5 Benefícios do ponto digital para empresas e colaboradores
BLOG
Time Pontotel 27 de dezembro de 2024 Controle de ponto

5 benefícios do ponto digital: saiba como ele melhora a transparência, reduz custos e otimiza a gestão de pessoas

Conheça 5 benefícios do ponto digital e descubra por que esse modelo de controle e gestão de jornada tem sido adotado pelas empresas.

Imagem de 5 benefícios do ponto digital: saiba como ele melhora a transparência, reduz custos e otimiza a gestão de pessoas

As novas tecnologias têm transformado a rotina das empresas, simplificando processos e reduzindo erros e retrabalhos. Entre essas inovações, destaca-se o ponto digital, que trouxe praticidade e eficiência ao controle de jornadas. Neste texto, serão apresentados cinco benefícios do ponto digital, que explicam por que essa tecnologia tem sido tão procurada.

O ponto digital é a solução mais recente para o registro e controle de jornada dos trabalhadores. Trata-se de um sistema transparente, que reduz custos e facilita a gestão de pessoas, permitindo que o RH e o DP adotem um enfoque mais estratégico, direcionado às pessoas em vez de tarefas repetitivas.

Com a autorização desse modelo de registro pela legislação trabalhista, um número crescente de empresas tem o escolhido devido à superioridade de suas ferramentas e recursos. Este artigo detalhará o funcionamento do sistema, seus principais benefícios e como implementá-lo. Confira os tópicos abordados a seguir:

banner-tour

Tenha uma ótima leitura! 

O que é e como funciona o ponto digital?

homem sorridente  mexendo no notebook

O ponto digital, também conhecido como REP-P, é um sistema responsável por automatizar todo o processo de registro, controle e gestão de ponto. Trata-se de uma plataforma hospedada na nuvem, permitindo o acesso de forma remota.

Na prática, o sistema funciona assim: o funcionário acessa a plataforma por meio de um dispositivo, como celular, computador ou notebook, e realiza a marcação de ponto, incluindo entrada, pausas e saídas. Os gestores, por sua vez, têm acesso a esses dados em tempo real.

Com base nas informações inseridas no sistema, o ponto digital realiza automaticamente diversas atividades relacionadas ao ponto, como a gestão de banco de horas e a criação de relatórios de ponto, fornecendo insights com rapidez e proporcionando agilidade para o RH e DP.

O que a legislação diz?

O ponto digital é permitido pela lei, especificamente pela Portaria 671 do Ministério do Trabalho, que regulamenta o uso do Registro Eletrônico de Ponto (REP-P).

Essa portaria estabelece requisitos técnicos e operacionais, como obrigatoriedade de tecnologias que assegurem a integridade dos dados, proteção contra fraudes e facilidade para auditorias.

A portaria também instrui que os sistemas devem utilizar métodos seguros de criptografia e armazenamento, garantindo privacidade e segurança dos dados dos colaboradores.

Além disso, ela flexibilizou o uso de tecnologias presentes no ponto digital, como dispositivos móveis e software em nuvem.

5 benefícios do ponto digital para empresas e colaboradores

O ponto digital tem ganhado destaque em comparação aos modelos antigos de registro de ponto, como o relógio e o livro de ponto, devido aos seus benefícios, que se sobressaem em diversos aspectos. Ele proporciona mais praticidade à rotina da gestão e maior satisfação para os funcionários. Confira as vantagens a seguir e entenda!

Maior transparência e segurança dos registros e dados

O ponto digital oferece maior transparência e segurança, permitindo que o funcionário acompanhe os dados registrados.

Com tecnologias como dados armazenados em nuvem, biometria facial, autenticação de dois fatores e uso de senhas, o sistema protege as informações contra fraudes, garantindo a integridade dos registros e a confiabilidade tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Esses benefícios trazem mais clareza nos processos e são importantes na melhoria da relação entre empregado e empregador porque, conforme aponta uma pesquisa da Edelman, um em cada três trabalhadores não confia em seu empregador.

Redução de custos operacionais

Ao automatizar o registro e controle de jornada, o ponto digital diminui gastos operacionais, eliminando a necessidade de processos manuais, como o uso de papel ou a realização de manutenções em sistemas antigos.

Além disso, com essas tecnologias, há uma diminuição evidente nos retrabalhos e no tempo gasto com tarefas administrativas, trazendo mais eficiência e menos gastos com recursos humanos.

Flexibilidade e mobilidade para os colaboradores

O ponto digital oferece flexibilidade e mobilidade para os colaboradores, permitindo que eles registrem sua jornada de trabalho de diferentes formas e dispositivos.

As opções incluem:

Os colaboradores podem bater o ponto usando dispositivos como celular, tablet, computador ou notebook, facilitando o controle de jornada, mesmo em ambientes de trabalho remoto, híbrido ou externo.

Otimização das rotinas do RH e DP

O ponto digital otimiza a rotina do RH e DP ao automatizar processos como o controle de jornada, a gestão de banco de horas e a geração de relatórios. Com o fim das tarefas manuais, os setores podem focar mais em estratégias de desenvolvimento de talentos e programas de engajamento para os colaboradores.

Entre os benefícios que contribuem para essa otimização, destacam-se:

  • Automação de registros: reduz erros e agiliza o processo de controle de jornada, tornando-o mais preciso e rápido;
  • Geração de relatórios: permite a criação de relatórios de forma automática, poupando tempo e garantindo informações corretas;
  • Gestão de banco de horas: automatiza o controle, evitando falhas nos cálculos e tornando a administração mais simples.

Decisões estratégicas baseadas em dados

A plataforma de ponto digital facilita a tomada de decisões estratégicas graças às informações apresentadas de forma intuitiva, facilitando a gestão de performance, a produtividade e até as ações disciplinares quando necessário.

Ao analisar os dados registrados em tempo real, o RH pode, por exemplo, verificar padrões de atrasos e tomar ações corretivas, como ajustes na gestão de horários ou oferecimento de apoio para melhorar a pontualidade.

“É importante acompanhar indicadores como horário de trabalho, atrasos, absenteísmo e tendência de horas extras…”, comenta Naomi Wagatsuma, analista de projetos na Pontotel, ressaltando a importância desses dados para uma gestão mais eficaz e proativa.

Como implementar o ponto digital na empresa?

A implementação de um ponto digital na empresa é mais simples do que outros modelos; porém, é necessário realizar algumas análises antes de contratar o serviço e garantir que os funcionários saibam utilizar o sistema. Entenda a seguir como conduzir esse processo!

Escolha da solução ideal para o seu negócio

É preciso considerar as necessidades da empresa para escolher o ponto digital ideal. Por exemplo, empresas com muitos colaboradores necessitam de sistemas robustos que suportem múltiplos acessos simultâneos e ofereçam funcionalidades avançadas.

Além disso, é importante avaliar os recursos financeiros e tecnológicos disponíveis, garantindo que a plataforma escolhida seja compatível com a infraestrutura existente e ofereça um bom custo-benefício.

A escalabilidade da solução também deve ser considerada, permitindo que o sistema cresça junto à empresa.

Integração com outros sistemas de RH

Uma das principais vantagens do ponto digital é a integração com outros sistemas de RH. Essa funcionalidade permite centralizar informações e otimizar processos, como a elaboração da folha de pagamento, tornando o trabalho mais eficiente.

Por isso, é fundamental escolher uma solução que ofereça compatibilidade para integrar diferentes sistemas, trazendo uma solução completa para o negócio.

Treinamento e adaptação dos colaboradores

Após implementar a ferramenta, o RH deve se encarregar de fazer o treinamento e adaptação dos colaboradores.

Para isso, algumas estratégias podem ser utilizadas: 

  • Sessões de treinamento ao vivo ou em vídeo: explicar o funcionamento do sistema de forma prática e interativa;
  • Materiais de apoio: disponibilizar guias ou manuais explicativos para consulta posterior;
  • Canais de suporte: oferecer um canal para responder dúvidas e oferecer assistência contínua;
  • Feedback inicial: coletar opiniões dos funcionários para identificar dificuldades e ajustar o processo.

Qual o melhor ponto digital do mercado?

notebook com o sistema da pontotel aberto

O melhor ponto digital do mercado é o da Pontotel. Nossa plataforma de registro e controle de ponto conta com todas as ferramentas atuais para uma gestão de jornada robusta, marcada pela praticidade, rapidez e inteligência de dados. 

A plataforma Pontotel possibilita que os funcionários realizem o registro de ponto de forma autônoma pelo aplicativo ou pela web, com tecnologias de segurança como biometria ou autenticação por senha, garantindo flexibilidade e segurança.

Além disso, os gestores têm acesso aos dados em tempo real, possibilitando um acompanhamento preciso e rápido das jornadas.

Com funcionalidades como gestão automatizada de banco de horas, criação de mais de 30 tipos de relatórios detalhados e integração com outros sistemas de RH, nossa plataforma oferece uma solução completa para empresas de todos os tamanhos

Quer ter o melhor ponto digital do mercado na sua empresa? Se sim, preencha o formulário abaixo para receber o contato de um especialista para sanar suas dúvidas e apresentar mais sobre o nosso software. 

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Cases de sucesso com a Pontotel

Empresas de todos os portes, incluindo aquelas com diferentes modelos de trabalho, têm adotado a Pontotel e observado melhorias significativas na gestão.

“O sistema é muito intuitivo; ao entrar na tela, você já sabe como trabalhar com ela. Facilitou bastante o fechamento de ponto, que antes levava uma semana, e agora é feito em dois ou três dias”, comenta Mário Jorge, analista de RH/DP da LEV, destacando a agilidade proporcionada pela ferramenta.

Já Julio, coordenador administrativo da Real Seals, enfatiza a confiabilidade do sistema:

“Sempre que se trabalha com dados manuais, a chance de erro é bem maior. Com a Pontotel, tivemos uma segurança muito maior ao fazer essa imputação de dados no sistema, reduzindo significativamente a possibilidade de erros.”.

São diversas empresas por todo o Brasil revolucionando a gestão de ponto ao adotar a Pontotel. 

Conclusão

Por fim, ficou evidente que o ponto digital é uma solução moderna e eficiente, capaz de transformar a gestão de jornada nas empresas.

Com benefícios como maior transparência, redução de custos, flexibilidade para colaboradores e otimização das rotinas de RH e DP, ele se destaca como uma ferramenta indispensável para negócios que buscam praticidade e inteligência na administração de suas equipes.

Aproveite para pôr em prática as dicas apresentadas neste conteúdo e usufruir os benefícios do ponto digital em sua empresa.
Gostou de aprender sobre esse assunto? Continue acompanhando o blog Pontotel para ler mais artigos como este.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!