Alfabetização digital: o que é e como promover na empresa?
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Time Pontotel 20 de fevereiro de 2025 Gestão de Pessoas

Alfabetização digital no ambiente corporativo: conceito, pilares, desafios e como promover na empresa

Qual é o conceito de alfabetização digital? Entenda como a empresa pode promover o letramento digital dos seus funcionários e os benefícios de fazer isso.

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A alfabetização digital tornou-se indispensável em vários aspectos da vida moderna, como no ambiente corporativo. Para profissionais entrando no mercado de trabalho, por exemplo, ter competências digitais pode ser o diferencial que os fará conseguir um emprego. Por outro lado, para empresas, essa alfabetização as fará ter times de alta performance.

Apesar disso, a Anatel fez um estudo e descobriu algo interessante atrelado a isso: só 30% da população brasileira têm habilidades digitais básicas. A pesquisa também aborda que, quando comparado a outros países, “o Brasil ainda possui um longo caminho para se posicionar entre as 20 economias mais desenvolvidas em relação às habilidades digitais”.

É diante de desafios como esse, bem como dos benefícios que esse letramento digital traz, que as empresas precisam saber promovê-lo. Além disso, são várias as nuances que também devem ser compreendidas pelos trabalhadores, dos mais novos aos mais experientes no mercado. 

Para tratar o assunto com mais detalhes, este texto abordará os seguintes tópicos:

Tenha uma ótima leitura!

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O que é alfabetização digital?

A alfabetização digital diz respeito à capacidade de alguém usar as tecnologias da informação e comunicação com eficácia. Nesse sentido, ela também pode ser denominada letramento digital.

Muitas situações rotineiras podem exemplificar que uma pessoa tem essa capacidade no ambiente digital, como:

  • Fazer chamadas de vídeos, seja para falar com amigos ou colegas de trabalho;
  • Usar softwares, como editores de texto, bem como aplicativos de celular;
  • Navegar pela internet em busca de informações.
 

Os pilares da alfabetização digital no ambiente corporativo

Homem com roupas sociais sorrindo com um tablet na mão, com um escritório corporativo ao fundo

A alfabetização digital trata-se de uma capacidade que se estende a todas as nuances da vida de uma pessoa, incluindo o seu lado profissional. Como destaca Marcelo Ciasca, CEO da Stefanini Brasil, em um mundo cada vez mais conectado:

“A alfabetização digital não é apenas um diferencial, é uma necessidade fundamental para a força de trabalho do futuro”.

Nesse sentido, esse letramento digital tem seus pilares dentro do contexto empresarial. Isso é explicado em detalhes a seguir:

Acessibilidade

Um dos aspectos principais da alfabetização digital em uma empresa envolve a acessibilidade que os colaboradores têm ao usar equipamentos, softwares e conexão de internet para, assim, conseguirem fazer suas tarefas diárias.

Isso, obrigatoriamente, ressalta algo que as organizações não devem deixar de fora: tornar as tecnologias da informação e comunicação disponíveis e acessíveis a todo o seu quadro de pessoal, independentemente de condição física, cognitiva ou econômica. 

Domínio de competências técnicas

Outro pilar da alfabetização digital no local de trabalho abrange o domínio de habilidades técnicas, as hard skills, por parte de todos os funcionários. Isso os fará conseguir usar as ferramentas e os softwares que precisam para cumprir suas funções, afinal, sem essas competências, eles acabam sendo menos produtivos.

Segurança digital

A segurança digital, mais um dos fundamentos da alfabetização digital, trata-se da capacidade que os colaboradores têm quando o assunto é adotar práticas seguras para não serem “porta de entrada” para ataques virtuais na empresa. É o que ocorre quando eles usam autenticação multifator e sabem como identificar tentativas de phishing.

 

Qual a importância do letramento digital na empresa?

Quando uma empresa tem funcionários alfabetizados digitalmente, ela se beneficia em vários sentidos. Seus times se tornam mais eficientes, por exemplo, pois eles têm as habilidades digitais necessárias para entregar as demandas.

Enquanto isso, sob a perspectiva dos profissionais, a alfabetização digital é um diferencial que os colocará à frente em processos de contratação. Isso ocorre porque funcionários com tal letramento, especialmente se trabalharem em regime remoto ou em cargos que usam aparelhos como computadores, conseguem colaborar e inovar mais.

Conforme o estudo “Skill Shift: Automation and the Future of the Workforce”, da McKinsey & Company, em um futuro automatizado, há mudanças significativas relativas à demanda de habilidades na força de trabalho, como as “habilidades digitais mais básicas relacionadas à crescente prevalência de tecnologias digitais em todos os locais de trabalho”.

 

E os maiores desafios?

A alfabetização digital traz alguns desafios, como funcionários que podem apresentar certa resistência em adotar novas tecnologias e custos que a empresa pode ter na hora de investir em cursos para alfabetizar seu quadro de pessoal com as habilidades digitais.

Além disso, como esse letramento envolve o entendimento de práticas de segurança digital, outro desafio é justamente proteger informações sensíveis ao adotar novas tecnologias na empresa. Em caso de falhas, pode haver vazamento de dados ou mesmo ciberataques.

 

Como promover a alfabetização digital na empresa?

Quatro pessoas analisando arquivos em dois notebooks com ambiente corporativo no fundo

As empresas conseguem promover a alfabetização digital de várias formas; logo, o que devem fazer é saber quais ações adotar e de que maneira. Isso beneficiará os seus funcionários com competências digitais que os deixarão mais eficientes no dia a dia. Veja:

Programas de treinamento e desenvolvimento digital

A primeira ação refere-se à oferta de treinamentos, como fazer eventos, internos ou externos, com especialistas que compartilharão conhecimentos acerca do uso de ferramentas novas. Também podem ser cursos online e mentoria interna, nos quais funcionários mais experientes ensinam aqueles menos letrados digitalmente. 

Integração de tecnologias na rotina de trabalho

Para alfabetizar seus funcionários, a empresa também pode começar a integrar novas tecnologias na rotina de trabalho. Se quer deixar os times mais coordenados, uma alternativa é usar softwares de gestão de projetos. A ideia é inserir tecnologias que, aos poucos, incentivem os funcionários a desenvolver novas habilidades digitais.

Criação de uma cultura de inovação

A cultura de inovação tem uma capacidade específica que favorece a alfabetização digital em uma empresa: ela consegue incentivar os funcionários a buscar novas maneiras de fazer as coisas — e isso inclui aprender e adotar novas tecnologias. 

Nesse sentido, como traz Mariá Boaventura, diretora de pessoas e cultura da Sankhya, deve-se entender que uma “cultura alinhada à estratégia de um negócio é fundamental para o alcance dos seus resultados e objetivos”. 

Monitoramento e avaliação contínua do progresso

Uma maneira assertiva de uma empresa identificar quais funcionários, ou até times inteiros, precisam de mais formação e suporte é fazendo o monitoramento e a avaliação contínua do progresso deles.

Um cenário que exemplifica isso, embora haja outros, é quando alguns do time de vendas não sabem bem usar o software de CRM. Quando a empresa descobre que há essa lacuna, ela pode, em prol da alfabetização digital e produtividade dos profissionais, promover um treinamento.

Conclusão

A alfabetização digital é essencial em todos os contextos da vida humana, como na esfera da atuação profissional: é o que fará os funcionários serem mais produtivos. E se for um profissional em busca de emprego, ter esse tipo de letramento o colocará em destaque.

Como cita Naomi Wagatsuma, analista de projetos, é preciso que as empresas olhem, em uma gestão estratégica, para o seu quadro de pessoal “entendendo como o colaborador e o time podem evoluir, sempre alinhado com os objetivos estratégicos da empresa”.

Nesse sentido, as organizações, ao compreenderem a importância do letramento digital para se ter funcionários mais eficientes, devem encontrar formas de saber quando eles precisam dessa alfabetização para aprimorar suas habilidades digitais.

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