Veja como promover um ambiente de trabalho seguro!
BLOG
Time Pontotel 16 de outubro de 2024 Departamento Pessoal

Ambiente de trabalho seguro: o que é e qual sua importância

Um ambiente de trabalho seguro pode transformar sua empresa. Saiba como adotar práticas eficazes e melhorar o bem-estar dos colaboradores.

Imagem de Ambiente de trabalho seguro: o que é e qual sua importância

Garantir uma jornada de trabalho que ofereça conforto, bem-estar e segurança é um dos principais desafios enfrentados pelos empregadores atualmente. Um ambiente de trabalho seguro protege os colaboradores e ainda fortalece a retenção de talentos, reforçando o compromisso da empresa com o bem-estar de cada pessoa.

No Brasil, segundo o INSS, foram registrados mais de 600 mil acidentes de trabalho em 2023 — um número alarmante que poderia ser reduzido com medidas adequadas e construção de um ambiente de trabalho seguro.

Neste conteúdo, serão exploradas a importância de um ambiente seguro de trabalho, as exigências legais e dicas práticas sobre como implementá-lo. Confira os tópicos a seguir:

https://www.pontotel.com.br/contato?utm_source=blog&utm_medium=bannercomeco&utm_campaign=atrasoinjustificado

Tenha uma boa leitura! 

O que é um ambiente seguro no trabalho?

pessoa segurando equipamento de proteção

Um ambiente seguro de trabalho é aquele que minimiza os riscos de quaisquer tipos de acidentes e lesões para garantir a integridade física e a saúde dos colaboradores.

A empresa que promove a segurança no trabalho adota equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, como capacetes, luvas e óculos de segurança, além da sinalização clara de áreas de risco e procedimentos de emergência.

Além disso, a manutenção regular de máquinas e a conformidade com normas regulamentadoras de segurança fazem parte do trabalho de construir um ambiente seguro para os funcionários.

Um local de trabalho seguro também considera fatores como iluminação, ventilação, ergonomia e limpeza, diminuindo, assim, a probabilidade de incidentes.

O que a lei diz sobre segurança no ambiente de trabalho?

A legislação trabalhista brasileira possui regulamentações específicas para garantir a segurança do trabalhador. Tais medidas estão previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e nas Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Nesse contexto, as NRs são os principais guias, pois definem os padrões de segurança e saúde ocupacional que devem ser seguidos obrigatoriamente pelas empresas. Para melhor compreensão, confira o resumo de algumas dessas Normas Regulamentadoras:

  • NR-06: regula o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • NR-09: exige o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
  • NR-12: estabelece requisitos para a segurança no uso de máquinas e equipamentos;
  • NR-35: trata da segurança no trabalho em altura acima de 2 metros.

No total, são 38 normas regulamentadoras vigentes no Brasil que instruem diferentes tipos de negócios. 

Qual a importância de um ambiente de trabalho seguro e saudável?

Além de garantir a integridade física dos funcionários, um ambiente de trabalho seguro traz benefícios que impactam diretamente o sucesso da empresa, como a retenção dos melhores talentos, a diminuição dos pedidos de demissão e a melhoria da reputação da marca. Entenda a seguir!

Retenção de talentos

Um ambiente de trabalho seguro e que promove o bem-estar é essencial para a retenção de talentos. Estudos, como o Panorama do Bem-Estar Corporativo 2022, indicam que 85% dos trabalhadores permaneceriam em suas funções se a empresa priorizasse o bem-estar.

Considere um cenário em que, com certa frequência, um funcionário observa colegas afastando-se devido a problemas de saúde relacionados ao trabalho; isso pode levá-lo a acreditar que será o próximo. Por isso, é fundamental que o ambiente de trabalho seja seguro, garantindo, assim, a retenção dos melhores profissionais.

Redução do turnover

A pesquisa Panorama do Bem-Estar também revela que 77% dos colaboradores pensariam sobre pedir demissão de uma empresa na qual o bem-estar não é prioridade. Logo, implementar medidas para construir um ambiente seguro de trabalho é eficaz para reduzir o turnover

Melhora da imagem corporativa

Um ambiente de trabalho seguro melhora a imagem corporativa ao demonstrar compromisso com o bem-estar dos funcionários.

Por exemplo, a divulgação de dias sem acidentes ou certificações de segurança reforça essa percepção, destacando a seriedade e responsabilidade da empresa, enquanto um acidente de trabalho pode prejudicar a reputação da empresa.

Como promover um ambiente de trabalho seguro?

pessoas com equipamento de proteção conversando

A gestão da empresa pode seguir as orientações da legislação trabalhista e adotar medidas extras para promover um ambiente de trabalho seguro. Confira, a seguir, dicas do que pode ser implementado!

Faça manutenção de equipamentos e invista em EPIs

Investir em EPIs de qualidade e em sua manutenção é essencial para assegurar a segurança no trabalho e a saúde dos funcionários. É importante priorizar a qualidade dos produtos, evitando opções inferiores apenas para cumprir exigências mínimas.

Crie e implemente uma CIPA 

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é responsável por promover a segurança no trabalho, identificando riscos e implementando medidas preventivas.

Criar e implementar uma CIPA fortalece a cultura de segurança, reduz acidentes, cumpre exigências legais e demonstra o compromisso da empresa com o bem-estar dos funcionários.

Aposte na comunicação interna e crie campanhas de conscientização

A construção de um ambiente de trabalho seguro também depende do fomento de uma cultura voltada para isso; por isso, a comunicação interna e as campanhas de conscientização devem abordar a segurança no trabalho. Confira a opinião de Thiago Liguori, médico e diretor de saúde da Pipo Saúde, sobre esse tema:

“É muito importante que as empresas tenham um foco em saúde, que também é um foco na cultura da empresa. Porém, nem todas conseguem conectar uma ponta à outra. Em muitos lugares, essa cultura ainda tem um olhar muito forte para duas frentes: saúde ocupacional, que são determinações do Ministério do Trabalho em questões de segurança, e um olhar para plano de saúde.”

Forneça treinamentos e políticas de segurança

O RH deve buscar especialistas para fornecer treinamentos e implementar políticas de segurança para reduzir riscos de acidentes e proteger a saúde dos funcionários. Essas práticas garantem que os funcionários estejam preparados para identificar e evitar perigos.

Conclusão

Portanto, foi possível notar que construir um ambiente de trabalho seguro vai além de proteger a integridade física dos colaboradores; também assegura o bem-estar geral.

As medidas de segurança no trabalho contribuem para a eficiência, reduzem o absenteísmo e promovem um clima organizacional positivo e produtivo.

Com as dicas apresentadas neste conteúdo, sua empresa dará os passos iniciais para criar um local onde os funcionários se sintam seguros!
Gostou de aprender? Se sim, compartilhe o artigo com seus colegas de trabalho para fomentar uma cultura de proteção mútua no trabalho e continue acompanhando o blog Pontotel para ler mais conteúdos com

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!