A pandemia do novo coronavírus e a evolução tecnológica geraram mudanças consideráveis nos modelos de trabalho que conhecíamos. Isso ocorreu devido ao cenário de isolamento social, onde as empresas tiveram de se adaptar ao trabalho remoto.
Com a vacinação da população e a diminuição do número de casos de infectados pelo COVID-19, também tornou-se possível a realização de atividades ocupacionais em diferentes lugares, não apenas em casa. Tal modelo é conhecido como anywhere work.
Para saber mais sobre esse modelo de trabalho a distância, seu funcionamento, vantagens, implementação e impactos no mercado profissional, preparamos um conteúdo especial sobre a pauta. Com isso em mente, confira quais tópicos serão abordados e tenha uma boa leitura!
- O que é anywhere office?
- Como funciona o anywhere work?
- O que muda para as empresas?
- Quais os principais impactos para a empresa?
- Quais as vantagens do anywhere office?
- Como implementar o modelo de anywhere office?
- Quais perfis corporativos mais se adequam ao anywhere work?
- Empresas que já adotaram o modelo anywhere office
O que é anywhere office?
A tradução do termo em inglês “anywhere office” significa “escritório em qualquer lugar”. Partindo disso, como explicamos anteriormente, se trata do modelo de trabalho em que as atividades ocupacionais podem ser realizadas em diferentes locais no dia a dia.
Para isso, basta que o colaborador possua um notebook e/ou smartphone conectados à internet para realizar seu trabalho normalmente onde quer que esteja, tendo um “escritório móvel” consigo sempre.
Assim, não limitamos o local de trabalho apenas em nossas casas, como no modelo home office, mas também possuímos a liberdade de trabalharmos em diferentes ambientes. Entretanto, o anywhere office exige uma maior responsabilidade no cumprimento das atividades ocupacionais e na gestão do setor de recursos humanos.
Como surgiu?
O modelo anywhere work surgiu oficialmente no ano de 2020 durante a pandemia do novo coronavírus. Seu objetivo era expandir as fronteiras de trabalho, possibilitando a realização das tarefas ocupacionais fora do escritório em um lugar fixo. Entretanto, o modelo de trabalho já era utilizado por algumas empresas sem uma nomenclatura específica.
Como funciona o anywhere work?
O anywhere work é um modelo excelente para empresas modernas, que não necessitam de fato da presença de seus colaboradores no ambiente corporativo. Dessa forma, atende diferentes perfis de negócio, bastando que o colaborador possua um dispositivo conectado à internet para realizar suas tarefas profissionais rotineiras.
Sendo assim, com um notebook ou smartphone, por exemplo, conectados a rede, é possível que o colaborador registre sua jornada de trabalho, confira seu workflow, realize reuniões com a equipe, clientes e/ou fornecedores do negócio e acesse informações em nuvem a qualquer hora, em qualquer lugar.
Com tal flexibilidade, é possível também criar diferentes escalas de trabalho, com turnos variados para seus colaboradores. Entretanto, essa liberdade dentro do modelo de trabalho também exige um controle constante por parte da empresa em relação a realização de tarefas e análise dos pontos registrados pela equipe.
O que muda para as empresas?
A filosofia do work from anywhere traz grandes mudanças para as empresas que optam por implementá-lo. Sendo assim, é preciso que o empregador garanta todos os recursos necessários para que o colaborador realize suas atividades.
Alguns exemplos disso são o envio de notebooks para a equipe, ajuda de custos com internet e energia, e mais. Dessa forma, o trabalhador possuirá todas as ferramentas para realizar suas tarefas ocupacionais tranquilamente onde quer que esteja.
Adaptação a esse novo modelo de trabalho
Os cuidados citados anteriormente, como monitoramento e flexibilidade de jornada, já são aplicados pelas empresas desde a aderência ao modelo home office. Entretanto, existem diversos outros cuidados em relação à adaptação das empresas, principalmente os que surgiram no ano de 2020.
Portanto, a queda e lentidão da internet dos colaboradores, a barreira na comunicação entre as equipes no modelo à distância, a dificuldade no acompanhamento da realização de tarefas e cumprimento da carga horária são alguns dos desafios para os negócios.
Sendo assim, é fundamental que a empresa foque na criação de estratégias de comunicação e transparência para sua equipe, além de prezar pela organização na realização de cada uma das atividades laborais, monitorando os processos das tarefas, que devem ocorrer de acordo com o perfil da empresa.
Quais os principais impactos para a empresa?
O anywhere office traz grandes impactos para os negócios. Um deles seria a divisão de escalas entre seus colaboradores. Assim, é possível contar com equipes que atuam até 24 horas, dividindo seus funcionários em horários diferentes ao longo do dia, contando com o atendimento a todo o momento.
Além disso, essa mudança nas empresas também exigiu investimentos em softwares e demais soluções para otimizar o controle das atividades e jornadas de trabalho, gerando relatórios de resultados em tempo real. Portanto, é fundamental que a empresa conte com profissionais bem treinados e engajados em realizar inovações no setor em que atuam.
Quais as vantagens do anywhere office?
Com o cenário atual do mercado de trabalho, podemos encontrar também diversas vantagens dentro do anywhere work. Com isso em mente, apresentamos a seguir os principais benefícios que esse modelo pode entregar em sua implementação.
Redução do stress
Os colaboradores da empresa aderente ao anywhere office sentirão uma diminuição considerável nos níveis de stress. Isso porque não terão de passar por problemas de deslocamento para o trabalho, como engarrafamentos, atrasos de metrô, ônibus, trens e mais.
Redução de custos com infraestrutura
Ao não possuir uma equipe presencial, a empresa empregadora terá uma diminuição significativa em relação aos gastos de infraestrutura. Sendo assim, não precisará comprar a mesma quantidade de papéis higiênicos, copos descartáveis, produtos de limpeza e, obviamente, haverá uma diminuição nas contas mensais devido ao baixo consumo presencial.
Engajamento e produtividade
Ao adotar um modelo mais flexível de trabalho, as empresas farão com que o colaborador fique contente com o fato de fazer parte de uma empresa que se preocupa com sua segurança, liberdade e serviço. Dessa forma, ele se sentirá mais animado e produtivo, refletindo em suas entregas e resultados profissionais.
Desenvolvimento profissional e networking
O sistema de trabalho anywhere work permite a realização de cursos e tutoriais a distância, a qualquer hora e em qualquer lugar. Desse modo, o profissional poderá enriquecer seu currículo de maneira mais livre.
Além disso, é possível que seu colaborador conheça outros profissionais de diferentes segmentos ao realizar suas tarefas laborais em diversos ambientes. Com isso, a troca de experiências tornará seu funcionário mais experiente em relação ao mercado de trabalho.
Como implementar o modelo de anywhere office?
Apesar de parecer simples, a implementação do modelo anywhere office não é tão fácil quanto parece. Portanto, é preciso muito mais do que distribuir notebooks aos colaboradores e permitir que trabalhem onde quiserem.
Sendo assim, é preciso que a empresa possua conhecimento dos desafios para assim adaptar-se ao modelo de forma correta.
Principais desafios para o RH
Diante da adaptação em relação a qualquer novo modelo de trabalho, o departamento de Recursos Humanos acaba sendo o mais desafiado em toda a empresa. Sendo assim, em relação ao anywhere work, confira a seguir os principais desafios que o departamento enfrentará ao implementar seu conceito:
Capacitação e adaptação da equipe
Cada um dos colaboradores da empresa deverá se dedicar em relação a adaptação do novo modelo de trabalho. Portanto, é preciso que todos os trabalhadores possuam conhecimento em relação às vantagens e a realização do anywhere office, até mesmo os profissionais que preferem se manter ao modelo tradicional presencial no escritório.
Parceria com o departamento jurídico
Antes que as mudanças sejam de fato aplicadas no dia a dia dos colaboradores, é imprescindível que o departamento jurídico e o setor de RH estejam alinhados. Desse modo, estará garantido que sua empresa irá adotar o modelo de trabalho de acordo com todas as leis trabalhistas.
Nova cultura organizacional
Ao realizar mudanças na forma de se trabalhar, é preciso também reestruturar toda a cultura do negócio. Assim, é preciso valorizar as entregas de acordo com o tempo de atuação laboral, priorizando a produtividade da equipe.
Com isso em mente, é preciso que as empresas foquem em novas formas de avaliarem suas equipes, além do fato de que os colaboradores precisam entender e se dedicarem a realização das tarefas de forma responsável, resultando em entregas de altíssima qualidade.
Infraestrutura de TI
Apesar do colaborador necessitar apenas de um dispositivo conectado à internet para realizar suas atividades, é preciso contar com uma infraestrutura de TI robusta por trás para garantir a possibilidade do modelo de trabalho anywhere work.
Sendo assim, a empresa deverá garantir dispositivos de qualidade e adequadamente configurados, com ferramentas especiais para o cuidado e proteção de dados corporativos e pessoais, diferentes formas de comunicação entre a equipe e mais. Portanto, deverá oferecer flexibilidade, conforto, segurança e confiança ao time de colaboradores.
Quais perfis corporativos mais se adequam ao anywhere work?
Como dissemos anteriormente, o modelo anywhere office é ideal para instituições modernas, que buscam pela constante inovação e bem-estar de seus colaboradores. Portanto, trata-se de empresas que confiam em suas equipes e oferecem recursos para a evolução profissional de seus trabalhadores.
Com isso em mente, não é preciso que todos os colaboradores da empresa realizem suas atividades laborais dentro do modelo anywhere work. Afinal, algumas atividades exigem imprescindivelmente a presença do trabalhador em seu ambiente de trabalho. Porém, é preciso que toda a equipe esteja alinhada às mudanças e implementações de maneira transparente e didática.
Empresas que já adotaram o modelo anywhere office
Como apresentamos anteriormente, diversas empresas já adotaram o modelo anywhere office em seu dia a dia de trabalho. Dentre elas, podemos encontrar grandes nomes de diferentes segmentos se adaptando ao modelo do futuro. Confira quais são essas empresas a seguir:
Amazon
Uma das maiores empresas varejistas do mundo, com mais de 90 mil colaboradores, a Amazon foi uma das empresas notáveis ao aderir o modelo de trabalho anywhere work na rotina de sua equipe.
Sendo assim, a empresa dividiu setores específicos para a realização do modelo. Sendo assim, alguns dos departamentos selecionados são:
- Atendimento ao cliente;
- Desenvolvimento comercial;
- Gerenciamento de contas;
- Vendas;
- Marketing;
- Operações;
- Recursos humanos;
- Engenharia de TI.
NuBank
O famoso banco digital NuBank também foi uma das principais empresas a aderirem o anywhere office. Seu principal foco com a adaptação do modelo de trabalho é a contratação de novos talentos profissionais.
Loft
A Loft, reconhecida por suas constantes inovações, não poderia ficar de fora em relação a adaptação ao modelo anywhere work. Reinventando a burocracia e processos de negócios imobiliários brasileiros, a empresa também utiliza o modelo de trabalho focado para a atração de novos profissionais.
Conclusão
O modelo de trabalho anywhere office se tornou uma grande tendência para os próximos anos. Trazendo confiança e responsabilidade para sua equipe de colaboradores, as empresas deverão se atentar para realizarem uma implementação de qualidade do modelo, visando a transparência e a comunicação completa com seu time de profissionais.
A partir disso, é importante que o departamento de Recursos Humanos possua conhecimento dos seus maiores desafios em relação a implementação do anywhere work. Assim, o setor poderá evitá-los e/ou solucionar seus problemas de maneira mais rápida e assertiva.
Após entender mais sobre como funciona o modelo anywhere office, confira outros conteúdos aqui no blog da PontoTel. Dessa forma, você possuirá conhecimentos ricos em relação a gestão de pessoas e dicas para a otimização da rotina da sua equipe.