Tudo sobre ambientes de trabalho: tipos, regras da CLT e dicas para um espaço ideal
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Time Pontotel 6 de agosto de 2024 Gestão de Pessoas
Tudo sobre ambientes de trabalho: tipos, regras da CLT e dicas para um espaço ideal
Entenda por que as empresas precisam se preocupar em oferecer um bom ambiente de trabalho aos funcionários e os impactos no negócio.
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Oferecer um bom salário não é mais o suficiente para atrair e reter talentos nas empresas. Isso porque os profissionais estão cada vez mais preocupados com sua qualidade de vida e bem-estar. E um dos fatores que impactam nesses parâmetros é a qualidade do ambiente de trabalho.

Um bom local de trabalho não só aumenta a felicidade dos funcionários, como também melhora sua produtividade e reduz o turnover. Por isso, empresas que se preocupam em oferecer as melhores condições de trabalho aos seus funcionários normalmente são mais lucrativas e competitivas.

Para comprovar isso, basta consultar alguns estudos sobre o tema. Este artigo apresentará os resultados de algumas dessas pesquisas, e explicará os tipos de ambientes de trabalho e por que as empresas precisam se preocupar com esse assunto. Para isso, serão abordados os seguintes tópicos:

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Boa leitura!

O que é um ambiente de trabalho?

mulher sentada em uma mesa de frente para o notebook em um ambiente com muitas plantas

O ambiente de trabalho é o espaço no qual os colaboradores de uma empresa realizam suas atividades profissionais. Ele engloba não apenas o local em si, mas também a cultura organizacional, as relações interpessoais, os recursos disponíveis e as políticas internas que influenciam o dia a dia dos trabalhadores.

Quais os tipos de ambientes de trabalho?

Os ambientes de trabalho não incluem apenas espaços físicos. A evolução da tecnologia e as transformações das relações de trabalho permitiram o surgimento de locais que vão além da sede da empresa. Por isso, atualmente, as organizações podem optar por diferentes modelos de trabalho. Conheça cada um deles a seguir:

Presencial

O ambiente de trabalho presencial é o modelo mais antigo e tradicional adotado pelas empresas. Nesse modelo, os funcionários se deslocam até um local físico, como um escritório, fábrica ou loja, para realizar suas atividades. 

Híbrido

O modelo híbrido combina as características do trabalho presencial com o remoto. Para isso, a empresa determina que o colaborador cumpra uma parte da sua jornada na sede da empresa e outra parte em casa. 

Em outras palavras, nesse modelo, os funcionários não precisam comparecer fisicamente no escritório todos os dias da semana. Sua presença ou ausência na empresa pode ser combinada por meio de escalas de trabalho, entre outras negociações. 

Remoto

O ambiente de trabalho remoto ganhou força após a pandemia e o processo de transformação digital das empresas. Nesse modelo, os funcionários não precisam comparecer fisicamente no escritório ou na sede da organização. Afinal, eles podem exercer suas atividades de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. 

Flexível

Os ambientes flexíveis são aqueles nos quais as jornadas de trabalho podem ser adaptadas às necessidades do colaborador. Portanto, não se trata de um espaço, mas de uma cultura que oferece aos funcionários a liberdade de escolher quando e onde trabalhar, focando resultados em vez de horários fixos.

Coworking

O coworking é um espaço de trabalho físico e compartilhado por freelancers, profissionais liberais, funcionários que fazem trabalho remoto e até pequenas empresas. Na prática, ele funciona como um escritório que pode ser compartilhado entre empresas e profissionais independentes. 

O que a CLT diz sobre os locais de trabalho?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dedica várias seções para tratar de requisitos que as empresas devem cumprir para garantir um ambiente de trabalho seguro, salubre e adequado aos colaboradores.

As seções VI a IX, por exemplo, que abrangem os artigos 170 a 181, tratam sobre algumas das condições mínimas de trabalho que o ambiente deve apresentar para ser considerado aceitável, como níveis de iluminação, ventilação e instalações elétricas. 

O capítulo II-A, incluído pela Reforma Trabalhista, que envolve os artigos 75-A a 75-F, ainda trata do conceito de teletrabalho (home office), regulamentando o modelo de trabalho remoto.

Vantagens de um bom local de trabalho

Oferecer um bom ambiente de trabalho aos trabalhadores é uma das estratégias que as empresas devem investir para atrair e reter talentos, entre outras vantagens. Para comprovar isso, basta consultar os resultados de pesquisas sobre esse assunto.

Segundo um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, funcionários felizes são cerca de 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e ainda conseguem vender 37% a mais em comparação a seus colegas. Além disso, eles oferecem um atendimento melhor ao cliente, reduzem desperdícios e evitam acidentes de trabalhos.

Embora não exista uma fórmula para garantir a felicidade no trabalho, oferecer um bom ambiente de trabalho é um dos fatores que contribuem para esses resultados. Já a pesquisa da Great Places to Work (GPTW) revelou que oferecer um excelente ambiente de trabalho ajuda a manter os funcionários produtivos e engajados.

Por conta disso, empresas reconhecidas por serem um bom local para se trabalhar reduziram sua taxa de rotatividade em até três vezes e lucraram 7% a mais do que as maiores organizações do país.

Em outras palavras, investir em um bom ambiente de trabalho é fundamental para melhorar a marca empregadora do negócio e construir uma empresa mais competitiva e lucrativa.

Como construir um ambiente de trabalho ideal?

mulher em pé segurando uma câmera e de frente a uma mesa com um notebook e outras câmeras

Mais do que um local bonito e agradável, um ambiente de trabalho ideal exige investimento no conforto e na construção de uma cultura que impacte o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores. Para alcançar esse objetivo, as empresas podem seguir as dicas abaixo.

Invista em ergonomia e segurança

Investir em ergonomia significa criar um ambiente compatível com as necessidades físicas, emocionais e mentais dos funcionários. Ou seja, construir um ambiente de trabalho seguro, confortável e acolhedor. 

Para isso, a empresa pode adotar diversas estratégias, como investir em cadeiras, mesas e outros móveis ergonômicos. Ela também pode oferecer treinamentos sobre segurança no trabalho, que ensine os trabalhadores como utilizar os equipamentos da forma correta e o que fazer para evitar doenças ocupacionais.

Ofereça flexibilidade

Adotar uma jornada de trabalho flexível garante mais autonomia e liberdade aos colaboradores. Assim, eles conseguem gerenciar suas atividades conforme suas demandas profissionais e pessoais, dentro de políticas e prazos da empresa. 

Na prática, essa flexibilidade permite que o funcionário defina quando trabalhar e consiga tempo para cuidar da sua saúde e qualidade de vida. No entanto, é importante que a empresa invista em procedimentos e tecnologias, como um ponto eletrônico, para que esse tipo de jornada seja adotado com sucesso.

Tenha uma boa infraestrutura e um bom clima organizacional

Oferecer uma boa infraestrutura também é essencial para melhorar o ambiente de trabalho. Por isso, a empresa precisa utilizar um espaço físico compatível com o número de colaboradores que inclua áreas comuns, como cozinha equipada, copa e banheiros limpos e bem conservados, por exemplo.

Além desses aspectos físicos, as organizações também precisam adotar medidas para construir um clima organizacional mais saudável. Por exemplo, estimular a comunicação transparente, oferecer planos de carreira, bonificações e recompensas, entre outras estratégias.

Como o RH pode contribuir na construção de um bom ambiente de trabalho?

O trabalho do setor de Recursos Humanos (RH) é fundamental para construir e manter um bom ambiente de trabalho na empresa. Afinal, ele tem poder e competência para definir estratégias que impactam o local de trabalho. 

Os profissionais do RH podem, por exemplo, criar políticas que permitam a flexibilização da jornada e a manutenção da ergonomia do local de trabalho. Eles ainda podem desenvolver e implementar políticas de diversidade e inclusão, programas de treinamento e desenvolvimento contínuo, entre outras práticas.

O setor também pode investir em endomarketing e criar canais de comunicação eficazes, nos quais os colaboradores se sintam à vontade para dar e receber feedback de forma respeitosa. No entanto, como pontuado pelo CEO da GoGood, o processo de construção de um bom ambiente de trabalho não depende exclusivamente do RH. 

As questões de bem-estar são muito, muito complexas para o RH conseguir endereçar sozinho. A primeira dica é que o bem-estar precisa ter uma preocupação global dentro da companhia. O RH precisa envolver a diretoria e precisa ter a capacidade de mostrar a importância desse tema para a diretoria e, de fato, colocar esse projeto para rodar”, explica Bruno. 

Conclusão

O ambiente de trabalho é o local físico ou virtual no qual os colaboradores de uma empresa realizam suas atividades profissionais. Por conta do impacto desse local na saúde e no bem-estar dos trabalhadores, a CLT estabelece normas que as empresas precisam cumprir para garantir a saúde e a segurança dos funcionários no ambiente de trabalho.

No entanto, mesmo que essas regras não existissem, investir em um bom ambiente de trabalho é uma estratégia inteligente. Afinal, ela proporciona várias vantagens à empresa, como aumento da produtividade, queda da rotatividade de funcionários e melhora da sua competitividade.

Para obter esses e outros benefícios, as organizações podem investir em ergonomia, segurança e flexibilidade, tal como na construção de uma boa infraestrutura e um bom clima organizacional. 

Visando a alcançar esse objetivo, as empresas precisam da colaboração do setor do RH e da sua liderança para desenvolver e implementar práticas que promovam um ambiente de trabalho mais saudável.

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