são suas prioridades.
Sem distrações, o colaborador pode ter períodos mais longos de foco e ser mais criativo. Assim, com objetivos claros, os funcionários não precisam perguntar constantemente nem necessitar de outras pessoas para obter respostas.
Autonomia dos funcionários
Ser constantemente interrompido por notificações e mensagens pode atrapalhar a concentração no ambiente de trabalho. Cada interrupção precisa de um novo ciclo de foco e atenção para voltar ao que o colaborador estava fazendo.
Gradualmente, isso gera um estresse que reduz ainda mais a concentração e produtividade ao longo do dia.
Dar aos funcionários mais autonomia permite que eles se planejem melhor e priorizem o que é mais importante.
Conclusão
Ao longo deste artigo, foi explicado como a pandemia de 2020 afetou o tempo no mundo corporativo e porque as relações de trabalhos estão mais assíncronas. Além disso, foi apresentado quais as vantagens e desvantagens do tempo assíncrono para a empresa.
No entanto, em uma era de flexibilidade com o modelo de trabalho home offices e híbrido, a comunicação assíncrona tem se mostrado a maneira mais segura de ajudar as equipes do mundo corporativo devido às suas práticas.
Como elemento importante do desenvolvimento da equipe, é necessário escolher uma boa plataforma de aprendizagem significativa com o apoio e as necessidades dos colaboradores.
Bem, o assíncrono se tornará mais importante a partir de agora. Apostar nas boas práticas nesta área beneficia todas as partes envolvidas.Sempre considere os objetivos da entrevista, bem como as ferramentas e o nível de formalidade que você precisa.
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