As organizações precisam ter estratégias bem definidas para obter os melhores resultados. Mas como saber se elas estão gerando os resultados desejados? Para isso, é importante acompanhar os KPIs ou indicadores-chave, e o profissional responsável por essa análise é o analista de indicadores.
Desse modo, o analista de indicadores é o profissional que tem a função de analisar se os esforços organizacionais estão gerando resultados positivos, além de identificar pontos fracos da empresa.
Este artigo irá explicar o que é o analista de indicadores e o papel desse profissional para as empresas e também no setor de RH. Veja o que será abordado:
- O que são indicadores?
- O que é um analista de indicadores?
- O que faz um analista de indicadores?
- Tipos de KPI
- Quais os principais indicadores analisados?
- Como funciona o trabalho do analista de indicadores no RH?
Quer saber mais? Então acompanhe o artigo a seguir e tenha uma boa leitura!
O que são indicadores?
Os indicadores são uma medida matemática utilizada para acompanhar a eficiência e a eficácia dos processos e das atividades desenvolvidas pelos departamentos das organizações. Ou seja, são valores que podem ser avaliados pelo analista de indicadores para acompanhar o desempenho de cada setor.
Assim, os KPIs ou Key Performance Indicators (indicadores-chave de performance) auxiliam os analistas de indicadores a tomarem decisões baseadas nesses dados e avaliar se o departamento está gerando resultados positivos ou negativos para a organização.
Portanto, quando bem utilizados, os indicadores auxiliam os gestores no processo de tomada de decisões, tornando-o mais assertivo e consciente.
Qual a importância dos indicadores?
O principal objetivo dos indicadores-chave é fornecer embasamento para que os analistas de indicadores consigam avaliar o trabalho que está sendo realizado pelos departamentos, bem como identificar o nível de satisfação dos colaboradores.
Os indicadores são importantes pois avaliam se os treinamentos estão atingindo o resultado esperado, identificam o índice de rotatividade entre os colaboradores e mensuram o nível de satisfação dos profissionais.
Isso porque os indicadores são métricas responsáveis por apontar as falhas e os acertos que existem nos processos organizacionais.
Afinal, sem essas métricas, fica difícil saber quais processos estão gerando resultados positivos e quais não estão saindo conforme o planejamento. E somente diante desses dados, a organização consegue crescer de forma saudável e eficiente.
O que é um analista de indicadores?
O analista de indicadores é o profissional responsável por coletar e avaliar os indicadores da organização. Por isso, uma das principais atribuições desse profissional é monitorar os KPIs mais relevantes para a companhia.
Para isso, é necessário desenvolver algumas tarefas, como dashboards, apresentações e relatórios.
Além disso, o profissional também precisa se dedicar a solucionar os problemas encontrados a partir do levantamento de dados.
Por isso, é importante que as empresas tenham analistas de indicadores, pois eles contribuem para a melhoria das ferramentas de análise, além de buscar agilidade na obtenção dos resultados organizacionais.
Por último, é importante ressaltar que o analista de indicadores é o profissional responsável por atuar na composição e na atualização dos indicadores de determinado departamento da empresa, assim como fazer estudos de mercado e compará-los com o resultado da concorrência.
Diante disso, a análise de indicadores será importante para identificar os pontos fortes e fracos da organização, bem como elaborar um plano para ajustar os pontos fracos e fortalecer os processos que estão gerando resultados positivos.
O que faz um analista de indicadores?
Agora que você já sabe o que é analista de indicadores, chegou a hora de compreender quais são as atribuições deste colaborador e como ele pode contribuir para o crescimento da organização.
Entre as principais atribuições do analista de indicadores está o auxílio na definição dos indicadores e na elaboração de relatórios para apoiar a gestão no processo de tomada de decisão.
Mas, além dessas atividades, o analista de indicadores também realiza a implementação dos indicadores e os mantém atualizados. Esse profissional também se dedica ao planejamento e à implementação de planos de ação de melhoria contínua na organização.
Assim, se o analista de indicadores possuir as informações corretas, elas irão facilitar o processo de tomada de decisões por parte dos gestores, melhorando o resultado da organização.
Principais funções e áreas de atuação do analista de indicadores
Existem diversas áreas em que o analista de indicadores pode atuar, incluindo empresas de diversos tamanhos e segmentos, como organizações não governamentais, escolas, entre outros.
Porém, vale ressaltar que cada uma dessas áreas requer um KPI diferente, assim, o analista de indicadores deve identificar o recurso mais adequado para a área de atuação em que ele estiver.
Nesse sentido, o analista de indicadores deve ter domínio sobre os assuntos pertinentes ao setor em que estiver atuando, além de perfil analítico e capacidade de avaliar diversos cenários com base nos indicadores levantados.
Ainda, também é preciso ter facilidade para trabalhar com grande volume de dados, índices e gráficos.
Como deve ser o perfil de um analista de indicadores?
Diante do que foi exposto até aqui, percebeu-se que o analista de indicadores é um profissional de extrema importância para organização, pois é responsável por levantar dados relevantes para o processo de tomada de decisões, além de identificar pontos fortes e fracos da companhia.
Com isso, é preciso que a empresa busque profissionais qualificados no mercado, para atuar nessa área e trazer os melhores resultados para a companhia. Assim, é importante que o analista de indicadores possua o seguinte perfil profissional:
- Boa comunicação;
- Alta capacidade de concentração;
- Detalhista;
- Formação em áreas como Administração de empresa, Tecnologia da Informação (TI), Economia ou Engenharia;
- Experiência em gestão de projeto, planejamento de ações, KPIs, BI (Business Intelligence), dashboard, entre outros.
Tipos de indicadores-chave
Agora que já ficou claro o que são indicadores, chegou a hora de explicar quais tipos podem ser utilizados na organização. Porém, é importante dizer que o indicador-chave tem como principal função fornecer dados sobre a performance de determinada atividade, de acordo com o planejamento.
Desse modo, independentemente do que os indicadores estejam medindo, eles devem estar alinhados com os objetivos da organização e de acordo com as estratégias definidas no plano de negócio. Assim, os indicadores são classificados nas seguintes categorias:
Capacidade
Esses indicadores demonstram a capacidade produtiva da empresa em determinado período. Normalmente avaliam o atendimento ao cliente durante determinado período, a quantidade de produtos produzidos por hora e até as correspondências enviadas.
Produtividade
Os indicadores de produtividade avaliam a eficiência dos processos organizacionais e como isso impacta os rendimentos da companhia. Eles podem ser mensurados pelo custo por lead, índice de lucratividade,taxa de conversão de vendas e outros.
Qualidade
Já os indicadores de qualidade são responsáveis por identificar erros durante os processos organizacionais e de produção, podendo avaliar, por exemplo, a efetividade, a eficiência e a eficácia.
Estratégicos
Esse indicadores são utilizados para demonstrar a situação do negócio em relação aos objetivos propostos, a partir da análise de diversos cenários internos e externos:
- Percentual de lucratividade;
- Ticket médio de vendas;
- Market share.
Quais os principais indicadores analisados?
Como foi dito, os indicadores são mecanismos utilizados pela área de gestão para identificar os pontos fortes e fracos da organização, bem como dos setores e das atividades realizadas.
Por isso, veja, a seguir, alguns exemplos dos principais indicadores trabalhados em uma organização:
- High performance dos colaboradores;
- Produtividade;
- Turnover;
- Taxa de recrutamento e seleção;
- Taxa de retenção de talentos;
- Clima organizacional;
- Net Promoter Score (NPS);
- PayBack;
- Leads;
- Customer Satisfaction Score (CSAT);
- Lucro;
- Receita;
- Retorno sobre investimentos (ROI).
Como funciona o trabalho do analista de indicadores no RH?
No setor de Recursos Humanos, o analista de indicadores possui um papel fundamental, pois ele realiza o desenvolvimento e o monitoramento dos indicadores-chave de acordo com os objetivos estabelecidos pela organização.
Assim, ao se falar do setor de RH, o dia a dia do analista de indicadores inclui acompanhar indicadores como:
- Produtividade;
- Clima organizacional;
- Tempo médio dos funcionários na organização;
- Índice de reclamações trabalhistas;
- Rotatividade;
- Absenteísmo;
- Retenção de talentos;
- Número de acidentes de trabalho;
- Número de reclamações trabalhistas.
Por isso, é necessário que esse profissional saiba realizar dashboards, relatórios, analisar os dados e muito mais. Além disso, é preciso ter familiaridade com o setor de RH, além de saber lidar com grande volume de dados e ter atenção aos detalhes.
Quais as vantagens deste profissional para empresas?
Ter um analista de indicadores no setor de recursos humanos é importante para que a organização possa mensurar o desempenho da gestão de pessoas, desde o recrutamento até o desligamento de um colaborador.
Além disso, essa análise é fundamental para identificar profissionais mais talentosos e tornar o processo de recrutamento e seleção mais simples e dinâmico, evitando desperdício de recursos financeiros.
Logo, contar com a atuação do analista de indicadores ajuda a identificar quais gaps a organização possui, desenvolver estratégias para ajustar os processos e aumentar a motivação dos colaboradores.
Conclusão
Os indicadores são métricas importantes para que a organização saiba identificar os erros e os acertos dos processos e das atividades realizadas no dia a dia. Por isso, é fundamental contar com o analista de indicadores para estabelecer e colocar em prática os KPIs.
Para isso, o analista de indicadores deve saber o momento de aplicar os recursos, quais devem ser adotados e levantar os dados para análise posterior. Além disso, é fundamental contar com soluções matemáticas, automação de processos e computação, para auxiliar no levantamento de dados.
Gostou de saber o que o analista de indicadores faz e qual a importância desse profissional para a empresa? Então, não deixe de compartilhar este conteúdo nas redes sociais e acompanhar o blog Pontotel para ficar por dentro de assuntos como este!