Realizar operações à distância, acompanhar a localização atual de funcionários ou escolher regiões específicas para realizar uma ação de marketing parecia difícil até pouco tempo atrás. Porém, com a expansão da tecnologia geofencing, atualmente as empresas conseguem ter controle sobre os espaços que estão fora de sua localização geográfica.
Ao adotar o geofencing na empresa, é possível criar áreas geográficas virtuais e desenvolver ações baseadas na localização, resultando em ações mais assertivas dentro da gestão e setores da empresa.
No entanto, por ser um assunto relativamente novo, para apresentar o tema de forma completa, serão apresentados os seguintes assuntos neste texto:
- O que é geofencing?
- Como funciona o geofencing?
- Por que o geofencing é importante?
- Quais são as principais vantagens do geofencing para as empresas?
- Como implementá-lo nas empresas?
- Quais são os cuidados ao implementar o geofencing?
- Como o geofencing pode beneficiar o setor de RH?
Aproveite o artigo e tenha uma boa leitura!
O que é geofencing?
Geofencing é um recurso que se utiliza de tecnologias para criar um perímetro geográfico virtual, a partir da obtenção de dados por meio de redes Wi-Fi, GPS, RFID e outras ferramentas de geolocalização.
Essa área criada com limites geográficos costuma ser utilizada pelas empresas para realizar ações, como acionar alertas de entrada e saída de pessoas em determinados locais, ou monitorar equipes externas, transportes e dispositivos eletrônicos.
O termo “geofencing” vem do inglês e não possui uma palavra correspondente no português. O prefixo “geo” refere-se à geografia, e “fencing” significa cercar ou limitar algo. Dessa forma, pode-se entender o tempo geofencing como “cercamento geográfico”.
Essa ferramenta pode servir para empresas de diversos segmentos e em várias áreas diferentes, desde o setor de marketing até o de recursos humanos, por exemplo. Ela possibilita que as empresas utilizem dados de localização para executar atividades que sejam de seu interesse.
Como funciona o geofencing?
Com base na recepção de dados de serviços de geolocalização, como um GPS, o geofencing cria áreas geográficas virtuais com tamanhos e formas diversificadas, dependendo da escolha ou da necessidade do seu utilizador.
Dessa maneira, o usuário consegue programar a execução de ações baseadas nesse espaço geográfico delimitado. Por exemplo, é possível solicitar a emissão de um alerta quando alguém acessar uma área em um horário não permitido.
A determinação de ações a partir de uma localização delimitada é o principal propósito do funcionamento do geofencing, uma vez que, sem essa demarcação e execução de ações, o sistema se aproximaria do funcionamento de um GPS.
Por que o geofencing é importante?
O geofencing é uma ferramenta importante principalmente para a segurança interna de uma empresa. A tecnologia permite o acompanhamento em tempo real da localização de empregados e de ativos da organização, o que evita o desvio de cargas e insumos ou até o acesso a áreas restritas, por exemplo.
Ele também é importante para melhorar a gestão e o acompanhamento dos funcionários, pois o gestor consegue saber quais colaboradores estão presentes na sede da empresa, a partir da delimitação de localização, e pode se dirigir a eles de forma mais fácil.
Quais são as principais vantagens do geofencing para as empresas?
O geofencing traz diversos benefícios para as empresas, desde a melhoria da segurança até a gestão de pessoas, sendo vantagens abrangentes e presentes em variados setores do negócio. Entenda a seguir.
Melhoria da segurança
A ferramenta possibilita melhoria da segurança, uma vez que a gestão consegue ter controle sobre áreas restritas da empresa e, assim, identificar e coibir acessos indevidos.
Além disso, o geofencing também pode ser aplicado na segurança de equipamentos, frotas ou produtos, e realizando o acompanhamento da localização de cada um desses itens, fica mais fácil a identificação de extravios ou atividades incomuns.
Otimiza a gestão de frota
O geofencing é uma ótima opção para otimizar a gestão de frota. A partir do controle geográfico do veículo e do motorista, é possível, por exemplo, acompanhar desvios de rotas, receber alertas quando a carga parar em oficinas, postos de combustíveis, etc.
Esse rastreamento em tempo real ajuda a empresa a tomar decisões rápidas e assertivas para evitar atrasos, maior consumo de combustível e percursos demorados.
Localização dos colaboradores em tempo real
A tecnologia pode ser usada para fazer o acompanhamento da jornada de trabalho de cada colaborador em tempo real, permitindo o rastreio em pontos de venda, áreas de atendimento ou locais de serviço, por exemplo.
Assim, a gestão consegue ser notificada e acompanhar quando os funcionários entram e saem de cada área.
Melhoria na gestão das equipes
O geofencing pode ser um recurso de extrema utilidade para gerenciar equipes, principalmente pela facilitação da comunicação com os funcionários, já que é possível enviar mensagens direcionadas com base na localização deles.
Com essa possibilidade, a empresa pode enviar informações pertinentes e personalizadas, ampliando a eficiência da comunicação e aprimorando a tomada de decisões para toda a equipe. Assim, a gestão fica mais centralizada e todos se mantêm atualizados sobre o trabalho.
Melhoria da produtividade
A visualização da localização de cada funcionário ajuda a aumentar a produtividade, pois é possível que a empresa identifique problemas que podem acarretar atrasos, como longas saídas do ambiente de trabalho. Assim, é possível fazer com que os funcionários realizem seus intervalos com mais prudência, reajustando prazos ou intervindo se necessário.
Além disso, é possível prever e solucionar problemas que atrapalhem o trabalho do funcionário. Por exemplo, a empresa pode visualizar e informar sobre rotas engarrafadas ou emitir um comunicado para alertar sobre picos de lotação no refeitório da empresa, possibilitando que o colaborador realize ações para evitar gastos de tempo na sua jornada de trabalho.
Como implementá-lo nas empresas?
Para aplicar o geofencing nas empresas, é preciso escolher um software em comum para ser implementado no dispositivo de todos os funcionários. Esse sistema precisa ser compatível com a tecnologia geofencing, ou seja, deve coletar os dados dos usuários e cruzá-los com a localização do GPS.
Depois disso, a gestão deve delimitar as áreas que serão consideradas “barreiras virtuais”, ou seja, o espaço que a empresa deseja que cada ação seja realizada. Após isso, é o momento de definir os alertas: a organização deve escolher cada notificação ou ação que deve ser realizada quando algo entrar ou sair da área especificada pela barreira.
Quais são os cuidados ao implementar o geofencing?
Ao implementar o geofencing, é preciso ter cuidado com algumas situações para garantir a integridade e a segurança dos funcionários, já que o rastreamento é uma situação que envolve a privacidade de cada usuário.
Obter consentimento
Por meio de documentos, vídeos ou reuniões, explique aos funcionários da empresa sobre o funcionamento do geofencing e seus benefícios. Após isso, certifique-se de ter o consentimento de cada um deles para a implementação do sistema, pois isso é importante para evitar processos trabalhistas e garantir a transparência.
Garantir a segurança dos dados
Segundo o artigo 5 da Lei Geral de Proteção de Dados, informações sobre localização e movimentação de um indivíduo são consideradas dados sensíveis. Por isso, é importante contratar um software com boa reputação no mercado, compromisso com a LGPD e medidas de segurança, como criptografia.
Respeitar a privacidade
É importante ter cuidado com a privacidade dos usuários, não permitindo que o software faça acompanhamento de localização fora do horário de trabalho. Isso também vale para o horário de almoço.
Definir regras claras de notificação
Notificações mal gerenciadas podem causar desconforto. Imagine que um funcionário está caminhando pelo prédio da empresa, passa próximo a um local não permitido e logo recebe uma notificação solicitando para que ele saia dali.
Por isso, é preciso definir regras claras, como o tempo que determinado objeto ou pessoa pode ficar em um local, antes da notificação.
Como o geofencing pode beneficiar o setor de RH?
A tecnologia de geofencing é uma ótima aliada para o setor de Recursos Humanos, principalmente dentro de empresas que utilizam sistemas de ponto eletrônico digital. Com a ajuda desse software de registro de ponto, o RH consegue delimitar as áreas em que o empregado pode fazer seu registro de entrada e saída, garantindo maior segurança.
Além disso, é possível ter informações sobre quantidade de colaboradores em determinada região, o que ajuda a tomar decisões e ações. Por exemplo, se a empresa precisar realizar uma reunião urgente com todos em um certo momento, o RH consegue saber quantas pessoas estão na empresa e, assim, escolher o espaço mais adequado para isso.
O geofencing também pode ser útil para o RH se comunicar com os funcionários sobre sua jornada de trabalho. Uma possibilidade é adicionar notificações para alertar um profissional quando este exceder as horas permitidas em um dia de trabalho.
Conclusão
Assim, ficou evidente como o geofencing é uma tecnologia que beneficia diversos setores de uma empresa, mas que precisa de atenção especial para a privacidade dos utilizadores para que ela seja útil para todos.
Seguindo os passos apresentados ao longo do texto, será possível aplicar a ferramenta no seu negócio com sucesso, lembrando sempre de prezar por políticas claras e apresentar aos funcionários como as informações são coletadas e utilizadas.
Gostou deste artigo e quer continuar se atualizando com novidades sobre o setor empresarial e os Recursos Humanos? Então, siga acompanhando o blog PontoTel para não perder os novos conteúdos!