A alocação de professores têm um certo grau de complexidade e, por isso, deve ser feita de forma assertiva. Ela está estreitamente ligada ao desenvolvimento de uma promissora gestão docente. Em essência, esse processo ajuda no ensino-aprendizagem e, consequentemente, na captação de alunos, que não sofrerão com a falta de professores.
Quando uma instituição de ensino, seja ela uma escola ou uma faculdade, aloca um professor em determinada turma, isso não é feito de modo aleatório, mas, sim, de forma estratégica. Ao realizar tal ação, ela o faz em prol de um objetivo claro: favorecer o gerenciamento da sala de aula, melhorando os resultados de professores e alunos.
Como ficará mais claro ao longo deste conteúdo, além de adotar medidas como engajar os professores para mantê-los motivados e incentivá-los a se qualificarem por meio de cursos e certificações, também é primordial que a instituição de ensino execute uma eficiente alocação de professores.
Nesse sentido, de modo que todos os aspectos referentes a esse assunto sejam esclarecidos, este conteúdo irá discorrer sobre os seguintes tópicos:
- O que é alocação de professores?
- Qual a importância de organizar a alocação de professores?
- Em quais momentos pode ser realizada a alocação de professores?
- Como solucionar a alocação de maneira prática?
- Quais as vantagens da alocação eficiente de professores para os alunos e para a instituição de ensino?
- Como os sistemas de Workforce Management auxiliam na alocação de professores?
Boa leitura!
O que é alocação de professores?
A alocação de professores diz respeito ao processo de selecionar um docente e alocá-lo para ministrar aula em determinada turma e horário. Isso deve ser feito em conformidade com a carga horária do professor, que pode trabalhar até 44 horas por semana e 8 horas por dia.
Tal alocação deve respeitar a carga horária e levar em conta a aptidão do docente para ministrar a disciplina em questão. Dessa forma, tanto o professor é incluído, de forma eficaz, na grade horária da turma, quanto a turma é incluída na grade horária do professor.
Uma instituição faz essa alocação em certos cenários, entre eles: no começo de cada ano letivo, diante da necessidade da mudança de turmas e professores e quando um docente se aposenta ou pede licença. De toda forma, isso ocorre segundo as preferências do docente, mas também com base nas exigências pedagógicas e administrativas da instituição.
Como destacado acima, a alocação está diretamente relacionada à grade horária do docente, uma vez que ele será alocado em turmas e horários distintos; em determinados casos, ele trabalhará até em mais de uma escola, por exemplo. A instituição, portanto, deve alocar um professor para suprir todas as demandas que possui no ano letivo em questão.
Além disso, desde que seja feito da forma correta, um docente pode ser alocado em outra turma ao longo do ano quando necessário. Isso deve ser feito sempre sob o pensamento de que, acima de tudo, o maior objetivo de uma instituição de ensino é proporcionar uma educação de qualidade para os discentes.
Qual a importância de organizar a alocação de professores?
A importância de organizar a alocação de professores está intimamente conectada ao gerenciamento competente do corpo docente de uma instituição de ensino.
Em termos gerais, a partir do momento que uma instituição de ensino já conhece a disponibilidade que cada docente tem, sabe quais disciplinas ele pode ministrar e possui o planejamento de turmas – basta que ela designe, estrategicamente, cada professor nas turmas e horários.
De forma resumida, esse processo auxilia uma escola, por exemplo, a montar as escalas de trabalho dos professores e, junto a isso, a controlar a jornada de trabalho deles.
Desse modo, quando essa alocação é feita de forma eficiente, consegue-se evitar o máximo de transtornos para a direção da instituição de ensino, bem como para a equipe pedagógica, outros professores e, é claro, para os próprios alunos.
Por último, diferentemente do que ocorre com os colaboradores de uma empresa, os professores precisam ministrar aulas não só em horários diferentes, mas também em instituições diferentes em determinados casos. Isso torna a organização da alocação dos docentes primordial para o perfeito funcionamento da comunidade escolar e acadêmica.
Em quais momentos pode ser realizada a alocação de professores?
Determinados cenários são responsáveis para que uma instituição de ensino precise fazer a alocação de professores. Além dos já citados, como aposentadoria, licenças e começo do ano letivo, existem também imprevistos e faltas de professores. Entenda a fundo a seguir.
Imprevistos e faltas de professores
Imagine que um professor comunica que não irá conseguir ministrar aula em determinado dia. Diante disso, é necessário que, a instituição de ensino faça a alocação temporária de um professor substituto, de modo que os alunos não fiquem sem aula e a grade curricular seja atrasada.
Essa ação, como abordado anteriormente, requer algumas observações, como alocar um docente específico para a disciplina em questão e evitar o conflito de horários.
Os imprevistos também são fatores que exigem de uma instituição de ensino a realização da alocação de professores. Afinal, são situações que podem impedir que um professor trabalhe por certo período.
Como solucionar a alocação de maneira prática?
Para evitar quaisquer complicações em instituições de ensino, como os imprevistos e as faltas de professores mencionados, é crucial que se faça uma alocação de docentes do jeito certo. Esse processo inclui algumas medidas práticas.
De forma descomplicada, a solução para tais problemas é criar um horário escolar que esteja de acordo com a carga horária do professor. Isso, além de envolver a aplicação de boas práticas, que serão tratadas melhor ainda neste conteúdo, também envolve o uso de ferramentas que otimizem o processo e diminuam o número de erros, como um sistema.
Tenha um sistema eficiente de alocação de pessoas
A alocação de professores pode ser feita, basicamente, de duas maneiras: de forma manual ou de forma automatizada, este mediante o uso de um software inteligente para alocação de pessoas. Dependendo do porte que uma instituição de ensino tem, o modo como ela irá fazer a alocação dos professores será decisivo no ganho ou não de resultados satisfatórios.
Ao realizar esse processo de forma manual, além de precisar investir mais tempo em sua execução, a alocação acaba sendo pouco eficiente e abrindo margem a erros. Sem contar a dificuldade de alocar um docente conforme certos fatores, como a quantidade de disciplinas, a disponibilidade dos professores e as regras da instituição.
Por outro lado, no que diz respeito à realização da alocação de professores com o auxílio de um software, a instituição de ensino passa a usufruir de diversos pontos positivos. Um deles é justamente a facilidade e a agilidade na visualização de quais professores têm disponibilidade para serem alocados.
Quais as vantagens da alocação eficiente de professores para os alunos e para a instituição de ensino?
Independentemente de ser feita em uma universidade ou em uma escola, a correta alocação de professores traz diversos benefícios. Entre eles, tem-se o aumento da retenção de alunos.
Em outras palavras, a instituição de ensino torna-se capaz de, ao designar os professores certos em horários assertivos para determinadas turmas, evitar que os professores faltem por conta de conflitos de horários. Como resultado disso, os alunos permanecem matriculados e concluem a sua jornada educacional.
Quais as melhores práticas para a alocação de professores em diferentes níveis de ensino?
No Brasil, existem diferentes níveis de ensino nos quais os professores atuam, como as creches, as escolas primárias e secundárias e as universidades. Em todos eles, alocar os professores do jeito certo é fundamenta. No entanto, para isso, devem ser adotadas as melhores técnicas de otimização de forma combinada.
Como a alocação de professores deve estar, obrigatoriamente, em harmonia com a grade horária deles, é preciso que a instituição de ensino observe determinados componentes, como a disponibilidade de cada docente.
Em uma faculdade, por exemplo, entre as boas práticas de alocação, tem-se a seguinte: após definir os horários em que cada aula irá ocorrer, deve-se alocar os docentes levando em conta as disciplinas de acordo com as áreas de conhecimento deles.
Outra prática para se realizar uma alocação de docentes correta é a seguinte: se um professor ministra aula em duas instituições distantes uma da outra, é recomendado que a alocação considere o tempo de deslocamento que ele gasta para se locomover entre elas.
Como os sistemas de Timesheet auxiliam na alocação de professores?
Os sistemas de Timesheet ajudam a otimizar a alocação de docentes ao facilitar o controle de horas trabalhadas, a disponibilidade de professores e a organização de escalas.
Esses sistemas permitem que as instituições de ensino acompanhem a jornada de trabalho em tempo real, identificando rapidamente professores disponíveis para substituições ou reorganização de turmas, algo de extrema importância diante de imprevistos como faltas ou licenças.
Além disso, a automação trazida pelos timesheets reduz erros na atribuição de disciplinas, melhora a transparência nas horas extras e ajuda a seguir as diretrizes trabalhistas.
Mais adiante, os sistemas de timesheet, oferecem a vantagem de gerar relatórios detalhados sobre a jornada de trabalho e desempenho dos docentes. Esses relatórios ajudam na identificação de padrões, como professores que frequentemente acumulam horas extras ou que precisam de suporte em sua organização.
Além disso, essa ferramenta também auxilia uma instituição de ensino no controle de ponto dos professores.
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Conclusão
Ao compreender a fundo sobre a alocação de professores, você pôde perceber que esse processo é fundamental para que haja um funcionamento promissor das atividades educativas em uma instituição de ensino. Também foi mencionado que essa alocação leva em consideração certos aspectos, como preferência do docente e restrições da instituição.
Observou-se, em seguida, a necessidade de se fazer a alocação dos docentes de acordo com diversos componentes, sobretudo com a grade horária deles. Isso porque, no final das contas, a correta execução da alocação irá beneficiar todos os envolvidos, seja o diretor de uma escola, o gestor de um curso superior e, claro, o próprio discente.
Também foi possível compreender quais ações as instituições de ensino devem tomar para que consigam executar uma alocação de professores assertiva. Os cuidados para fazê-la ganham maior destaque quando são considerados todos os níveis de ensino existentes no Brasil e que, em cada um deles, a alocação assume certas particularidades.
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