Os meses coloridos são ações importantes para conscientizar a população sobre diversas pautas relevantes para a sociedade. O Abril Verde aparece como um momento para lembrar o alto número de acidentes de trabalho e a importância das medidas de prevenção nas empresas.
A segurança do trabalho é um tema essencial, pois a partir de medidas preventivas busca-se garantir a integridade física e a saúde mental dos colaboradores. As ações de prevenção de acidentes e doenças laborais protegem os trabalhadores e impactam positivamente a eficiência operacional das empresas.
O Abril Verde tem o objetivo de reforçar as pautas sobre a segurança dos profissionais no ambiente de trabalho. Este artigo destacará o que é o Abril Verde, qual a importância da discussão do tema e como sua imprensa pode promover o mês de conscientização. Os tópicos discutidos serão:
- O que é o Abril Verde?
- Qual a importância da promoção do Abril Verde?
- O que diz a lei sobre a segurança no trabalho?
- Como promover o Abril Verde na sua empresa?
- Qual é o papel do RH durante a campanha do Abril Verde?
Quer saber mais? Então, siga a leitura!
O que é o Abril Verde?
O Abril Verde é uma campanha brasileira, realizada em todo o território nacional, com o intuito de promover a segurança e a saúde no trabalho. Seu objetivo principal é conscientizar a sociedade sobre prevenção de doenças ocupacionais e acidentes no ambiente de trabalho, que na maioria das vezes são evitáveis.
A campanha visa informar trabalhadores e empregadores sobre o tema para reduzir os números de acidentes de trabalho no país. Uma pesquisa do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho, apontou que apenas em 2022 houve mais de 612 mil acidentes.
Faz parte da campanha a promoção de medidas preventivas de acidente, a valorização da saúde física e mental dos profissionais, o investimento em ambientes laborais seguros, entre outras ações.
Quando surgiu o Abril Verde?
A campanha Abril Verde foi criada a partir da criação do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, em 2003. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e é lembrada no dia 28 de abril.
Posteriormente, também neste dia, foi instituído o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Além disso, ainda em abril é celebrado no dia 7 o Dia Mundial da Saúde. A adoção do Abril Verde foi ganhando força ao longo dos anos e, atualmente, é lei em diversas cidades e estados brasileiros.
Qual a importância da promoção do Abril Verde?
A realização do Abril Verde é muito importante para a manutenção da saúde e integridade física e mental dos colaboradores, além de ser essencial para a gestão empresarial, visto que profissionais saudáveis são mais produtivos e apresentam uma taxa menor de absenteísmo.
A seguir, foram elencados os principais benefícios do Abril Verde para empresas e trabalhadores:
Conscientização sobre a segurança no trabalho
A campanha é fundamental para promover a conscientização sobre o tema em todo o país, tanto para empregadores quanto para colaboradores, que também são responsáveis pela manutenção do próprio bem-estar no ambiente de trabalho.
O Abril Verde promove diálogos sobre a prevenção de acidentes e doenças laborais, e tem o papel de incentivar a adoção de medidas preventivas, além de reforçar a importância de cumprir as normas de segurança previstas na lei para cada setor.
Prevenção de acidentes laborais
Dados apontam que entre 2012 e 2022 mais de 25 mil profissionais brasileiros morrem em acidente de trabalho, reforçando a importância de levar informação sobre segurança no trabalho.
Assim, durante todo o mês de abril, a campanha busca educar os profissionais e os empregadores sobre como reduzir os riscos de acidentes de trabalho.
O Abril Verde fala, entre outros assuntos, sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), a importância de oferecer a estrutura adequada para realização do trabalho e a adoção de medidas preventivas.
Promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores
A campanha Abril Verde tem como um de seus principais objetivos promover a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Os temas abordados durante todo o mês de conscientização incentivam a adoção de ambientes de trabalho mais saudáveis.
Quando a cultura da empresa passa a entender a importância de ter profissionais saudáveis e a oferecer medidas preventivas, EPIs, treinamentos e outras ações, há uma valorização da saúde do trabalhador, um índice menor de desenvolvimento de doenças laborais e um clima organizacional mais agradável.
O que diz a lei sobre a segurança no trabalho?
A legislação brasileira traz algumas determinações sobre a segurança no trabalho com o intuito de promover a diminuição de acidentes e doenças laborais. As regras são para os empregadores e para os profissionais.
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) trata o assunto em diversas seções. O artigo 162, por exemplo, determina que:
“As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho.”
Além disso, o texto também traz a obrigatoriedade da criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), do uso de equipamentos de proteção, do cumprimento de requisitos técnicos que garantam a segurança dos profissionais nas edificações, entre outras medidas preventivas.
A CLT também determinou que o Ministério do Trabalho desenvolvesse normas de segurança do trabalho específicas para cada atividade ou setor. Assim, as normas regulamentadoras são essenciais para a proteção da saúde dos colaboradores.
Como promover o Abril Verde na sua empresa?
Adotar o Abril Verde é um passo significativo para aumentar a conscientização sobre a importância da adoção de medidas preventivas de acidente de trabalho e dos cuidados com a saúde dos profissionais.
Algumas atividades que podem ser realizadas durante todo o mês da campanha são:
Realizar palestras educativas
Uma das ações mais comuns durante o Abril Verde é a promoção de palestras educativas sobre diversos assuntos relacionados à segurança e saúde no trabalho. Para isso, é importante avaliar o setor de atuação da empresa e escolher os temas mais importantes para os seus colaboradores.
Também vale identificar se existem pontos de melhoria e eventuais falhas no seguimento das normas regulamentadoras, e reforçar esses temas durante as palestras.
Distribuir materiais informativos
Outra possibilidade é a distribuição de materiais informativos sobre o assunto. Com a tecnologia em alta, essas informações podem ser disseminadas por meio de vídeos nas televisões corporativas, e-mail marketing e WhatsApp, por exemplo.
Entretanto, também é necessário considerar os tradicionais panfletos, jornais e outras plataformas de comunicação interna.
Organizar eventos de conscientização
Com um mês inteiro para realizar atividades, uma opção mais interativa para o Abril Verde é a promoção de eventos. Para isso, é possível programar uma agenda na qual os colaboradores possam ter mais contato com os temas relacionados à segurança no trabalho.
É importante que a programação da campanha de conscientização mescle conteúdos teóricos com atividades práticas para haver mais engajamento dos trabalhadores.
Implementar treinamentos de segurança
Mesmo que os trabalhadores sejam treinados durante a integração e o onboarding na empresa, é sempre importante reforçar as regras e as medidas de segurança exigidas no dia a dia de trabalho.
Sendo assim, pode-se aproveitar a campanha Abril Verde para reforçar alguns desses treinamentos e relembrar os colaboradores sobre sua responsabilidade na prevenção de acidentes, como o uso correto de EPIs, e desenvolvimento de doenças.
Criar campanhas internas de prevenção
O Abril Verde é um momento ideal para promover campanhas internas de prevenção e cuidados com a saúde. Uma opção é incentivar, por exemplo, a realização de check up médico, para identificação de possíveis doenças.
Para isso, é possível promover mutirões de acesso a serviços de saúde, e oferecer atividades como ginástica laboral e outras ações que incentivem o desenvolvimento de uma cultura de segurança.
Por fim, é necessário reforçar as mensagens de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, estimulando a participação dos colaboradores na campanha.
Qual é o papel do RH durante a campanha do Abril Verde?
O departamento de Recursos Humanos (RH) é parte fundamental do desenvolvimento e da promoção da campanha Abril Verde nas empresas. Com o apoio da CIPA e de outros colaboradores interessados, o setor é responsável por organizar as atividades e incluí-las no cronograma de ações da organização.
Além disso, é o RH quem possui mais informações sobre os eventuais acidentes de trabalho e os profissionais afastados por doenças ocupacionais, podendo identificar temas que precisam ser reforçados durante a campanha de conscientização.
Também são os profissionais de RH que ajudam a desenvolver uma cultura organizacional que valoriza a segurança e a saúde dos profissionais no trabalho. Durante todo o ano e de forma intensificada no Abril Verde, o setor ainda tem o papel de analisar e identificar pontos de melhorias nas ações de prevenção a acidentes.
Conclusão
O Abril Verde é uma campanha nacional cujo objetivo é diminuir os índices de acidentes de trabalho e de doenças laborais no país, ocorrendo no mês em que se comemora o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
Por meio de ações de conscientização, o intuito é lembrar aos profissionais e aos empregadores a importância de seguir as normas e prevenir esses acontecimentos.
Durante todo o mês de abril, as empresas em todo o Brasil são incentivadas a reforçar as atividades voltadas à segurança e saúde no trabalho, promovendo eventos, palestras e treinamentos sobre o tema para os seus colaboradores.
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