Alinhamento estratégico: por que aplicar nas empresas?
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Time Pontotel 24 de maio de 2023 Departamento Pessoal

Entenda a importância do alinhamento estratégico para as empresas e veja como implementar!

Sem alinhamento estratégico, uma organização passa a enfrentar certas dificuldades, como a queda dos resultados.

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Uma variedade de ações devem ser aplicadas em uma organização para que ela consiga  fidelizar clientes, faturar mais e expandir-se. Contudo, além de aprimorar a gestão empresarial e adotar boas práticas para criar um clima organizacional saudável, é necessário também implementar o alinhamento estratégico.

Esse alinhamento é responsável por fazer com que todos os colaboradores de uma empresa estejam sintonizados em busca de um mesmo objetivo. É o que os faz terem uma jornada de trabalho cooperativa, harmoniosa e condizente com a cultura da organização.

No entanto, aplicar o alinhamento estratégico requer que a empresa adote certas medidas, como definir a missão, a visão e os valores, caso ainda não o tenha feito, e desenvolver comunicação interna eficiente.

Pensando nisso, neste artigo, você irá conferir:

Tenha uma ótima leitura!

O que é alinhamento estratégico?

Três dardos no centro de um alvo

O alinhamento estratégico é a ferramenta por meio da qual uma organização, após entender os seus objetivos gerais, toma ações que garantam que todos os setores trabalhem para cumpri-los. 

É mediante esse alinhamento que a empresa consegue elaborar um planejamento estratégico dinâmico e efetivo. Afinal, ele unifica a visão de todas as partes de uma organização, fazendo com que todos os funcionários estejam “alinhados” para alcançarem um objetivo final em comum.

Por “alinhados”, refere-se aos aspectos que todos os colaboradores devem conhecer e compreender, como a missão, a visão e os valores. Isso fará com que os departamentos trabalhem em sintonia e caminhem lado a lado para alcançar os mesmos objetivos. Veja em detalhes:

Missão

Ainda que uma empresa tenha mais de um macro-objetivo pelo qual todos os setores irão trabalhar para cumprir, ela terá somente uma missão, ou seja, apenas um motivo de existir. É justamente essa missão, o primeiro pilar do alinhamento estratégico, que todos os colaboradores devem saber, pois os manterá alinhados com o negócio e fará com que tomem decisões assertivas.

Visão

A visão de um negócio também precisa estar documentada no alinhamento estratégico, já que se trata de onde ele quer estar em determinado período. Em outras palavras, diz respeito à visão futura que uma organização tem sobre si mesma.

Valores

Os valores, o terceiro pilar do alinhamento estratégico, serve como guia para a forma como se realiza o trabalho na empresa e de que modo é feita a tomada de decisões. Isso se dá pelo fato de os valores envolverem as crenças e os princípios da organização.

Qual a importância do alinhamento estratégico?

A importância do alinhamento estratégico está no fato de ele assegurar com que todos os colaboradores entendam quais são os objetivos da empresa.

Esse entendimento coletivo gera um esclarecimento não só sobre o papel de cada setor, mas também do papel de cada funcionário, fazendo-os trabalharem de modo cooperativo. Por isso, quando os processos, os recursos e as pessoas estão estrategicamente alinhadas, a empresa consegue ter sucesso na execução de um planejamento estratégico.

Além disso, quando os colaboradores identificam-se com os valores da empresa, sentem-se alinhados com ela, o que os faz ganharem sentimento de pertencimento. Tal sentimento é fator-chave para o aumento de produtividade no trabalho e de motivação: os funcionários entendem que não estão só cumprindo tarefas, mas, sim, trabalhando no que acreditam.

Vantagens do alinhamento estratégico

O alinhamento estratégico beneficia uma empresa de diversas formas. Tornar a equipe de colaboradores mais engajada e proporcionar uma gestão mais eficiente são algumas delas. Entenda com mais detalhes a seguir.

Equipes mais engajadas e motivadas

Como citado, quando há alinhamento estratégico, os colaboradores sabem exatamente qual a missão, a visão e os valores da empresa. O resultado disso é um só: sensação de pertencimento, de fazer parte de uma equipe, o que favorece o engajamento no dia a dia corporativo.

Gestão mais efetiva

O desenvolvimento de uma gestão mais efetiva é outro benefício do alinhamento estratégico. A empresa consegue fazer uma eficiente gestão de talentos e de competências, alcançando, dessa maneira, os resultados desejados e mantendo o negócio em contínuo crescimento. 

Clareza de informações

A falta de clareza é um dos motivos que podem fazer os colaboradores não saberem o que devem cumprir para alcançar uma meta. E, uma vez que o ambiente interno fica confuso, os funcionários tornam-se inseguros e desmotivados.

Por isso, a empresa deve alinhar o trabalho da equipe com a sua cultura organizacional. Isso dará aos colaboradores mais criatividade, motivação e fluidez na execução de funções.

Quais as consequências de não ter um alinhamento estratégico na empresa?

Vários trabalhadores na frente de um computador

Uma das complicações que vem à tona quando uma organização não possui um alinhamento estratégico diz respeito à falta de direção dos colaboradores. Sem um alinhamento claro, eles não conseguem trabalhar de forma assertiva, afinal, não sabem com precisão por quais objetivos estão trabalhando.

Além disso, outra consequência de não se ter um alinhamento estratégico são os processos mal desenhados. A organização até cria um planejamento estratégico e acredita que ele trará resultados promissores, no entanto, quando o executa, os resultados que alcança destoam do previsto.

Isso acontece porque não foi feito o alinhamento estratégico dos funcionários: eles, por não entenderem de forma clara qual o propósito da empresa e qual exatamente é o seu papel como colaboradores, ficam desmotivados e menos comprometidos. E essa consequência gera outra: a queda de resultados.

Como implementar o alinhamento estratégico?

O objetivo de implementar o alinhamento estratégico é justamente alinhar todos os aspectos do planejamento estratégico com a equipe. Isso permitirá a criação de uma comunidade corporativa na qual todos os funcionários trabalham de forma conjunta e cooperativa em prol do mesmo objetivo. A seguir, confira ações para se aplicar esse alinhamento.

Defina a missão, a visão e os valores da empresa

A missão, a visão e os valores são imprescindíveis para uma empresa. São os pilares da cultura organizacional. Isso porque é por meio desses fatores que se pode definir a estratégia de um negócio.

Enquanto a missão revela a razão de uma organização existir, a visão aborda onde esse negócio quer chegar ao longo de determinado período. Nesse mesmo sentido, tem-se os valores, que são como o “DNA” da empresa: os princípios de atitude e de comportamento.

E é por esse motivo que se deve definir a missão, a visão e os valores. Eles ajudarão os colaboradores a compreenderem mais sobre a organização na qual trabalham, favorecendo, assim, o alinhamento estratégico.

Crie um culture code da empresa

O culture code, também conhecido como código de cultura, refere-se a um documento no qual está descrito de forma detalhada um conjunto de princípios, entre eles a missão, os valores, as inspirações, as motivações e as tradições de um negócio. Isso contribui diretamente com o alinhamento estratégico.

A empresa pode construir esse código em diferentes formatos, como de manual ou de apresentação. O importante é que ele seja amplamente divulgado para os colaboradores, pois facilitará o alinhamento estratégico dos setores.

Desenvolva um planejamento estratégico

Desenvolver um planejamento estratégico é primordial por conta de ele ser o processo com o qual a empresa consegue definir as ações, os recursos e o orçamento necessários para alcançar os seus objetivos. Por meio desse planejamento, portanto, é possível determinar tanto o caminho que a empresa deve trilhar quanto o que ela não deve.

Mantenha uma comunicação eficiente com as equipes

Uma comunicação assertiva acontece quando é possível expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de forma clara e compreensível, o que inclui deixar nítida a direção que os colaboradores devem seguir, bem como os objetivos que devem alcançar.

Vale ressaltar que essa comunicação, em hipótese alguma, pode ocorrer de forma agressiva ou desrespeitosa. Ela incentiva o diálogo em vez de discussões internas. Também serve como guia para manter as equipes focadas em conquistar, de forma cooperativa, um objetivo.

Quando uma organização mantém essa comunicação assertiva, além de fortalecer a união entre as equipes, cria um clima organizacional saudável e mantém os colaboradores estrategicamente alinhados com a cultura da empresa.

Contrate pessoas que se alinhem com a cultura da empresa

Uma empresa, independentemente do seu porte, não conseguirá existir se não possuir o maior ativo que um negócio pode ter: os colaboradores. Porém, assim como é crucial ter tais profissionais para que os processos empresariais ocorram, é igualmente indispensável que se faça a contratação de funcionários alinhados com a cultura da organização.

Quando os colaboradores se sentem alinhados com a visão do negócio, ganham propósito no trabalho e desenvolvem sentimento de pertencimento. Tem-se, ainda, o surgimento de uma motivação intrínseca em cada um deles, que os auxiliará na realização de suas funções.

Conclusão

Quatro funcionários discutindo um relatório

Ao longo deste conteúdo, tratou-se de modo detalhado o que é o alinhamento estratégico e como ele desempenha um papel essencial em uma empresa. Isso porque, sem ele, os colaboradores acabam perdendo motivação, além de ficarem mais propensos à insatisfação no trabalho.

Fora isso, a própria empresa enfrenta complicações, como a queda de resultados e o aumento nas taxas de absenteísmo. Tudo isso devido à falta de alinhamento estratégico.

Como forma de evitar esse cenário, destacou-se como se pode implementar o alinhamento estratégico. Criar um culture code e manter uma comunicação eficiente com os colaboradores são algumas formas de se conseguir isso.

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