Quer melhorar sua gestão de equipe? Conheça essas 6 práticas!
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Time Pontotel 31 de julho de 2018 Gestão de Pessoas

Veja como organizar melhor a gestão da sua equipe e saiba como atuar no desenvolvimento da sua empresa. Confira as 6 práticas!

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6 práticas para melhorar sua gestão de equipe

Práticas para melhorar a gestão de sua equipe é baseada em ideais inovadoras. Construir um ambiente que projete bons resultados é sempre a melhor forma de ter seus profissionais atuantes e dispostos a encarar os desafios ao desenvolvimento de sua empresa.

A gestão de pessoas visa organizar empresas baseadas no comportamento humano. O bom gestor considerará que sua equipe alcançará bom desempenho quando é incentivada a buscar o novo. É por isso, que separamos 6 práticas que vão melhorar o rendimento de seu gerenciamento de pessoal, acompanhe.

1 Estimule um ambiente que seja aberto a inovação

Alguns gestores e empreendedores acham que basta entregar computadores de última geração a sua equipe, e ela logo estará motivada e atualizada. Não é bem assim.

Um ambiente inovador está mais ligado ao meio do que somente a instrumentos. Os profissionais serão motivados por visões de ações mais inspiradoras, e não apenas a potência de novos “brinquedinhos”.

Empresas de tecnologia, por exemplo, promovem mudanças no formato tradicional de administração. É cada vez mais comum elas flexibilizarem horários de trabalho.

Se percebem que membros da equipe trabalham melhor a noite, eles estão liberados do “padrão de horário comercial de trabalho”. O rendimento deles é melhor, e os números da empresa são sempre positivos. Bastará ter uma ferramenta de controle eficaz para acompanhar a movimentação de todos.

Essa atmosfera pode ser explorada de diferentes maneiras: estimulando os funcionários a participarem de cursos de extensão, workshops e até mesmo que frequentem o teatro e cinema para oxigenar as ideias.

2 Promova colaboração entre todos

Uma gestão de equipe positiva é aquela na qual todos os profissionais colaboram. Então é necessário que crie uma cultura que insira os diferentes setores de sua empresa nas decisões importantes para o planejamento.

Pensar numa prestadora de serviço que fechou grande contrato, e durante as reuniões para levar a melhor solução ao cliente, deve ter a presença de integrantes dos setores que participarão da atividade. Então à mesa deve ser composta por funcionários da operação, do financeiro, do comercial, dos recursos humanos, etc. Assim, os envolvidos se sentirão parte integrante do processo, e multiplicarão a mensagem de que todos são importantes para o pleno funcionamento do negócio.

3 Alimente a pluralidade

Equipes com componentes que pensem diferente é certeza de terá mais chances de resolver problemas. O olhar diverso sobre determinadas situações é favorável para resolvê-la.

De certa forma, acompanhará o que é tendência em empresas de todo mundo: um corpo de funcionários diverso e acolhedor. Não há espaço para grupos hoje que sejam paternalistas, é comprovadamente um atraso que faz perder dinheiro.

4 Bonifique as boas ideias

Empresas como a gigante IBM tem estratégias eficazes para que seus profissionais tragam constantemente novas ideias. Os funcionários que trazem inovações recebem bônus que os ajudam a realizar viagens e até mesmo comprar eletrodomésticos. Dessa forma são sempre motivados a pensar e interagir com outros colegas em busca de soluções.

Claro que pequenas e médias empresas devem realizar a premiação de acordo com suas limitações de orçamento. Porém, é importante que seja realizada. O colaborador sentirá que suas horas a mais no trabalho serão recompensadas.

5 Clareza e reforço nas mensagens

Uma prática indispensável para uma boa gestão de equipe é objetividade nas solicitações, e sempre acompanhar que elas estão sendo efetuadas.

O bom gestor será claro e direto quando pedir a membros de sua equipe que realize determinadas tarefas, porém, não basta solicitar e deixar para lá. É preciso saber como anda a atividade, e sempre que achar conveniente, sugerir maneiras melhores de executar tal tarefa.

6 Utilize ferramentas de gestão

O trabalho de sua equipe melhorará quando utilizar ferramentas de gestão que agilize os procedimentos que o regem.

O controle financeiro, por exemplo, que é dotado de muitos processos burocráticos, deve controla-los e mostrar rapidez para resolvê-los. Como fazer isso? Optar por um sistema ERP, por exemplo, é uma das melhores maneiras.

Esse é um software voltado para administração de empresas, que visa organizar e integrar os setores. É adequável a orçamentos de empreendimentos de pequeno e médio porte, e facilmente será manuseado pelos profissionais de sua equipe.

Além disso, cada perfil de equipe e negócio pode precisar de uma ferramenta mais específica. Para isso, existe o software jurídico, que ajuda a otimizar as tarefas e servir como apoio à rotina jurídica.

São essas nossas sugestões para práticas melhores na gestão de uma equipe. Analise todas, e boa sorte com os resultados que serão alcançados.

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