Para as empresas que procuram reter e motivar os funcionários, um ambiente de trabalho saudável é imprescindível. Ao construir e empregar estratégias, é necessário elaborar uma rotina mais segura, agradável e feliz, para que a empresa e os seus colaboradores sejam beneficiados.
Isso ocorre porque estão todos fazendo parte do mesmo planejamento, e quando alguma coisa não está de acordo, o impacto negativo é imediato. Uma empresa que não valoriza o equilíbrio e o bem-estar no ambiente de trabalho, torna-se tóxica e prejudicial, afetando o engajamento e a produtividade dos funcionários.
Neste artigo, explicaremos o que é considerado um ambiente de trabalho saudável, porque as empresas devem se preocupar com isso e quais os principais benefícios para a organização. Veja os tópicos que abordaremos a seguir:
- O que é considerado um ambiente de trabalho saudável?
- Porque as empresas devem se preocupar com um ambiente de trabalho saudável?
- Quais os benefícios, para a empresa, de um ambiente de trabalho saudável?
- Melhora na qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores.
- Qual o papel do RH na instauração de um ambiente de trabalho saudável?
Vamos lá!
O que é considerado um ambiente de trabalho saudável?
Um ambiente de trabalho saudável é um ambiente onde os trabalhadores e gerentes cooperam para melhorar a segurança e saúde no ambiente físico, além de saúde e bem-estar no ambiente psicossocial.
Por exemplo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) define este termo como “um local […] onde os trabalhadores e seus superiores cooperam para implementar um processo de melhoria contínua para promover a saúde, segurança e bem-estar de todos os trabalhadores no local de trabalho”.
É, portanto, um esforço deliberado e contínuo para promover políticas e estratégias que priorizem o conforto – físico, infraestrutural e psicológico, principalmente em relação ao suporte emocional – da equipe, valorizando a qualidade das relações interpessoais sem descuidar das necessidades individuais.
Porque as empresas devem se preocupar com um ambiente de trabalho saudável?
Em um ambiente de trabalho saudável e organizado, não hostil e motivador, os colaboradores podem compreender e desempenhar as suas funções da melhor forma possível para concretizar o trabalho esperado pela empresa.
Muitos empresários ainda acreditam que a falta de motivação na equipe é apenas porque estão insatisfeitos com o salário ou benefícios, mas esquecem que o problema pode estar no ambiente de trabalho onde os funcionários estão inseridos.
Um ambiente de trabalho saudável, livre de estresse e conflitos, oferece aos colaboradores todas as ferramentas necessárias para o desempenho de suas funções, garantindo que fiquem menos distraídos e mais eficientes para o desempenho de suas atividades.
Quais os benefícios, para a empresa, de um ambiente de trabalho saudável?
É possível notar que não existe uma definição exata para um ambiente de trabalho saudável. Porém, de fato, essa estratégia é fundamental para que os colaboradores sejam mais produtivos e para o desenvolvimento contínuo da empresa.
Veja alguns dos principais benefícios:
Diminuição da rotatividade dos colaboradores
Quando uma equipe passa por um alto grau de exclusão devido à dificuldade de conviver com as diferenças, muitas vezes os colaboradores se desligam da empresa. As equipes mais intolerantes tendem a apresentar taxas de rotatividade mais altas porque os profissionais não sabem lidar com a rejeição.
Uma equipe diversificada aceita as diferenças e os funcionários se sentem mais bem-vindos e protegidos. Isso contribui para um espírito de cooperação e um sentimento de pertença. Portanto, o turnover da empresa é muito menor.
Melhoria no engajamento da equipe
A diversidade na organização ajuda a equipe a alcançar resultados mais positivos. Isso porque o ambiente de trabalho é cooperativo, estimulante e entusiasta. Dessa forma, os colaboradores estarão mais motivados e engajados na realização das atividades.
Com a melhor qualidade de vida na equipe, todos podem trabalhar melhor e com mais eficiência. Esses fatores ajudam a empresa a obter um melhor desempenho.
Estimula relações interpessoais
Outro aspecto que ajuda a manter um clima agradável é a união das pessoas. Existem diferenças em todos os lugares, e é natural que haja dificuldades no relacionamento interpessoal no dia a dia.
Porém, quando a própria empresa busca promover a integração da equipe, as coisas ficam mais fáceis. As reuniões sociais são um bom exemplo porque representam oportunidades de convívio com colegas que nem sempre estão na mesma área de trabalho.
Melhora na qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores
Os empregadores precisam entender que as pessoas são um de seus maiores ativos, já que sem uma boa equipe de trabalho é difícil para uma empresa ir mais longe.
Neste caso, é essencial salientar que um bom ambiente de trabalho, boa luminosidade, equipamentos adequados, boas instalações, boa ventilação para o desempenho das tarefas acabarão por se tornar o fator decisivo para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.
Entenda que quando os empreendedores se preocupam com o bem-estar de seus funcionários e lhes proporcionam condições de trabalho confortáveis e desenvolvem suas competências profissionais e humanas, a empresa será mais beneficiada.
Garantir a qualidade de vida dos colaboradores é uma ação muito assertiva, já que reflete também na eficiência do trabalho.
Como construir um ambiente de trabalho saudável?
Nesse ponto, fica claro que a construção de um ambiente saudável requer a criação de uma cultura colaborativa. Por isso, não tenha medo: um ambiente saudável e eficiente é possível dentro de qualquer empresa.
Confira dicas importantes para implementar mudanças e aumentar a satisfação e a saúde dos funcionários!
Apoie diversidade e inclusão no time
Um ambiente de trabalho saudável também é um ambiente que apoia a diversidade e a inclusão. Enquanto o primeiro ajuda a reunir um grupo de colaboradores cuja narrativa sofre algum tipo de exclusão social, o segundo se refere à estratégia que sua empresa adota para ser inclusiva para eles.
Portanto, uma empresa diversificada e inclusiva proporciona um espaço saudável que estimula o diálogo, a inovação e contribui para o sentimento de pertencimento.
Invista em comunicação interna
Em um ambiente de trabalho saudável, uma boa comunicação interna é essencial, e investir nela tem que ser uma prioridade. Certifique-se de manter um canal transparente no qual as informações fluam com flexibilidade e clareza, estabelecendo as bases para um ambiente cada vez mais saudável.
Treine e capacite as lideranças
Na criação de um ambiente de trabalho saudável, bons líderes desempenham um papel importante. Sem eles, é difícil manter o bom desempenho e reter os talentos da empresa.
Portanto, é importante treinar e monitorar o desempenho dos gestores e, muitas vezes, solicitar que seus subordinados forneçam feedback. Em muitos casos, alguns ajustes podem resolver completamente o problema.
Estabeleça feedbacks
Dar e receber feedback é uma rotina que qualquer empresa precisa valorizar – independentemente do tamanho ou departamento de suas operações.
Quando os funcionários têm liberdade para compartilhar suas visões sobre sua liderança ou sobre os processos dos quais participam, a empresa tem a oportunidade de suavizar as arestas e fortalecer o trabalho.
Adote recompensas e benefícios
Os benefícios corporativos são um bom atrativo aos olhos da equipe. Uma boa combinação deles demonstra o entusiasmo da empresa e afeta diretamente as percepções dos funcionários sobre o ambiente de trabalho.
Portanto, vale a pena ouvir os requisitos internos com atenção e se alinhar com as expectativas da equipe o máximo possível.
Além de fazer pausas na rotina do trabalho, uma boa sugestão para promover um ambiente de trabalho saudável é optar por atividades mais informais, para que todos na empresa possam se reunir e passar momentos relaxantes.
Seja um happy hour quinzenal, passeios de bicicleta ou uma excursão de fim de semana. Esta situação ajudará a todos a formarem um vínculo mais amigável, o que facilitará a jornada de trabalho.
Qual o papel do RH na instauração de um ambiente de trabalho saudável?
Existem diversas ações importantes que ajudam o RH a melhorar o clima organizacional da empresa.
Alguns pontos relevantes precisam ser colocados em prática, como realização de investigações internas com os colaboradores para alinhamento com a estratégia, gestão de equipes horizontais com boa comunicação e em busca da equidade e melhoria da qualidade de vida.
Além disso, conforme mencionado acima, é importante:
- Melhorar o fluxo de informações da empresa;
- Realizar treinamentos internos, abrir espaço para feedback;
- Monitorar insatisfações no ambiente de trabalho;
- Realizar campanhas de conscientização sobre segurança no trabalho e motivar a equipe;
As empresas precisam entender que sem pessoas não há negócios. Cada empresa é essencialmente construída por seus funcionários e seus esforços para a produtividade e desempenho da empresa. Portanto, o departamento de recursos humanos deve tentar valorizar os funcionários e criar um bom ambiente de trabalho para todos constantemente.
Conclusão
Ao longo deste artigo, nós explicamos o que é ambiente de trabalho saudável, porque as empresas devem se preocupar com isso e quais são os principais benefícios, além de apresentar a melhora na qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores.
Entendemos, também, qual o papel do RH na instauração de um ambiente de trabalho saudável. Portanto, é muito importante buscar constantemente estratégias que possam motivar seus profissionais.
Para atingir essa diferenciação e conseguir atrair e reter talentos, é necessário buscar sempre dar feedback a toda a equipe, realizar reuniões periodicamente para entender os desafios e necessidades dos funcionários, além de se tornar uma organização que está aberta à inovação e ao diálogo.
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