Análise de sentimentos na empresa: saiba a importância!
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Time Pontotel 7 de agosto de 2024 Gestão de Pessoas

Análise de sentimentos na empresa: entenda a importância e como aplicar essa ação internamente!

Como fazer a análise de sentimentos dos funcionários? Confira os desafios e benefícios desse mecanismo de coleta de sentimentos.

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Os funcionários podem ter várias emoções negativas no local de trabalho, como a de desvalorização gerada no convívio com um líder e o estresse devido ao trabalho excessivo. A análise de sentimentos é um mecanismo com papel indispensável para combater isso.

Essa coleta de sentimentos, aplicada em diversas áreas, inclusive em empresas, pode trazer inúmeros benefícios. Ela pode ser adotada de modos diferentes, atendendo a necessidades específicas da organização, embora todas as análises sejam voltadas para deixar os colaboradores satisfeitos e o negócio produtivo.

No entanto, a implementação desse mecanismo traz desafios, exigindo, assim, a utilização de medidas estratégicas. É a única forma de uma empresa conseguir entender como o seu quadro de funcionários se sente sobre determinados temas e, a partir disso, agir. 

Para detalhar todas as nuances sobre o tema, este texto abordará os tópicos a seguir:

Tenha uma excelente leitura!

O que é análise de sentimentos?

A análise de sentimentos é, essencialmente, uma técnica usada para identificar o sentimento de pessoas mediante a verificação de textos digitais. Porém, como será detalhado, isso também pode ser feito no ambiente offline, como em reuniões de trabalho.

Desse modo, tal análise é um jeito de identificar se um texto transmite sentimento positivo, negativo ou neutro. Isso pode ser feito com inteligência artificial por meio de técnicas de processamento de linguagem natural, machine learning e linguística computacional.

Nesse sentido, essa técnica pode ser implementada por uma empresa para entender os sentimentos dos funcionários. Um exemplo é quando a organização faz a análise de sentimentos a partir de respostas obtidas dos colaboradores com uma pesquisa de satisfação interna.

Qual a importância da análise de sentimentos na empresa?

um homem e uma mulher sorridentes sentadas em uma mesa

As empresas devem fazer a análise de sentimentos por vários motivos, que, juntos, refletem a essência dessa técnica para elas: gerar um negócio de sucesso no mercado cujos funcionários se sentem felizes tanto no âmbito profissional quanto pessoal. 

Por exemplo, no estudo intitulado “Como o RH baseado em algoritmos prevê o sentimento dos funcionários? Desenvolvendo um modelo de experiência do funcionário por meio da análise de sentimentos”, detectou-se 135 palavras-chave que significavam experiências positivas dos colaboradores por meio da análise de sentimentos.

Nessa pesquisa, ao aplicar a técnica de mineração de dados, a empresa conseguiu analisar as avaliações dos funcionários ao extrair aspectos diferentes em relação à experiência positiva deles na organização.

Para entender a importância dessa análise de dados, na prática, confira a seguir.

Melhoria do ambiente de trabalho

Um dos benefícios que a análise de sentimentos traz é a melhoria do ambiente laboral, já que auxilia a empresa a entender se os funcionários estão felizes ou não no local de trabalho.

Tais sentimentos podem ser detectados por meio da coleta de feedback, que, ao passar por uma análise de sentimentos, pode mostrar que os colaboradores estão insatisfeitos, por exemplo, com as cadeiras e a iluminação.

Ao detectar isso, a empresa pode adotar algumas medidas, como investir em ergonomia no trabalho, adquirindo mobiliário ergonômico, bem como em melhor iluminação do escritório.

Aumento de satisfação dos funcionários

Conectado ao tópico anterior, quando uma organização faz a análise de sentimentos com regularidade, consegue saber como os colaboradores estão se sentindo em relação a várias nuances no local de trabalho. 

Anteriormente, foi citado o ambiente físico, mas esse é só um dos fatores que influenciam a satisfação dos funcionários no trabalho. Outros também afetam o bem-estar e a motivação deles, como a relação com os colegas de trabalho e a sobrecarga de tarefas.

Assim, quando a empresa detecta isso por meio da análise de sentimentos, pode, na prática, adotar medidas para melhorar a satisfação do quadro de colaboradores.

Por exemplo, se uma pesquisa de satisfação mostrar que alguns trabalhadores se sentem estressados pelo trabalho excessivo, sem tempo para a família ou desvalorizados, a empresa pode, respectivamente, aprimorar a gestão de tarefas, promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e criar programas de reconhecimento.

Isso refletirá na melhoria da performance dos funcionários no dia a dia. Bruno Rodrigues, CEO e cofundador da GoGood, cita algo nesse sentido quando afirma: “Quanto mais bem- estar, mais produtividade” — e a análise de sentimentos contribui justamente para isso.

Tomada de decisões baseadas em dados

Para a empresa ser assertiva, ter um processo de tomada de decisões fundamentado em dados é essencial. É o que ocorre quando ela aplica a análise de sentimentos: ao coletar as informações sobre os sentimentos dos funcionários, ela tem informações precisas para guiar as suas ações.

Inclusive, no já citado estudo “Como o RH baseado em algoritmos prevê o sentimento dos funcionários? Desenvolvendo um modelo de experiência do funcionário por meio da análise de sentimentos”, é pontuada a importância da expertise no uso de dados:

“Gerentes de RH que implementam ecossistemas de RH assistidos por IA precisam de habilidades digitais e de ciência de dados”.

Para exemplificar, a empresa pode detectar, por meio de feedback anônimo, que uma parte dos funcionários está insatisfeita com a qualidade das refeições servidas no refeitório. 

Para resolver o problema, ela usa os dados obtidos com a análise de sentimentos e, a partir deles, contrata um novo fornecedor de alimentos — um mais confiável e com melhor reputação. Ela pode até mesmo incluir novas opções de refeições saborosas no cardápio.

Como coletar sentimentos na empresa para análise?

Há formas práticas de uma empresa fazer a análise de sentimentos. Algumas, inclusive, até já foram citadas neste conteúdo. A seguir, entenda as alternativas para coletar sentimentos.

Pesquisas e questionários de sentimentos

Por meio dessa alternativa tradicional de análise de sentimentos, a empresa consegue entender melhor os sentimentos dos funcionários ao fazer perguntas abertas, que permitem respostas livres, e perguntas fechadas, que possibilitam respostas específicas.

A exemplo disso, uma questão aberta nesse tipo de pesquisa é “Descreva sua experiência de trabalho na empresa nos últimos seis meses”. Já um exemplo de pergunta fechada é “Em uma escala de 1 a 10, como você avalia a sua satisfação com o local de trabalho?”.

Feedbacks internos

Os feedbacks internos são um jeito de os colaboradores expressarem como se sentem em relação ao clima organizacional. Eles podem ser feitos de vários jeitos, como por meio das  avaliações de desempenho: sessões regulares para o trabalhador dar retornos sobre o local de trabalho.

Esse feedback também pode ser obtido anonimamente, como quando a empresa cria caixa de sugestões anônimas. O ponto alto dessa opção é que se torna mais fácil obter retornos sinceros, pois os funcionários não sentem receio de punições nem de serem tratados mal.

Observações do clima organizacional

A análise de sentimento também pode ser feita por meio das observações do clima organizacional — ou seja, uma maneira de observar diretamente como os colaboradores se comportam e interagem com outros colegas.

É o que supervisores e gestores podem fazer e, a partir dessa análise, obter várias pistas sobre os sentimentos dos trabalhadores. Durante uma reunião, por exemplo, eles podem identificar que um funcionário está estressado ou desmotivado por meio do comportamento.

Há outro jeito de fazer isso, porém, de forma mais direcionada: pequenas reuniões para os colaboradores falarem abertamente as suas percepções e sentimentos. Diferentemente do feedback anônimo, esse é mais direto, então a empresa deve ponderar em quais ocasiões é necessário adotá-lo.

Utilize ferramentas de análises

As ferramentas de análises são outro mecanismo para realizar a análise de sentimentos. Essa alternativa é direcionada especificamente para ser usada quando se quer analisar um alto volume de textos. O Google Forms e Typeform são exemplos dessas ferramentas.

A empresa também pode usar ferramentas — como o Google Cloud Natural Language API e o Amazon Comprehend  — que usam inteligência artificial para analisar os sentimentos. Elas conseguem detectar padrões de sentimentos e até de tendências na forma como os funcionários estão se sentindo em relação a um tema.

Isso é útil porque agiliza a análise de sentimentos e a aplicação de medidas, por parte do time de recursos humanos, para combater os problemas identificados. Nesse sentido, Lara Avelino, analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora, fala que vê o “RH cada vez mais estratégico, tomando decisões com base em dados”.

Vantagens da análise de sentimentos

grupo de pessoas em um escritótio comemorando

Quando uma empresa implementa a análise de sentimentos focada nos funcionários, ela ganha várias vantagens. Além das já citadas neste conteúdo, há outras. Entre elas:

Desafios na análise de sentimentos

Embora a análise de sentimentos, quando aplicada corretamente, traga vários benefícios, sua implementação tem desafios. Um deles é que a análise deve considerar os sentimentos com cuidado para não acabar simplificando ou generalizando eles, que, muitas vezes, são influenciados por contextos particulares na empresa.

Outro desafio envolve o feedback com pouca honestidade. Isso pode ocorrer quando a empresa tenta obter feedbacks específicos em uma reunião — sentindo-se desconfortáveis e com medo de represálias, os funcionários acabam distorcendo as suas respostas.

Por fim, ainda que a empresa possa usar ferramentas para analisar os sentimentos dos funcionários a partir de um grande volume de dados, é justamente a necessidade de lidar com essa grande escala de informações que se configura como mais um desafio.

Conclusão

A análise de sentimentos, independentemente dos resultados que gere, é uma medida essencial para a sustentabilidade das empresas. Isso se justifica no fato de que, ao entender os sentimentos dos funcionários, as organizações conseguem deixá-los mais felizes no ambiente de trabalho, além de se autoaprimorarem em diversas áreas.

Assim, seja com pesquisas de satisfação, feedbacks internos ou outros meios de coletar os sentimentos dos colaboradores, a empresa não pode deixar de fazê-lo. Isso, aliás, tem de ser realizado mesmo havendo desafios — afinal, os ganhos que uma análise assertiva dos sentimentos do quadro de funcionários traz é primordial para o sucesso de um negócio.

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