Se você precisasse definir o ambiente de trabalho da sua empresa entre colaborativo ou padrão, qual seria a sua resposta?
Caso você tenha definido como padrão, talvez esse seja o momento ideal da sua empresa começar a investir em ações que transformem esse ambiente em colaborativo. Quer saber o motivo?
Segundo um estudo realizado pela ADP Research Institute, os brasileiros são os profissionais mais engajados, considerando os 25 países diferentes, onde essa pesquisa foi feita.
O estudo também mostrou que parte desse engajamento só é possível graças à confiança que os profissionais têm em seus líderes, e, para quem não sabe, a confiança é uma das principais características de um ambiente colaborativo.
Um ambiente de trabalho colaborativo, tende a estimular um desempenho muito mais qualificado dos trabalhadores, estimulando o crescimento conjunto das empresas e seus profissionais, e para você entender todas as vantagens de adotar esse tipo de ambiente, nesse conteúdo responderemos as seguintes perguntas:
- O que é um ambiente colaborativo?
- O que é uma pessoa colaborativa?
- Como desenvolver um ambiente colaborativo?
- Como o ambiente colaborativo pode auxiliar na sua empresa?
- Quais são as vantagens de trabalhar em um ambiente colaborativo?
- Como ter um ambiente colaborativo de confiança?
Aproveite o conteúdo!
O que é um ambiente colaborativo?
Muito se fala a respeito de ambiente de trabalho colaborativo, mas, nem todo mundo entende o que é ser colaborativo.
Segundo o dicionário online de português, o termo colaborativo significa algo “produzido em conjunto com outras pessoas; desenvolvido com a contribuição de: meu trabalho é super colaborativo, feito com o intuito de facilitar a vida de milhões de pessoas.”
Sendo assim, quando falamos de ambiente colaborativo, podemos definir que se trata de um lugar onde as pessoas atuam em colaboração umas com as outras.
É exatamente esse o princípio de um ambiente de trabalho colaborativo. Quando uma empresa se diz colaborativa, imaginamos logo que nela todos os colaboradores são engajados, parceiros e tem voz.
Num ambiente de trabalho colaborativo, não só os funcionários são considerados, fornecedores e clientes também são considerados nos processos, e todos os feedbacks colaboram para a realização de um bom trabalho.
Quais são suas características?
Já entendemos a base da colaboratividade nos ambientes, mas, quais são as principais características do ambiente colaborativo?
Normalmente, ambientes colaborativos costumam ser acolhedores, dinâmicos e bem liderados, onde as pessoas se sentem estimuladas a sempre partilhar ideias e demonstrar suas habilidades.
Esse tipo de ambiente pode ser criado de forma física, em escritórios compartilhados, onde os funcionários têm liberdade de tirar dúvidas, expor situações e trabalhar em conjunto.
Ou, seguindo as novas características corporativas, que mesmo em ambientes híbridos, conseguem estimular a colaboração, graças a um bom processo de integração.
O que é uma pessoa colaborativa?
Trabalhar colaborativamente pode estimular diversos benefícios, não só para as empresas, mas também para os profissionais.
Um comportamento baseado em colaboração pode ampliar as possibilidades de qualquer grupo, por isso, aplicar essa estratégia, tanto no trabalho como na vida, soma ganhos positivos para as pessoas.
Normalmente, pessoas colaborativas possuem algumas características comuns, facilitadoras para um bom trabalho em ambientes colaborativos, dentre essas estão:
- Empatia;
- Organização;
- Liderança;
- Sociabilização;
- Diplomacia.
Profissionais com essas habilidades, costumam exercer um papel colaborativo bastante eficiente, e sabem como ninguém trabalhar em equipe e ter as atitudes certas em situações complicadas.
Como desenvolver um ambiente colaborativo?
Diversas empresas já seguem o modelo de trabalho colaborativo, mas muitas ainda têm estruturas engessadas, e desejam implementar esse estilo de trabalho em seus ambientes.
A Psicóloga Organizacional, Lara Avelino, fala sobre a importante de desenvolver um ambiente mais humanizado e focar em estratégias para alimentá-lo:
“Temos que prezar para que o colaborador se sinta bem, ouvido e visto, o que é difícil no ambiente corporativo. Esses pontos são muito importantes para que as estratégias funcionem e para o engajamento do colaborador.”
Desenvolver um ambiente colaborativo não é uma tarefa difícil, mas, é muito importante que antes de implementar medidas de trabalho colaborativo, a empresa alinhe sua cultura organizacional com esse interesse.
É fundamental que o empreendimento alinhe suas expectativas com os seus profissionais, e, para isso, o RH precisa exercer um papel ativo de envolvimento, deixando claro para todos os colaboradores quais são os benefícios que um ambiente colaborativo pode somar para todos no negócio.
Com isso bem definido, o próximo passo é implementar alguns fatores essenciais, que todo ambiente colaborativo deve ter. Confira alguns:
- Ambiente de confiança
A confiança é um fator primordial, que deve ser estimulado no ambiente de trabalho, partindo das lideranças, e refletindo em todos os setores de uma empresa.
Ambientes de trabalho confiáveis, são mais propensos a estimular a colaboração, principalmente pelo fato dos profissionais não trabalharem sob desconfiança dos colegas de trabalho, e até mesmo da empresa.
- Liderança forte
É normal que ambientes de trabalho colaborativos, possuam um líder forte, que sabe organizar bem todas as tarefas, e estimular os profissionais da melhor forma possível.
Bons gestores, além de saberem como aproveitar o melhor de cada colaborador, ainda encontram soluções em situações de caos, transformando a colaboração em um hábito positivo e motivador para as equipes.
- Treinamentos e capacitação
Ambientes colaborativos de trabalho devem estimular o crescimento dos profissionais constantemente, para que as rotinas de trabalho não se tornem maçantes ou focadas apenas em produção.
Empresas que prezam por esse tipo de ambiente, treinam e capacitam seus funcionários constantemente, no intuito de sempre engajar seus colaboradores, os estimulando a sempre colaborar com o negócio do qual fazem parte.
Como o ambiente colaborativo pode auxiliar na sua empresa?
Ambientes colaborativos tem a capacidade de unir equipes em prol de objetivos comuns, o que para empresas, pode refletir em equipes mais engajadas, funcionários sempre empenhados e resultados muito positivos.
Além disso, esse comportamento é capaz de contribuir também para:
- o compartilhamento de conhecimento;
- fortalecimento das forças do negócio;
- mais inovação;
- projetos mais criativos;
- criação de estratégias mais robustas;
- criação de uma rede de apoio;
- a retenção de profissionais;
- um clima organizacional positivo;
- dentre outras formas.
Tudo isso graças à colaboração, que pode ter um impacto bastante positivo em um ambiente de trabalho que estimula a colaboração e a interação entre líderes e equipes.
Quais são as vantagens de trabalhar em um ambiente colaborativo?
Para os profissionais, um ambiente colaborativo também pode ser bastante benéfico, afinal, além dos colaboradores terem mais espaço de fala, eles têm a possibilidade de se desenvolver em um ambiente que preza pela boa convivência e harmonia, o que por si só já é bastante positivo.
Ambientes colaborativos estimulam tanto o crescimento coletivo, como o individual, por isso, o engajamento e o cumprimento de metas se torna superior em empreendimentos que sabem a importância de valorizar as pessoas não só como equipes, mas também individualmente.
São inúmeras as vantagens de se trabalhar em um ambiente colaborativo, e dentre essas, podemos citar principalmente as experiências positivas, a criatividade, o foco em colaboratividade, e principalmente o engajamento coletivo.
Tudo isso reflete em empresas e pessoas muito bem sucedidas, que costumam atingir metas, criar inovações e sempre executar um trabalho de qualidade.
Como ter um ambiente colaborativo de confiança?
Ambientes colaborativos costumam ser inovadores, por isso, muitas pessoas se interessem em participar desse tipo de estrutura de trabalho.
Mas, qual a forma mais adequada de construir um ambiente colaborativo, passando aos colaboradores a confiança necessária para que eles não só façam parte dessa estrutura, mas também partilhem dela para alcançar suas metas pessoais?
A resposta é: crie uma estrutura verdadeira, onde o trabalho seja desenvolvido com transparência. Torne as relações humanizadas, estimule a colaboração em todos os processos da empresa, e o reflexo será visto em resultados com muita criatividade e inovação.
Ambientes colaborativos não são para o futuro, mas para o agora, e muitos negócios já perceberam que essa tendência já é uma prática, que deve ser estimulada e explorada, a fim de criar ambientes de trabalho menos rotineiros e diferenciados.
Conclusão
Ao longo deste conteúdo pudemos entender que um ambiente colaborativo é resultado do trabalho em equipe, que estimula a colaboração de ideias, e valoriza o desenvolvimento das empresas, a partir da colaboratividade.
Esse instinto de colaboração deve fazer parte da cultura do negócio, e ser repassada das lideranças para suas equipes, para que todos estejam sempre motivados a trabalhar em conjunto, a fim de atingir os objetivos da empresa de maneira coletiva.
São muitos os benefícios de um ambiente colaborativo, dentre esses, podemos citar principalmente: funcionários mais engajados, negócios fortalecidos, e projetos mais criativos.
Por fim, é muito importante que as empresas vejam a colaboratividade de forma positiva, e estimulem essa prática, afinal, engajamento simboliza retenção de bons profissionais, e isso garante baixa rotatividade, e empresas muito mais estruturas.
Gostou do aprendizado sobre ambiente colaborativo? Que tal compartilhar esse conteúdo com os seus colegas de trabalho e já ir estimulando essa prática!
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