Geofencing: a tecnologia que revoluciona a gestão empresarial
BLOG
Time Pontotel 10 de fevereiro de 2025 Departamento Pessoal

Geofencing para empresas: como implementar, vantagens, cuidados e dicas para o setor de RH

Confira o guia completo para implementar o geofencing na sua empresa e entenda como a ferramenta ajuda a otimizar suas estratégias de negócio.

Imagem de Geofencing para empresas: como implementar, vantagens, cuidados e dicas para o setor de RH

O geofencing está revolucionando a forma como empresas interagem com seus clientes e otimizam operações. Segundo dados da Fortune Business, em 2023, o mercado global foi avaliado em US$ 2,20 bilhões, com projeção de crescimento para US$ 12,23 bilhões até 2032.

Esse crescimento acelerado é impulsionado por dois fatores principais: a demanda crescente por serviços baseados em localização e a importância da análise em tempo real para tomadas de decisões.

Já que, ao adotar o geofencing na empresa, é possível criar áreas geográficas virtuais e desenvolver ações baseadas na localização, resultando em ações mais assertivas dentro da gestão e setores da empresa.

No entanto, por ser um assunto relativamente novo, para apresentar o tema de forma completa, serão apresentados os seguintes assuntos neste texto: 

Aproveite o artigo e tenha uma boa leitura!

O que é geofencing?

Computador apresentando a tela do Google Maps

Geofencing é um recurso que utiliza de tecnologias para criar um perímetro geográfico virtual, a partir da obtenção de dados por meio de redes Wi-Fi, GPS, RFID e outras ferramentas de geolocalização

Essa área criada com limites geográficos costuma ser utilizada pelas empresas para realizar ações, como acionar alertas de entrada e saída de pessoas em determinados locais, ou monitorar equipes externas, transportes e dispositivos eletrônicos. 

O termo “geofencing” vem do inglês e não possui uma palavra correspondente no português. O prefixo “geo” refere-se à geografia, e “fencing” significa cercar ou limitar algo. Dessa forma, pode-se entender o tempo geofencing como “cercamento geográfico”.

Ela pode servir para empresas de diversos segmentos e em várias áreas diferentes, desde o setor de marketing até o de recursos humanos, por exemplo. Ela possibilita que as empresas utilizem dados de localização para executar atividades que sejam de seu interesse.

Como funciona o geofencing?

Com base na recepção de dados de serviços de geolocalização, como um GPS, o geofencing cria áreas geográficas virtuais com tamanhos e formas diversificadas, dependendo da escolha ou da necessidade do seu utilizador. 

Dessa maneira, o usuário consegue programar a execução de ações baseadas nesse espaço geográfico delimitado. Por exemplo, é possível solicitar a emissão de um alerta quando alguém acessar uma área em um horário não permitido. 

A determinação de ações a partir de uma localização delimitada é o principal propósito do funcionamento do geofencing, uma vez que, sem essa demarcação e execução de ações, o sistema se aproximaria do funcionamento de um GPS.

Por que o geofencing é importante?

O geofencing é uma ferramenta importante principalmente para a segurança interna de uma empresa. A tecnologia permite o acompanhamento em tempo real da localização de empregados e de ativos da organização, o que evita o desvio de cargas e insumos ou até o acesso a áreas restritas, por exemplo. 

Ele também é importante para melhorar a gestão e o acompanhamento dos funcionários, pois o gestor consegue saber quais colaboradores estão presentes na sede da empresa, a partir da delimitação de localização, e pode se dirigir a eles de forma mais fácil.

Quais são as principais vantagens do geofencing para as empresas?

O geofencing traz diversos benefícios para as empresas, desde a melhoria da segurança até a gestão de pessoas, sendo vantagens abrangentes e presentes em variados setores do negócio. Entenda a seguir. 

Melhoria da segurança

A ferramenta possibilita melhoria da segurança, uma vez que a gestão consegue ter controle sobre áreas restritas da empresa e, assim, identificar e coibir acessos indevidos. 

Além disso, o geofencing também pode ser aplicado na segurança de equipamentos, frotas ou produtos, e realizando o acompanhamento da localização de cada um desses itens, fica mais fácil a identificação de extravios ou atividades incomuns. 

Otimiza a gestão de frota

O geofencing é uma ótima opção para otimizar a gestão de frota. A partir do controle geográfico do veículo e do motorista, é possível, por exemplo, acompanhar desvios de rotas, receber alertas quando a carga parar em oficinas, postos de combustíveis, etc.

Esse rastreamento em tempo real ajuda a empresa a tomar decisões rápidas e assertivas para evitar atrasos, maior consumo de combustível e percursos demorados. 

Localização dos colaboradores em tempo real

A tecnologia pode ser usada para fazer o acompanhamento da jornada de trabalho de cada colaborador em tempo real, permitindo o rastreio em pontos de venda, áreas de atendimento ou locais de serviço, por exemplo.

Assim, a gestão consegue ser notificada e acompanhar quando os funcionários entram e saem de cada área.

Melhoria na gestão das equipes

O geofencing pode ser um recurso de extrema utilidade para gerenciar equipes, principalmente pela facilitação da comunicação com os funcionários, já que é possível enviar mensagens direcionadas com base na localização deles.

Com essa possibilidade, a empresa pode enviar informações pertinentes e personalizadas, ampliando a eficiência da comunicação e aprimorando a tomada de decisões para toda a equipe. Assim, a gestão fica mais centralizada e todos se mantêm atualizados sobre o trabalho.

Melhoria da produtividade

A visualização da localização de cada funcionário ajuda a aumentar a produtividade, pois é possível que a empresa identifique problemas que podem acarretar atrasos, como longas saídas do ambiente de trabalho. Assim, é possível fazer com que os funcionários realizem seus intervalos com mais prudência, reajustando prazos ou intervindo se necessário. 

Além disso, é possível prever e solucionar problemas que atrapalhem o trabalho do funcionário. Por exemplo, a empresa pode visualizar e informar sobre rotas engarrafadas ou emitir um comunicado para alertar sobre picos de lotação no refeitório da empresa, possibilitando que o colaborador realize ações para evitar gastos de tempo na sua jornada de trabalho.

Como implementá-lo nas empresas?

A tecnologia de Geofencing permite criar barreiras virtuais que interagem com dispositivos móveis, acionando alertas ou automações conforme a localização do usuário.

Para as empresas, essa solução pode ser aplicada para monitoramento de funcionários, controle de acessos, segurança e otimização de processos. No entanto, para garantir uma implementação eficaz, é necessário seguir um processo estruturado.

Veja o passo a passo abaixo:

  1. Escolha um software compatível: Selecione uma plataforma que suporte geofencing, seja compatível com os dispositivos dos funcionários e colete dados por GPS.
  2. Instale o software nos dispositivos: Configure o sistema em todos os aparelhos que serão monitorados para garantir padronização e funcionamento adequado.
  3. Delimite as barreiras virtuais: Defina as áreas onde o geofencing será aplicado, determinando os limites que ativarão as ações automatizadas.
  4. Configure alertas e notificações: Estabeleça os eventos que dispararão alertas, como entrada ou saída de um funcionário da área delimitada.
  5. Teste e valide a precisão: Execute testes para garantir que as barreiras virtuais e os alertas funcionam corretamente antes da ativação completa.
  6. Treine os funcionários: Instrua os colaboradores sobre o funcionamento do sistema, regras de uso e sua importância para a empresa.
  7. Monitore e ajuste conforme necessário: avalie o desempenho da ferramenta, corrigindo falhas e otimizando a configuração para melhor eficiência.

Quais são os cuidados ao implementar o geofencing?

Celular apresentando o ícone de localização

Ao implementar o geofencing, é preciso ter cuidado com algumas situações para garantir a integridade e a segurança dos funcionários, já que o rastreamento é uma situação que envolve a privacidade de cada usuário. 

Obter consentimento 

Por meio de documentos, vídeos ou reuniões, explique aos funcionários da empresa sobre o funcionamento do geofencing e seus benefícios. Após isso, certifique-se de ter o consentimento de cada um deles para a implementação do sistema, pois isso é importante para evitar processos trabalhistas e garantir a transparência.

Garantir a segurança dos dados

Segundo o artigo 5 da Lei Geral de Proteção de Dados, informações sobre localização e movimentação de um indivíduo são consideradas dados sensíveis. Por isso, é importante contratar um software com boa reputação no mercado, compromisso com a LGPD e medidas de segurança, como criptografia. 

Respeitar a privacidade

É importante ter cuidado com a privacidade dos usuários, não permitindo que o software faça acompanhamento de localização fora do horário de trabalho. Isso também vale para o horário de almoço

Definir regras claras de notificação

Notificações mal gerenciadas podem causar desconforto. Imagine que um funcionário está caminhando pelo prédio da empresa, passa próximo a um local não permitido e logo recebe uma notificação solicitando para que ele saia dali.

Por isso, é preciso definir regras claras, como o tempo que determinado objeto ou pessoa pode ficar em um local, antes da notificação.

Como o geofencing pode beneficiar o setor de RH?

A tecnologia de geofencing é uma ótima aliada para o setor de Recursos Humanos, principalmente dentro de empresas que utilizam sistemas de ponto eletrônico digital.

Com a ajuda desse software de registro de ponto, o RH consegue delimitar as áreas em que o empregado pode fazer seu registro, garantindo maior segurança. 

Além disso, é possível ter informações sobre quantidade de colaboradores em determinada região, o que ajuda a tomar decisões e ações. Por exemplo, se a empresa precisar realizar uma reunião urgente com todos em um certo momento, o RH consegue saber quantas pessoas estão na empresa e, assim, escolher o espaço mais adequado para isso. 

O geofencing também pode ser útil para o RH se comunicar com os funcionários sobre sua jornada de trabalho. Uma possibilidade é adicionar notificações para alertar um profissional quando este exceder as horas permitidas em um dia de trabalho.

Conclusão

Assim, ficou evidente que o geofencing beneficia diversos setores, mas exige atenção à privacidade dos usuários para ser realmente útil.

Seguindo os passos do texto, você poderá aplicá-lo com sucesso, garantindo políticas claras e transparência na coleta e uso das informações.

Gostou deste artigo e quer continuar se atualizando com novidades sobre o setor empresarial e os Recursos Humanos? Então, siga acompanhando o blog Pontotel para não perder os novos conteúdos!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!