Aplicativos móveis de RH: vantagens e escolhas estratégicas!
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Time Pontotel 23 de abril de 2024 Controle de ponto

Saiba como aplicativos móveis de RH podem potencializar a gestão de pessoas da empresa!

Entenda por que usar aplicativos móveis de RH otimiza a gestão de pessoas da empresa e como escolher os melhores apps para essa finalidade!

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Aplicativos de streaming, de redes sociais, de bancos digitais, entre outros segmentos, já fazem parte da rotina do brasileiro. Acompanhando essa tendência de consumo, muitas empresas decidiram investir nos chamados aplicativos móveis de RH.

A proposta geral desses aplicativos é auxiliar o setor de recursos humanos (RH) a se tornar mais eficiente. Afinal, a possibilidade de acessar recursos do RH e realizar atividades diretamente na tela do celular, por exemplo, estimula a cooperação dos funcionários. 

Além disso, o uso de aplicativos reduz a burocracia das tarefas do setor, e facilita a automação de processos e o acesso a informações.

Porém, para aproveitar essas e outras vantagens, é importante entender como escolher quais aplicativos para RH realmente são necessários para a empresa e em quais categorias vale a pena investir. 

Tudo isso será explicado neste artigo, que também abordará os seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que são os aplicativos móveis de RH?

Os aplicativos móveis de RH, também chamados de aplicativos de RH ou apenas apps de RH, são soluções desenvolvidas especialmente para otimizar a gestão de pessoas da empresa. 

Assim como outros tipos de aplicativos, os apps de RH são ferramentas desenvolvidas para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A diferença é que essas ferramentas oferecem funcionalidades específicas para agilizar e facilitar várias atividades ligadas à gestão de pessoas da organização. 

Isso porque todas as tarefas podem ser feitas de forma remota, garantindo mais flexibilidade e conveniência aos funcionários que precisam executá-las. 

Quais são as vantagens de aplicativos móveis de RH?

Três pessoas olhando para um tablet em pé

A principal vantagem de usar aplicativos de RH é aproveitar os comportamentos e hábitos dos funcionários a seu favor. Segundo dados do relatório “State of Mobile 2023, elaborado pela Data.AI, em média, o brasileiro gasta 5,2 horas por dia usando apps no celular. 

Ainda segundo o relatório, o Brasil é o quarto maior mercado consumidor de apps do mundo. O país só perde para a China, Estados Unidos e Índia. 

Esses dados indicam que os brasileiros, em geral, gostam e estão acostumados a usar aplicativos no seu dia a dia. 

Então, por que não aproveitar essa tendência para melhorar a gestão de RH da empresa? Com apoio de aplicativos específicos, é possível estimular e facilitar a execução de várias atividades importantes para a rotina da organização

Isso porque o uso desses apps promove os seguintes benefícios:

Acesso fácil a dados e informações pessoais

Os aplicativos de RH são fáceis de acessar e de usar. Por isso, eles permitem que os funcionários consigam visualizar, revisar e até atualizar seus próprios dados e informações pessoais com mais agilidade. 

Esses dados podem incluir informações de contato, registro de frequência, informações sobre benefícios, dados da sua folha de ponto, entre outras informações relevantes. 

Além de aumentar a autonomia do colaborador em relação aos seus próprios dados, a adoção desse tipo de aplicativo também melhora a transparência da empresa. E isso contribui para a satisfação dos funcionários e para a melhoria da relação entre colaboradores e gestores.

Agilidade na comunicação interna

Os aplicativos móveis de RH podem tornar a comunicação interna da empresa mais ágil. Dependendo do app, a gestão pode utilizar a ferramenta para enviar notificações, comunicados e atualizações importantes diretamente para o celular ou outro dispositivo móvel do funcionário. 

Isso facilita o compartilhamento de informações urgentes e garante uma resposta rápida a desafios, como mudanças de políticas, eventos da empresa, alertas de segurança e notificações. 

Comunicação interna aprimorada

Além da agilidade, os aplicativos de RH também melhoram a qualidade da comunicação interna. Isso porque eles, normalmente, contam com uma central de compartilhamento de informações. 

Por esse motivo, os profissionais de RH podem se comunicar ativamente com vários colaboradores em tempo real e de forma simultânea, facilitando a divulgação de informações relevantes para toda a empresa. 

Os recursos de comunicação desses apps, como chats online, fóruns e enquetes, também permitem que os funcionários se envolvam ativamente e participem de conversas importantes. 

Em outras palavras, os aplicativos de RH reduzem barreiras e ruídos de comunicação entre colaboradores e gestores. Como resultado, a empresa fortalece sua cultura organizacional e estimula o senso de comunidade e pertencimento entre os funcionários. 

Otimização da gestão de pessoas

Os aplicativos de RH oferecem funcionalidades que permitem aos profissionais do RH acompanharem e administrarem todas as etapas do ciclo de vida do colaborador

Etapas como contratação, gestão do desempenho, onboarding, pagamento e até desligamento do trabalhador podem ser simplificadas e otimizadas com os recursos desses aplicativos. 

Isso é possível porque essas soluções permitem a automação de tarefas do RH, favorecendo a eficiência operacional do setor. Assim, a equipe de RH pode se concentrar em atividades estratégicas, enquanto os aplicativos cuidam de tarefas que otimizam a gestão de pessoas. 

O que analisar antes de escolher os aplicativos de RH?

Um homem de óculos segurando um tablet

Existem vários aplicativos de RH, mas nem todos são necessários para a empresa. A recomendação é que a organização avalie alguns fatores antes de decidir em quais dessas soluções investir. 

Confira a seguir quais são esses fatores e como avaliá-los.

Adequação às necessidades específicas da empresa

O primeiro passo para escolher um aplicativo de RH é avaliar se ele atende às necessidades da empresa. Essas necessidades podem estar relacionadas a processos do RH, desafios enfrentados pela equipe, objetivos do negócio, entre outras demandas. 

A partir dos resultados dessa análise, a empresa deve pesquisar se o aplicativo oferece funcionalidades que facilitem as operações de RH. Além disso, ela deve verificar se essas funções podem ajudar o setor a alcançar suas metas, como melhorar o recrutamento e a gestão de ponto, por exemplo.

Integração com outros sistemas e ferramentas

Uma empresa normalmente utiliza diferentes sistemas e ferramentas digitais para otimizar e facilitar seus processos. Para facilitar o uso desses recursos e torná-los mais eficientes, é importante que eles possam ser integrados. 

Isso possibilita o compartilhamento rápido de informações, a automação de processos e a sincronização de dados essenciais entre diferentes plataformas. 

Por isso, um aplicativo para o RH também deve possibilitar a integração fácil com outros sistemas da empresa, como sistemas de folha de pagamento e de contabilidade. 

Vale lembrar que é importante verificar quais aplicativos são compatíveis e podem ser integrados aos sistemas existentes na empresa. Caso contrário, sua utilização pode gerar problemas.

Segurança e privacidade dos dados

Qualquer solução digital implementada na empresa deve garantir a segurança de dados e a privacidade das informações dos seus usuários. Isso é importante para evitar perdas, vazamentos e até sequestro de informações confidenciais de funcionários e da própria organização. 

Para evitar esses problemas, a recomendação é pesquisar se o aplicativo de RH adota práticas robustas de segurança da informação. Essas práticas podem incluir criptografia de dados, autenticação multifatorial e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Suporte técnico e atendimento ao cliente

O último passo é avaliar a qualidade do suporte técnico e o atendimento ao cliente oferecido pelo fornecedor do aplicativo. Esse suporte técnico deve ser ágil e eficiente para ajudar a empresa resolver quaisquer problemas técnicos ou dúvidas relacionadas ao uso do aplicativo. 

Além disso, é importante verificar se o fornecedor oferece treinamento adequado para os usuários e se está comprometido em fornecer atualizações regulares e melhorias contínuas no aplicativo. 

Quais são os aplicativos móveis necessários para uma boa gestão do RH?

Uma pessoa segurando um telefone celular no sistema pontotel

Conforme explicado, nem todos os aplicativos para RH disponíveis no mercado são necessários para a empresa. No entanto, existem algumas categorias de apps que devem ser consideradas por conta das suas funcionalidades e vantagens oferecidas ao negócio.

Confira a seguir quais são essas categorias e como seus aplicativos contribuem para uma gestão eficaz do RH:

Soluções para recrutamento e seleção móvel

Aplicativos relacionados a recrutamento e seleção ajudam o RH a otimizar todas as etapas dos processos de seleção realizados pela empresa. 

Isso porque normalmente esses apps permitem a publicação de vagas, facilitam a triagem de currículos, permitem a aplicação de testes, otimizam a comunicação com os candidatos, entre outras funções. 

Em outras palavras, esse tipo de aplicativo garante que a equipe de RH consiga gerenciar todo o processo de contratação de forma remota e eficiente. 

Aplicativos para avaliação de desempenho

Uma das responsabilidades do RH é realizar avaliações de desempenho regulares para acompanhar a performance dos funcionários. Esse acompanhamento permite identificar os pontos fortes e fracos dos colaboradores, bem como mapear o desenvolvimento individual e da equipe.  

Uma das estratégias mais eficientes para fazer essas avaliações é utilizar aplicativos específicos para isso ou que ofereçam essa funcionalidade. 

Além de aplicar testes reconhecidos, como avaliação 360° e autoavaliação de desempenho, os aplicativos facilitam a execução de outras atividades importantes. Por exemplo, definir metas, registrar feedbacks, acompanhar o progresso e gerar relatórios. 

Plataformas de gestão de documentos e dados

Aplicativos de gestão de documentos e dados são recursos que ajudam o RH a organizar e acessar informações importantes dos funcionários com mais facilidade. 

Com o apoio desses apps, documentos relacionados a admissão do funcionário, folhas de pagamento, contratos de trabalho e certificações, por exemplo, podem ser armazenados na nuvem. Isso aumenta a segurança dos dados e dispensa os gastos com o armazenamento físico desses documentos. 

Além disso, plataformas que oferecem essa função também permitem que os usuários acessem e atualizem documentos e dados de forma ágil e rápida, simplificando os processos administrativos.

Ferramentas de gestão de ponto e frequência

Os aplicativos de gestão de ponto e frequência são as soluções mais avançadas e eficientes do mercado para otimizar a marcação e o tratamento de ponto nas empresas. Isso porque esses apps oferecem várias funcionalidades que facilitam a rotina tanto do funcionário quanto do RH. 

Essas funções incluem múltiplas formas de registro de ponto, cálculo automático da folha de ponto, gestão de escalas, solicitação de folgas, apresentação de atestados, entre outras atividades. 

Como essas funções facilitam a realização de algumas das principais responsabilidades do RH, o uso dessa ferramenta ajuda a tornar o setor mais estratégico e eficiente. 

Vale lembrar que o uso do aplicativo de ponto móvel é um tipo de ponto eletrônico e seu uso é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pela Portaria 671.

Qual o melhor aplicativo de ponto móvel para gestão do RH?

É a Pontotel! Mais do que uma solução de ponto móvel, a Pontotel oferece um software de ponto completo e robusto. Por isso, nossa plataforma conta com recursos avançados para ajudar as empresas a criar um RH estratégico e otimizar sua gestão de pessoas.

Esses recursos incluem diversas formas de marcação de ponto, controle de acesso avançado, integração com outros sistemas, geração de relatórios, fechamento de folha otimizado, suporte técnico com atendimento humanizado e muito mais!

Tudo isso pode ser acessado por plataforma web e aplicativo. Nos dois casos, nossa solução é 100% adequada à Portaria 671 e à LGPD. 

Ou seja, além de facilitar a gestão do ponto, os usuários da Pontotel têm sua segurança jurídica e de dados garantida. 

Em outras palavras, a Pontotel cumpre todos os pré-requisitos que devem ser analisados para escolher um bom aplicativo para RH.

Por esse motivo, grandes empresas de diferentes setores confiam e utilizam a solução da Pontotel.

Quer saber mais sobre como nossa plataforma pode ajudar seu negócio? Agende agora mesmo um bate-papo com um especialista em controle de ponto da Pontotel!

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Conclusão

Os aplicativos móveis de RH são soluções criadas para facilitar e otimizar a rotina do setor. Isso porque eles oferecem vários recursos que agilizam, simplificam e até automatizam atividades estratégicas. 

Além disso, eles têm a vantagem de que podem ser acessados diretamente na tela do smartphone, tablet e qualquer outro dispositivo móvel. 

Essas facilidades estimulam funcionários e gestores a usarem a solução no seu dia a dia, contribuindo para a criar um setor de RH mais estratégico e eficiente. 

Por esse motivo, investir em aplicativos, como o da Pontotel, ajuda as empresas a melhorar a gestão de pessoas e a otimizar a rotina do RH.

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